O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

May Furlan 02/02/2011

Heathcliff, its me, Cathy, come home. Im so cold, let me in your window.
É tão fácil escrever resenhas sobre livros que não me agradaram!!! Nisso eu sou especialista (basta consultar minha resenha sobre Marcada), como, aliás, acho que qualquer outro ser humano seja. Criticar o trabalho alheio e enumerar os defeitos de uma obra é algo fácil de se fazer. Mas e quando o livro te agrada a tal ponto, que se torna o seu favorito? Como é possível elogiar algo que se funde com seu sentimento de tal forma, que em certos momentos você não é mais você, e sim a personagem que está na cena, perdida na Inglaterra do século XVIII?

Deparamo-nos com uma obra desse tipo quando nos deixamos levar pelos ventos ardentes e arrebatadores de O Morro dos Ventos Uivantes, único presente deixado pela célebre Emily Brönte.

Entrei em contato com a obra antes que esse clássico incrível fosse maculado devido aos fãs adolescentocas desmiolados de Eclipse, 3º livro da série vampiresca purpurinada de Stephenie Meyer (tá, eu gosto da série de Meyer, mas que de vez em quando tenho um pouquinho de raiva, tenho... Principalmente pela injustiça cometida a minha banda predileta, MUSE. Quem é fã entende...). O meu O Morro dos Ventos Uivantes é em capa dura, que imita um couro avermelhado, com floreios dourados na capa, lateral dourada, 1º edição e provêm do ano de 1971!!! É o meu orgulhinho! Agora, navegando pelo submarino, me deparo com uma edição desse livro maravilhoso, onde na capa encontro a seguinte citação: O livro preferido de Bella e Edward da série Crepúsculo. Nesse momento tive uma sincope, cai da cadeira do computador e tive vontade de botar fogo na editora Lua de Papel. Até hoje me pergunto como o fato do livro ser citado em Eclipse é relevante o suficiente para ser colocado na capa do livro! A única explicação, e temo estar correta, é que querem explorar ainda mais as pobres mentes alienadas das adolescentes, fazendo com que comprem o livro só para falarem que possuem o predileto do casal dentucinho, e que assim possam ficar debruçadas na janela, esperando um vampiro vegetariano que brilha na luz do sol pular para dentro de seus quartos cor-de-rosa.

Tá, chega do momento desabafo... Com certeza serei xingada por milhares de gurias por causa da minha opinião... Mas, é a vida.... Agora, partamos para a história em si!

O livro conta a conturbada história, não somente de amor, mas de obsessão, inveja e ódio entre Heathcliff, Catherine e a família Linton. Sentimentos que combinados só poderiam deixar destruição e mágoa por onde passassem. Descrevendo emoções arrebatadoras e muitas vezes primitivas, Brönte nos fez entrar nesse mundo hostil e ardente. Da maneira como escreve, a autora não nos dá espaço para condenar os cruéis atos cometidos pelo casal, muitas vezes perdoamos (mas não justificamos) suas crueldades devido ao passado de cada um e de entender o que os levou a agir de tal maneira. Se me permitem, Heathcliff me fascina, sendo um dos meus personagens prediletos.

A obra é de tal forma complexa, que não é possível resumi-la de uma maneira na qual não venha a perder o fascínio de sua natureza. O Morro dos Ventos Uivantes é um livro que proporciona uma leitura singular, nenhum outro tem uma história como a sua, não sendo mais uma daquelas formulinhas prontas de tragédia grega, que encontramos aos montes em cada livraria.

Ler O Morro dos Ventos Uivantes exige certa preparação. Eu já estava acostumada com a linguagem utilizada nos clássicos, então não tive problema. Agora, se você esta acostumado com esses livros moderninhos, o caminho será árduo, e provavelmente você não conseguirá compreender a total exuberância da obra na primeira leitura, o que exigirá certa paciência.

A história do amor doentio e letal entre Catherine e Heathcliff é algo encanta os leitores de diversas gerações. Apesar do tempo, é uma obra atual, que mostra o ser humano em sua natureza nua e crua, e nos extremos em que uma mente perturbada pela paixão pode chegar para obter sua vingança. É impossível ler esse livro sem que ele nos deixe profundamente marcados. Resumindo, é o meu predileto, sendo simplesmente perfeito e digno de inúmeras releituras. Os escritores e leitores atuais deveriam adotar O Morro dos Ventos Uivantes como uma base para determinar se um livro é bom ou não, acho que ainda é possível aprender muito com Brönte. Isso só traria benefícios, uma vez que haveriam menos atentados oculares e mentais por meio dessas coisas mal acabadas e estruturadas que, atualmente, são os chamados ótimos livros.
Nívia 01/04/2010minha estante
Aplausos para sua resenha! Excelente, mesmo.

Parabéns :)

Flavinha 12/05/2010minha estante
Depois de ler várias resenhas, amei a sua e nem fazia parte do skoob,

que acabei de conhecer,me cadastrei só para elogiar sua resenha perfeita,

objetiva e com uma critica sútil a capa da mais nova edição...

Com certeza aplausos para vc querida,

beijo ;D

Marcela 21/07/2010minha estante
"O livro preferido de Bella e Edward da série Crepúsculo?. Nesse momento tive uma sincope..."

Engraçado eu estar lendo isso, senti a mesma coisa.

Júlia A. 21/08/2010minha estante
concordo totalmente. Clássicos não devem ser sujados por histórias adolescentes. Sim, sou uma adolescente e, sim, eu gosto de crepucúlo. Mas o morro dos ventos uivantes é MUITO melhor!

Letícia 03/02/2011minha estante
Eu li Morro dos Ventos Uivantes ano passado, mas não por causa do Crepúsculo (na verdade, mesmo tendo lido a série toda, odeio aqueles pseudo-vampiros e a songa-monga protegida deles). Li porque sempre tive curiosidade.

O problema é que o livro da biblioteca da escola é exatamente esse que você critica, com a propaganda de Crepúsculo. Acho que a bibliotecária quase me expulsou aquele dia, tamanha indignação que senti.

Adorei sua resenha, foi inspiradora!

lizziedias 04/02/2011minha estante
Parabéns, excelente resenha. Assim como voce, também tenho uma edição querida de capa dura, vermelha com dourado dos anos 70. É meu livro querido. Essa edição da Lua de Papel com suas bobagens na capa talvez faça com que mais pessoas descubram as belezas de um bom livro. Abraços

Natie 09/02/2011minha estante
"?O livro preferido de Bella e Edward da série Crepúsculo?. Nesse momento tive uma sincope, cai da cadeira do computador e tive vontade de botar fogo na editora ?Lua de Papel?. " - Passei por isso na livraria. Finalmente alguém que me entende! A pobre Brotë deve estar se revirando no túmulo com essa edição.
Ótima resenha, aliás.

Nina 18/02/2011minha estante
"O meu ?O Morro dos Ventos Uivantes? é em capa dura, que imita um couro avermelhado, com floreios dourados na capa, lateral dourada, 1º edição e provêm do ano de 1971!!! É o meu orgulhinho! Agora, navegando pelo submarino, me deparo com uma edição desse livro maravilhoso, onde na capa encontro a seguinte citação: ?O livro preferido de Bella e Edward da série Crepúsculo?. Nesse momento tive uma sincope, cai da cadeira do computador e tive vontade de botar fogo na editora ?Lua de Papel?. Até hoje me pergunto como o fato do livro ser citado em ? Eclipse? é relevante o suficiente para ser colocado na capa do livro! A única explicação, e temo estar correta, é que querem explorar ainda mais as pobres mentes alienadas das adolescentes, fazendo com que comprem o livro só para falarem que possuem o predileto do casal dentucinho, e que assim possam ficar debruçadas na janela, esperando um vampiro vegetariano que brilha na luz do sol pular para dentro de seus quartos cor-de-rosa." +1

Concordo totalmente. Meu Deus, tive vontade de rasgar o livro quando li a capa KKKK, só não o fiz por respeito à história.

Mah 23/02/2011minha estante
Nara... Meus parabéns!
Li apenas os quatro primeiros parágrafos de sua resenha, pois ainda não li o livro e não queria descobrir nada antes da hora. Mas adorei o que você escreveu.. e adorei seu senso crítico também!
Como lhe disse, ainda não li o livro, mas eu gostaria muito de fazê-lo... afinal, fala-se tanto deste romance.
Ano passado comecei a lê-lo e fiquei um pouco desentusiasmada, pois o começo não me pareceu grande coisa. Não era algo que me prendesse e eu queria saber se com você também foi assim... Talvez tudo mude quando eu chegar à metade. Esta é minha esperança.

Bem... de qualquer forma, parabéns de novo!
Quando eu terminar de ler o livro voltarei aqui para ler sua resenha até o fim! ^^

Vulcka 03/03/2011minha estante
Confesso que, há muitos e muitos anos atrás, iniciei a leitura desta obra, não levando adiante por desinteresse.
Entretanto, após ler a saga de Meyer, me perguntei o que Bella tanto via em um livro que facilmente abandonei. Temi ter sido injusta com Emily Brönte, temi ter me deixado influenciar pelo estilo da escrita. Por fim, dei uma segunda chance ao Morro dos Ventos Uivantes e, para a minha surpresa, minha opinião não teve grandes alterações. Finalizei a leitura, mas não me senti verdadeiramente envolvida.
Por este motivo, entre outros, sou a favor da propaganda de um livro, mesmo que inclua "o livro favorito de Bella e Edward estampado na capa", se isso fizer com que mais leitores lhe deem uma chance (Mesmo que acabem por não gostar tanto, como eu).

Ótima resenha!

Edinho 09/04/2011minha estante
Li esta belíssima obra a 2 anos atrás. Mas não por causa desta ridicula serie da Meyer. E se tornou o meu livro favorito, aquele livro que não se empresta. Ele é o melhor livro que eu li

Tiago.DeAveiro 16/04/2011minha estante
Nara! Eu gosto muito das suas resenhas, mas essa então é nota 100! Parabéns!!

veronnicalouise 23/04/2011minha estante
tambem acho uma falta de bom senso esse livro estar na moda por causa da saga crepusculo,mesmo eu tendo e gostando da escrita,acho que as pessoas deveriam ter o livro por causa da curiosidade de ler a história,não para fazer coleção de ¨saga crepusculo¨,mesmo eu tendo visto no livro não foi o requerimento que instigou minha curiosidade,era um pesar pra mim chegar na livraria ver que não tinha e ver que tinha voltado só por isso,o que me deixou feliz de certo modo pois agora tenho a oportunidade de ter e ler,e não me arrependi,foi o melhor livro que já li!
p.s.:amei sue resenha:)e seu exelente senso crítico!!!!

monimoni 17/05/2011minha estante
Cara, vc disse tudo o que eu tinha pra falar. Ainda não tive a oportunidade de ler esse clássico, mas desde pequena (sim xD) tenho vontade de ler pois fiquei curiosa depois da música da Kate Bush (é kk). Mas depois fui pesquisando mais sobre o livro e me interessando mais e mais.
Sim, me estressei e muito pensando nas gurias retardadas de 13/14 anos comprando um clássico por causa de um livro bosta tipo crepúsculo... e vc conseguiu expressar minha revolta. No mas, sua resenha está ótima, por completo. Valeu :)

Alexandra 23/05/2011minha estante
Q bela resenha =D
essa obra é um eterno clássico!

Fabiola 01/06/2011minha estante
Acho O FIM escreverem na capa. O meu é essa versão nova e eu tenho mt ódio disso. Eu gosto de Crepúsculo hehe só que, conhecendo bem as fãs da série (que são meio bitoladinhas x.x) provavelmente vão com toda a sede ao pote achando que é outro livro do mesmo gênero "romancezinho água com açúcar", que já vem mastigadinho e tal, não vão entender NADA e ainda vão sair falando mal do livro. Enfim, to louca pra ler e esta resenha me empolgou mais. ^^

Sol 30/06/2011minha estante
Nossa adorei a sua resenha, assim como inumeras pessoas... Eu também gosto da saga crepúsculo, mas odiei aquele comentário na capa desse livro. O livro já está na minha estante, nos livros q vou ler... ele deve ser mesmo incrível!!!

Maria Gabriella 02/07/2011minha estante
Adorei sua resenha! Também tenho um exemplar antigo (com cheiro de velho e páginas amareladas rs ) mas confesso que abandonei e nem me lembro o motivo. Mas concordo com você que foi o fim da picada o livro " voltar " a midia por meio de crepúsculo e ainda mais desse jeito. Adoro a saga, mas também me da raiva o modo como os fãs são bitolados.

