O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë




Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes


8689 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Beatriz.Manzolino 22/05/2024

O Morro dos Ventos Uivantes
O Morro dos Ventos Uivantes não é um livro fácil, mas é um livro delicioso de se ler. Por muito anos a gente escuta falar desses personagens tão simbólicos Heathcliff e Catherine, em diversos outros livros, musicas e series. Por fim, e algum motivo que desconheço, essa semana o tirei da estante e decidi começar a ler. E já adianto que tenho muito o que dizer sobre ele.
A história se passa na Inglaterra, e eu, como uma boa fã de casas assombradas já me encantei com o Morro dos Ventos Uivantes logo no início, porque eu acredito que a história, na verdade, não é um romance, é uma história de fantasmas. Catherine sempre teve tudo, e quando Heathcliff vem morar com eles, é amor a primeira vista, apesar de mais ninguém gostar do menino, Cathy o adora. E eles passam a infância lendo, rindo, brincando, correndo pelas charnecas e aproveitando o vento que bate na mansão. E quando Cathy faz 16 anos, ela se casa e a infância morre. Heathcliff se alista e retorna anos depois completamente diferente, mudado...Um homem ruim, mas ainda apaixonado por Cathy tanto quando ela ainda é por ele. E a história começa a andar a partir daqui, mais ou menos.
Gosto como o amor, paixão, desespero, ganancia e inveja transformam as pessoas nessa história. Gosto mais ainda da nossa narradora que conta tudo sob a lareira, e fez parte da história, do inicio ao fim. E falando disso, achei sensacional a história começar em um lugar que voltamos a encontramos ao meio da história. Que escrita, que coisa mais linda! É pura poesia, e é daqui também que saiu uma das frases de amor mais icônicas da literatura, mas o que me atraiu mesmo para o Morro dos ventos uivantes foi Heathcliff falando para Cathy voltar e assombrar ela “haunt me, then” ficou marcado em mim desde o primeiro momento, por mais que ao decorrer da história a gente fique com raiva e desteste o Heathcliff, o amor dele pela Cathy é algo que transcende tudo, tempo e espaço, porque nem a morte separou os dois. É um romance gótico de primeira linha! No auge do seu sofrimento, ele abre o caixão de Cathy 18 anos depois e se deita com a amada, o que conta que teve um acalento em seu corpo e alma. Um ato de desespero completo.
A senhora Nelly Dean, nossa incrível narradora, não é nada confiável, pois ela odeia Heathcliff com todo seu coração, então não podemos dizer se suas palavras são aumentadas ou contraditórias. Gostei que o morro dos ventos uivantes ficou trancado e abandonado no fim da história, me parece que com a morte do Heathcliff, algo que mantinha aquele lugar tão ruim e triste, se quebra, e todo mundo pode continuar suas vidas. Algo como acontece com o castelo de a bela e a fera. Com a casa vazia, Cathy e Heathcliff, que amavam de paixão a casa, podem ter ela toda para eles. Para viverem seu amor condenado por toda a eternidade.
Quando terminei essa história de amor e ódio, fiquei pensando muito na Emily Bronte...ela, uma jovem de 27 anos que cresceu na igreja e tinha como companhia da vida seus irmãos e livros, o que se passava na cabeça dela para sair uma história completamente diferente e arrebatadora. De tirar o folego. Em uma cidadezinha do interior da Inglaterra, Emily escreveu um dos romances mais famosos de todos os tempos, que cabeça brilhante deveria ser a sua. Por fim, o morro dos ventos uivantes tem tudo o que um bom livro precisar ter. Foi uma leitura tão boa, por ser um clássico achei que fosse demorar mais tempo, mas era tão bom que devorei em uma semana essa história marcante.
comentários(0)comente



Marianna174 22/05/2024

Não costumo ler muitos clássicos, mas esse eu gostei, a história é intensa, muita coisa acontece em torno de poucos personagens, sentir raiva deles, são todos amargurados, mas alguns mostra o motivo deles serem assim, é um livro imersivo, conseguir imaginar bem o cenário meio macabro, me envolvi na história apesar de ficar um pouco confusa as vezes com os nomes dos personagens e quem era filho de quem, mas depois tudo ficou esclarecido
comentários(0)comente



