Héracles Eurípides

Resenhas - Héracles

ciliane.ogg 19/02/2024

Uma tragédia de Eurípides sobre Héracles, contada de forma diferente do que você ouviu.
Héracles num surto de raiva mata sua esposa e filhos. Mas na história que eu conhecia, ele realizaria os trabalhos por conta desses homicídios, mas aqui ele volta dos trabalhos e então mata sua família.
Há um amargor nas palavras de Eurípides para com os deuses, que segundo ele, apenas olham ou trazem sofrimento ao ser humano e não havia sentido em prestar homenagens a eles . Para a época deve ter sido chocante alguém montar uma peça para mostrar que os deuses não se importam com os humanos.

Carine 09/01/2024

Humanidade, divino, esperança e amizade
"Heracles" de Eurípides é uma tragédia grega que explora a vida do herói após a conclusão dos seus famosos doze trabalhos.

A peça aborda a insanidade momentânea de Heracles, causada por Hera, que o leva a cometer atos terríveis.

Mostra também a luta de sua família para lidar com as consequências dessas ações e a difícil escolha entre vingança e misericórdia.

Eurípides apresenta um retrato complexo do herói, explorando temas como honra, justiça e o impacto das divindades na vida humana.

Ao questionar os deuses e solitude da condição humana Eurípides mostra por que hoje é visto como um tragediógrafo ?moderno?.

Uma peça incrível e avassaladora ??

MaurAcio1 02/08/2023

Eurípides conta uma versão de Héracles que foge do imaginário comum, como o herói filho de Zeus, imbatível e implacável em suas batalhas. Mostra um lado humano, depois da loucura enviada por Hera, se arrepende dos atos cometidos, renega os deuses que, inclusive faz Teseu chamar sua atenção pois seria imprudente desrespeita-los.

Joao.Gabriel 20/01/2023

A começar pela edição:
A Ed. 34 sempre faz um trabalho primoroso. Essa edição, como de praxe, contém ótimos textos de apoio, como um ensaio e um posfácio, além de notas do próprio Trajano Vieira, tradutor dessa edição.
Possui orelhas, páginas amareladas com uma boa gramatura e resistência na capa e contracapa.

Agora sobre a obra, em si:
Héracles é, entre as tragédias, a com maior sensibilidade. A ruptura entre a noção aristotélica "natureza individual x ordem e lei superior" para a euripidiana "natureza individual x conflito internalizado" é, de longe, um dos maiores pontos de interesse dessa obra.
A estrutura da peça também é maravilhosa, o contraste entre os dois atos, ? representação perfeita da realidade não correlacionada, o tal "aborto inesperado" positivo ? dá o clima perfeito para a mensagem de Eurípedes. O segundo ato, especialmente, possui uma das passagens mais tristes, emocionantes e tocantes de quase toda a literatura que já li: a insanidade de Héracles após Hera o incitar através da Loucura.

Carlos 17/12/2022

Héracles
Peça genial de Eurípedes, o qual, como em outras peças suas, faz uma crítica veemente ao comportamento dos deuses (Medeia, Hipólito etc).

Hera faz o ?herói deus? enlouquecer e matar sua prole logo após voltar do Hades. Há o triunfo final de Hera (aliada da Loucura), que já tentava acabar com a vida do herói desde o seu nascimento.

gabmello 19/10/2022

Uma passagem sobre a loucura de Héracles
Eurípides trás uma passagem poética da vida do mais famoso herói grego, Héracles, a sua famosa loucura. Na tragédia, Héracles finaliza sua última missão, no Hades, e enquanto o herói se ausenta da sua cidade, Lico, um tirano, destrona o antigo rei de Tebas e prende pai, esposa e filhos do herói, planejando os subjugar e condenar à morte.
A tragédia possui duas partes: uma um tanto quando semelhante ao que se espera de uma tragédia clássica grega, e a outra quase como um ensaio do próprio Eurípides, tratando ainda da tragédia, mas com uma incrível liberdade artística, dando ênfase à sua opinião acerca de pautas da própria realidade grega.

"Héracles" é um texto fácil, essencial para leitores apaixonados pelos clássicos gregos. Uma excelente porta de entrada para este tipo de literatura, eu diria. Uma dramaturgia de um dos maiores nomes da literatura clássica grego, que, na sua essência, consegue transmitir conceitos básicos como a moral, ética, vida, morte e amizade, tudo isso através de um contexto ? narrativa ? um tanto quanto épico.

Tatá 19/06/2022

Héracles me ensinou sobre vulnerabilidade. Quando, taciturno por descobrir que em um acesso de loucura (a mando de Hera), mata seus filhos e sua companheira Mégara, ele pensa em se suicidar. Teseu, seu amigo, o acolhe, mostrando um gesto de solidariedade e amizade.
Héracles era incrivelmente forte. Incrivelmente corajoso. Incrivelmente sensível, justo, adorado por muitas pessoas. Mas nada disso, nem os seus doze trabalhos, foram o suficiente após ele perder quem mais amava. Num momento de vulnerabilidade, o ato mais corajoso era sobreviver após uma dor intensa de ter matado sua própria família. Suas armas, que eram até então símbolo de sua coragem, viram também símbolo de sua fragilidade e de seu passado, algo tão inerente ao humano, tão tangível: o de continuar caminhando mesmo diante das dores que a vida nos traz. E que a caminhada não dá pra ser solitária. Às vezes, precisamos do ombro de um Teseu para nos ajudar a levantar. Nem Héracles foi forte o tempo todo.

