O caso da vara Machado de Assis

Resenhas - O caso da vara

Jean.Souza 24/03/2018

O caso da Vara
O Caso da Vara é um conto narrado em terceira pessoa e tem como personagens, Damião e Sinhá Rita. O moço Damião foge do seminário por não querer seguir carreira eclesiástica. Esta havia sido escolhida por seu pai. Sem saber a quem recorrer, refugia-se na casa de Sinhá Rita, viúva com quem seu padrinho, João Carneiro mantinha relações não entendidas por Damião. Ao explicar seu desgosto pelo seminário, Sinhá Rita resolve ajudá-lo. Por isso, manda chamar João Carneiro a fim de que ele intercedesse junto ao pai de Damião. O rapaz em pouco tempo, está à vontade, contando anedotas que animam a negrinha Lucrécia, criada da casa. Sinhá Rita, percebendo a destenção da menina com seus afazeres ameaça Lucrécia com uma vara. Isso significava que se ela não terminasse suas tarefas até à noite seria punida. Damião resolve que a protegeria, aso sinhá Rita resolvesse surrá-la com a vara. João Carneiro é colocado a par da situação e envia um bilhete, dizendo à sinhá Rita que o pai do rapaz resistia a idéia de vê-lo fora do seminário. Ao bilhete sinhá Rita responde que ele salve o moço ou nunca mais vai vê-la. À noite, quando era hora de recolher os trablhos, Lucrécia não tinha terminado o seu. Sinhá Rita, irada, pega a menina pela orelha e pede a Damião a vara. Ele vacila, mas decide proteger-se a si mesmo e, apesar das súplicas de Lucrécia, ele alcança a vara.

Aluno: Jean
Sala: 2 ano J
Professora: Grace
Grace 27/03/2018minha estante

Grace 06/04/2018minha estante

Beatriz.Santos 30/03/2018

Simples, interessante e espirituoso. Que traz uma mensagem interessante sobre nossas atitudes e pensamentos.
Carlos.Eduardo 30/03/2018minha estante
Boa

Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
É mesmo! Qual mensagem "interessante sobre nossas atitudes e pensamentos"?

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante

Rodrigo.Cruz 07/03/2018

2J Rodrigo cruz Silva
Caso da Vara é um conto narrado em terceira pessoa e tem como personagens, Damião e Sinhá Rita. O moço Damião foge do seminário por não querer seguir carreira eclesiástica. Esta havia sido escolhida por seu pai. Sem saber a quem recorrer, refugia-se na casa de Sinhá Rita, viúva com quem seu padrinho, João Carneiro mantinha relações não entendidas por Damião. Ao explicar seu desgosto pelo seminário, Sinhá Rita resolve ajudá-lo. Po isso, manda chamar João Carneiro a fim de que ele intercedesse junto ao pai de Damião. O rapaz em pouco tempo, está à vontade, contando anedotas que animam a negrinha Lucrécia, criada da casa. Sinhá Rita, percebendo a destenção da menina com seus afazeres ameaça Lucrécia com uma vara. Isso significava que se ela não terminasse suas tarefas até à noite seria punida. Damião resolve que a protegeria, aso sinhá Rita resolvesse surrá-la com a vara. João Carneiro é colocado a par da situação e envia um bilhete, dizendo à sinhá Rita que o pai do rapaz resistia a idéia de vê-lo fora do seminário. Ao bilhete sinhá Rita responde que ele salve o moço ou nunca mais vai vê-la. À noite, quando era hora de recolher os trablhos, Lucrécia não tinha terminado o seu. Sinhá Rita, irada, pega a menina pela orelha e pede a Damião a vara. Ele vacila, mas decide proteger-se a si mesmo e, apesar das súplicas de Lucrécia, ele alcança a vara.

Eveny.Mendes 09/03/2018

Resenha (O CASO DA VARA)
O moço Damião foge do seminário por não querer seguir carreira eclesiástica.Esta profissão havia sido escolhida por seu pai.
Sem saber a quem recorrer, se esconde na casa de Sinhá Rita, viúva com quem seu padrinho, João Carneiro mantinha relações não entendidas por Damião. Ao explicar seu desgosto pelo seminário, Sinhá Rita resolve ajudá-lo. Por isso, mandar chamar João Carneiro é colocado a par da situação e envia um bilhete, dizendo à Sinhá Rita que o pai do rapaz resistia a ideia de vê-lo fora do seminário. Ao receber o bilhete Sinhá Rita responde que ele salve o moço ou nunca mais vai vê-la. Á noite, quando era hora de recolher os trabalhos, Lucréia não tinha terminado o seu. Sinhá Rita, pega a menina pela orelha e pede a Damião a vara. Ele vacila, mas decide proteger-se a si mesmo e, ele alcança a vara.

Yasmin Cruz 11/03/2018

O caso da vara
Achei um conto muito verdadeiro ele traz uma única mensagem porém de certa forma que traz um total entendimento sobre o mundo em que vivemos de que às pessoas sempre colocam suas necessidades a frente mesmo não concordando com determinadas atitudes.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Excelente. Muito bem.