Pedro Oliveira 06/07/2011minha estante
Ótima resenha! Eu tinha, desde adolescente, a vontade de lê-lo por causa da música da Kate Bush, mas ainda não tinha tido acesso a ele. Aí eu aprendi inglês e depois me mudei para Brasília, e quando descobri a Liv Cultura daqui, fiquei maravilhado por ter a versão original, daí foi um dos primeiros livros que comprei lá. A leitura foi difícil e árdua, já que a Emily usa uma linguagem muito arcaica e ele é um tanto mal escrito em alguns pontos. Apesar disso o livro é bem profundo, ótimo pra refletir sobre a natureza humana e por meio disso nos tornarmos versões melhores de nós mesmos. Com certeza uma dos meus favoritos. E aliás a minha escritora favorita, a Virginia Woolf, agradece a vários autores, no prefácio de Orlando, pelo legado deixado por eles, e a Emily Brontë está entre eles.

Tenho uma amiga que é super fã do livro, e o dela também é dessas versões antigas de capa dura. E inclusive ela deu uma lida nessa versão marketeira destinada aos fãs da Meyer e me falou depois que é uma tradução tosca, com a linguagem totalmente facilitada, ou seja, deturpando completamente a obra só para obter dinheiro desses consumidores de livros fáceis.

Carol 21/07/2011minha estante
Ótima resenha, e concordo plenamente com a crepusculização de Muse, "O Morro dos Ventos Uivantes" e da música "Claire de Lune". Toco piano clássico e estou desenvolvento uma aversão por Clair de Lune, agora toda fãn de Crepúsculo se acha conhecedora de música clássica porque escuta Clair de Lune, elas nem sabem quem foi Debussy!

Obrigada pelo desabafo hehehe!

Paulinha 25/07/2011minha estante
May Furlan
Faço minhas as tuas palavras
O livro é exuberânte eu li e não tenho palavras antes mesmo de virar modinha e amei.
é por isso que leio e releio ele. É o retrato da vida real, com todos os seus disabores, tragédias, tristes caminhos percorridos ... enfim, um show de realidade. Parabéns pela resenha
um forte abraço querida.

Alda 28/07/2011minha estante
May Furlan,
Dei boas gargalhadas lendo sua resenha. Você é uma crítica muito engraça e ao mesmo tempo consegue passar com precisão e carisma o que deseja. Já desejava ler O Morro dos Ventos Uivantes e com sua resenha fiquei mais curiosa ainda. Sucesso!

Isabella 30/07/2011minha estante
Otima resenha!

Camila B. Monteiro 29/08/2011minha estante
Que resenha magnífica! Adorei e concordo com cada palavra tua! O livro é apaixonante mesmo!

Flávia :) 19/09/2011minha estante
Concordo com você na parte de querer colocar fogo na editora, rsrsrs. Não tenho absolutamente nada contra os livros da saga Crepúsculo, tanto é que já li todos, porém acho que uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra, é revoltante!
Lamento que meu interesse por clássicos tenha sido despertado só depois da obra de Emily Brontë ter virado "modinha", pois me vi obrigada a comprar exatamente esta edição da editora Lua de Papel, por ser a única ao meu alcançe.
Gostei da tua resenha, mas não posso considerar o livro como um dos meus preferidos.

Lucas Quinamo 29/09/2011minha estante
Perfeita a resenha!

Por sorte eu comprei a edição da Martin Claret, a de bolso, que tem uma capa meio roxa com Heathcliff e Catherine. Então só fiquei sabendo desse infortúnio com a Stephanie Meyer mais recentemente. It totally sucks.

Ódio à Meyer a parte, Wuthering Heights é perfeito.

Mari 29/09/2011minha estante
Eu adorei o jeito que você escreveu a sua resenha, que contém, é claro, muitas marcas do você achou do livro. É realmente um livro maravilhoso e eu o possuo em casa. Mas, felizmente, conheci ele através da Saga Crepúsculo. Me julgarão só por que gosto da saga? Sim, achei muito desnecessária a menção "O livro preferido de Bella e Edward". Mas acho que Crepúsculo é um livro, que por mais que seja um romance meio à reviria, é bom e tenho certeza que tirou muitas adolescentes que ficavam fazendo merda na rua e as colocaram dentro de casa pra ler um livro.
Mas, quando você diz que "O Morro dos Ventos Uivantes" é um livro bom, você não está brincando, ele é ótimo. Conheci ele por causa de crepúsculo, li e amei tanto quanto o romance de Stephenie Meyer.
Parabéns, continue assim!

Tai 26/10/2011minha estante
Adorei sua resenha!Era totalmente desnecessário o uso da frase:"O livro preferido de Edward e Bella".

Hianna 13/11/2011minha estante
Ja tinha ouvido muito falar deste livro, comprei quando fui a Bienal e assim como você,apesar de gostar da saga Crepúsculo não entendi o porque de citar Bela e Edward na capa,O que eles estavam pensando? O livro sem dúvidas é perfeito, me emocionei muito, a forma que ela escreveu é magnifica nos faz querer ler sem para,faz com que nos imaginemos na história. O livro é perfeito e não precisa conter ''O LIVRO FAVORITO DE BELLA E EDWARD'' Pra quem realmente gosta de ler e sabe reconhecer um belo livro sabe que isso é um disparate.

Brenda Felipe 29/11/2011minha estante
Ganhei tal livro de aniversário com a desgraçada capa da nova edição. Capa à parte, meu livro está todo lindo grifado de marca-texto cor de rosa, naquelas partes cujo a emoção da escrita foram maiores para não serem lembradas. Ainda não consegui concluir a leitura por causa da (odiosa) escola, mas paixão não resume o contexto da história. Meus parabéns pela ótima resenha!

Sah 06/12/2011minha estante
Acho que todos vão me odiar, mas tenho uma opnião um pouco diferente quanto a isso, nos dias de hoje os jovens infelizmente os jovens apenas leem aquilo que é moda ou que inspira a criação de filmes, então penso que talvez, TALVEZ, essa atitude da capa não seja apenas para ganhar dinheiro e sim dizer ei esse livro é bom, pode ter certeza que tem muita gente q nem se tocou que a bella lia e relia este livro, por isso talvez seja uma boa maneira de chamar a atenção dos jovens, mostrar pra eles que existem outros livros tão bons quanto a saga crepusculo. Essa é minha maneira de ver, pode não ser a certa, mas temos que tentar ver o lado bom disso, os jovens estão lendo mais.

Cintiamylee 17/12/2011minha estante
Eu compreendo a sua indignação a respeito da Saga Crepúsculo ter citado Wuthering Heights, mas eu vejo de uma forma diferente.
Wuthering Heights voltou a ser best seller nos EUA por causa da Saga. Por causa desta série porpurinada, adolescentes - e muitos adultos também - estão recorrendo aos clássicos citados em toda a Saga: Romeu & Julieta, Orgulho e Preconceito, Razão e Sessibilidade, O Mercador de Veneza e Sonho de uma Noite de Verão. E há quem ainda ache ruim? Numa era onde a leitura de bons livros está cada vez mais escassa? Onde se é mais fácil esperar aparecer uma produção cinematográfica que, diga-se de passagem, por mais cara e bem feita que seja JAMAIS será igual ao livro?
Talvez essa indgninação toda venha do ciúme, de tantas pessoas lerem o vosso livro favorito e tu o queres só para ti. Normal. E bonito, até.
Mas, eu como professora, e amante da Literatura, rezo para que obras, como a Saga porporinada, por mais inferiores que sejam, que continuem a gerar novos leitores, pois é através da leitura que nos tornamos pessoas críticas, e é o que falta hoje em dia.

Rebeca 26/12/2011minha estante
Bem...gostei do livro. e como muitas pessoas aki disseram,eu só li pela saga, não porque é o livro favorito do casal, mas porque fiquei curiosa e essas resenhas o comentaram muito bem.
E só estou comentando a sua resenha, porque você realmente se acha.
Só porque é seu livro favorito outras pessoas não podem gostar, principalmente da fãns saga crepúsculo.

Roberta Barbosa 06/01/2012minha estante
Se você achou a adição à capa da Lua de papel um disparate dê uma olhada nisso: http://www.coolturenews.com.br/wp-content/uploads/2010/07/morrodosventosuivantes.jpg

Simonovitch 24/01/2012minha estante
Hilariante, uma das melhores resenhas que já li!, haha. Sem dúvidas a atitude da Lua de papel foi ridiculamente escrota, porém inteligente, claro.

Nayane.Civiero 07/02/2012minha estante
eu achei totalmente sem noção citar sobre Bella e Edward na capa, como se todos fossem comprar por causa disso, n importa se é o livro favorito deles!!

Flora 22/02/2012minha estante
Nossa, fiquei curiosa pra ler este livro agora! Tenho um aqui em casa de Brontë mas ele é em inglês com aquelas letras bem miudinhas e, acredito que ainda mais pela linguagem resbuscada, só consegui chegar no segundo capítulo. Mas lendo o Morro dos ventos uivantes em português talvez eu mude de ideia. Tenho interesse por livros clássicos, embora nem sempre os leia. Apesar disso levo comigo um grande ganho que foi ter conhecido os livros de machado de assis na minha adolescência =) depois dele, entendi porque os clássicos são clássicos- valem a pena ser lidos mesmo!
Obs: essa comparação com Bella e Edward foi triste. Não tem nem como comparar né? Não sei muito bem que editora é essa mas já caiu no meu conceito.

Brenda 01/03/2012minha estante
Em tese, a capa trazendo o nome de Bela e Edward até que foi uma boa ideia para ver se os fans de Crepúsculo, que dizem que o livro é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o, aprendem o que é um bom livro de verdade.
Por que nao aguento mais entrar em livraria procurando livro bom e encontrar vampiros nas vitrines.

Eu até gosto de Crepúsculo, mas convenhamos, existe muita diferença ente uma historia legalzinha e um livro realmente bom, com uma narrativa excelente. Daí temos que ficar apelando para resenhas na internet ja que os top-prateleiras das livrarias sao provenientes de modinhas e fanatismos.

Ah,O Morro dos Ventos Uivantes também é o livro predileto da Mia, do diário da princesa, interpretada por nada menos que Anne Hathaway.Por que nao colocaram isso na capa tambem? hahaha

rafa garcia 28/03/2012minha estante
' O meu ?O Morro dos Ventos Uivantes? é em capa dura, que imita um couro avermelhado, com floreios dourados na capa, lateral dourada. '
aaain, o meu também é assim e não troco por nada nesse mundo, orgulho dessa autora *_*

Débora 30/03/2012minha estante
Sim, sim, ótima resenha! O Morro dos Ventos Uivantes não é o meu favorito, mas, é um bom livro. Desnecessária a menção "O livro preferido de Bella e Edward", mas acho que chamou atenção dos fãs de Crepúsculo.

julia 04/06/2012minha estante
meyer ao citar o livro como sendo uma das leiruras mais instigantes da bella a meu ver o fez para que todos pudessem aprecia-lo como a propria autora provavelmente aprecia.
isso estimulou milhoes de mentes no mundo todo a ler essa obra.fato que prova o quanto nós leitores podemos ser influenciados pelos autores!
isso pode ser interpretado de forma positiva ou negativa.
fui a favor de sua citaçao no livro crepusculo mas sou contra a citaçao no proprio livro de Brönte realmente é meio absurdo querer comparar esses dsois universos tão diferente e claro mais real na obra de Brönte.
ainda sim,não quer dizer que eu não aprecie crepusculo.
então mesmo entendendo sua revolta e tendo gostado da resenha achei ofensivo a maneira que vc coloca as coisas.
quem lê crepusculo não tem nada na cabeça e quem gosta de classicos tem..?..tolice.

Gi 08/06/2012minha estante
MUUUUUUUUITO BOA A RESENHAA ! :D
Acredito que "O Morro dos Ventos Uiavantes" é um daqueles livros que ou você AMA , ou ODEIA, difícil um meio termo e impossível sair indiferente. É o meu preferido. já li umas onze vezes KKKKKKKKKKK

Ana Kyzzy 28/06/2012minha estante
Oi!
Foi por conta de sua resenha que tive coragem de ler este livro e só tenho a agradecer! Eu tinha um preconceito, achava que ele fosse massante e pesado, mas para mim foi, apesar de tenso, enérgico e emocionante. As narrativas, ora de Lockwood, ora de Nelly, constituem uma troca rica e envolvente, sem ser confusa.
E, ao meu ver, se existiu um vilão foi Catherine, que trocou um amor intenso por mimos de luxo e fez várias pessoas sofrerem com isso, inclusive ela própria.
Adorei o final!