Tiago.Lima 22/05/2024

Morro dos Ventos Uivantes
Uma leitura maçom um toque antigo, a muito tempo já gostaria de ler o livro por tudo que escutava a respeito, a leitura se tornou intensa, cada dia dando mais vontade de voltar a ler e empolgado, intrigante do início ao fim!
comentários(0)comente



aliciasmdt 22/05/2024

As aves, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá
O Morro dos Ventos Uivantes não possui uma leve brisa, mas uma tempestade de fúria e amor capaz de destroçar tudo que vê pela frente. O drama de duas gerações entre as famílias Earnshaw e Linton (e o "endemoniado" Heathcliff) é conhecido a partir dos olhos de Lockwood, um novo vizinho com características de um voyeur. Ao longo da trama, descobrimos que não são só os ventos que choram nesta história trágica. Heathcliff é um menino adotado por piedade pelo patriarca da família Earnshaw, mas descobre o pior do irmão Hindley quando o "pai" morre. Sua única felicidade é Catherine, a outra irmã, que é sua alma gêmea insubstituível. Após muitos desenrolares, Heathcliff cresce e se torna um homem sem coração, que aconchega seus traumas na agressividade e desenvolve um plano para tomar tudo daqueles que o fizeram mal. Daí pra frente, convido os interessados a descobrirem o destino de Catherine Earnshaw e sua linhagem. Este livro é para os que sentem demais e para os que veem fantasmas.

"Como alguém poderia imaginar noites inquietas de sono para aqueles que dormiam naquela terra serena?"
comentários(0)comente



Alan429 22/05/2024

Sentimentos conflitantes.
É difícil você começar a ler Morro dos Ventos Uivantes e não simpatizar a princípio com Heathcliff e sua infância. Ele foi adotado e acolhido por seu pai, consequentemente seu novo irmão mais velho sentia inveja dele e o maltratava sempre que possível. E desde jovem vemos Heathcliff ser um jovem paciente e vingativo, tudo piora quando ele se apaixona por Catherine, sua ?irmã? e ela acaba sendo tomada pelos Lintons. Após algumas passagens no livro, Heathcliff vai embora e volta alguns anos depois, mas aquele amor vira obsessão e seu ódio torna-se muito pior, tornando-o um completo vilão.

O livro tem vários momentos conflitantes, faz você que a princípio torce para que tudo dê certo, no outro momento tudo virou de cabeça pra baixo. Personagens que parecem ser bons, mas quando revelam sua verdade face, percebe o quão mal e egoísta eles são.

E a conclusão é excelente! Bem merecido aos personagens que sofreram bastante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



agacuate 21/05/2024

O livro que você não entende nada, mas entende tudo e odeia tudo e todos, mas ama o enredo.
Bom demais, nota 200.
comentários(0)comente



Stella 20/05/2024

Esse livro tem tantas nuances, tantas coisas a serem pontuadas, confesso que me surpreendi. Esperava só um livro de romance, mas recebi críticas raciais, sociais e até questões jurídicas sobre propriedade. Nenhum personagem é 100% admirável, em algum momento do livro você irá se irritar com cada um deles. Ao final, admito que esperava algo como a Catherine assumindo todas as propriedades, mas fui surpreendida com um desfecho um pouco mais romântico. Não fossem as partes um pouco mais arrastadas pelas intensas discussões e dramas por parte dos personagens, seria 5 estrelas.
comentários(0)comente



susyoomi 20/05/2024

Legal ?
Não é bem o meu estilo de leitura fav, mas eu estava curiosa e decidi pegar pra ler... (fazia algum tempo que queria ler ele na vdd)

No início foi bem difícil entender o que tava acontecendo,pensei em desistir pois não estava conseguindo me conectar com os personagens, nem me prender muito na história, porém insisti, nem sei como consegui terminar ?

