Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas -

Juh 01/12/2023

Continua sendo um dos meus clássicos preferidos, ainda mais para ler nesta época do ano.

Sempre que leio traz uma tranquilidade, e como se estivesse lá junto com as irmãs march, em prados verde-esmeralda com cestas e guirlandas de flores sobre a cabeça.

Não é o tipo de história que traz grandes reviravoltas e tramas mirabolantes, mas possue uma boa narrativa e personagens cativantes.

Aviso também que o livro é diferente do filme de 2019 que foi feito, então não espere que sejam experiências iguais.

Elaine 20/11/2023

Um livro de leitura rápida, porém com algumas partes muito enroladas.
Trata-se de um romance de época, uma família separada do pai pela guerra, diante disso se desenrola todo um contexto de superação de sofrimento, tristezas e alegrias.

Mariana1250 19/11/2023

Mulherzinhas
Tá bom, tá bom, pensei em dar 0,5 estrela por certo casal que por culpa do filme eu descobri que vai se concretizar... Mas! como ele não acontece nesse livro posso apenas fingir que a coleção não tem continuação e foi tudo um grande delírio coletivo. Vamos pra resenha:

Mulherzinhas conta a história de 4 jovens irmãs: Meg, Jô, Beth e Amy, focando principalmente em acompanhar o crescimento e aprendizado das garotas enquanto brincam, atuam, e fazem amizades.

É um livro bem fofo e adorável que eu recomendaria pra quem quer ter um gosto de nostalgia, ou passar uma tarde lendo algo mais leve. Embora, não vou mentir, "Mulherzinhas" pode ser meio monótono pra quem gosta de um rítmo mais acelerado e com grandes acontecimentos, mas ele tem uma linguagem bem simples, então acho que vai ser fácil pra pegar o ritmo. Eu que não me atraio tanto por esse tipo de gênero gostei bastante. A única coisa que me incomodou foi a hããããnn... pregação? Não no sentido religioso ou político da palavra, é mais como aqueles programas com uma proposta meio educativa que tudo acaba com uma lição de moral. É meio chato pra mim.

Em suma, foi uma leitura divertidinha e que eu com certeza recomendaria. (Mas NUNCA vou ler a continuação. Pra mim acabou aqui)

*(As estrelas são baseadas apenas no quanto eu gostei do livro. Elas não tem nada haver com aspectos técnicos, peso histórico, e características do gênero)*

Maria9002 16/11/2023

Gostei ??
Gostei bastante do livro, pretendo terminar e ler dps, já q esse é só a primeira parte
No começo, dá pra achar q a escrita vai ser b broxante já q nas primeiras páginas as meninas começaram a se descrever umas pras outras e a contar a própria história em voz alta, tava estranho
Mas depois da introdução não muito legal, o livro se mostra muito interessante e bonito, as personagens são umas fofas e fazem uma família muito bonita
Tiveram momentos no final do livro q eu me peguei desesperada desejando loucamente q coisas ruins não acontecessem, os personagens cativam muito facilmente
Teve muita coisa q eu não gostei, mas minha opinião pode ser muito bem ignorada levando em conta q o livro foi escrito no século 19
O livro é em legal
Leiam

Giovanna.Sene 31/10/2023

Mulherzinhas (e Jo)
"Mulherzinhas", um livro escrito no século XIX, por Louisa May Alcott. Retrata a vida das irmãs Beth, Amy, Mag, Jo e seu amigo Laurie, sua família e algumas personagens que eu chamaria de "extras essenciais" (porque deram muito sentido à história).
Em um ano conturbado, Sra. March e as filhas obtêm muito aprendizado com a ausência do pai, novas experiências, etc...
Por ser um livro antigo a escrita é complicada, ademais, não se explora muitos assuntos devido a censura da época, como romance, aceitação, liberdade e principalmente sobre a Jo - quem ler vai entender. Amei a relação Jo - Laurie, mas devido ao ponto mencionado anteriormente, não se expandiu a escrita nesse sentido, infelizmente.
Não sei se vou ler o próximo volume, porque não é meu estilo de leitura, mas o tempo dirá. Outro ponto importante são os valores da época, como: submissão feminina, deveres, obrigações, religião, o que mostra muito sobre a realidade vivida na época.
Esse livro é realmente bom, comparado a outros que tentei ler de gênero e época semelhante.

Izabella 20/10/2023

Mulherzinhas
O tipo de livro que você sente um "quentinho no coração" a cada capítulo, é uma leitura muito leve e gostosa que vale muito a pena e fico feliz em saber que tem continuação e com certeza pretendo ler também.

