Pai contra mãe

Pai contra mãe Machado de Assis

Resenhas - Pai Contra Mãe

Maria7735 20/09/2023

"Não cuidemos de máscaras"

A briga pela liberdade, Machado de Assis, nos mostra isso, ele mostra a hipocrisia da parte burguesa. Gosto como ele usa a ironia e mexe com nossos sentimentos de varias formas.
Machado de Assis é um gênio da literatura e virei uma verdadeira fã apenas com esse conto.

Viceh_ 04/09/2023

Pai contra mãe
Pai contra mãe é um conto que faz parte de uma coletânea que se chama relíquias de casa velha e esse conto inicia descrevendo as máscaras usadas na escravidão, trazendo essa lembrança de forma implícita para os leitores, visando mostrar que a escravidão deixou muitos resquícios, principalmente no século XX. Esse conto traz também um contraste, pois o protagonista da história é Cândido Neves e o nome dele pode ser associado à leveza/doçura, enquanto na realidade ele é um babaca, soberbo e interesseiro. Essas observações que eu citei acima são bem plausíveis em relação ao texto, mas foram observações externas minhas a respeito da história, porém o texto em si não me prendeu muito e eu achei que tive uma leitura massante, leitura essa que eu não deveria ter, ou pelo menos não esperaria ter, já que estava lendo um conto. Então, não curti muito.

Isabela 31/08/2023

Perfeito
Li esse conto para a UFU e achei maravilhoso, retrata temas sérios do jeito perfeito e é curtinho então em um dia da pra ler tudo

lari 29/08/2023

É uma boa narrativa realista que, cumprindo seu papel, nos faz questionar uma coisa muito importante. Li esse conto na sala e foi um grande debate

Thales 06/08/2023

Herói do seu tempo.
Há ditado que diz "heróis em tempo de guerra, são genocidas em tempos de paz".

E eis aqui a versão crua dessa passagem.
As vezes me pergunto porque os relatos raciais de Machado de Assis não nos chegam - oras, nosso maior nome literário, um negro - abolicionista... e não lemos sobre sua visão histórica?

Creio que essa negação é proposital, em menos de 30 páginas saio convencido da razão, Machado não é um crítico distante da escravidão, ele é um testemunho, mais que isso! É o seu interprete, vejam bem - não tiro o dever do asco daqueles que observam essa passagem maldita de nossa história, é nos "extraordinário" que pessoas tenham sido rebaixadas a objeto - porém, a Machado não foi permitido isso, as trevas pelas quais ele lutava contra eram lhe o cotidiano, eram o "ordinário' do dia-a-dia.

Como tratar o abate de animais para consumo como uma crueldade sem tamanho? É coisa da vida, precisamos desse sangue para viver, é costume... (contextualizem com 200 anos de traso agora). Oras - com igual dificuldade se teria para dizer que pretos eram pessoas.

Isso é o que temos nesta obra, o nosso "herói" - Claudinho, é justo um apanhador de escravos fugidos, herói ontem, vilão hoje - mas Machado tinha o dia certo para descrevê-lo.
Apanhamos a dura realidade de alguém submetido a sua realidade, Claudinho não era mau, bom marido, homem pacífico e um pai sonhador, um pai, que tudo faria para se manter ao lado do filho.
Claudinho, como homem de seu tempo - não via maldade em ganhar a vida retomando a prisão daqueles que sonhavam por serem livres, suas armas? Cordas e os punhos, o mesmo que hoje veríamos sendo usados contra animais. Lutava por seu pão como aqueles que lutavam por sua liberdade e, se cruzavam caminhos, travava-se a batalha. Machado não faz juízo de certo ou errado. Ele narra um fato, fato cruel, por óbvio - o confronto entre o servo do sistema e os submetidos a serem dele escravos.

Danielly107 24/07/2023

Sobre o Machado de Assis
Não sou muito fã do Machado de Assis, até por que a escrita dele é muito superior a minha leitura, mas estudamos sobre ele e nossa professora nos ajudou a entender. Não é um livro ruim, na verdade até que é bom, mas é bem pesado e não no sentido pesado bom sabe, aquele que te deixa eu choque de tão bom. Mas eu também não tenho tanta bagagem literária pra ler um livro desses.

Paty 02/07/2023

O título mais pesado
Depois que entendi o significado do titulo a história se tornou ainda mais pesada e triste, que livro.

luiza1792 19/06/2023

Triste
Li hoje na aula e não esperava que a explicação do nome seria essa. muito triste e impactante, e muito pesado também.

Grazielly 31/05/2023

Esse conto é muito bom, ele retrata bastante pontos do realismo, vc se prende na história e ao longo vc entende o pq do título "pai contra mãe"

B!A 28/05/2023

é um conto curto e muito bom, mas triste ao mesmo tempo, pois se vê representada a realidade passada pelos escravos no brasil, e a hiprocrisia do homem, que mesmo lutando pelo bem de seu filho - algo que a escrava também queria - pouco se importou com a luta e as súplicas dela.
uma boa reflexão que pode ser relacionada com a sociedade hoje em dia, mesmo que em contextos históricos diferentes.

Disa Castro 19/05/2023

Dura sociedade
Esse livro retrata com muita sensibilidade a vivência da escravidão no Brasil. Machado tem essa característica de saber escrever para sensibilizar o leitor e trabalhar o a escravidão com dureza

isabela1177 17/05/2023

Amei
Sinceramente, a leitura foi super fluída, vim o percurso inteiro santos-pg lendo e me prendeu de tal forma? uma ótima reflexão sobre racismo no Brasil

Maddu 16/05/2023

Definitivamente a melhor coisa do machado de assis que já li. passei até a gostar de sua pessoa e escrita

Guzzz 13/05/2023

Minha primeira leitura machadiana
Eu li esse conto agora a pouco e confesso que até que gostei. Tentei ler desconsiderando a época em que foi escrito e talvez tenha dado certo, porque traz uma visão social muito boa. A denúncia que o autor faz talvez não se aplique à realidade de hoje em dia, mas se aplica ao contexto histórico em que acontece a história.

Recomendo a leitura pra quem quer ganhar repertório pra usar em redação, é uma obra muito rica nisso. Não é uma leitura tão difícil de ler e você encontra o PDF na internet.