Pai Contra Mãe

Pai Contra Mãe Machado de Assis

Resenhas - Pai Contra Mãe

Ana Pereira 16/01/2024

Um conto escrito por Machado de Assis em 1906.
Nesse conto ele fez uma crítica social quanto à escravidão no Brasi, a opressão de um sistema capitalista escravocrata e a violência racial. O personagem principal, sofrendo com a fome, faz de tudo para manter seu filho recém-nascido consigo.

Ana Pereira 16/01/2024

Um conto escrito por Machado de Assis em 1906.

cecilia vai a roma 11/01/2024

Pai contra...
Eu fiquei muito chocada com esse final, a falta de empatia, mas tambem a escrita direta do Machado. Achei cru, mas tambem real.

gabi :) 03/01/2024

É um conto ótimo a história é bem legal mas a linguagem é muito antiga então tem bastante coisa que eu n entendo, não é minha zona de conforto mas eu li por ser uma obra de um vestibular que vou prestar esse ano

anabtx 29/12/2023

Li esse conto para realizar uma prova na escola e gostei, mostra a vida de cândido e clara e os desafios que passaram.

aaromanha 29/12/2023

Leitura escolar
Leitura realizada em sala de aula com o professor de literatura. Esse conto trás reflexões profundas sobre o tempo de escravidão

eunbin 22/12/2023

Nem todas as crianças vingam
Ler esse conto, para mim, foi uma mistura de angústia com tristeza. Tentei me conformar com o fim, mas cada vez que pensei sobre fiquei ainda mais revoltada.

É sobre, no fim, entender tudo e não entender nada. "Os fins justificam os meios" é a máxima desse conto, mas a história é capaz de mostrar que nem sempre essa frase será capaz de responder tudo.

Bianca Sakamoto 21/12/2023

Pai contra mãe
?Mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco?
? Nem todas as crianças vingam?
- Machado de Assis

lítio 05/12/2023

Quanto vale uma vida?
É um conto bem simples e curto mas que tem um final angustiante e triste. Retrata as diferenças entre os "privilégios" entre pessoas negras e brancas mesmo que estejam em classes sociais semelhantes, e assim, as pessoas da mesma casta acabam lutando umas contra as outras enquanto os inimigos são outros. O protagonista Cândido, um homem branco e membro de uma família que passa dificuldades financeiras, decide perseguir escravizados fugitivos para ascender e sustentar a família. Nele não há nenhuma empatia sobre a mulher, que grávida, implorava pela vida de seu filho, sequer pela sua liberdade, visto que a mesma ofereceu-se pra servir ao homem. No entanto, o dinheiro, para Cândido, teve mais valor que a vida.

Le lê 24/11/2023

Dolorido e necessário
Acho que só lendo pra entender.
Machado traz de uma forma bem direta o quanto vale uma vida em diferentes situações ou posições.

Cândido Neves tem que conseguir dinheiro para manter um filho,senão este mesmo filho terá que ser mandado para a Roda dos enjeitados. Ele vê uma oportunidade ao entregar uma escrava grávida que tinha fugido. Esta mulher acaba sofrendo um aborto. Mas o que realmente importou ali foram os cem mil-réis na mão do homem.

A história mostra bem como somos hipócritas como sociedade e indivíduo. Qual o valor que uma vida tem dependendo da sua cor, gênero,riqueza...
E é um pouco chocante ver como podemos ligar esse livro com os dias atuais. Como parece que nada vai realmente pra frente de fato.

Carol H 16/11/2023

Não tenho o que comentar além da genialidade do título, foi uma leitura escolar que não deixa de agregar conhecimento.

Lu_Augusto 22/10/2023

Um conto curto, mas que é muito profundo!
Machado de Assis mostra nesse breve texto toda a hipocrisia de uma sociedade brasileira que poderia ter permanecido no passado de nossa história, mas que prevalece até os dias atuais.
É um livro que pode ser usado em aula como uma demonstração da desumanização que a escravidão causa na sociedade, tal desumanização que está presente até hoje nos noticiários policiais do horário da tarde, e mais recentemente na desumanização do povo árabe e principalmente o povo palestino que sofre um extermínio enquanto os jornais e canais de televisão tentam "passar um pano" para esse genocídio.

Luan 06/10/2023

Complexidades
Um conto marcante, que revira o estômago e que mostra a todos que Machado de Assis não era apenas um gênio da literatura brasileira, mas um indivíduo capaz de ver as vísceras do mundo como um cirurgião sem medo de se sujar de sangue. Não é frieza, mas verdadeiro olhar clínico, de quem enxerga complexidades, não caricaturas.

Maria7735 20/09/2023

"Não cuidemos de máscaras"

A briga pela liberdade, Machado de Assis, nos mostra isso, ele mostra a hipocrisia da parte burguesa. Gosto como ele usa a ironia e mexe com nossos sentimentos de varias formas.
Machado de Assis é um gênio da literatura e virei uma verdadeira fã apenas com esse conto.