Geovana 23/07/2012minha estante
Ótima resenha !
É um bom livro! A história é boa, e não é como as histórias batidas, dos livros atuais.
O único fato ruim - para mim - é que ele não me prendeu completamente , foi mais um livro para ler nas horas vagas.

André 08/10/2012minha estante
Resenha muito boa!

Entendo sua frustração com a história do Crepúsculo, mas veja por outro ponto de vista em como St. Meyer levou as palavras de Brontë a muitas outras pessoas que talvez passem a ler livros com mais conteúdo. (só pra constar eu li 3 dos 4 livros dela)

Com relação ao Morro dos Ventos Uivantes, sempre tive vontade de ler desde que descobri que a música do Angra com a letra citada no seu título pertencia a este livro ou estava a ele relacionada.

Comprei uma coletânea muito legal: "The Collected Novels of the Brontë Sisters" onde tem essa história e mais 5 (escritas pelas irmãs da Emily). Ainda não li nenhuma história delas, mas estão nas minhas futuras leituras, principalmente após ler sua resenha.

Obrigado pela resenha e parabéns!
Boas leituras,
André

Marina 11/10/2012minha estante
Gostei da resenha mas um pouco injusta com os fãs de Crepúsculo que leram Morro dos Ventos Uivantes por causa de Eclipse. Se despertaram interesse pela leitura desse livro que é ATEMPORAL pontos para Meyer. Eu o li faz pouco tempo -esse ano ainda mas não por mencionar em Eclipse. Mas porque eu tinha esse livro em casa há anos luz e nunca tive coragem de pegar e ler.
Pior foi minha frustração de que a edição que tinha aqui em casa além de ser um edição de bolso que conta a história resumidamente (!), ainda por cima estavam faltando páginas de tão velho que o livro estava. E ironicamente acabei por comprar a edição do Lua de Papel no Submarino para começar a ler porque era a mais barata. Mas essa edição é boa, com uma tradução agradável.
Se bem que o livro não é o preferido de Edward não - ele detesta o livro... só a Bella gosta dele...
Mas enfim, Morro dos Ventos Uivantes é Morro dos Ventos Uivantes, quanto mais pessoas lendo melhor.
Amoooo a história e já vi 5 versões diferentes de filmes... tenho uma relação de amor e ódio com Heathcliff.

Eduardo 04/11/2012minha estante
Sim, gostei sim da resenha, mas eu acho que voce deveria esplicar mais da história, um pouco do que acontece para dar aquele gostinho de "quero mais"
e com esse "quero mais", da uma sensaçao de que "tenho que ler esse livro" ou "tenho que assistir esse filme"
bom, concluindo: voce apenas deveria contar um pouco mais
a sua resenha foi muito boa mas aqui fica a minha dica
até+ e que essa minha dica possa melhorar suas resenhas

Wélida 06/11/2012minha estante
Adorei sua resenha... tinha esse livro comigo há tanto tempo e nunca tive incentivo para ler... então, me agarrei a ele e... ADOREI! Realmente é um livro atemporal... não parece ter sido escrito no século XIX... Super recomendo a leitura...

Marina 14/11/2012minha estante
gente, seja a edição que for, livro é livro... o interior dele não muda.

NEL 01/12/2012minha estante
"O Morro dos Ventos Uivantes" foi o primeiro entre tantos outros livros que já li. É o meu favorito!!! Tenho um exemplar dele, e já assisti as versões dos filmes, baseadas no livro, sem contar que gosto demais da música tema Wuthering Heights, interpretada pela cantora Kate Bush. Sempre vale a pena reler e reler...

Ingrid 26/12/2012minha estante
Amei, muito boa resenha!!!

Barbara 15/01/2013minha estante
você tem toda razão.. comprei o livro por que eu adoro a música da kate bush sobre o morro dos ventos uivantes. E quando estava pagando o vendedor disse pra mim: Esse livro não para mais de sair depois do Crepusculo. Me senti ofendida

Nati 01/02/2013minha estante
Muito boa sua resenha. Mas não acho um ponto negativo mais pessoas lerem ele por causa de crepúsculo. Eu o conheci através dos livros de meyer, li e gostei muito. O conteúdo do livro me fez reflete sobre várias coisas da minha vida e é um livro que volta e meia aparece nos meus pensamentos. Realmente tem um tema atemporal. Um livro que vale muito a pena ler.

Lory 03/02/2013minha estante
A única coisa que não entendi foi a necessidade de criticar a série Crepúsculo - sem uma crítica construtiva falando da história em si ou da forma como foi escrito o livro e sim, sobre o que o senso comum de algumas pessoas fala sobre o mesmo - sendo que disse no começo que gosta da série para depois falar sobre o livro em questão. É ótimo que façam uma edição dizendo que o favorito do casal de Crepúsculo por que fora o fato de ganharem dinheiro com isso de ser uma maneira comercial de levar o livro as pessoas, a obra ganha mais leitores, pessoas passam a conhecer o livro e gostarem de uma obra clássica com essa. Ou seja, apenas desnecessários os comentários para "chamar atenção" pra sua resenha.

03/02/2013minha estante
Amei a resenha!!! já li os livros da saga crepusculo e não tenho do que reclamar dele, mas concordo com a critica contra a editota lua de Papel. Meus parabéns!!!

Carol 17/02/2013minha estante
Achei completamente ridículo o fato da capa ter 'livro favorito de Bella e Edward' ela cita outros livros durante a saga...
E eu não consegui ler o morro dos ventos uivantes, tentei duas vezes e não deu...
Mas a resenha ta ótima, se eu não tivesse tentado depois de lê-la eu tentaria!!

Walaceboto 16/03/2013minha estante
Hoje pensei em compra esse livro ai quando eu encontrei com essa decrição na capa desistir de comprar.
Por um lado é bom pois ajuda os fãs de Crepusculo a lerem outra coisas, como esse clássico, como acontece nos filmes ou em outros livros.
Mas desitir pq achei muito comercial, e eu estaria lendo somente porque cita nos Livros da saga Crepusculo, sendo que eu nem li, não tem base para falar mal do livro.

Alessandra 28/03/2013minha estante
Não gosto muito da saga crepúsculo , não em encantou nenhum pouco um vampiro que não segue uma linhagem decente de vampiros verdadeiros , eu estou lendo morro dos ventos uivantes , e eu comprei esse que vem escrito que é o livro preferido da Bella , só comprei porque era o que mais caberia dentre o dinheiro que eu tinha (na verdade o dinheiro dos meus pais , pois só tenho 13 anos ), já mostrei para varias pessoas e elas só queriam ler porque era o livro preferido da bella , eu odiei isso , as pessoas não tem interesse nenhum ao livro e sim o interesse pelo o que a bella achou interessante , a proposito eles vão cair do cavalo , pois a linguagem é muito culta , até eu mesma que não sou acostumada estou relendo porque não entende muito , bem é só isso !

Greice 20/06/2013minha estante
Sem palavras, amei sua resenha! Parabéns! Tenho o livro, comecei a ler e abandonei antes de terminar o primeiro capítulo. Vou tentar retomar a leitura!

Renata CCS 27/06/2013minha estante

Kelli 11/07/2013minha estante
''É impossível ler esse livro sem que ele nos deixe profundamente marcados. Resumindo, é o meu predileto, sendo simplesmente perfeito e digno de inúmeras releituras. Os escritores e leitores atuais deveriam adotar ?O Morro dos Ventos Uivantes? como uma base para determinar se um livro é bom ou não, acho que ainda é possível aprender muito com Brönte. Isso só traria benefícios, uma vez que haveriam menos atentados oculares e mentais por meio dessas coisas mal acabadas e estruturadas que, atualmente, são os chamados ótimos livros.'' Concordo plenamente. Amei sua resenha e há tempos não via alguém falando desse livro dessa forma. Os últimos comentários e últimas resenhas que tenho visto sobre esse livro são: ''Parei de ler o livro na metade pois achei chato e sem sentido''. Isso me deixa com muita raiva, simplesmente pelo fato de que essas pessoas somente leram porque o livro foi citado em Crepúsculo. Na minha opinião, quem gosta de histórias como Crepúsculo, dificilmente irá gostar de uma obra assim, uma vez que é uma obra complexa e é escrita de uma maneira muito diferente de obras como Crepúsculo e seus derivados. Tudo bem não gostar desse livro, tudo bem ter uma opinião contra, mas eu acho que as pessoas deveriam ao menos ler o livro até o final e tentar entendê-lo. Eu li a saga Crepúsculo, até o fim, e somente depois disso me senti no direito de falar que não gostava, mas é pelo fato de que nunca fui fã de histórias que fantasiam demais e que criam romances impossíveis, como por exemplo, se apaixonar por vampiros etc. Enfim, parabéns pela resenha. O Morro dos ventos uivantes é o meu livro preferido e ainda não encontrei nenhum outro que possa mudar esse fato.

giosg 30/10/2013minha estante
eu achei uma injustiça colocar crepusculo na capa desse livro, q é um super classico e q eu amo! nao tem nada a ver uma coisa c a outra...

Priscila 25/11/2013minha estante
Concordo perfeitamente!

03/12/2013minha estante
Então, adorei sua resenha, sincera ao extremo e eu adoro isso ;)
Eu devo admitir que só li por causa da Bella, mas não me entenda mal, por favor! Quando li eu a saga crepúsculo fiquei curiosa com os livros de Jane Austen citados e O morro dos ventos uivantes também.
Quando eu passei na livraria achei essa versão que tem a informação que serve pra garotas sem cérebro lerem o livro e acharem que entendem -_- (triste verdade). Aí eu comprei e li e pensei: Heathcliff é demais e Bella Swan tem bom gosto pra livros (e aqui encerra o bom gosto dela :P).
De alguma maneira, eu achei o Hethcliff melhor que a Cathy. Não consegui ter pena dela ou algo do tipo, nem perdoar completamente. Achei o amor dele mais verdadeiro que o dela.

Angely 12/04/2014minha estante
Gostei de suas palavras com relação a editora lua de papel citar o Crepúsculo na capa do livro O Morro dos Ventos Uivantes, ótimo desabafo! Eu também não gosto destes chamados "mais vendidos". Parabéns pela resenha, também tenho como sendo um dos melhores livros já lidos, este clássico da literatura mundial, escrito por Emily Brontë.!

Allie 11/06/2014minha estante
" Os escritores e leitores atuais deveriam adotar ?O Morro dos Ventos Uivantes? como uma base para determinar se um livro é bom ou não, acho que ainda é possível aprender muito com Brönte. Isso só traria benefícios, uma vez que haveriam menos atentados oculares e mentais por meio dessas coisas mal acabadas e estruturadas que, atualmente, são os chamados ótimos livros."

Já que se diz tão boa e assídua leitora, deveria entender que não existe livros bons ou ruins, e sim livros com os quais você se identifica. Toda forma de leitura é válida. Você não é "melhor leitora" porque lê livros com linguagem mais complexa. Sorry. Acho ridícula essa mania de usar uma característica que deveria ser usual para ser notada. Resenha extremamente preconceituosa. =] Botão 'unlike', cadê?

kayena_koscky 01/12/2014minha estante
Cara, não. Nem lembre que Stephenie Meyer existe. Emily Brontë está em outro patamar. M.V.U. veio muito antes e nao tem absolutamente nada a ver com crepúsculo.
P.s.: resenha interessante

Eliete Oliveira 23/12/2014minha estante
Tenho o livro e realmente deixei de lado por achar que ele seria clichê devido a citação dele em Crepúsculo, mas depois de ler essa sua excelente resenha voltei a ter interesse nele, obrigado por ter salvado um livro do esquecimento.

Jéssica Sabino (Ayumi) 13/02/2015minha estante
Depois de ler essa resenha, a minha vontade de ler o livro apenas aumentou ^^

Parabéns!

Ana 18/02/2015minha estante
Digna de apluso sua resenha.Catherine foi pervesa com Heathcliff como ele a amou !

Andréia Cilene 25/02/2015minha estante
Vou começar a ler hoje, mas juro que quase desisti quando li "O livro preferido de Bella e Edward da série Crepúsculo". Só mantive a opinião de ler, por diversas pessoas terem me indicado. Tenho ele no guarda roupas há um tempo, mas sempre esqueci dele por ali... rsrs
Espero gostar.

Jossi 31/03/2015minha estante
Esse livro foi a minha primeira paixão literária, aos 13 anos de idade. Certo que, na época, eu li apenas uma edição "compacta e adaptada" da extinta Ediouro, para adolescentes. Mas chorei, chorei muito assim mesmo.
Anos depois comprei uma edição completa (ainda antiga, de 1984), e reli com o maior prazer. Esse livro é, como você diz, o clássico dos clássicos. Um dos melhores romances de amor de todos os tempos: mostra como o amor pode ser ao mesmo tempo, belo e sombrio, forte e frágil, lindo e doentio. Sim, Heathcliff parece meio doido aos olhos dos leitores... mas um doido por amor.
Incomparável esse clássico. Eu assisti todas os filmes e séries a respeito e Emily Brontë se tornou para mim, embora tenha escrito uma única obra, a referência máxima em literatura romântica.

Labrador 20/06/2015minha estante
Livro chatíssimo, parado, com um personagem principal antipático. Precisa mais?

Lucas 07/07/2015minha estante
Tu falas como soubesse de todas a magnificas cousas existentes. Vós que comentais aqui, não sabeis ao menos a estrutura de uma resenha ponto de elogia-la, A forma como compõe-se o teu texto é terrivelmente um réprobo. Não estou a discutir sobre tua opinião e sim a forma de tu redigires este teu texto. E ainda mais vou dizer sobre os variados comentários sem veracidade e que estes afirmam a excelência de tal resenha sem mesmo existir qualquer resenha.

Annie 26/07/2015minha estante
Eu ainda não terminei de ler o livro mas confesso que percebi um sofrimento no modo que a Bronte escreveu a história (eu tenho uma edição bilíngue) e me pus a pensar o que teria dado inspiração para ela escrever essa história em especial. Eu sinto que tem algo muito pessoal dela nas páginas do livro e uma coisa que sinto raiva é de as escolas não incentivarem a leitura de clássicos estrangeiros desse tipo.

Annie 26/07/2015minha estante
Ps.: para quem não sabe Sincope significa isso: perda dos sentidos devido à deficiência de irrigação sanguínea no encéfalo, ou seja...desmaio.

marianinha 24/04/2016minha estante
Infelizmente, a minha edição é essa que tem um selo que diz "O livro favorito de Bella e Edward da série crepúsculo". Como tenho raiva da capa deste livro! Mas com certeza, a história compensa o desgosto inicial!

deizinhaz 15/08/2016minha estante
Adorei a sua resenha ,este é meu livro favorito ,há anos!!

Amanda.Ferraraz 12/09/2016minha estante
confesso que no inicio este livro se tornou cansativo,pois como estava acostumada a ler livros "moderninhos" a escrita era bem mais facil do que os classicos como este,para me entender o livro eu tive que ler tres vezes e nao me arrependo.

Li 23/12/2016minha estante
Ótima resenha. Já li O morro dos ventos uivantes três vezes e cada vez que leio me encanto. É meu livro favorito, também acho pequeno descrever uma obra dessa magnitude apenas como o livro favorito de Edward e Bella. O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura mundial, Heathcliff e Catherine são um casal apaixonante e intrigante e a história de amor que eles vivem é mais forte do que o tempo.

Salomão N. 19/05/2017minha estante
A citação dessa tal editora Lua de papel é o exemplo Martin Claretiano de "como destruir um clássico".
Lamentável.

Nadja 22/01/2018minha estante
Senti toda a dor de Heathcliff. Nunca nenhum personagem homem foi tão profundo na minha pessoa.

Ana 21/04/2018minha estante
Eu não devo ter chegado nem na página 100 direito, sério. O jeito arrogante dos personagens e o amor (?) incompreensível que todos dizem haver entre Heathcliff e Catherine, mas que ao meu ver não se faz presente na história, foram os fatores primordiais que me fizeram desistir do livro. Onde que duas pessoas que "se amam" vão se casar com outras pessoas (Heathcliff e Isabela; Catherine e Edgar)??? Realmente, não entendo. Mas talvez a trama possa ficar mais emocionante após algumas páginas (que eu ainda não li, obviamente) o que eu acho meio difícil.

Cris 02/08/2020minha estante
A sua resenha é à altura do livro!!! Maravilhosa.

Su 05/08/2020minha estante
Alguém me ajuda a usar esse app por favor? Não sei usá-lo.

Ana Nery 05/10/2020minha estante
Amo este livro. É daqueles que conseguem te tirar do lugar e te transportar para onde estão as personagens. Você lê e a cada página fica sem fôlego.

Amanda 26/10/2020minha estante
não ridicularize nada, principalmente livros. cada um tem seu gosto, e tudo bem. mas menosprezar uma obra, eh muito falta de empatia. muitas pessoas começaram a entrar no universo literário através de crepúsculo (e esse foi meu caso). amo demais essa obra, e fico muito grata, pois depois de 18 anos sem sequer ter lido um livro, devorei a saga inteira de crepúsculo, e estou começando a entrar em novas aventuras.

Miguel 05/11/2020minha estante
Comecei a ler sua resenha desprentensioso até que em um certo momento achei que não ia acabar mais de ler.
Amei a resenha e amei ainda mais o deboche com crepúsculo hahahaha

Amanda 06/11/2020minha estante
Poxa May, entendo sua posição crítica com relação à ?clássico maculado pelos fãs desmiolados de Eclipse? mas penso um pouquinho diferente. Sabe, eu sempre tive contato com textos, livros e filmes clássicos por conta da minha avó, mas infelizmente muitos jovens não tem essa presença em vida e, de que outra forma teriam acesso aos clássicos se não através de filmes/séries/livros/novelas feitos para sua geração? Acho extremamente valido e importante que esses ?novos produtos? enalteçam e façam referência aos clássicos, para instigar os jovens a, também, conhecerem esse universo. Ler um clássico abre portas para descobrir o universo de livros clássicos e qual é o problema se a indicação vier, não de sua avó, mas de um filme adolescente? Afinal, o que importa é que os clássicos vivam para sempre e, como fazer isso se as gerações futuras não tiverem conhecimento deles? Beijo!

Marcia 10/12/2020minha estante
Um clássico!

Caio Gouveia 13/01/2021minha estante
Hahaha adorei a menção à música da Kate Bush!

entusiart 19/03/2021minha estante
eu adquiri esse livro em um sebo, a versão que tenho é a da capa de lua de papel com a propaganda de Crepúsculo, o que achei meio patético, mas que certamente atrairá os fãs da saga. a capa não importa tanto quanto o conteúdo, o livro em si é magnífico.

Martinha 22/04/2021minha estante
Eu comecei a ler "O morro dos ventos uivantes", é um pouco complicado no começo, mas estou amando ??

Sirqueira 28/04/2021minha estante
Vou iniciar essa leitura amanhã ?

Adrielle 18/05/2021minha estante
Eu comprei o livro e nem sabia que era o favorito da Bela, mas é maravilhoso o livro não tem como não gostar

Dominique 29/05/2021minha estante
Esse livro tem algo sobrenatural ou ocultismo?!

13/07/2021minha estante
Amei a resenha haha

Nono 21/07/2021minha estante
Gente, nem sabia que O Morro dos Ventos Uivantes era citado em Crepúsculo kkkkkkk

Vespa 03/08/2021minha estante
SIIIIIIMMMMMM

Odete 10/08/2021minha estante
Achei de difícil leitura, confuso, certamente devido à tradução da edição também. Não foi o de capa dura.

Alessandra 15/08/2021minha estante
@mayfurlan Fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro. E ... Sem palavras ... Seu livro deve ser muito lindo mesmo!

Juliaa 10/09/2021minha estante
Como faço pra lê o livro nesse app?

Pittspin 20/09/2021minha estante
Muito bom seu comentário.A minha preocupação .agora que quero ler mais e mais .acompanho vários canais de indicação .

Arkhenathius 14/10/2021minha estante
Perdoar o casal? Algo me diz que meu coração é frio como o iceberg que afundou o titanic. Não consigo perdoar a imaturidade da primeira Catherine e sua atitude mimada e egoísta. A palavra que quero usar me falta agora, mas catherine só despertou minha piedade em um único momento do livro. Por sinal, no início. Heathcliff... misericórdia. É outro que não consigo deixar de achar um legítimo babaca. Por todas as atitudes tomadas e a forma como ele decidiu lidar com a filha da mulher que amava.... meu deus. Esse... não terá meu perdão a menos que ocorra um milagra até que o livro acabe. (Sim, ainda não terminei e nunca sofri tanto lendo um livro. A ingenuidade de alguns personagens dói demais. Além da conta. Socorro.)

Cristina.Amaral 25/10/2021minha estante
Eu só digo uma coisa... Se eu fosse Catharine, voltaria do inferno pra desgraçar Heathcliff pelo que fez a filha dela. Eu passei o livro todo desejando que ele sofresse. Nem mesmo a infância dele justifica o quão monstro que ele virou.

g i o 05/11/2021minha estante
saí depressiva, não tava emocionalmente preparada pra esse final e em algum momento odiei tds os pesonagens

João Oliveira 06/11/2021minha estante
Que resenha maravilhosa! Eu ri do caso dentucinho, aposto que os Crepusculers não te amam tanto. Enfim, esse livro é um dos meus preciosos! Depois dele, nunca mais larguei os clássicos. Só não o amo mais que Jane Eyre.

Bru 24/12/2021minha estante
Quando as li as duas primeiras linhas da resenha, que basicamente fala, que é fácil escrever resenhas sobre livros que não te agradaram, fiquei indignada rsrs, pensando como alguém poderia não amar essa obra, visto que eu já nas primeiras páginas fiquei absurdamente impactada... Mas, passado o momento de leitura prévia do seu comentário, entendi a razão muito justa, diga-se de passagem, para as 774 curtidas e as outras que ainda virão com toda certeza. Um dos comentários mais inteligentes e completos sobre o livro, razão pela qual registro aqui a minha admiração e surpresa pela ótima resenha que encanta os olhos e o coração de quem lê.

Camila 30/01/2022minha estante
Foi a melhor resenhar deste livro que já li

Gabiê Zomg 10/02/2022minha estante
E essa raiva e ciúmes todo por causa de livro/banda? Kkkkkk
Eu acho interessante terem colocado esse lance de ser o favorito dos vampiros, porque instiga a vontade da leitura em adolescentes e jovens adultos para esse clássicos não vejo mal algum e não fico ofendida. Até porque ambos os livros são diferentes, apesar de falar sobre relações abusivas floreadas e romantizadas. Né não?

Júlia 13/02/2022minha estante
História fascinante, meu favorito ate hoje!! Todo o ódio entre as famílias me gerava uma aflição e agonia IMENSA, e me fez querer ainda mais saber onde aquilo iria terminar. Ainda pretendo reler. ??

Bia 16/02/2022minha estante
Onde Clico pra ler

Lívia 21/02/2022minha estante
Amei demais O Morro dos Ventos Uivantes

Ana Lucia F. Silva 01/03/2022minha estante
Li o morro por ser considerado um clássico, e como tal, já estava esperando uma escrita rebuscada e enfadonha. Mas não gostei da história ser chamada de história de amor. É uma história de ciúmes, rancor, crueldade, vingança. A história de 2 pessoas que não souberam ser felizes juntos ou separados. É tudo que uma história de amor não deve ser. Personagens egoístas, arrogantes, mimados, infelizes e recalcados. Mas eu entendo ser considerado um clássico.

Louise 02/03/2022minha estante
Me deixou curiosa para ler o livro agora.....

Ana 21/03/2022minha estante
Não nego que iniciei a leitura pensando o que esse livro teria demais, sendo tão citado em crepúsculo (lia na época) quando comprei sem muitas expectativas, nessa mesma capa da foto, me vi apaixonada pela obra sendo até hoje meu livro preferido, assim deixando crepúsculo no chinelo para mim.

