O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa C. S. Lewis
Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Elias 23/01/2024

"Deve ser um guarda-roupa absolutamente enorme!"
Ler "As Crônicas de Nárnia" foi como estar em um inverno rigoroso, sentado na sala de estar de um senhor simpático, tomando um chocolate quente, aquecendo-se em uma lareira e ouvindo suas histórias fantásticas. Ouvindo crônicas de uma terra distante, na qual existem criaturas mágicas, heróis corajosos e uma terrível Feiticeira Branca.
Nárnia tem uma narrativa simples, porém profunda, por trás da imagem de saga de livros infantis, apresenta valiosas lições para todos, estou ávido para seguir a jornada.
Kelly 26/01/2024minha estante
Eu amo Narnia! ??

Mariiah.Salvatore 26/01/2024minha estante
eu amo tantooo

Samara369 22/01/2024

Nostalgia
Só tinha assistido os filmes, mas o livro é perfeito. Além da história tem o complemento das ilustrações. Eu amo Nárnia.

Svetlana Kalinka 22/01/2024

"Manjar Turco"
Edmundo é uma criança tão insuportável nesse livro misericórdia, ainda bem que melhora com o e Suzana sempre foi insuportável credo.
Não deixa de ser um dos meus favoritos.

Adna 22/01/2024

Dizem que Aslam está a caminho
Completamente apaixonada por este livro.

Tinha muitas expectativas para esta leitura, sempre amei a adaptação cinematográfica e ficava com receios de mudar minha concepção do filme ou vice-versa. Resultado: amo mais ainda a adaptação e estou encantada com o livro.

Achei a leitura muito envolvente, a linguagem simples fazendo com que seja tudo muito fluído. Acredito que o mais impressionante de tudo é todas as entrelinhas que a obra consegue trazer de uma forma tão encantadora.

Com certeza vai para minha lista de livros favoritos da vida. Lewis sendo, como sempre, um autor genial!

Lucas Gislery 21/01/2024

Foi um livro que me prendeu do início ao fim, sabia minimamente da história, porém ao ler você se encanta mais. Não me imaginava gostar tanto de um conto de fábulas.

djulia.sall 20/01/2024

Amei
Que história deliciosaaa amei demais. lembro q qnd criança eu amava os filmes mas n sei se entendia bem a história pq lembro muito pouco. desse livro eu até lembrava algumas coisas agr dos próximos eu n lembro de nadaaa. quero ler tds as crônicas

Beatriz.Belatriz 20/01/2024

Nárnia
Eu amei este livro, um dos melhores que já li, amei os personagens principalmente a Lúcia que era uma fofa??.

Karen.Belter 19/01/2024

"- Feliz natal!"
Cuidado quando for arrumar o guarda roupa. Uma história mágica e com emoção, porém a escrita não envolve e os acontecimentos chaves são rápidos para resolver.

Lucas 19/01/2024

Amável e aventureiro
Um livro que te deixa com quentinho no coração assim como um manjar turco no meio do inverno.
Uma história de crianças que vale muito aos adultos.

Rodrigo Guergolet 19/01/2024

Aquela coisa de sempre
O livro é sempre superior ao filme, não importa o que façam e o orçamento que tenham a imaginação sempre ganha! Um bom livro, queria mais descrição do paraíso que é Nárnia. Acho o Pedro meio bobo.

Wikley.Ramos 18/01/2024

Que história incrível
Esse conto sobre as crônicas de Narnia, de fato, é muito bem escrito, além de ser super instigante e de leitura fácil, eu amei me aprofundar ainda mais no universo de Nárnia, principalmente quando se observa todas as referências usadas, super recomendo para todos que estão dispostos e treinar um pouco da imaginação e aguçar ainda mais a curiosidade

Maduu2 18/01/2024

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
Eu gostei da história, mas acho que eu prefiro o filme, por é mais rápido, no livro a escrita é um pouco mais "demorada", não sei explicar e muito mais descritiva também.
Não que seja ruim, mas acho que o fato de eu saber o que ia acontecer deixou a história um pouco menos "mágica".
Mas indico a leitura a vocês, pois ainda assim é uma experiência maravilhosa!

Nina 18/01/2024

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa é o primeiro (na ordem de publicação) livro de sete, e conta a história de quatro irmãos e suas aventuras em Nárnia, um mundo mágico acessado inesperadamente por meio de um guarda-roupa.

Creio que a maioria dos leitores conhece, pelo menos por alto, a história, sendo assim, vou me ater nas minhas impressões durante a leitura. Em relação às personalidades Lúcia, a mais nova dos irmãos, apesar de ingênua e emotiva é a mais cativante, Edmundo, o terceiro, é daquelas crianças que se acham adultos sábios demais, entretanto, são realmente tolas, Susana é a segunda mais velha, é também a mais sensata, Pedro é justo e carrega o fardo de irmão mais velho, responsável muitas vezes por corrigir as falhas de caráter de Edmundo.

É fato que o público-alvo deste livro é infantil, no entanto, sua leitura é graciosa em todas as idades. Observar valores como verdade, certo e errado, coragem, perdão e sacrifício descritos de forma tão leve e, ainda sim, belos, é a verdadeira mágica de C.S. Lewis.

Do início até quase o fim da história tive muita antipatia de Edmundo, suas escolhas egoístas, colocaram em risco toda família, ele sabia o que era certo e errado e mesmo assim, preferiu tomar o pior caminho. É interessante ver como Aslan lida com a situação e nos faz enxergar que, apesar de nos vermos como “melhores que Edmundo” somos piores, é necessário um salvador para nos libertar de nós mesmos e dos nossos desejos egoístas e pecaminosos.

O paralelo bíblico entre Jesus e Aslan é significativo, Aslan é o grande Rei que virá redimir Nárnia, o que mantém acesa a esperança é a fé nas profecias e canções passadas por gerações, essa fé se contrapõe a Nárnia visível tomada pelo mal representado pela figura da feiticeira branca, essa luta do bem contra o mal nos faz pensar em nosso próprio mundo, na certeza da primeira vinda, onde fomos redimidos, e na fé na segunda vinda, onde seremos completamente salvos. É isso que nós da esperança!

Durante a leitura fui levada a pensar em Nárnia, em como precisamos de contos de fadas, e que estes podem sim nos trazer entretenimento, mas ao mesmo tempo, virtudes em meio a dias tão turbulentos.

Minha dica final é: lembrem-se que este é um conto de fadas direcionado à crianças, é claro que os adultos por vezes o acharão infantil, mas não deixe de apreciar cada segundo desta leitura leve.