O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa C. S. Lewis
Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Amanda2041 16/11/2023

Aqueles que um dia entram em Nárnia nunca se esquecem???
??????"O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" é a sequência encantadora que eu não sabia que precisava depois de me apaixonar pelo primeiro livro desta incrível saga. C.S. Lewis conseguiu mais uma vez me transportar para Nárnia, um universo mágico que já havia conquistado meu coração.
      A história começa com a descoberta de um guarda-roupa misterioso, que serve como portal para Nárnia, um reino mágico cheio de criaturas fantásticas e paisagens deslumbrantes. A sensação de retornar a Nárnia é como reencontrar velhos amigos e descobrir novos segredos em um lugar que parece, ao mesmo tempo, familiar e cheio de surpresas. Assim, vamos descobrindo esse novo lado de Nárnia com Peter, Susan, Edmund e Lucy, crianças que entram neste mundo por acaso(talvez).
      Além da trama eletrizante, Lewis tece mensagens profundas sobre coragem, amizade e redenção. Os personagens, mesmo sendo crianças, enfrentam situações que os obrigam a crescer e descobrir a força que têm dentro de si. É uma lição de vida embalada em uma narrativa mágica.
    Paralelamente, a dualidade entre Aslam e a Feiticeira Branca ganha ainda mais profundidade, explorando nuances éticas e morais. O conhecimento prévio da história enriquece a leitura, proporcionando uma compreensão mais profunda das conexões entre os volumes. A escrita envolvente de C.S. Lewis continua a cativar, é envolvente e acessível, o que torna a leitura fluida e prazerosa.
      Por isso, "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" não apenas honra a magia do primeiro livro, mas também a amplifica. É uma experiência que vai além das páginas, tocando não apenas a imaginação, mas também o coração. Recomendaria este livro a todos que buscam uma jornada que mescla fantasia, amadurecimento e a magia atemporal que só Nárnia pode oferecer.???

Beatriz 13/11/2023

Que leitura fluida, gostosa, eu amei demais, esse tbm é um dos livros que eu pagaria pra ler novamente se fosse preciso

Amanda 11/11/2023

Releitura
Eu gosto muito, muito mesmo de Nárnia. Amo os personagens, o enredo, o universo, a escrita... Meu primeiro contato com a história foi o filme, mas o livro é muito melhor e mal posso esperar para ler o próximo

aelinxf 10/11/2023

Obra-Prima !!!
Este livro conta sobre o início das aventuras dos irmãos Pevensie em Nárnia.

Com uma leitura fluída e uma história bem escrita C.S. Lewis mais uma vez traz Nárnia com novos personagens e traz personagens de histórias atrás com novas aventuras.

Eu gostei bastante desse livro e estou ansioso para ver como a história vai se desenrolar nos livros futuros.

clara3800 10/11/2023

O Leão, a feiticeira, e o guarda roupa
Amei essa crônica, me apeguei a os personagens, simplesmente quatro crianças entram no guarda roupa, e muita aventura, é incrível e muito legal essa crônica.
Pura criatividade.

lilivross 08/11/2023

Recomendo!
Uma leitura leve. Eu amei ler esse livro, por mais que eu tenh demorado mt, por causa da ressaca literaria, eu amei ler. A historia é mt boa, foi algo que chamou minha atenção. Eu super recomendo pra quemgpsta desse tema/assunto??

Medica Leitora 07/11/2023

?Uma vez rei em Nárnia, sempre rei em Nárnia?
Voltar a Nárnia sempre é especial? viver novamente as aventuras com os filhos de Adão e as filhas de Eva é incrível???
Aslam é? Aslam!!! Me vejo muito na Lucy???? mas tbm me vejo no Edmund????
Ahh e o professor?! ele é demais???

?????

?E este é o verdadeiro fim da aventura do guarda-roupa.
Mas, se o Professor estava certo, foi só o começo das aventuras de Nárnia.??