Achei legal apenas, mas não leria de novo ?
comentários(0)comente



Davi1274 20/05/2024

Fiquei put* mas feliz ao mesmo tempo
Esse livro é muito bom porque tem como você odiar a maioria dos personagens e ter do deles algumas vezes e é realmente incrível o quanto eu odiei Heathcliff do início ao fim.

O Joseph nem sei como estava vivo,a Cathy eu gostei como ela rebatia o Heathcliff e claro nossa amada narradora Nelly foi maravilhosa,amo essa mulher demais.

Só achei estranho o relacionamento incestuoso da Cathy com seus primos mas ok.

A história no início era meio difícil de entender mas do capítulo V para frente foi muito divertido cada página e cada sentimento que tive nessa leitura,super recomendo pra qualquer um e principalmente aqueles que gostam de clássicos e romances.
comentários(0)comente



Daniele543 20/05/2024

Como pessoas são afetadas pelos infortúnios da vida
A grande mensagem q levo dessa leitura é a forma como Heathcliff e Hareton foram afetados por infortúnios parecidos, mas com destinos bem diferentes.
Heathcliff só teve a felicidade, não quanto teve fim a sua vingança, mas quando enfandado da vida tem encontro com o seu destino final.
comentários(0)comente



Tayanne 19/05/2024

Esse livro definitivamente não foi para mim. E não é que ele seja ruim, é só que ao longo de todo o livro eu não simpatizei com nenhum dos personagens, o que fez com que eu não sentisse vontade de continuar a história.
Pam 20/05/2024minha estante
Tbm não foi pra mim, não entendo como ele é tão citado em comédias românticas pelas mocinhas leitoras kkkkkk


Tayanne 20/05/2024minha estante
Né?! Só não esperava mais porque tu já tinha me preparado kkkk




spoiler visualizar
Maria1691 19/05/2024minha estante
Dizem que é um romance por ter drama e ser trágico, é perceptível que existe um amor entre a Catherine e o Heatcliff, mas a mocinha escolheu seguir a cabeça em vez do coração, mas ao ler esse livro eu também só senti raiva




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Esther 19/05/2024

Se eu fosse resumir esse livro em poucas palavras seriam angústia, tristeza e ódio. Todos os personagens exprimem seus mais profundos sentimentos, o amor e o ódio se tornam um, assim como Cathy e Heathcliff são como uma só alma.
Quando comecei a ler o livro não tinha entendido a premissa dele de início, pois estava buscando nos personagens o bem ou o mal, nunca os dois juntos. Assim, no começo do livro não gostava de Cathy por ser mimada e menosprezar o Heathcliff por não ser rico como Edgar. Pensei que assim gostaria do Heathcliff, pois ele tinha razão para odiar todos que o machucaram. Mas na verdade os personagens são muito mais complexos, mais humanos. Eles não são como o inteiro mal ou o bem, mas o conjunto dos mesmos. Podem ser bondosos ou odiosos, e todos os seus momentos são muito bem explorados. Quando amam, amam de verdade; um amor que dói, amargurado, angustiado, não é lindo e pacífico como o que se espera. Assim no como também seu ódio efervescente, que dói e machuca o leitor assim como os mesmos.
Catherine é uma personagem complexa, pq mesmo querendo casar-se com linton e admirando sua gentileza, seu coração sempre foi de Heathcliff- mesmo seu lado racional dizendo que não teria uma vida de luxo ao seu lado, e abdicando do mesmo.
O Heathcliff se torna um personagem odioso, pois depois da morte de Cathy é como se perdesse sua própria alma, um lado mais gentil, pois agora não ama mais a ninguém nem a si mesmo, e a vingança contra todos é a única coisa que o alimenta.
É trágico e triste, porque o livro nunca faz menção a que ele termine bem e o amor vença tudo, na verdade é como se seguisse sempre pelo pior caminho, e durante ele os personagens se tornassem mais rústicos, amargurados.
É uma leitura super válida, gostei muito. O tipo de livro que se reler frequentemente pra reviver os sentimentos imortais de um amor que desde do princípio já estava destinado a ruína.
comentários(0)comente



8689 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |