O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Natasha 30/08/2024

Não é um romance.
Acho que parte do meu desgosto do livro foi o fato de que sempre foi mencionado como um romance. Não é um romance, é um conto de loucura e violência. Nada é feliz, nem consigo imaginar o Morro de dia. E eu não gostei, sei que é um clássico gótico mas não me passou nada disso. Toda essência sobrenatural se esvaía quando algum personagem fazia UMA BURRICE.
Só terminei porque adotei o Hareton no meu coração e eu queria saber o destino dele. De resto não gosto de NENHUM personagem, todos eles podiam morrer que eu agradeceria. Não existe uma polícia nesse país??? Ninguém pega uma faca na mão pra se defender meu Deus que agonia.
Até agora as irmãs Brönte só tem me desapontado.

lAvia 30/08/2024

O morro dos ventos uivantes
Intenso e cheio de gente problemática, bem do jeitinho que eu gosto. dá pra ver claramente o porquê dela ser considerada a maior obra gótica da atualidade. ótimo livro.

Magarão 30/08/2024

Visceral
Não foi uma leitura fácil, pois esse não é um livro agradável de se ler. Durante o percurso, os sentimentos mais negativos tomaram conta de mim. O horror na representação ficcional aqui implementada por Brontë traduz bem seu estilo gótico.

Não leria novamente.

Nathy 29/08/2024

Li esse logo depois de Jane Eyre, e que decepção. Leitura sofrida, um oferecimento dos personagens fim de carreira que tem nesse enredo. Dispensável.

Lyntura 29/08/2024

Megalomania e insanidade
Li o relato de alguém no hospício e não me contaram, adorei.
Sim, eu começo a resenha assim pois essa foi minha segunda impressão ao terminar o livro, a segunda foi que esse livro é tão divino que transcende as barreiras da realidade e que nenhuma nota é digna de demonstrar a grandeza desse romance gótico. Dar 5 estrelas a ele é um mero capricho de um leitor (eu).
Todos esses personagens, todos excêntricos de maneiras diferentes, tão únicos quanto a insanidade e maldade que habita o coração de cada um. O único sensato da história seria a nossa narradora Ellen Dean, mas até mesmo ela teve seus momentos de crueldade na história. E é exatamente assim que a história é: Nenhum personagem é inteiramente santo, todos pecaram de alguma forma e continuaram com esse ciclo de ódio até o fim de suas vidas: Hindley; Catherine; Heatchcliff. Todos presos no ciclo de megalomania e insanidade demonstrada no livro: um amor tão obsessivo que transcende a morte; um ódio tão profundo que no final fez a antipatia tomar seu coração; uma desolação tão grave que te fez se alcoolizar até a morte.
No final, tudo isso e mais um pouco é O Morro dos Ventos Uivantes. Não recomendar isso é um crime, logo, recomendo.
Ana Cei 01/09/2024minha estante
que resenha mais criativa e única, uau!!
estou doida pra ler essa obra

Maíra 29/08/2024

Lendo as outras resenhas, percebi que as pessoas esperavam muito desse livro. Ele não é um livro de romance comum. É um livro que mostra a natureza humana, e como dá para odiar todo mundo, e que sim tem pessoas que são rancorosas e fazem mal apenas por fazer. E sinceramente pra mim, de como todo o livro se desenvolveu, foi sim um final feliz. Melhor até do eu poderia esperar.

Maisa.Galdino 28/08/2024

No começo da história eu achei complicado de entender a história pq tinha mts personagens.
Depois que a história começou a ser explicada através de uma conversa com a Nelly
(oq por sinal eu acho um jeito magnífico de fazer um livro), eu entendi tudo.
O livro trata sobre temas de como o ser humano pode ser ruim e só pensar em si mesmo, fala sobre estrutura familiar(uma criança vai ser um adulto ruim se os educadores dela também forem ruim), fala sobre amor platônico (a catherine não pôde ficar com o amor de infância-Heathcliff-dela por causa das implicações financeiras e aparentes do homem por ele era pobre e esfarrapado), tbm fala sobre o casamento por interesses(a Isa se casou por amor e o Heathcliff só casou para conseguir a herança), e trata sobre a degradação humana (o personagem só pensava nele mesmo e não se importava em fazer mal para as outras pessoas contanto que ele saísse ganhando nessa história, assim como aconteceu de ganhar uma casa hipotecara em um jogo). Também é mostrado como a falta de incentivo e desenho para com alguém faz essa pessoa desanimar e desistir de algo que rosa esteja tentando fazer ( como é mostrado no livro o Hindley tentando ler).
É um livro com personagens cruéis e bem pitoresco, mas que não deixa de representar a sociedade humana por muitas vezes.
Vale a pena dar uma chance para esse livro.