Luan.Moura 06/11/2023

Nárnia simplesmente acontece!
Essa é uma das últimas frases do livro e com certeza é uma daquelas que parecem um desejo que desejamos que se cumpra logo.
Não importa quantos anos se passem ou quantas vezes já tenhamos lido, As Crônicas de Nárnia ainda nos tiram suspiros e abrilhantam nossos olhos bem como os das crianças que atravessaram o guarda roupa pela primeira vez (ou quando o inverno estava indo embora e a primavera realçou ainda mais a beleza de Narnia).
Com uma linguagem ótima, e sempre quebrando a quarta parede, Lewis nos leva ao seu incrível e encantador mundo de fantasia (um dos melhores, para não dizer o melhor, já criados pela literatura) e nele somos tão cativados que chega a ser frustrante levantar os olhos das páginas e descobrir que o mundo ao redor não é o mesmo.
Uma trama envolvente, ricos personagens, um universo inteiro a ser desvendado e muita aventura é o que As Crônicas de Narnia nos oferecem.
É minha fantasia favorita por justamente fazer menção a uma realidade tão linda que parece fantasiosa.
Certamente, quem visita esses bosques jamais volta o mesmo? afinal, uma vez rei em Nárnia, será rei para sempre.

Quatro irmãos, órfaos, são deixados aos cuidados de um velho professor em sua grande casa que é governada por uma senhora que passaria também a cuidar dos novos moradores.
Em busca de descobrir todos os mistérios da grande mansão, a turma se depara com um guarda roupa intrigante e que mais tarde descobririam ser a porta para um mundo com mais mistérios ainda para desvendar e aventuras para viver. Tal mundo é Narnia, um país numa realidade paralela fundado pelo grande Imperador de Alem-Mar que tinha por Rei o nobre leão Aslam, mas que no momento estava sendo regido por uma feiticeira poderosa que acometeu todo o país a um inverno rigorosíssimo. Tal feiticeira era má e temia apenas a Aslam e a uma antiga profecia que previa sua ruína.
Movido por propostas mentirosas da parte da feiticeira, Edmundo trai seus irmãos aliando-se a inimiga só pra descobrir mais tarde suas más intenções. Toda a turma se vê em uma situação desesperada até que Aslam resolve toda a confusão, em primeiro tempo, com um acordo.
Traindo tal acordo a feiticeira reúne todos os seus súditos e parte para o ataque aos Narnianos e aos filhos de Adão e Eva.
Entre no guarda roupa e veja como se desdobrou tal situação e não esqueça de analisar as belezas de Nárnia enquanto isso.

Altamente recomendado!

l3ts.write 04/11/2023

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Este é o segundo livro (em ordem cronológica) Das Crônicas de Nárnia.
Ele nos conta a interessante história de 4 irmãos que saem de seu país de origem por conta da guerra, e vão para uma mansão na qual existe um guarda-roupa mágico com a capacidade de levá-los a um novo mundo, Nárnia.
O que mais me interessou nesse livro é como ele aborda o evangelho disfarçadamente!
Eu amei muito esse livro, ele é muito encantador!
Indico a todas as idades!
Leiam!!!
???????

kkkklauta 02/11/2023

Pika
depois que acabou a batalha foi BEM corrido, eu achei q o reinado deles ia ter mais detalhes mas tudo jóia, gostei

Leila 02/11/2023

Uma leitura leve e divertida. Mas cheia de magia, aventuras e batalhas épicas.
Um mundo fantástico.

Ellie2341 31/10/2023

Amo que amo
Cara, C.S. Lewis foi uma mente muito visionária, eu queria ter metade da criatividade dele e estaria feliz da vida. Eu amei ler a história do primeiro filme e descobrir um Pedro que os filmes não mostram muito, assim como um Edmundo diferente também.
Sem contar da cena mais linda que não tem no filme que é do Aslam com as meninas, eu chorei horrores.