Felipe.Junior 11/04/2022minha estante
Eu achei o livro bom, geralmente eu n procuro saber nada em relação a história antes de ler, até o meio do livro é bastante arrastado, mas acho que isso ocorre até o leitor entender q não se trata de amor romântico, é triste e até mesmo sádico como as relações são mantidas, no fim eu gostei

aellenbrito 11/08/2022minha estante
Muitos anos se passaram, e me pergunto se sua visão quanto as críticas a Crepúsculo e leitores adolescentes mudaram
Hoje, pelo menos, acho inegável o impacto que Crepúsculo tem deixado na nova geração de vampiros e graças a livros teens muitos jovens tem se interessado pelos clássicos
Atualmente temos diversas plataformas onde falam sobre livros, trocam recomendações entre si e isso é extremamente positivo (principalmente em tempos de pandemia, onde muitos tem apresentado problemas em ler e escrever em sala de aula)
Porém, Crepúsculo e adolescentes não são o foco aqui, então vamos falar do livro em si:

Com certeza também ganhou um espaço no meu coração de fã de romances clássicos. O Heathcliff, apesar de todos os seus problemas, é um personagem bastante marcante e em vários momentos passei pano pra algumas das atitudes dele

Lua 21/08/2022minha estante
Me sinto representada!!

Camargo 13/12/2022minha estante
Li a resenha toda e ainda não entendi o problema de terem citado crepúsculo,essa galera muito culta tem que relaxar um pouco,talvez não saibam,mas é assim que se desperta o interesse dos mais jovens por literatura clássica,talvez as mentes cultas devam se abrir mais pra toda diversidade que existe. Ninguém nasce lendo Shakespeare.
Espero que 11 anos depois sua cabeça tenha mudado ?

Lívia 15/01/2023minha estante
Que gosto é esse que os leitores de clássicos tem em citar crepúsculo? (Piada ok) Inclusive, achei a leitura tão fácil desse clássico (talvez por que já li alguns mais complicados). Eu nem sabia desse rolê com crepúsculo aliás. Outra, o livro é bom mesmo e concordo com o que disse, mas não sei por que ficar diminuindo outras leituras sempre que vão citar um livro (não li crepúsculo e nem quero) Acho que é bom citarem esse tipo de coisa na capa já que podem fazer adolencentes se interessarem pela obra.

Adalberto11 10/05/2023minha estante
Nossa... Adorei sua resenha, nota 10! Li esse livro recentemente, e apesar desse amor conturbado, gostei bastante do livro.

clarfz:) 21/05/2023minha estante
Comprei o livro a mais ou menos 1 ano em uma livraria por um preço muito bom, mas já com a capa citando os personagens da Meyer, foi a segunda saga que eu conclui mas como tinha lido muitos livros depois acabei perdendo a graça na saga de Meyer e acabei deixando o Morro Dos Ventos Uivantes com medo dele ser o mesmo que Crepúsculo, hoje decidi a começar o livro e a sua resenha só me estimulou a realmente iniciar a leitura, obrigada!

Lary.v 01/08/2023minha estante
Em vez de cair da cadeira, vc deveria ficar feliz que adolescentes estão sendo estimulados a ler clássicos tão bom. Alguns "descobrem" e tem o primeiro contato a partir daí. Fica a dica

Flá Sobral 06/08/2023minha estante
Meu livro preferido, tenho esta edição da Darkside, mas se fosse para escolher algo mais clássico iria preferir, considerei a arte mto moderna, não combinou.
Desconheço esta citação em uma capa dele - Ainda bem! Não precisei passar este desconforto kkkk
Porém o final eu não gostei mto, não sei se outras edições a tradução é a mesma, mas parecia que os dois últimos capítulos foi escrito por outra pessoa, simplesmente perdeu o ritmo e me deu certa estranheza, mesmo entregando o fim, o qual os acontecimentos sim, eu aprovo, mas não como foi escrito.
Ainda não existiu um livro de supere este na minha vida, talvez nunca exista, e depois dele descobri minha preferência por dark hand, seria a Emily a abrir as portas para coisas nebulosas? Rsrs

Manuzita_RB 07/08/2023minha estante
Adorei a resenha, e me identifico com você, também sou fascinada por Heathcliff! Esse livro também é um dos meus favoritos.

LetAcia972 23/09/2023minha estante
sinceramente eu demorei horrores pra ler esse livro você tem que tá bem mergulhada na viagem dele se não você viaja total, mas sabe da uma raiva, um ódio dos personagens que sei lá você não consegue nem respirar

Pittspin 24/09/2023minha estante
Concordo plenamente, porém ainda preciso me preparar para poder ler os clássicos ..já li vou fazer a releitura.Tambem sou muito fã da banda Muse..parabéns...

Pittspin 24/09/2023minha estante

JR 21/10/2023minha estante
Parece que essa resenha mexeu com a memória afetiva de muitas adolescentes kkkkkk

Gabi 29/11/2023minha estante
Adorei a sua resenha e até passei a gostar mais do livro por causa da sua resenha. Foi uma leitura arrastada, mas não gosto de abandonar leitura. Fui até o fim!

heyyo.lala 12/12/2023minha estante
eu como fã da saga da mayer ainda concord com vc, muitas amigas minhas compraram o morro dos ventos uivantes por causa da menção e quando foram ler ou disseram que amaram mas não entenderam nada do livro ou colocaram 1001 defeitos na escrita por apenas lerem livros modernos e não serem acostumadas com a linguagem usada. a única pessoa que leu o livro e soube apreciar comigo foi minha vó, que agora com os meus 18 anos ela está lendo novamente comigo. por isso, quando eu era pequena comecei a ler clássicos para saber apreciar e entender a mensagem que eles passam, antes de tornar meu cérebro sem um entendimento de vocabulário

Rafaela 27/01/2024minha estante
Minha senhora, desculpe a rudeza da palavra, mas você é uma chata de galochas, viu. Misericórdia. Que mediocridade disfarçada nessa resenha. Espero que você tenha evoluído criticamente nesses 14 anos, pq zombar pessoas por seus gostos já tá bastante ultrapassado

Renata930 04/04/2024minha estante
Esse livro é muito ruim.

@aprendilendo_ 03/01/2021

Resenha de O Morro dos Ventos Uivantes
Considerado um dos grandes romances de todos os tempos, Morros dos Ventos Uivantes conta a dramática história de duas famílias e as consequências de um amor catastrófico. Na trama, após o patriarca da família Earnshaw voltar de uma viagem a negócios com um filho adotivo, acompanhamos a história de como o garoto, Heathcliff, se apaixonará perdidamente por sua irmã adotiva, Catherine. O enredo, no entanto, estende-se por duas gerações quando outros personagens, a família Linton, entram em cena e mudam os planos do casal protagonista.

De início, com uma ambientação bucólica, a qual traz consigo uma eminente sensação de solidão e contraste com o movimento urbano dos dias de hoje, a autora consegue, desde as primeiras páginas, criar a sensação tão característica da literatura gótica. Estamos falando de uma forte melancolia, carregada de cores pasteis e personagens melodramáticos. Nesse contexto, o desenvolver da história, o qual naturalmente corre mais devagar e se empenha em gerar uma crescente sensação de que algo está por vir, tem para si um forte elemento de expectativa sendo criada no decorrer dos capítulos. Expectativa essa a qual não é frustrada. Afinal, com um ótimo uso da personalidade humana e da imprevisibilidade, a escritora, Emily Brontë, administra uma série de momentos chave, os quais, apesar de nenhum atingir um ápice em si, dão um fôlego de novidade e mudança de planos capazes de prender o leitor até o fim.

No tanger dos fatos, o grande destaque da obra está na construção de cada personagem. Sem, em momento algum, romantizar qualquer atitude dos indivíduos, a autora gera uma alta gama de defeitos de personalidade em face de uma vida sofrida, seja ela causada por ciúmes, seja por vingança. Almas carregadas de rancor e atitudes deploráveis levam a trama, com passos vagarosos, para uma jornada de reflexão sobre os problemas de um amor deturpado e uma ferida a qual nunca se fechou. Tudo isso, através da sagaz narrativa de Nelly Dean e Lockwood, personagens os quais destoam do ambiente denso por conta de seu carisma e bom humor. Dessa forma, ao criar figuras narradoras as quais são quase opostas das narradas, Brontë consegue tirar os excessos de melodrama da história com alguns bons momentos de descontração, protegendo, dessa forma, o leitor de um livro exageradamente doloroso e triste.

O Morro dos ventos Uivantes é uma obra com elementos únicos, repleto de imprevisibilidades e uma amarga profundidade de personagens. Portanto, mesmo com um desenvolver de trama vagaroso, o livro traz consigo uma rara experiência a qual facilmente explica sua fama e tamanho na literatura mundial.

Nota:8.6
Instagram: @aprendilendo_
Edu021 03/01/2021minha estante
Já eu não gostei muito, foi minha pior leitura de 2020. Rsrsrs

Gisele 03/01/2021minha estante
Tô com esse livro encalhado na minha estante.

Gisele 03/01/2021minha estante
Acho que tô esperando a vibe de começar essa leitura

Vanessa 03/01/2021minha estante
Edu comigo foi a mesma coisa, eu acho que devo ter lido o livro muitoooo errado, pq várias pessoas já me falaram que é melhor ?romance? que a mesma já leio, e eu fico GENTEEEE QUE ROMANCE? Quase todos os personagens passam o livro todo disseminando ódio alheio. Sla pior livro clássico que eu li em 2020

Beatriz2371 03/01/2021minha estante
Eu amo esse livro ... Tenho na minha coleção e já li várias vezes ??

Carol Passinho 03/01/2021minha estante
Eu gostei muito desse livro, achei o final maravilhoso. Mas confesso que nunca senti tanto ódio de um personagem quanto senti do Heathcliff ?

@aprendilendo_ 03/01/2021minha estante
Kkkkkkk, eu entendo o pessoal que não gostou. Como eu digo, é um livro com desenvolvimento lento e ele sai completamente do padrão dos romances atuais. Na verdade, se encaixa muito mais como um drama de estudo de personagem, detestei o casal protagonista, acho que essa raiva gerada também é característica de um bom livro.

Polly Fariias 03/01/2021minha estante
Que livro meus amigos, que livro fantástico. ? deem mais uma chance a ele. ???

Polly Fariias 03/01/2021minha estante
Eu acho essa capa linda ?

Thiago 04/01/2021minha estante
Um ótimo livro !!!

Reb | @rebpinheiro 04/01/2021minha estante
Muitos consideram esse livro uma grande história de amor, para mim, é uma história de uma paixão doentia. Mas isso não tira a beleza do livro. Muito pelo contrário, deixa-o mais fantástico ainda!! As personagens são muito bem elaboradas! É um livro muito denso, pesado... Eu gostei!

@aprendilendo_ 05/01/2021minha estante
Concordo com você, Rebeca. É um livro sobre a idolatria humana pelo próprio ser humano. Não tem como uma obra dessas ser sútil em si, por isso entendo as pessoas com um gosto por narrativas mais amenas não gostarem tanto.

null 15/03/2023minha estante
Pior leitura da vida sem dúvida .

Michele 10/05/2020

O que mais nos assombra?
"O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Brontë, foi um livro que me inspirou a pensar no quanto somos responsáveis por tornar nosso entorno agradável ou infernal.
A trama apresenta o amor/desamor entre Heathcliff e Catherine, as mágoas que o primeiro fica remoendo em vista de ter sido hostilizado por seu irmão adotivo e desprezado por sua amada e sua subsequente vingança baseada na criação de seus descendentes a fim de recriar os mesmos tipos de laços de preconceito por que ele passou.
Fiquei surpreendida com a forma como o enredo se desenvolve, um jeito diferente de contar uma história de amor, sem idealizações, sem romantismos, em que os personagens permitem revelar sua verdadeira essência, sempre mais maligna do que as aparências permitem.
Além disso, uma névoa de terror se apresenta na forma de fantasmas e na essência demoníaca de Heathcliff, servindo principalmente para lembrar que são os vivos e não os mortos que assombram e aterrorizam uns aos outros.
pérola.books 06/10/2020minha estante
Oi, queria saber se o livro tem as páginas amareladas?

Nina 08/10/2020minha estante
Amei sua resenha. Me interessei.

Michele 08/10/2020minha estante
Obrigada! :)

Esther Andrade 23/01/2021minha estante
Não poderia ter resenha melhor que essa??

carlatslv 08/02/2021minha estante
essa resenha>>>>

Clio0 28/10/2023

O Morro dos Ventos Uivantes compete com Romeu e Julieta como a maior história de amor de todos os tempos... e devido à algumas espertas jogadas de Marketing, muitos acreditam que se trata de uma história romântica açucarada, típica da escrita regencial. Ledo engano, Brontë era adepta do Gótico Romântico e sua história traz a máxima de tal escola: o horror.

