O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

susyoomi 20/05/2024

Legal ?
Não é bem o meu estilo de leitura fav, mas eu estava curiosa e decidi pegar pra ler... (fazia algum tempo que queria ler ele na vdd)

No início foi bem difícil entender o que tava acontecendo,pensei em desistir pois não estava conseguindo me conectar com os personagens, nem me prender muito na história, porém insisti, nem sei como consegui terminar ?

Achei legal apenas, mas não leria de novo ?

Davi1274 20/05/2024

Fiquei put* mas feliz ao mesmo tempo
Esse livro é muito bom porque tem como você odiar a maioria dos personagens e ter do deles algumas vezes e é realmente incrível o quanto eu odiei Heathcliff do início ao fim.

O Joseph nem sei como estava vivo,a Cathy eu gostei como ela rebatia o Heathcliff e claro nossa amada narradora Nelly foi maravilhosa,amo essa mulher demais.

Só achei estranho o relacionamento incestuoso da Cathy com seus primos mas ok.

A história no início era meio difícil de entender mas do capítulo V para frente foi muito divertido cada página e cada sentimento que tive nessa leitura,super recomendo pra qualquer um e principalmente aqueles que gostam de clássicos e romances.

Daniele543 20/05/2024

Como pessoas são afetadas pelos infortúnios da vida
A grande mensagem q levo dessa leitura é a forma como Heathcliff e Hareton foram afetados por infortúnios parecidos, mas com destinos bem diferentes.
Heathcliff só teve a felicidade, não quanto teve fim a sua vingança, mas quando enfandado da vida tem encontro com o seu destino final.

Tayanne 19/05/2024

Esse livro definitivamente não foi para mim. E não é que ele seja ruim, é só que ao longo de todo o livro eu não simpatizei com nenhum dos personagens, o que fez com que eu não sentisse vontade de continuar a história.
Pam 20/05/2024minha estante
Tbm não foi pra mim, não entendo como ele é tão citado em comédias românticas pelas mocinhas leitoras kkkkkk

Tayanne 20/05/2024minha estante
Né?! Só não esperava mais porque tu já tinha me preparado kkkk

Maria1691 19/05/2024minha estante
Dizem que é um romance por ter drama e ser trágico, é perceptível que existe um amor entre a Catherine e o Heatcliff, mas a mocinha escolheu seguir a cabeça em vez do coração, mas ao ler esse livro eu também só senti raiva

Esther 19/05/2024

Se eu fosse resumir esse livro em poucas palavras seriam angústia, tristeza e ódio. Todos os personagens exprimem seus mais profundos sentimentos, o amor e o ódio se tornam um, assim como Cathy e Heathcliff são como uma só alma.
Quando comecei a ler o livro não tinha entendido a premissa dele de início, pois estava buscando nos personagens o bem ou o mal, nunca os dois juntos. Assim, no começo do livro não gostava de Cathy por ser mimada e menosprezar o Heathcliff por não ser rico como Edgar. Pensei que assim gostaria do Heathcliff, pois ele tinha razão para odiar todos que o machucaram. Mas na verdade os personagens são muito mais complexos, mais humanos. Eles não são como o inteiro mal ou o bem, mas o conjunto dos mesmos. Podem ser bondosos ou odiosos, e todos os seus momentos são muito bem explorados. Quando amam, amam de verdade; um amor que dói, amargurado, angustiado, não é lindo e pacífico como o que se espera. Assim no como também seu ódio efervescente, que dói e machuca o leitor assim como os mesmos.
Catherine é uma personagem complexa, pq mesmo querendo casar-se com linton e admirando sua gentileza, seu coração sempre foi de Heathcliff- mesmo seu lado racional dizendo que não teria uma vida de luxo ao seu lado, e abdicando do mesmo.
O Heathcliff se torna um personagem odioso, pois depois da morte de Cathy é como se perdesse sua própria alma, um lado mais gentil, pois agora não ama mais a ninguém nem a si mesmo, e a vingança contra todos é a única coisa que o alimenta.
É trágico e triste, porque o livro nunca faz menção a que ele termine bem e o amor vença tudo, na verdade é como se seguisse sempre pelo pior caminho, e durante ele os personagens se tornassem mais rústicos, amargurados.
É uma leitura super válida, gostei muito. O tipo de livro que se reler frequentemente pra reviver os sentimentos imortais de um amor que desde do princípio já estava destinado a ruína.