mayb 28/08/2024

Desculpa, Bella.
"Livro favorito da Bella de Crepúsculo."
Sinto muito Bella, mas vc não tem bom gosto não viu. Livro chato com uma leitura monótona. Caso você goste de um tipo de leitura mais clássica vc pode tentar ler esse livro.

tucinnamonroll 28/08/2024

Basicamente, vingança
Esse é um clássico inglês de 1849 que narra a história de "amor" entre dois personagens que cresceram juntos e por isso, são muito parecidos e têm razões para nutrirem afeto um pelo outro.
Mas a história é muito mais do que isso.
Narrada pela empregada da família, Nelly, acompanhamos o desenrolar desde o crescimento dessas crianças até o que por fim, os separou. Mais do que isso, vemos o crescimento do personagem Heathcliff em algo completamente inesperado para os padrões da época -"sem família", ele cresce para ser um homem amargoso, vingativo e simplesmente de má índole.
O que o move é a vingança contra Linton, seu objetivo é conseguir tudo que era para ter sido dele de volta, desde as propriedades, a fortuna e até mesmo os filhos da família Linton (claro, um deles é seu).
É um livro que por vezes achei engraçado, até ver que o personagem passa dos limites em muitas vezes, e as suas motivações deturpadas deixem de ser engraçadinhas e ficam meio sombrias mesmo.
Achei o final meio abrupto, mas de resto, toda a história foi interessante, e gostei muito da personagem da Catherine (a filha).

Larissa.MQS 28/08/2024

Um livro sobre a natureza humana nua e crua.
Um clássico que merece todo o reconhecimento, uma história difícil de ler por refletir a natureza humana selvagem de seus personagens, onde ficamos como observadores vendo o desenrolar dos fatos, e que muito nos leva a refletir sobre o que precisa pra uma pessoa se tornar má e como a criação influencia no caráter das pessoas.
História de amor, vingança, alucinações/espiritualismo, de tudo um pouco.
Vale a pena o tempo investido em mergulhar nesse livro e todas suas nuances. Vemos bondade e maldade na mesma intensidade e isso nos instiga a reflexão.
Recomendo demais! Não irá se arrepender da leitura.

Luiz.Lara 28/08/2024

O Morro das Pessoas Irritantes
Olha, que experiência hein. Presumo ser o primeiro livro de época que leio, um grande clássico da literatura mundial, um livro que não é fácil e, por vezes, pensei em abandonar.
O grande problema, pra mim, foi não ter um personagem pra se apegar. Simplesmente, eu odiava todos. As atitudes e como resolviam os seus problemas, me incomodavam demais. Não tinha ninguém que eu pensasse: oh, que personagem legal, tomara que dê tudo certo... Não, eu queria que morressem todos kkkkkkk
Enfim, não pretendo ler novamente e nem manter ele na minha biblioteca, a leitura não me agradou, apesar da melhora no final. Vou abrir espaço pra outro livro.
Priskah 28/08/2024minha estante
Muitas pessoas reagiram assim. Os personagens são difíceis de se gostar mesmo.

Thawane Vic 28/08/2024

Terrível e Horrendo. Mas Cinema!
Leitura fluída, em comparação a livros da mesma época.

Os personagens de longe são perfeitos, pelo contrário. Ao mesmo tempo que torço por suas felicidades (ou que melhorem), os odeio. Nelly a única sensata, guardarei-a comigo.

E aquela história de "ele teve um passado difícil", se aplica à todos os personagens. E todos precisam de uma terapia forte. Os oprimidos se tornando opressores. E vários pontos descritos sobre luto e personagens beirando a loucura.

Assuntos raciais, o que me deixou bastante surpresa em questão da época descrita ? e de experiências com outras obras que não tiveram a mesma decência. ? Foram abordados de uma forma mais respeitável.

Uma crítica a essa edição, no entanto, é porque achei vários erros. Não erros de escrita, no caso de palavras, mas de pontuação e separação de alguns parágrafos. Em alguns trechos, me pergunto se na versão original é da mesma forma, outras eu me pergunto porque uma explicação está junto do diálogo se está claro que não faz parte dele. E isso é recorrente.

sara sharon 28/08/2024

2° tentativa
Já tinha tentado ler esse livro anos atrás e não deu certo, eu tinha odiado o livro, mas em defesa da Emily Brontë, eu não lia romance histórico. Esse ano eu tentei de novo e minha percepção da história mudou (eu ainda detesto todos os personagens desse livro) mas dessa vez consegui aproveitar melhor a leitura.

Jennifer 27/08/2024

Não é o romance que você esperava
Confesso que o livro não era NADA do que eu esperava, imaginava que seria algo bem semelhante a Jane Austen e muito longe disso. É um romance que tem contrastes nas histórias e nos carateres.
São tantas camadas que se tona divertido, não há tantos mocinhos e não necessariamente vilões, depende do seu ponto de vista.