Heathcliff e Cathy são arquétipos do amor impossível e, portanto, idealizado. O entrave de seus sonhos acarreta uma série de decisões rancorosas e vingativas que levam a um desenvolvimento dramático e, em alguns momentos, fúnebres.

Normalmente, menciona-se apenas o personagem principal como detentor de um amor possessivo, mas Cathy é sua igual. Ambos são incapazes de aceitar os revezes de suas vidas, e mantém um ao outro em uma rede de ciúmes e gestos tresloucados que vão da ruína ao suicídio.

É possível sentir o desespero aos chamados de "Cathy! Cathy!" e a depressão em "lânguidos" e "pálidos". São atos por atos mostrando como o amor deixa de ser algo edificante para se tornar o algoz da história.

Quanto ao leitor, esse permanece preso as páginas como alguém incapaz de desviar os olhos de uma cena de desastre.

Recomendo.
Yanne0 28/10/2023minha estante
Ótima resenha ?

Wagner Fernandes 28/10/2023minha estante
A música de Kate Bush descreve bem essa paranoia. Romance? Coisa nenhuma! Horror.

Amanda 28/10/2023minha estante
Ótima resenha. É um dos meus livros favoritos.

preta velha 28/10/2023minha estante
excelente texto! este foi um dos primeiros livros que li.

Niconi 28/10/2023minha estante
Adoro este livro. Ele é tudo, menos uma história de amor convencional kk? lembro que tomei um susto na primeira vez que li.

Neandra1 02/11/2023minha estante
Ganhei de aniversário e estava enrolando, agora estou ansiosa para ler.

I'mEdraNorr 31/01/2024minha estante
gostei da forma que você avaliou o livro, mas dizer que O morro dos ventos uivantes compete com Romeu e Julieta é ultraje ?

Maygeek7 06/03/2021

Basicamente todo mundo sofre por algum tipo de amor.
Apesar de contar a história de um amor que chega a ser mais forte que a morte, O Morro dos Ventos Uivantes é principalmente sobre vingança.
Um romance de amor e tragédia. Trama bem elaborada e complexa. Nada clichê que é algo raro hoje em dia. Realmente um livro clássico de respeito, Estava doida pra saber o final.

?Não sei de que nossas almas são constituídas, mas a dele e a minha são iguais.?
Mel 07/03/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso

Renata CCS 11/07/2013

“(...) O mundo inteiro é uma terrível coleção de testemunhos de que um dia ela realmente existiu e a perdi para sempre!” (Heathcliff)

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES é um clássico, ou seja, foi eternizado como uma obra atemporal. Como falar de um clássico? Vou tentar colocar minhas impressões sem a influência do grande número de pessoas que falam bem (ou mal) do livro.

Ainda não tive a oportunidade de ler outro livro que pudesse contar uma história capaz de mesclar amor e ódio de forma tão intensa quanto Emily Brontë: são tantos sentimentos fortes que os personagens quase saltam das páginas, e são capazes de nos comover tanto pelas suas virtudes quanto por seus pecados. É uma história de amor agressiva sim, mas meche muito com o leitor porque, em minha humilde opinião, é o retrato da realidade de que ninguém é totalmente bom ou ruim: temos estes dois “lados” dentro de nós que se mostram em maior ou menor grau dependendo da situação. Mas o livro não é sobre certo ou errado, o bem ou o mal, mas é essencialmente sobre o quão longe você está disposto a ir para conseguir o que quer, e é exatamente por isso que o livro é genial: não temos a quem amar e não temos a quem odiar, pois ficamos constantemente indo e voltando nas emoções intensas da narrativa.

O livro conta a história – e desgraça – das famílias Earnshaw e Linton, que após a adoção de um jovem filho de ciganos pelo patriarca da família Earnshaw, tem suas vidas gradativamente modificadas. Grande parte da narrativa é feita pela governanta da família, a senhora Ellen Dean (Nelly), que recebe um inquilino em uma das casas de Heathcliff (o cigano adotado que consegue tomar para si todas as posses da família) e resolve lhe contar a saga de Catherine e de seu patrão.

Tudo começa com a chegada do órfão, o cigano já mencionado, trazido pelo senhor Earnshaw ao Morro dos Ventos Uivantes, nome do lugar onde a família Earnshaw morava. Batizado de Heathcliff, o garoto passou a morar e ser criado como um filho juntamente com Hindley e Cathy. Hindley tinha verdadeira aversão do Heathcliff e não tardou a tirá-lo de dentro de casa quando os pais morreram, e é quando passa a ser tratado como um criado da família. Cathy, além de melhor amiga do pequeno cigano, acaba por se apaixonar por ele. Rica e mimada, de temperamento alegre e selvagem, Cathy não se entrega a esta paixão por não achar Heathcliff digno de ser seu marido, por ser órfão, pobre e maltrapilho. Ela acaba por optar por uma vida de conforto e luxo, ao lado de Edgar Linton, seu vizinho que mora na Granja do Tordo, rico, educado e muito bonito. Isso gera raiva em Heathcliff, que sai em busca de riquezas para ter uma chance de casar com Catherine, mas quando volta e ela já está casada, torna-se um carrasco, pronto para se vingar e acabar com a paz e felicidade de todos, que de alguma forma, tiraram isso dele.

Heathcliff é um personagem capaz de despertar no leitor amor e ódio, simultaneamente. Por mais maldoso que ele seja não conseguimos desprezá-lo. Queremos que ele seja feliz. Oscilamos entre a raiva e o encantamento pelo personagem. Mas eu vou logo avisando que é melhor se preparar antes de ler este livro: há muito rancor, medo, angústia, vingança, maldade e todos os sentimentos mais sombrios que possam existir no coração humano. A narrativa do livro é densa. Os primeiros capítulos, para mim, foram uma verdadeira prova de fogo, pois exigiram paciência para me acostumar com a forma de enredo e com o estilo da escritora.

Entendi porque O MORRO DOS VENTOS UIVANTES divide seus leitores em dois grupos extremos: os que amam e os que odeiam a obra. Não é um romance comum porque não é uma história de amor inocente e contida. Ele é um romance extremista, animalesco, com o amor e o ódio o tempo todo se confrontando. Para mim é um livro maravilhoso, diferente de tudo que já li, mesmo que ele tenha feito com que eu gostasse de um personagem tão cruel. Mas foi lido no momento certo e com a devida paciência e maturidade que a obra pede.

De uma forma ou de outra, um clássico é sempre um clássico, e nunca é perda de tempo. Leia sabendo que você pode até não gostar, mas com a certeza de que ele vai te marcar como a história de amor mais diferente que você já leu.
Monica 27/02/2013minha estante
É realmente um livro muito diferente de tudo que já li. Confesso que não sou muito fã de clássicos, mas foi completamente diferente com este livro. Peguei e não consegui mais largar.

01/03/2013minha estante
Renata danada, as sua resenhas vou lendo aos pouco.Li esta sobre O Morro dos Ventos Uivantes, simplesmente me arepiei.Vc tem uma maneira simples, digamos até muito honesta e pessoal de descrever sobre um livro.Tenho este clássico e agora estou louca para lê-lo, mais agora devido a maneira como vc narrou a história, me encantou totalment.Que maravilha que agora somos amigas, beijocas!

Renata CCS 01/03/2013minha estante
Olá Sú querida! Sempre simpática!! Muito obrigada pelos elogios. Eu tento passar não apenas uma visão geral da história, mas tb as impressões pessoais que obtive da obra. Fico feliz em saber que consegui um pouco. Grande abraço!

Milena 03/03/2013minha estante
Que resenha incrível !!

Renata CCS 04/03/2013minha estante
Obrigada Milena, que bom que vc gostou. Adorei este livro e tentei demonstrar isto em palavras. Espero que tenha conseguido passar um pouquinho do meu encanto através da resenha. Um abraço!

Joy 07/03/2013minha estante
Adorei a sua resenha! O livro está na minha lista de metas para 2013 e fiquei com mais vontade ainda de ler.

Renata CCS 08/03/2013minha estante
Obrigada Joy, fico feliz que tenha gostado. Com certeza vc vai gostar muito deste livro. Um abraço.

Lua 13/03/2013minha estante
Não sei como ainda não li esse livro, mas estou louca pra ler... Adorei a resenha!

VICKY 14/03/2013minha estante
Uma resenha que gostaria de ter escrito para um livro que gostaria de ter escrito... apaixonada, instigante! Adorei!

Renata CCS 14/03/2013minha estante
Obrigada Vicky pelo comentário que gostaria de ter escrito (rs).

Raissa 21/03/2013minha estante
UAU! que resenha dez! Eu já li O Morro... mas não pensava nele dessa forma... dá para refletir e até entender melhor os personagens (o Heathcliff principalmente) depois de ler o que você escreveu. Gostei muito !!

Renata CCS 22/03/2013minha estante
Olá Raissa, obrigada pelas gentis palavras. A história realmente me conquistou.

Thamara 12/04/2013minha estante
Fico muito feliz que meu livro preferido tenha uma resenha ótima como essa! Eu mesmo estou preparando a minha sobre esse clássico e muitas coisas que você escreveu refletem exatamente os meus pensamentos. Esse livro é denso, profundo e emocionalmente caótico e requer muita maturidade para entendê-lo. Um belo presente que Emily Brontë nos deixou! Adorei a sua resenha!

Renata CCS 12/04/2013minha estante
Olá Thamara, obrigada pelo seu comentário, fico feliz que tenha gostado e por termos esta bela obra como uma paixão em comum. Um abraço.

Mari@ Fernand@ 17/04/2013minha estante
Que resenha linda! Adorei e concordo com cada palavra sua! O livro é apaixonante mesmo!

Dadá 17/04/2013minha estante
Assim como a maioria das admiradoras desta obra, tenho uma relação de amor e ódio com Heathcliff. Acho que sua resenha expressou muito do que sinto em relação a ela e a toda a obra. Muito bem escrita! Parabéns por conseguir colocar sentimentos em palavras!

Maria Luísa 17/04/2013minha estante
Emily Brontë revelou nas páginas da sua obra-prima uma criatura explosiva, que está além do seu tempo e das suas concepções morais. O amor é retratado à flor da pele (e do ódio), na sua mais pura e selvagem concepção, descrito em páginas de atmosfera arrebatadora, onde a crueldade humana é relatada de forma explícita, debatendo-se com a sensualidade e os sentimentos, feita pelos traumas e pelo desejo da vingança, entre momentos ternos ou de pura violência cotidiana. Como você bem colocou em sua irretocável resenha, é um romance extremista, com sentimentos que se confrontam todo o tempo. Uma leitura única e desafiante.

Renata CCS 17/04/2013minha estante
Obrigada Maria Fernanda, Danuza e Maria Luísa pelos gentis comentários! Resta a mim dizer apenas que O Morro dos Ventos Uivantes é inesquecível, marcante. Entendo a paixão de vocês. Abraços.

Regente Deo 25/04/2013minha estante
Uma história de amor é contada por trás de um clima sombrio de tantas desavenças e vinganças, o que talvez é um dos pontos mais marcantes do romance de Emily: essa mistura do amor com o sombrio. Os personagens principais são maliciosos, perversos, mas se rendem ao amor que os une, ao menos quando é extremo. O romance jamais é concretizado com um relacionamento sexual ou ao menos um beijo e por isto ele é tão arrebatador. Uma história comovente que vale a pena ser lida e relida.
Doloroso e inesquecível.
Parabéns pela ótima resenha.

Mona 25/04/2013minha estante
Com apenas um livro publicado, Emily Brontë conseguiu fazer o que poucos escritores conseguiram: uma história inesquecível e bem estruturada.

Jayme 26/04/2013minha estante
Um livro que desperta sentimentos extremos, o ódio ou a adoração, prende o leitor de um jeito diferente: ele não nos remete a sentir afeto ou simpatia pelos personagens, porém leva-nos a adorar a história. De muitas maneiras, é um anti-romance, uma co-evolução de uma história que une magistralmente todos os efeitos que despertam interesse em quem lê, e surpreende por ser uma obra genial, tão a frente do tempo que foi escrita.

Aline 08/05/2013minha estante
Sou do grupo que amou o romance e me assustei quando me vi apaixonada por o personagem Heathcliff :/

Helder 07/07/2013minha estante
Resenha perfeita. Este livro é exatamente o que vc descreve. Um maremoto de sentimentos contraditórios. Uma obra de arte. E o que acho mais incrível é que Emily Bronte era uma menina interiorana que a principio não devia ter grande experiência de vida. Me pergunto sempre de onde terá vindo a capacidade de criar diálogos tão ácidos e cruéis??

Renata CCS 12/07/2013minha estante
É verdade Helder, a intensidade emocional dessa obra acabou gerando rumores de que não poderia ter sido escrita por uma mulher, e muito menos por uma mulher com a experiência limitada de Brontë. Mas creio que foram as limitações de sua juventude a maior responsável pelo surgimento do livro: ela descobriu a beleza da solidão, projetou seus estados emotivos, seus sonhos e devaneios. A necessidade dela em explorar as profundezas da paixão humana e das emoções se sobrepôs às convenções morais e sociais de sua época.

sonia 28/10/2013minha estante
Para mim esta é uma história forte, dessas que só pode ocorrer em personagens que ficam isolados do mundo, presos em uma realidade particular - impossível imaginar uma situaçao como esta a se sustentar em um mundo atual`. Muito bem escrito.

tiana.batista1 06/02/2015minha estante
Li esse livro faz algum tempo e adorei o romance,tanto que já li mais de uma vez,estória muito linda muito intensa ....adorei as resenhas acima ,pena que não consigo escrever bem ,apesar de ler muito não sei escrever muito bem...

Giulipédia 30/10/2020

O que um lar sem empatia pode fazer ao ser humano?
A história começa com a chegada do Sr. Lockwood, novo inquilino que irá morar na Granja da Cruz do Tordo. Esse senhor agradável logo se depara com seu senhorio, Sr. Heathcliff, um homem grosso e de temperamento duvidoso que deixa intrigado o homem, por ter tal comportamento e atitudes rudes perante certas situações, a curiosidade de Sr. Lockwood é ainda mais atiçada quando se depara com a morada do Sr. Heathcliff, onde moradores são tão intragáveis como seu senhor. Graças a uma empregada da família que vive na Granja, Ellen Dean, Lockwood recebe em primeira mão o relato da história de amor, ódio, discórdia e extremo egoísmo dos moradores do Morro dos Ventos Uivantes.

Como eu posso descrever o que essa releitura causou em mim?
Nessa segunda releitura, senti como se visse esse livro odioso com outros olhos, e hoje posso afirmar que eu não mais o odeio, mas o amo, amo demais, pois finalmente o compreendo.

Morro dos ventos uivantes é uma história difícil e odiosa, seus personagens são desprezíveis, egoístas, orgulhosos, falsos, mentirosos e acima de tudo, desesperados. Por que desesperados? Por que são todos desesperados em conseguir serem amados, mas não sabem como amar, mas eles desejam, e como desejam! Ardentemente! Cruelmente! Desesperadamente eles desejam o amor!! Mas são cegos, tão cegos que a única coisa que sinto no final, por Heathcliff e Catherine é pena e compaixão, pois o amor estava estampado na cara de ambos, óbvio para todos, menos para os dois, e essa foi a grande ruína deles! Mas longe de dizer que não tinham sentimentos um pelo outro, tinham e tinham demais, uma enorme paixão capaz de destruir a todos ao redor e a ambos! Mas não sabiam o que fazer com essa paixão, pois ambos não sabiam amar...

Esse livro mostra muito sobre o que um lar sem empatia e amor pode fazer com as pessoas. Nenhuma pessoa nasce boa ou má, mas temos inclinações que podem nos puxar para ambos os lados, e há circunstâncias que também podem favorecer um desses lados, porém depois de humanos feitos e cientes que temos uma escolha, podemos escolher. Aqui eu falo que entendo, todos esses personagens desprezíveis e egoístas, entendo por escolherem o que escolheram, mas não os perdôo, pois a escolha infeliz que fizeram não destruiu apenas a vida destes, oh não! Eles não seriam tão detestáveis senão tivesse colocado almas inocentes que não tinham culpa de nada em constante perturbação e sofrimento a chegar ao ponto de quase total corrompimento destes!

Emily Brontë nos mostra dois lados de uma mesma moeda, duas faces do ser humano, duas escolhas diferentes a serem feitas e o resultado de ambas! Aqui eu deixo uma reflexão para os que leram e os que vão ler, qual a diferença entre amor e paixão? E quais personagens ali aprenderam a amar? O que estes tiveram, que os beneficiaram a aprender, daquele que não conseguiram?

Não posso e não consigo mais odiar esse livro, apesar de toda dor que me causou, todo estresse e lágrimas que essa releitura me trouxe, é inegável o sentimento de gratidão e de grandiosidade ao finalmente entender e contemplar essa obra como ela merece ser contemplada. Me pergunto muito agora que personalidade nossa querida autora deveria ter tido, que espírito intrépido ela deve ter sido para escrever uma obra que nos faz sentir sentimentos tão extremos como esse livro nos faz sentir, ame ou o odeie, mas saiba que aquilo que sentir por esse livro será tão extremo como sua história!! Recomendo a todos!
Carine 30/10/2020minha estante
Nossa amei sua resenha, nunca tinha visto alguém falar com palavras tão interessante com as suas, deu até vontade de ler o livro..
Párabens pela resenha:-)

Giulipédia 30/10/2020minha estante
Mt obgda!! ??A resenha retrata bem o sentimento q eu tô sentindo agora rs ???eu recomendo, mas já aviso é um livro difícil, pq vc sente mts coisas ruins, principalmente indignação, mas ainda sim é uma experiência q vale a pena de se ter, msm q no final, o sentimento de ódio seja maior, na minha primeira vez foi rsrs ??

Renan 30/10/2020minha estante
Quando li pela primeira vez, em janeiro desse ano, não gostei, mas agora, enquanto estou lendo outros livros, estou entendendo melhor Morro dos Ventos Uivantes. Espero passar a gostar dele como você quando eu ler ele pela segunda vez.

guidix3 30/10/2020minha estante
Já?????? Hahahaha

Giulipédia 30/10/2020minha estante
Renan eu não esperava me sentir assim nessa releitura, foi uma surpresa p mim, qnd fechei o livro e vi q ele sem qrer havia se tornado um de meus favoritos rsrs, eu só conseguia pensar na comparação dele c Jane Eyre, da Charlotte Brontë, e foi qnd a ficha caiu, oq esse livro é além de uma enorme lição? Uma lição difícil e dura de se aceitar, mas ainda sim uma enorme lição, depois q p mim isso ficou evidente, eu não pude mais odiar ele, msm c sua história difícil e seus personagens egoístas, mas realmente é MT difícil gostar dele de primeira msm, ele tem q ser beeem digerido p isso ????

Giulipédia 30/10/2020minha estante
Pois é Ingrid, fui lendo e lendo, qnd me dei conta o sol tinha nascido e o livro terminado, mas foi mt boa a experiência de releitura rsrs ????

Lígia 07/11/2020minha estante
Giuli!!! Esse livro está na minha lista dos que é pra ler antes de morrer, não sei se estou pronta pra ele por enquanto ? Um xero!

Fram 08/01/2022minha estante
Se eu fosse ele eu teria surtado

nkog.neato 08/01/2022minha estante
nossa, sim!???

Quel 11/01/2022minha estante
preciso reler!

Regis 07/07/2022

O Morro dos Ventos Uivantes
O livro fala sobre obsessão e vingança, com personagens odiosos, cruéis, egoístas, inseguros e acima de tudo maus. Mas retrata tudo isso de uma maneira primorosa e com uma atmosfera contagiante que te leva a devorar as página na esperança de encontrar um pouco de bondade, coisa que nem mesmo os animais nessa história possuem.

Heathcliff é trazido para Wuthering Heights ainda pequeno e ninguém sabe sua idade, seu sobrenome ou suas origens.
É criado com total brutalidade após a morte de seu salvador, pai de Catherine e Hindley, é hostilizado pelo segundo e "amado" de maneira doentia e inconstante pela primeira.

A História é narrada de forma primorosa por Nelly, a governanta que cresceu junto de Hindley, Catherine e Heathcliff.
No decorrer da narrativa, descobrimos como suas vidas foram permeadas por um amor obsessivo, que não foi vivido pelo medo, a soberba, a ganância e a insegurança por parte de Catherine, deixando Heathcliff devastado e com sede de vingança. E mesmo assim, irremediável e ainda loucamente apaixonado por ela.
A partir de toda essa situação uma vingança tem início e a história se torna mais crua e invariavelmente intensa e brutal.
Esse livro conta a trajetória de um vilão criado de forma magistral pela autora Emily Brontë.
A descrição do livro feita pela irmã de Emily, Charlotte Brontë, expressa bem o que a obra transmite: "seja a obra sinistra ou sublime, diabólica ou divina, não resta muita escolha a não ser adotá-la"

Adotei a história, e aqui estou eu em uma releitura, sentindo novamente toda as emoções que me foram despertadas no primeiro contato com esse livro em minha adolescência.
E chegando ao final completamente feliz, por ter me proposto passar mais uma vez por toda essa gama de emoções conflitantes.

É com certeza uma leitura que recomendo para todos que desejam serem atirados em meio a crueza e brutalidades da vida desses personagens.
DANILÃO1505 08/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

AnonymousCow 12/07/2022minha estante
Finalmente terminei o livro e pude vir ver a sua resenha (você brincou dizendo que eu só terminaria em 2023, mas até que me adiantei bem, não? Rs) e que resenha ?

O que mais posso dizer? Obrigado por despertar em mim o interesse nesse livro. Com certeza foi o melhor que li neste ano até então ?

Regis 13/07/2022minha estante
As vezes precisamos de pessoas que nos levem por caminhos desconhecidos para que passamos apreciar coisas novas.
Foi um prazer te induzir por esse caminho. ?

ajsjad 13/07/2022minha estante
N sou muito fã de romance; ainda assim, acha que esse livro é pra mim?

Regis 17/08/2022minha estante
Ele não é bem de romance Luana, é cheio de maldades e intrigas que desperta uma miríade de emoções. Nada de romance como imagina, está mais para obsessão. Acho que vai gostar. ?

Ju_allencar 13/12/2023

Emily mostrando como se escreve um clássico.
Fui com 0 expectativas pra esse livro, mas ele me envolveu de uma forma que eu não esperava. Os personagens são muito bem trabalhados. Porém muito provável você vai odiar todos eles, no começo você pode ficar perdido com tantos personagens, mas ao longo do livro você vai entendendo quem é quem. Eu amei o livro e não imaginava que ele era tão bom. Recomendo de mais a leitura.

Jamile.Almeida 26/12/2020

Aquele livro que as pessoas amam ou odeiam
Não é um livro sobre amor, sobre paixão... não se engane. É um livro sobre rejeição, vingança e ódio elevados ao extremo.

Vamos conhecer a história de duas famílias ? os Earnshaw e os Lintons ? e como um personagem, o Heathcliff transforma a vida dessas pessoas num inferno na terra.

Qual o direito da vítima de retribuir o troco? O que é justiça? Qual o direito de vingar-se e de levar isso através de gerações? O que é ser vítima? O que é ser bom?

Personagens odiosos, não cativantes, com um tema pesado, angustiante e sombrio... então compreendo como muitos não gostam. Mas os sentimentos em mim foram tão verdadeiros e críveis que mesmo sendo negativos, não tinha como não aplaudir e favoritar.

A Emily Brontë foi uma jovem escritora, com uma família de talentos literários e que teve uma vida e obra curta. A todo o momento me questionei durante o livro, como ela sabia tanto sobre os piores lados do ser humano.

Favoritado e com milhares de releituras previstas.
Bia 26/12/2020minha estante
Eu tenho uma relação de amor e ódio com esse livro kkk

Jamile.Almeida 26/12/2020minha estante
Hahaha te entendo! Eu odeio cada personagem! E amo o livro!

Bia 26/12/2020minha estante
Isso mesmo kkk

Alan kleber 28/12/2020minha estante
Os melhores livros são esses.

Jamile.Almeida 28/12/2020minha estante
Sempre!

Tati Dalben 28/12/2020minha estante
Me preparando pra ler ele. Já está na estante me esperando para o ano novo.

Jamile.Almeida 28/12/2020minha estante
Siga firma, o inicio confunde, mas depois flui!

