Transderella

Transderella Lino

Resenhas - Transderella

Thamires de Fátima 15/04/2020

Bibbidi Bobbidi VRÁ!
Sempre quis ver um adaptação de Cinderela em que ela fosse uma mulher trans, explicaria, por exemplo, a dificuldade em achar alguém cujo pé coubesse no sapatinho e a negação da madastra ao dizer que não havia outras mulheres na casa, não admitindo que Cinderela fosse uma mulher. Dessa forma, fiquei muito feliz quando descobri Transderella, e mais ainda quando vi que a representatividade do livro é muito mais ampla, aborda além da transfobia, a homofobia, a gordofobia e o racismo e é extremamente didático ao apontar a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual. Pontos positivos pela fada drag madrinha. É uma leitura rápida, agradável e esclarecedora.
lahnabiblio 17/04/2020minha estante
eu poderia até concordar com você, mas como pessoa trans esse livro me gerou muito desconforto pq focou muito nos esteriótipos envolvendo disforia e ainda citou várias e várias vezes o nome morto da cindy. não era necessário, mas foi colocado. é engraçado como um livro sobre trans conseguiu focar em pontos transfóbicos.

samir27 22/07/2020minha estante
onde que você leu? não acho nem pdf!!!

lahnabiblio 20/08/2020minha estante
tava de graça outro dia na amazon

samir27 01/09/2020minha estante
sério? poxa vou procurar

lahnabiblio 01/09/2020minha estante
segue a página do leioLGBT no twitter que eles sempre avisam quando os livros lgbt tão de graça pela amazon ou com desconto

samir27 02/09/2020minha estante
obrigado!

Caio Victor 03/04/2020

Um conto de fadas perfeito
Uma releitura do clássicos Cinderela, perfeito.
Trazer para o meio LGBT está história, faz com que mais pessoas se identifiquem com a personagem e percebam que sim, a magia necessária para acabar com o preconceito é o RESPEITO.
Além disso é necessário amor próprio e enfrentamento sim.

Catarina 04/03/2020

Releitura interessante
Baseado numa peça de mesmo nome e autor, "Transderella" nada mais é que uma releitura do clássico conto de fadas "Cinderela". E entre as mudanças e inovações dessa versão, a principal, como diz o título, é que a protagonista é uma mulher transexual.

A história tem uma base conhecida, mas toma rumos diferentes por conta da transexualidade de Cindy, protagonista da história. Seu pai compreendia quem ela era e a respeitava, permitindo que ela fosse quem realmente era desde pequena, mas com o segundo casamento dele e a sua morte logo depois, Cindy se viu à mercê de sua madrasca cruel e seus dois filhos, Griseldo e Sophia, que a maltratam tanto quanto. Além de por eles, Cindy é mal vista e destratada por toda a cidade, o que é a realidade de muitas pessoas trans e travestis da vida real. Durante o livro, Cindy passa por diversas situações ruins, sofrendo por conta da transfobia das pessoas, mas ela mantém sua essência e suas crenças, inspirando os leitores a entenderem que não há nada de anormal em ser trans.

"Transderella", em geral, é um livro simples. A linguagem é direta, os capítulos curtos e em grande parte compostos por diálogos. Os personagens não são muitos, mas são marcantes. As situações do livro trazem diversos questionamentos, não só relacionados à transfobia, mas também ao machismo, ao racismo e à gordofobia, que são cometidos contra diversos personagens, tendo cada um a sua problemática. Tudo isso é trazido numa linguagem simples e rápida, sem um conteúdo muito pesado, tendo tudo explicado e problematizado em trechos fáceis de entender. Por isso acho que é uma boa recomendação para quem quer ensinar crianças e jovens sobre esses assuntos, principalmente sobre pessoas trans. O livro traz ideias atuais e desconstruídas explicadas em poucas palavras, o que com certeza ajuda o público mais jovem ou mais desinformado a entender todas essas importantes questões.

site: https://www.instagram.com/bookishmorning

Nana K 20/02/2020

Divertido e didático
Linguagem simples e atrativa com personagens que abordam diversos temas, dentre eles, transfobia, gordofobia, racismo, machismo e a identidade de gênero.