Ingride 11/03/2018

O caso da vara
Eu gostei bastante do conto pois ele mostra uma realidade sobre a sociedade, apesar de ser um conto antigo talvez ele traga características do que vai ser sempre, as pessoas sempre se colocando a frente independente de ser certo ou não.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Machado consegue (presente histórico, por conta da atemporalidade da sua obra) discutir essa temática com sutileza e simplicidade! Ele conseguia imprimir no papel questões tão profundas e relevantes com elegância e requinte. Só ele conseguia e consegue falar conosco de temas tão subjetivos dessa forma, ampliando nossa percepção das verdades "irrevogáveis", só depende do nosso ponto de vista e do nosso lugar.

Grace 20/03/2018minha estante

Felipe.Matos 16/03/2018

O caso da vara
Achei esse conto bastante legal, Machado de Assis trouxe mais uma vez pontos bastantes reais nesse conto, em que as pessoas muitas vezes pensando somente em sí não fazem a coisa certa, um conto de bastante critica a forma que as pessoas são.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes e os jogos de poder e interesses.

Louise Priscila C Gomes 2°L 16/03/2018

Temos aqui a crítica explícita ao interesse e egoísmo reinante nas posições sociais. Damião tem consciência que se interceder a favor da jovem escrava a salvará do desumano castigo de Rita, contudo, não pode ir contra os princípios da senhora que estava lhe ajudando a sair do seminário. Por mais que haja dó e piedade em relação à Lucrécia, seu objetivo está acima de qualquer situação e é somente o que importa.

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Indico a leitura de Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.

Thay 18/03/2018

Esse conto é muito realista, retratando os sentimentos de egoísmo e falta de compaixão pelo próximo, sem assumir as consequências e responsabilidade pelos seus atos.

Santos 19/03/2018

Como em Dom Casmurro, nesse conto há a rejeição do seminário por parte de Damião, o protagonista, que tem interesse que seu pai seja convencido de que ele, Damião, não tem vocação para ser padre. Dessa forma, para atingir seu objetivo, se livrar definitivamente do seminário, Damião envolve três pessoas em sua trama, uma exercendo poder sobre a outra em benefício dele.
Este conto ele mostra a sociedade como é desde antigamente,as pessoas se colocam na frente sem ligar pro que é certo ou errado,elas sempre estarão certas e não gostam de correções,são egoístas,e quando algum problema esta acontecendo lançam nas costas de quem elas dizem ‘’amar/gostar’’

Victória 2°J
Grace 20/03/2018minha estante

Ester 2º C 19/03/2018

O caso da vara
O conto de machado de Assis que traz uma reflexão bem interessante ao leitor. O caso da vara conta resumidamente a história de um menino que está insatisfeito com a vida que tem, trabalhando no que não quer e seguindo as ordens do seu pai, até que ele resolve fugir. Disso se encareta outras séries de acontecementos ao longo do conto. Fiquei satisfeita com a leitura do conto, não é um conto cansativo ou entediante.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Mais um texto denso e com final inesperado. Ilustra as relações de dependências, favores e apadrinhamentos. Pobre Lucrécia, recebeu uma boa surra, apesar das promessas de Damião. Uma defesa fragilizada pelas relações sociais e de interesse.

Joao.Pedro 20/03/2018

O Caso da Vara é um conto narrado em terceira pessoa e tem como personagens, Damião e Sinhá Rita. O moço Damião foge do seminário por não querer seguir carreira eclesiástica. Esta havia sido escolhida por seu pai. Sem saber a quem recorrer, refugia-se na casa de Sinhá Rita, viúva com quem seu padrinho, João Carneiro mantinha relações não entendidas por Damião. Ao explicar seu desgosto pelo seminário, Sinhá Rita resolve ajudá-lo. Por isso, manda chamar João Carneiro a fim de que ele intercedesse junto ao pai de Damião. O rapaz em pouco tempo, está à vontade, contando anedotas que animam a negrinha Lucrécia, criada da casa. Sinhá Rita, percebendo a desatenção da menina com seus afazeres ameaça Lucrécia com uma vara. Isso significava que se ela não terminasse suas tarefas até à noite seria punida. Damião resolve que a protegeria, aso sinhá Rita resolvesse surrá-la com a vara. João Carneiro é colocado a par da situação e envia um bilhete, dizendo à sinhá Rita que o pai do rapaz resistia a ideia de vê-lo fora do seminário. Ao bilhete sinhá Rita responde que ele salve o moço ou nunca mais vai vê-la. À noite, quando era hora de recolher os trabalhos, Lucrécia não tinha terminado o seu. Sinhá Rita, irada, pega a menina pela orelha e pede a Damião a vara. Ele vacila, mas decide proteger-se a si mesmo e, apesar das súplicas de Lucrécia, ele alcança a vara.