Lu Labella 18/02/2022minha estante
Acabei de ler e terei que ler de novo pq não entendi nada kkkkkkk achei difícil

Jamile.Almeida 18/02/2022minha estante
Hehehe. Mas n é facil mesmo nao, lu. Eu li em um grupo de leitura e a gente debatia muito. Acho q so assim conseguir pegar essas coisas na primeira leitura

Lu Labella 18/02/2022minha estante
Ah legal. Lerei de novo em outro momento.

William LGZ 30/06/2022

Uma das minhas melhores leituras deste ano
Uma obra densa, cheia de personagens abomináveis como pessoas mas que são explorados de forma primorosa para o estudo do principal tema do livro: obsessão. Conseguiu me prender do início ao fim mesmo com o passar das gerações.

Adorei como todos os indivíduos não são simplesmente preto no branco, todos tem suas falhas e pontos onde foram bons de alguma forma, e até mesmo o exagerado antagonista teve sua construção para ficar do jeito que ficou.

É um livro que sugiro absurdamente para qualquer um, mas ressalto que é do gênero gótico e talvez diversas frases e cenas podem soar um pouco hostis ou desmedidas demais. É necessário embarcar na "aventura" e imergir com seu universo para se ter uma boa experiência.
Núbia Cortinhas 30/06/2022minha estante
Uauuuu! Que resenha vibrante e contagiante, fiquei com vontade de ler! ????????

William LGZ 30/06/2022minha estante
Obrigado, espero que goste do livro também ?!

ajsjad 30/06/2022minha estante
N sou muito fã de histórias de romance, mas gosto de clássicos. Acha que eu poderia gostar dessa obra?

William LGZ 30/06/2022minha estante
Se já aprecia clássicos acredito que sim, mesmo os romances dessa obra são bem excêntricos jdjdhddj

ajsjad 30/06/2022minha estante
Vou ver de acho em áudio no yt entkk

Elen Rodrigues 30/06/2022minha estante
Já faz um tempo que estou tomando coragem pra ler. Pela sua resenha parece ser interessante

Luíza 30/06/2022minha estante
Eu amo esse livro!

Fer Stefani 26/01/2010

Não consigo dar nota para o livro e nem designá-lo como bom ou ruim. É totalmente o oposto do que eu imaginara a respeito. Pensei em personagens um pouco mais idealizados e pelo menos alguns atos de bondade ao longo da trama. O que vejo no desenrolar da história é morte, tragédia, pessoas egocêntricas, vingativas, obsessivas e o amor dos protagonistas nem pode ser chamado com tal.

Acredito que Heathcliff - por sua tamanha baixa estima, o fato de ser bastardo, e depois da morte do "pai" ser tratado como escravo - não odiava Catherine apenas por ser a única pessoa que tinha no Mundo. Talvez a raiva que ele queria sentir por ela, por amá-la tanto e não conseguir odiá-la por suas atitudes o levava a "descontar" nas pessoas mais próximas. Mas não acredito muito em tal argumento, é mais viável acreditar que ele resolveu se vingar pelo que fizeram com ele nos seus tempos de menino. Acerca do seu amor por Catherine, considero impossível. Uma pessoa com tanto ódio não pode permitir dois sentimentos tão grandiosos e tão paradoxos coexistindo dentro de si.

Catherine por sua vez é a pessoa mais egoísta e egocêntrica do Mundo. Sabe do amor de Heathcliff por ela e mesmo assim se casa com Edgar, não levando em consideração os sentimentos de seu amigo de infância. Desacreditando que ele pudesse estar tão apaixonado por ela quanto ela por ele, pelo simples fato dele ser uma pessoa ignorante.

Em algumas resenhas, li que que alguns colocaram que mostra "a verdadeira face humana". Estes que me desculpem, posso estar sendo utópica e ignorante, mais ainda dá pra esperar um pouco mais das pessoas. Só que nem por tantos contras eu o considero um livro ruim. Expus tudo o que é apresentado no livro, mais é uma história que te prende pela tragédia e te deixa sempre uma ponta de esperança acerca da próxima página.

Evy 28/01/2010minha estante
Achei sua resenha super interessante e bastante sincera! Gostei realmente. O morro dos ventos uivantes é meu livro favorito, já o li 4 vezes e cada vez que leio algo sobre ele tenho vontade de ler de novo. Sua opnião foi muito bem exposta, você deixou bem claro que não achou o livro ruim, mas também não consegue classificá-lo como bom, embora seja uma história cativante. Acho que é exatamente essa controvérsia de sentimentos que faz "O morro dos ventos uivantes" tão mágico aos meus olhos. Um amor que ultrapassa os limites do amor. Não é amor, é obsessão, é uma tragédia que deixa marcas profundas em todos... Parabéns pela resenha muito bem escrita e pela opnião sincera!

Ruan Machado 06/07/2011minha estante
Sei lá! Eu não me dei bem com o livro. Eu demorei muito tempo para lê-lo e mesmo assim pulando algumas partes. Mais eu sou acostumado a ler rápido. Mais esse igual a Crepúsculo me deixou com muita raiva pois sinceramente eu esperava mais.
Os personagens são complexos e eu não gostei nada do final. Tipo na morte do Heatclif poderia ter mais romantismo, tipo na cova dizer algo a para Caty, tipo uma carta que ninguém leu ou algo do tipo. Sei lá não me dei bem!

Eliana 19/08/2011minha estante
Resenha muito boa a sua, Fer, tirou as palavras de minha boca! Tanto na explicação de que o amor deles não pode ser, de hipótese alguma, considerado amor, como no entendimento dos personagens. Também não posso dizer que seja ruim, pois é um clássico e como tal, deve ser respeitado.
Gostei tanto de sua opinião, que vou dispensar a minha resenha! Parabéns!

Flávia :) 19/09/2011minha estante
Adorei sua resenha! Ocorreu-me também este sentimento: não consigo classificá-lo como bom ou ruim. Estou demorando eras para finalizá-lo, porém é um livro que desperta a minha curiosidade, fazendo com que eu me interesse cada vez mais pelo desenrolar da história através das páginas.
Acima de todos os prós e contras, é dignamente um clássico!

Andressa Lima 21/11/2011minha estante
Nossa... Tirou as palavras do meu teclado rs. Esse livro teve a façanha de me fazer odiar quase todos os personagens (cheguei a gostar de nenhum, no máximo senti um POUCO de pena e uma simpatia leve por 1 ou 2), porém não consegui abandoná-lo, pois como você disse :"é uma história que te prende pela tragédia e te deixa sempre uma ponta de esperança acerca da próxima página". Além de me ter feito chorar... De RAIVA e de ÓDIO, já que, em grande parte, os personagem eram egoístas, manipuladores e sádicos (roguei pragas a tantos personagens, assim chegando até a me igualar a eles nessa ?arte? rs), sentimentos os quais nunca um livro foi capaz de despertar em mim, assim me instigando a continuar.
E a frase ?o amor que nunca morre? deveria ser substituída por ? uma obsessão que nunca morre" isso sim, logo que nunca considerei o sentimento que Heathcliff e Catherine nutriam era amor, e se teve algum momento em que realmente o ?amor?, vamos assim por dizer ... Deu as caras, foi em Edgar (amor meio banana q) e o do casal do final ,só.
No todo não desgostei do livro, mas com certeza não será um dos meus preferidos, contudo acho que cada um deveria dar uma chance a ele e tirar suas próprias conclusões.
:D

Juliana 27/03/2012minha estante
Adorei a sua resenha! Concordo em relação aos sentimentos de Heathcliff - a raiva de não conseguir odiar Catherine (depois de descobrir nela uma pessoa egoísta e egocêntrica) que o levou a extremo rancor, ou quem sabe, esse sentimento derivou do que ele sofreu na infância. Porém isso ainda parece improvável, o que nos leva a uma dúvida: como alguém como Heathcliff poderia carregar em si um sentimento tão puro como o amor? Seria a essência humana que se equilibra entre o amor e o ódio?

De fato, eu também esperava mais dos personagens, mas se tem um que eu gostei, foi Hareton!

Mila Wander 06/05/2012minha estante
Tem toda razão! Senti a mesma coisa do que você, não é uma leitura de todo ruim, mas sinto muito para aqueles que dizem que o livro retrata a face humana e a realidade da vida.
É um absurdo achar isso.

Rachei de rir porque todo mundo basicamente fica doente cedo e morre cedo, uma simples gripe é motivo forte para uma morte trágica. Todo mundo morre menos o personagem que você mais torce para morrer. Eu fiquei o livro inteiro esperando mais, esperando que alguém tomasse uma atitude e fizesse alguma coisa... mas ninguém faz nada.

Além de tudo, detestei 99% dos personagens. Triste, mas é verdade.

Yasmine 03/07/2012minha estante
Concordo com a sua resenha exatamente em tudo! Mas nas minha palavras eu digo uma descrição para o livro:Decepção. Entre os vários elogios, e indicaçoes para leitura deste livro, não mais que eu queria, era lê-lo. Pois o fiz e me decepcionei, não é 'tudo isso que tanto falam' eu esperava uma coisa mais harmoniosa, com uma história de amor arrebatadora, mas tudo o que encontrei foi ódio e desejo de vingança. O amor de Heathcliff por Catherine, e de Catherine por Heathcliff ficou basicamente em segundo plano, não menos que isso, os dois não viveram nenhum instante se quer de plena felicidades juntos. De um lado a egoísta da Catherine, que sabendo do seu amor por Heathcliff casou-se com outro, doutro lado o rejeitado Heathcliff que sabendo do seu amor por Catherine foi-se embora basicamente 'em busca da sua vingança', ele diz em uma passagem no livro que ''enfrentou uma vida amarga, de muita luta por Catherine'' mas onde ele demonstrou isso? Onde eles demonstram amor um pelo outro? Sendo que tudo o que faziam eram atar as mãos e desistir. Heathcliff tudo o que ele pretendia fazer e fez era se vingar de Hindley e Edgar. E a loucura injustificável? A única passagem do livro que causou efeito de verdadeiro amor é quando Catherine pede a Heathcliff para não ir embora, e ele responde que iria ficar, iria ficar com ela.E uma coisa que Heathcliff diz também foi: ''Nada do que Deus ou o Demônio pudesse infligir teria bastado para nos separar.Nós só nos separamos por que você mesma o quis'', e concordo com Heathcliff, Cathy foi quem pos o a lenha na fogueira, foi ela quem atou a mão primeiro. Heathcliff estava disposto no inicio a lutar pelo o amor dos dois, mas depois foi tomado pelo espirito de vingança. Não é uma história de todo ruim, é boa admito, mas não a posso descrever como algo estraordinario, como muitos a descrevia.

Gabriela Araujo 02/09/2012minha estante
Eu não tentarei nem escrever um texto de elogios à sua resenha, por que não acredito ser necessário. Tudo o que eu senti está escrito aí. A frustração, decepção, horror, e por último confusão em por que um ser humano classificaria isso como 'melhor livro'. Discordo em apenas uma coisa: eu consigo classificar este livro como pior que já li.

helmalu 17/02/2013minha estante
Adorei sua resenha, simplesmente tirou as palavras da minha boca.Mas tenho que discordar da parte em que diz que a história prende o leitor, acho a história muito triste, a cada página uma tragédia acontece. Bom, em geral achei o livro bem mediano, sem falar que eu comecei a ler umas quinhentas vezes e não conseguia terminar de ler nunca. Li o livro mais por curiosidade do que por vontade, afinal eu queria saber oque ele tinha de tão especial assim.

Nay 14/03/2014minha estante
Sua resenha provavelmente resume boa parte do meu sentimento por esse livro. Mas eu, diferentemente o considero PÉSSIMO por ter criado tanta expectativa e despedaçar meu coração com um final tão sem sentido. Posso não ter entendido o que a autora quis passar com sua história e ter ficado decepcionada com isso, mas definitivamente a trama não me agradou...
Como a maioria, li o livro por seus dizeres na capa. Esperava bem mais! Não entendia porque a Bella e o Edward, personagens que se amam tanto, tinham como preferido esse livro onde os personagens estão cheios de amargura e ódio. Só no final, tive uma pequena idéia de porque a autora de Crepúsculo poderia te-lo escolhido... seria por Heathcliff e Catherine morrerem e serem enterrados juntos? Porque tecnicamente Edward e Bella também estão mortos e juntos. Enfim, ainda não entendi o sentido de todo o contexto de ''O morro dos ventos uivantes'' e não tenho nem vontade de le-lo novamente pra tentar entender. Tem muitos livros bons no mundo e desperdiçar tempo com um livro tão frustante não dá...