O Conde de Monte Cristo

Resenhas - O Conde de Monte Cristo - Volume 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ELCi 06/11/2022

O conde de Monte Cristo
Um clássico, uma leitura rica em detalhes. Personagens cativantes. Agora vou para o segundo livro. Até aqui ótimo.

Helô 05/11/2022

A inveja pode causar grandes danos em um homem, tanto por aquele que sente quanto por aquele que é objeto do sentimento. A vida de Edmond era feliz, não era rico, mas feliz, iria casar com a mulher que amava e tinha seu pai. Até que companheiros cheios de inveja, inventaram uma mentira, lhe causando grandes danos. A vida de Edmond virou do avesso, perdeu tudo que amava e que tinha... Mas também ganhou coisas valiosas e insubstituíveis. E partir daí, ele planeja retornar da maneira mais impactante para a vida daqueles que lhe fizeram mal e o deram como morto.

Fernanda 108 02/11/2022

tomo 1 concluído com sucesso ?
Eu REALMENTE AMEI as primeiras 300 páginas. Mas depois que o Edmond foge da prisão e muda de identidade, o livro pra mim deu uma caída.

Pensando de maneira geral, o tomo 1 é bom. Mas como eu disse antes, depois das primeiras 300 páginas, o livro perde o embalo rápido e instigante do começo. Mesmo assim gostei bastante da trama e da experiência.

Edmond Dantès é um personagem maravilhoso, é impossível não se apaixonar por ele. Outro personagem que eu gosto, e provavelmente não deveria gostar, é o Villefort. O procurador do rei é um personagem inteligente, interesseiro, e de um caráter baixo, capaz até mesmo de cometer assassinato, porém tem alguma coisa "apaixonante" nele pra mim kkkk, não sei dizer o que é, talvez seja sua astúcia.

O livro aborda vários assuntos, entre eles: a vingança, é claro; a política é presente demais e senti que é um livro bastante religioso também. O autor adora fazer reflexões acerca do caráter humano, de até onde vai sua bondade, seu nível de ambição e do que pode ser capaz de fazer por dinheiro.

Meu livro está CHEIO de marcações. Eu adorei, mas nem tudo são flores, teve partes chatas e que fiquei muito cansada lendo. O autor não precisava ter escrito certas partes, senti que foi só pra dar linha mesmo (e na época ele ganhava por linha, então imaginem haha).

Não sei quando vou ler o tomo 2. Talvez fique pra 2023 ?

Nelson.Nogueira 09/10/2022

Muito boa leitura. Achei algumas partes meio enroladas mas é compreensível já que o autor ganhava por linha escrita. Mas é uma excelente história com várias surpresas. Recomendo.

Pam 24/09/2022

Livro incrível! Maior desafio de 2022 como leitora.

Não foi fácil mas me senti muito envolvida com a história.

Hiamara.Hespanhol 09/09/2022

Os clássicos nunca decepcionam!!!
Nesse TOMO 1, fiquei surpresa pela desenvoltura da narrativa, pois na metade do livro o personagem principal já tinha passado do céu para o inferno e do mesmo ao céu novamente. Uma leitura riquíssima de detalhes e muito envolvente.

Bora pro TOMO 2 !!

Vitória 03/09/2022

Mais um mês lendo um clássico da literatura mundial entre os trocentos milhões de livros hot do meu Kindle. Esse é aquele tipo de livro que eu achava que conhecia a história, mas que acabou se revelando algo completamente diferente assim que iniciei a leitura. Acho que ainda não tenho muita coisa pra falar sobre ele, principalmente porque esse é apenas o primeiro volume do livro, mas, por ser algo tão grande, achei que minha experiência ficaria melhor descrita desse jeito.
Acho que meu contato mais próximo com essa obra se deu por meio de Zafón. Em o jogo do anjo ele faz milhões de referências a esse livro, algumas que eu inclusive só fui entender agora, durante a leitura. Talvez eu tenha assistido ao filme quando pequena, mas se isso aconteceu eu não tenho a menor lembrança, só poderei ter certeza quando terminar o segundo volume e for atrás dele. Então, o que tinha na minha cabeça era que teríamos aqui um cara que seria preso injustamente, passaria um bom tempo na prisão, e escaparia de lá se fingindo de morto, mas eu nunca imaginava que isso tudo aconteceria nas primeiras 300 páginas.
Toda a trama da prisão do Dantès acontece muito rápido, e o período em que ele passa preso, apesar de ser longo, se passa em poucas páginas. Ainda assim, é uma parte muito intensa do livro, e é quando ficamos mais próximos ao protagonista. O autor faz duras críticas ao sistema de justiça e ao sistema penal, e me assustou demais ver que grande maioria delas ainda fazem sentido nos dias de hoje. Eu já sou uma estudante de direito que não tem esperança alguma em relação ao sistema no qual eu serei obrigada a trabalhar um dia, mas esse livro conseguiu piorar as coisas ainda mais pra mim. A parte da prisão, inclusive, foi a minha favorita do livro inteiro.
Depois que o Dantès escapa ainda temos um tempo pertinho dele até o momento em que ele acha o tesouro e se torna, de fato, o conde de monte cristo, mas a partir daí a narrativa do livro muda completamente. Temos um salto temporal significativo, que eu não sei dizer ao certo de quantos anos são, porque o autor não deixa isso tão claro e, depois que a história recomeça, passamos a ficar próximos a personagens que, em um primeiro momento, não parecer ter tanta importância assim. Confesso que nessa hora eu fiquei extremamente irritada. A gente percebia, pela maneira como os outros personagens descreviam o conde, que o Dantès tinha mudado demais durante esse período de tempo, e eu queria entender essa mudança, mas isso não me foi entregue, pelo menos até agora. Ainda assim, quando nos é revelado quem esses personagens "secundários" são eu fiquei de cara no chão. Percebi que era tudo parte do plano de vingança do conde, de chegar às pessoas que ele queria atingir por meio de outras que são próximas a elas, e entendi que o autor escolheu nos deixar longe do protagonista pra que cada passo dele nessa vingança fosse uma surpresa pro leitor, e confesso que não sei o que esperar desse homem.
Não foi um livro perfeito, mas talvez as minhas opiniões sobre esse volume mudem depois da leitura do próximo, sinto que a parte interessante da história só vai começar de fato lá. Não vou deixar muito tempo passar antes de iniciar o segundo volume porque já fiquei confusa com o nome dos trocentos milhões de personagens que aparecem aqui e sei que, se depender da minha memória, eu vou esquecer tudo no espaço de um mês. Acho que quando concluir de fato toda a história, ler os textos de apoio e assistir o filme, terei muito mais pra falar sobre isso aqui.

Carol 17/08/2022

Comecei tensa por ser um clássico, mas a leitura é leve e gostosa, flui bem e a cada página vamos nos envolvendo mais e mais na história! Difícil largar!! Doida pra terminar o tomo 2!!

Alemão 01/08/2022

O conde de Monte Cristo vol 1
Ótimo livro!!!!
Uma leitura agradável que tem como tema principal a vingança!!! Alexandre Dumas nos conduz no centro da sociedade francesa de uma maneira adorável!!! Seus personagens são fortes e marcantes!!! Super indico esta leitura!!

Bru 27/07/2022

Apesar de seu tamanho, é um livro fluído, ele desperta curiosidades dos acontecimentos, mesmo para quem já assistiu o filme.
Na segunda parte Dantés procurou usar da recente fortuna para ajudar aqueles que lhe fizeram bem.
Depois saiu a procura de vingança.
Contexto politico/histórico da epoca também é presente no livro.

EduardoCDias 06/07/2022

Grande clássico
Primeira parte desse grande clássico que mostra um marujo preso por supostamente apoiar e fazer parte de um plano para reconduzir Napoleão desde o exílio até o trono da França. Depois de alguns anos e uma fuga espetacular, volta poderoso e enigmático, tentando vingar-se e recuperar o que lhe foi tirado.

Mimila 05/07/2022

Eu já tinha me desacostumado com a leitura rebuscada, haja vista se tratar de um livro do século XIX. Mas uma vez ultrapassada esse limite imposto pela modernidade da linguagem, se mantém a admiração pelo brilhantismo de Alexandre Dumas pelo entrelaçado das histórias em um trama bem amarrado e envolvente.

Dave.Christian 24/06/2022

Envolvente? Enigmático
Como todo clássico fica o temor de ser maçante difícil de ler? mas a escrita é ótima, o ritmo muito bom e a trama arquitetada por Dantes vai ficando cada vez mais complexa e curiosa? o Tomo 1 foi muito bom aguardo a sequência da leitura do Tomo 2 muito empolgado!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5