O caso da Vara

O caso da Vara Machado de Assis

Resenhas - O caso da vara

kroth 04/01/2022

?
tive o prazer imenso de ouvir o conto pela voz da Isa, nada mais nada menos que machado de assis apesar de preferir outros contos dele

Vivi 21/10/2021

Uma história bem curtinha que retrata as estruturas de poder na sociedade. O protagonista Damião é enviado ao seminário por seu autoritário pai e de lá foge. E para ajudar a convencer seu pai a mudar de ideia pede ajuda a Sinhá Rita.
A narrativa mostra como é difícil depender do favor de pessoas ricas e poderosas. Como é difícil não poder desagradar essas pessoas, mesmo não concordando com as atitudes delas.

Mel Rabelo 28/09/2021

Conto curtinho que gera uma longa reflexão.
É um retrato dos jogos de poder da sociedade e de como o homem está disposto a moldar suas atitudes de acordo com seus interesses e em benefício daqueles que podem favorecê-lo, mesmo que tenha de abandonar seus valores e machucar os outros.
As figuras de autoridade em contraste com Damião são bem interessantes, o menino entra em contato com essa realidade no seminário, na convivência com seu pai e durante o tempo que passa com Sinhá Rita.
"Não ria; ou teria rido para dentro, como tossia." esse trecho me arrepiou muito e me lembrei muito da Negrinha de Monteiro Lobato (que me deu até ânsia de ler)

Aline Zuim 26/06/2021

Machado, o que dizer?
Nesse conto podemos observar uma crítica aos costumes de uma sociedade que é muito conivente com os brancos ricos e que é displicente, agressiva com os negros, racista, que trata-os como ou pior que animais.

Marcinhow 11/06/2021

A dor do outro...
Machado de Assis em mais um conto onde mais uma vez mergulha nas contradições do ato de ser humano.
Afinal, como reagimos em situações conflitantes, onde para me sair bem, preciso prejudicar alguém, pior ainda, quando esse alguém é uma criança inocente?
Conto curtinho que nos leva a uma longa reflexão dos nossos atos.

Sofi 03/05/2021

esperava mais
por ser um dos mais famosos eu achei que seria mais interessante, com personagens um pouco mais complexo por conta da sinopse

Janaína 24/11/2020

Em O caso da vara, Machado de Assis nos faz refletir sobre um importante dilema moral: agir conforme nossa consciência ou tomar uma decisão apenas em benefício próprio? Sensacional!!!

Yasmim Cerqueira 07/05/2018

o caso da vara
Nesse conto,Machado de Assis relata sobre pais que escolhem as profissões de seus filhos e também sobre o trabalho infantil,como ele já abordou em outras obras.Nessa leitura o egoismo se faz bem presente, enfim uma obra complexa de se entender.

Luana 07/05/2018

O caso da vara
É um conto que fala sobre egoísmo  e interesse do personagem que decide, por egoísmo, ajudar uma pessoa, ao invés de ajudar outra que já o ajudou também.

Bruno.Cerqueira 07/05/2018

O vaso da Vara
Rita daria uma surra caso ela não cumpre com seus afazeres, ao fim da noite Lucrécia não havia terminado suas tarefas. Damião se hospedou na casa de Sinhá Rita onde conheceu Lucrécia, uma escrava, ele prometeu protegê-la .Rita zangada pede a Simão uma vara para poder castigá-la Damião relutante a respeito da sua promessa quebra a vara e entrega a Rita.

Sara.Reis 07/05/2018

O caso da vara
O livro fala sobre um moço Damião que foge do seminário por não querer seguir carreira eclesiástica. Este havia sido escolhido por seu pai. Sem saber a quem recorrer, refugia-se na casa de Sinhá Rita, viúva com quem seu padrinho, João Carneiro mantinha relações não entendidas por Damião. Ao explicar seu desgosto pelo seminário, Sinhá Rita resolve ajudá-lo. Por isso, manda chamar João Carneiro a fim de que ele intercedesse junto ao pai de Damião. O rapaz em pouco tempo, está à vontade, contando anedotas que animam a negrinha Lucrécia, criada da casa. Sinhá Rita, percebendo a destenção da menina com seus afazeres ameaça Lucrécia com uma vara. Isso significava que se ela não terminasse suas tarefas até à noite seria punida. Damião resolve que a protegeria, aso sinhá Rita resolvesse surrá-la com a vara. João Carneiro é colocado a par da situação e envia um bilhete, dizendo à sinhá Rita que o pai do rapaz resistia a ideia de vê-lo fora do seminário. Ao bilhete sinhá Rita responde que ele salve o moço ou nunca mais vai vê-la. À noite, quando era hora de recolher os trabalhos, Lucrécia não tinha terminado o seu. Sinhá Rita, irada, pega a menina pela orelha e pede a Damião a vara. Ele vacila, mas decide proteger-se a si mesmo e, apesar das súplicas de Lucrécia, ele alcança a vara.

alcantara 01/05/2018

O moço Damião foge do Seminário vai pra casa de Sinhá Rita faz amizade com a criada da casa que deixa seus afazeres e é ameaçada por Sinhá Rita com uma Vara.

Edcarlos jr 30/04/2018

O CASO DA VARA
DAMIÃO FOGE DO SEMINÁRIO E VAI SE ESCONDER NA CASA DE SEU PADRINHO E SINHÁ RITA. FICA CONTANDO ANEDOTAS PARA CRIADA LUCRÉCIA QUE DEIXA DE FAZER SUAS COISAS. QUANDO SINHÁ RITA PERCEBE QUE ELA NÃO ESTÁ TRABALHANDO ELA A AMEAÇA COM UMA VARA. AO FINAL DO DIA LUCRÉCIA NÃO CONSEGUE DAR CONTA DOS SEUS AFAZERES E É ESPANCADA COM UMA VARA, DADA PELO PRÓPRIO DAMIÃO, POIS ELE TINHA MEDO DE VOLTAR AO SEMINÁRIO, POR ISSO NÃO QUIS INTERVIR A FAVOR DA CRIADA.