Jessica 19/05/2024

Acho q to dodoi da cabeça
Esse livro me deixou insana? Eu nao sei nem mesmo o que dizer, o livro foi um relato completo da vida de todos os moradores, mas ainda assim, parece que a Nely simplesmente inventou tudo aquilo.

Eu achei eles extremamente loucos, posso até compreender o fato de que eles nao vivem em civilização e que nao sabem como se portar, ja que estão sempre isolado de tudo e todos, mas ainda assim nao entra na minha cabeça como alguem pode ser tao maldoso como o Heathcliff fora. A Catherine poderia ate ser orgulhosa e querer tudo do jeito dela, mas existia ainda um pouco de bondade ali, a bondade que passou para filha.

Eu realmente nao sei expressar meu contentamento com esse livro? nao sei explicar toda a bagunça que ta na minha cabeça e tudo que eu senti lendo. Eu senti asco, senti nojo, senti raiva e até mesmo uma leve tristeza pela vida dos personagens, mas, felizmente, tudo ficou bem!!

Eu nao sei se eu indiciaria? as vezes tem uns aventureiros corajosos.

jopefsoares 19/05/2024

O "torcer para os personagens" não cabe aqui
Fantástico. Uma narrativa que não se interessa em redimir seus personagens, te fazer gostar deles ou algo do tipo. Todos são fruto de um ambiente muito hostil e perverso, então por vezes vemos até mesmo a mais jovem das crianças ser absolutamente cruel.

Heathcliff, as Catherine e Hareton estão entre os personagens mais interessante que já li. Adorei odiá-los, mas também sentir pena e remorso por eles. E, no fim das contas, acho que essa é a parte mais marcante do livro.

Ana Júlia 18/05/2024

O Morro Dos Ventos Uivantes
Achei muito legal pra refletir, só que fala muito de problemas diários.

Eu a história não me cativou nem um pouco.

astereads 18/05/2024

É um clássico por uma razão
Não sei dizer o que esperava antes de começar a ler Morro dos Ventos Uivantes, mas posso dizer sem um pingo de dúvidas que esse livro me tocou tão intensamente que, após desligar o kindle e finalizar a leitura, parecia que o mundo todo ao meu redor estava diferente; mais bonito, ainda que permanecesse tão doloroso.

A escrita de Emily Brönte é simplesmente atemporal. Diversas vezes eu senti que poderia estar lendo um romance desses modernos, mas com algo que a literatura contemporânea peca muito em não ter: o apreço pelos personagens era tão grande quanto suas falhas, e a autora fazia questão de nos mostrar a parte feia deles, sem se importar em criar uma imagem moralmente correta.

Heathcliff, tanto quanto Cathy Earnshaw, são dois personagens envoltos pelo ambiente que eles habitam, presos em circunstâncias sociais terríveis e fazendo escolhas piores ainda por conta disso. Algo que comentei com um amigo, enquanto lia, era que era esse sofrimento que unia ambos, e por isso que Heathcliff manteve sua vingança agindo até pela próxima geração; amando tanto Catherine, como ele poderia desistir daquilo que era a ponte entre os dois?

Ademais, eu achei genial a centralização da figura feminina na narrativa, a experiência cíclica de ver Catherine Earnshaw se tornando Linton, se tornando Heathcliff e se tornando Earnshaw novamente quando sua filha em fim consegue a paz de um amor tranquilo, livre do sofrimento que Heathcliff quis tanto manter. Foi lindo. Foi... catártico.

Acho que esse livro se tornou o meu favorito, e essa versão da antofagica me fez amar ainda mais a história. Recomendo muito a leitura

lalisalas 17/05/2024

Pelo amor de deus que livro ruim
Comecei a ler pq é um "clássico" e me obriguei a terminar pq paguei por ele.
absolutamente todos os personagens são irritantes e idiotas, a história é super problemática e difícil de entender.
a escrita da autora é arrastada e confusa e pelo fato de o livro ser do séc. 19, a linguagem é um tanto complexa.
em conclusão, não recomendo essa bomba nem pro meu pior inimigo.

Maria.Barreto 17/05/2024

O morro dos ventos uivantes
Esse livro deixa um gostinho de quero mais. É uma leitura fluída interessante, empolgante e emocionante.

Mariana 17/05/2024

Pessoas detestáveis
Incrível como esse livro consegue nos deixar com raiva dos personagens mas amando a história. São realmente pessoas detestáveis, todos eles.