Tatiana 16/10/2023

Entendo por que é um clássico mas é uma das poucas vezes que achei a adaptação melhor. Gostei mais do filme do que do livro em si.

Malu Flório 06/09/2023

Mulherzinhas de Louisa May Alcott
Primeiro livro do ano, lido durante uma viagem num Kindle. Uma das primeiras informações que tive sobre foi o fato de ser considerado um livro feminista.
Demorei um pouco para gostar e para entender a personalidade de cada uma das personagens, mas conforme a história segue tudo acaba se encaixando.
Como uma millennial que costuma ler livros que jogam conteúdos muito direto na sua cara, demorei para ver e entender o porque era considerado um livro feminista, afinal, não se trata do tópico em si, e sim da forma que certos assuntos da época são abordados. O assunto é abordado de uma forma muito leve, sendo presente e importante para a história, mas também sendo extremamente refrescante e inovador se tivermos em mente que o livro foi escrito em 1868.

Nota: 4/5

Beatriz 22/08/2023

Mulherzinhas
Gostei muito! Já havia assistido o filme mais de uma vez e gostei bastante finalmente li o livro e em um monte de partes eu lembrei de cenas que foram bem adaptadas no filme! Inclusive elenco pft e exatamente assim que imagino eles

Marina629 18/08/2023

Cativante, mas maçante
Mulherzinhas" é uma narrativa que carrega um charme inegável, mesmo que não tenha conseguido me arrebatar como um livro excepcional. A história das irmãs March e suas jornadas durante a Guerra Civil Americana é um mergulho fascinante nas complexidades das relações femininas e na exploração dos anseios individuais em meio a uma época desafiadora.

Louisa May Alcott retrata as personalidades distintas das irmãs com habilidade, tornando-as facilmente identificáveis e conferindo uma camada de autenticidade à história. A maneira como cada uma lida com as expectativas sociais e sua busca por autorrealização é um elemento que enriquece a trama e ressoa de maneira atemporal.

No entanto, o ritmo da narrativa me pareceu fragmentado e em alguns momentos redundante. A progressão das histórias individuais das irmãs frequentemente se perdeu em digressões que pareciam não contribuir significativamente para o desenvolvimento geral da trama. Essa desconexão afetou minha capacidade de me envolver verdadeiramente com os acontecimentos.

Apesar dessas ressalvas, "Mulherzinhas" possui uma essência cativante, destacando-se como um retrato sólido de amizade, amor, aspirações individuais e determinação feminina.

rosesaregreen 01/07/2023

Uma história que aquece o coração por completo
A primeira parte de mulherzinhas é uma das histórias mais fofas que eu já li além da escrita ser fluida e os capítulos rápidos e divertidos e o livro ainda atrás várias mensagens e lições de moral para o leitor, eu mesma senti algumas bem forte em mim.
As quatro protagonista são cativantes em seu jeito peculiar e todas tem personalidade únicas, são muito bem escritas. Jo e seus conflitos pessoais com o fim da infância e tentar controlar impulsos pessoais com seu sonho de ser uma escritor, Meg tentando que deixar as vaidades de lado pra encontrar beleza nas coisas simples da vida( a personagem que mais evolui no livro todo), Amy também controlando a vaidade e tentando ser uma menina boa e encontrando a fé no momento mais difícil além de ser uma personagem muito engraçada e por Beth, a menina mais doce do mundo cheia de empatia no coração e talento nas mãos, não tem como não amar a Beth.
Senhora March é mãe que todos gostariam de ter e Laurie é amigo travesso querido que queremos por perto.
O livro me fez pensar em tantas coisas que nem sei mas amei a história de todo coração e quero as lições de mulherzinhas fiquem comigo pra sempre ?

jmpearl 11/06/2023

Deu uma raivinha nos primeiros capítulos, até porque é livro infantil e todos parecem meio irritantes pra nós pobres almas adolescentes cheias de amargura, mas depois fica muito mais divertido

Tamires.Britos 04/06/2023

Clássico é clássico
Comecei a leitura ?desconfiada? por já saber alguns spoilers em relação ao livro (sim amigos leitores, spoiler de primeira mão pelo caro Joey Tribbiani de Friends). Mas no decorrer da leitura, fui gostando bastante da história.

É uma leitura rápida, envolvente e de personagens muito queridos. Esse livro está na lista de ?1001 livros para ler antes de morrer? e imagino que fez muito sucesso na época que foi lançado.

Ansiosa para ler a continuação.