Ems 30/10/2023

Nárnia
A história desse livro é extremamente simples, e eu particularmente gosto disso. As vezes é bom ler algo assim mais leve pra variar um pouco. A escrita é boa e a leitura é bem levinha. Acho que grande parte disso é porque se trata de um livro ?pra crianças?, mas é um aspecto que com certeza agrada uma boa parcela de leitores de todas as idades.
No início eu demorei um pouco pra engajar na leitura, justamente por se tratar desse tipo de história com o enredo mas simples, porém do meio pro final do livro eu realmente comecei a me empolgar. Os últimos capítulos são meus favoritos, muito muito bons, e o final também me agradou muito.
É um livro que traz uma vibe muito boa, e me fez querer ler mais, então eu indico muito pra quem tá precisando de uma leitura tranquila.
Recomendação: leia escutando João e Maria do Chico Buarque, eu meio que nomeei essa música pra esse livro porque combina demaaais, e tornou a leitura uma delicinha.
É isso :)

Aline 28/10/2023

Não tem como não se emocionar com essa clássica história infantil, que mostra com tanta delicadeza, o retrato bíblico da crucificação e ressurreição de Cristo. Lewis te transporta para um mundo mágico, puro e inocente, onde o mal habita de forma enganadora e tentadora e onde as crianças conseguem resistir ou se deixar seduzir por ele. São lindas as cenas em que o leão Aslam as salva e morre para depois, voltar glorioso. É uma linda fábula que ensina as crianças sobre o amor e a salvação.

Abner47 28/10/2023

Uma mensagem de esperança e perseverança
"O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" é o primeiro livro da icônica série "As Crônicas de Nárnia", escrita por Clive Staples Lewis. Publicado em 1950, este livro é uma obra-prima da literatura infantil e uma história atemporal que encanta leitores de todas as idades.

A narrativa começa quando quatro irmãos - Peter, Susan, Edmund e Lucy - são evacuados de Londres durante a Segunda Guerra Mundial e enviados para a casa de um velho professor no campo. Enquanto exploram a mansão, Lucy se esconde em um guarda-roupa e, ao abri-lo, se vê em um mundo mágico chamado Nárnia. Eventualmente, seus irmãos também descobrem esse mundo, onde criaturas mágicas e seres falantes coexistem.

Nárnia, no entanto, está sob o domínio da Feiticeira Branca, uma governante cruel que lançou um feitiço sobre a terra, criando um inverno perpétuo. Os irmãos Pevensie se unem a um grupo de leais seguidores do leão Aslam, que é a verdadeira esperança de Nárnia. Juntos, eles embarcam em uma jornada para libertar o reino do domínio da Feiticeira e cumprir uma antiga profecia.

A escrita de C.S. Lewis é acessível e envolvente, cativando os leitores com sua imaginação rica e estilo narrativo. Ele cria um mundo de maravilhas, cheio de paisagens deslumbrantes, criaturas mágicas e um senso de maravilha que convida os leitores a se perderem na história.

Os personagens são bem construídos e desenvolvem-se ao longo da narrativa. Lucy é a mais jovem e, portanto, a primeira a acreditar em Nárnia. Peter assume o papel de líder, Susan é a voz da razão, e Edmund, o irmão que inicialmente se deixa seduzir pela Feiticeira, é também um dos personagens mais complexos. Aslam, o Grande Leão, é uma figura majestosa e poderosa que cativa a todos que o encontram.

A ambientação em Nárnia é um dos maiores trunfos do livro. C.S. Lewis descreve paisagens, criaturas e culturas que mergulham o leitor em um mundo de maravilhas e perigos. O guarda-roupa, como um portal para Nárnia, é um símbolo icônico e uma metáfora para a transição da infância para a idade adulta.

Além da aventura, "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" também aborda temas mais profundos, como a luta entre o bem e o mal, a coragem, a redenção e a importância de acreditar naquilo que não se vê. O livro transmite uma mensagem de esperança e perseverança, apelando tanto para crianças quanto para adultos.

Em resumo, "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" é um clássico da literatura infantil que continua a encantar gerações de leitores. Com sua narrativa envolvente, personagens cativantes e temas atemporais, a obra de C.S. Lewis é uma leitura obrigatória para aqueles que desejam explorar um mundo mágico cheio de significado e moralidade. É uma história que ressoa com a criança interior em todos nós.