Entre o divino e o humano, eis aqui um dos meus personagens mais queridos da mitologia grega.

(Nesta peça de Eurípides, os doze trabalhos acontecem antes de Héracles matar sua família, o que, em outras versões do mito, trata-se do oposto: para pagar pelo que fez com sua família, que Héracles faz os doze trabalhos. A tradição tb espera o suicídio de Héracles no processo que o faz virar deus, mas Eurípides muda sua trajetória e o humaniza de uma forma brilhante.)

lila 13/01/2022

Héracles
É muito interessante como Eurípides inverte a história original (do mito que geralmente é contado) e mostra um lado humano de Héracles (Hércules), um semideus, filho de Zeus, que foi amaldiçoado por Hera.

Marcela Mosqueti 06/12/2020

Nas palavras de Trajano Vieira, Héracles revela toda a sua fragilidade, pois nem toda a magnitude heróica reúne forças suficientes para enfrentar a instabilidade do destino humano.

Djulia Azevedo 14/09/2020

Um Hércules humano
É fantástica a forma como Eurípides transforma o mito de Hércules em uma tragédia (ainda maior do que já era), partindo da transformação de um herói em um ser humano. A tradução é belíssima e os textos de apoio são enriquecedores!

Carol 13/08/2020

"E meu lavor final [...] coroar com a morte o lar"
O mito de Héracles (ou Hércules, na mitologia latina) fala sobre a volta do herói para casa após concluir os doze trabalhos impostos por Euristeu a mando de Hera. Eurípedes inova invertendo os fatos da versão mais difundida da história, tema d'As Traquínias de Sófocles (que pretendo ler futuramente para poder comparar ambas).

A obra conta com textos de apoio que auxiliam no entendimento e mostram como o autor desafiou as convenções vigentes ao inverter os fatos e dividir a história em duas partes. O texto é bilíngue, portanto temos acesso ao original em grego antigo e à tradução, que achei um pouco rebuscada, mas é possível entender bem e se acostumar com ela durante a leitura.

Por fim achei a história interessante, é bem curta, podendo ser lida em um só dia. E também é envolvente, por mais que a maioria das pessoas já saibam o que acontece é impossível não sofrer junto com Héracles. Recomendo a leitura.

Mario Miranda 18/11/2019

Revisitar a literatura clássica - aqui na acepção do período grego e romano clássico - é nos depararmos com as fundações da nossa literatura contemporânea.

Héracles - Hércules na tradição Latina - é uma das grandes tragédias gregas; talvez, inclusive, encontre poucos concorrentes quando tratamos especificamente da denominação "tragédia". A obra inicia-se quando Héracles ainda se encontra em seu último dos 12 trabalhos - a busca do Cérbero no Hades - enquanto o Rei Creonte é assassinado pelo usurpador Lico.

A tragédia inicia-se com a tentativa de Lico em matar Mégara - esposa de Héracles -, seus três filhos e o sogro. Ao rogar o direito de vestirem-se de maneira adequada ao velório, desejo concedido por Lico, Héracles aparece e assassina Lico ao ouvir as ameaças recebidas por eles.

Após o assassinato de Lico, momento em que se encerra a primeira parcela da Narrativa, inicia-se a Loucura de Héracles, promovida por Hera, ciumenta da relação de seus esposo, Zeus, com uma mulher comum, a mãe de Héracles. Nesta loucura, passagem clássica da cultura grega, Héracles assassina sua esposa e filhos.

O destino de Héracles - assassinar os seus filhos - é o exato oposto de seu pai, Zeus - pairricida -. Logo, Héracles conclui o intento de Urano: assassinar os próprios filhos.

Curioso notar que Mégara é irmã de Creuza, esposa de Jasão na Tragédia Medéia, também escrita por Eurípedes.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br

G.L. 30/09/2019

Héracles
Sempre me sinto muito incapaz de escrever uma resenha sobre grandes clássicos, então não tenho muito o que dizer, pois foi uma ótima leitura. Só queria ressaltar algo que me chamou a atenção: em uma parte da história, Anfítrion (pai de Héracles) o defende com uma imensa fala, e critica duramente o rei tirano Lico, que responde com um simples "Empilha como queiras teus vocábulos, mas olha: não respondo com palavras!", e então manda matar a família de Anfítrion. É engraçado como a palavra tem, e sempre teve, um poder enorme, e como é capaz de acuar quem não tem domínio sobre ela, quem acaba reagindo dessa forma violenta quase animalesca.

Ótima leitura, recomendo muito. Ainda mais nessa edição maravilhosa da 34, que tem textos de apoio que ajudam a compreender melhor a obra.