Pai Contra Mãe

Pai Contra Mãe Machado de Assis

Resenhas - Pai Contra Mãe

Janaina Edwiges 04/12/2020

Nem todas as crianças vingam, bateu-lhe o coração!
Profundo, intenso, triste! É impossível não se emocionar com a leitura de Pai contra mãe, um dos melhores contos de Machado de Assis que já li. A história retrata de uma maneira bem realista e com toques de ironia, a luta pela sobrevivência de duas parcelas da sociedade brasileira do século XIX: a do homem branco, pobre e sem posses e a do escravo, que sendo vítima de abusos e torturas, buscava constantemente sair da condição de mera propriedade e obter a liberdade. Este conto é enriquecedor, um verdadeiro retrato da sociedade brasileira da época. Deveria ser lido por todos, porque é extremamente importante que as pessoas conheçam mais sobre a nossa história.

Lu_Augusto 22/10/2023

Um conto curto, mas que é muito profundo!
Machado de Assis mostra nesse breve texto toda a hipocrisia de uma sociedade brasileira que poderia ter permanecido no passado de nossa história, mas que prevalece até os dias atuais.
É um livro que pode ser usado em aula como uma demonstração da desumanização que a escravidão causa na sociedade, tal desumanização que está presente até hoje nos noticiários policiais do horário da tarde, e mais recentemente na desumanização do povo árabe e principalmente o povo palestino que sofre um extermínio enquanto os jornais e canais de televisão tentam "passar um pano" para esse genocídio.

Phelipe Guilherme Maciel 08/03/2017

Conto dramático sobre pobreza, escravidão. Humano tratado como mercadoria.
Este conto de Machado de Assis é maravilhoso e devia ser lido por todos. Faz parte da Coleção "Um só Conto", da Artes e Oficios mas também pode ser encontrado no livro Relíquias da Casa Velha. A data de sua primeira publicação é 1906, e é um conto realista. Machado de Assis é filho de Portuguesa e de um Mulato pobre. Neto de escravos alforriados. O conto, escrito apenas 21 anos após o fim da escravidão no Brasil, conta do tempo como se todos já tivessem se esquecido... Como se fosse algo de um passado muito antigo. Inicia dizendo que naquele tempo, negros fujões eram procurados em jornais, e pagavam-se bem para os que recuperando-lhes, os devolvessem aos seus donos. A frase inicial do conto é célebre:

A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais [...]

Deste modo, conta-se a história de Cândido Neves, que não querendo aprender oficio nenhum, empreende a vida de perseguir negros. Ele, um pobre pai de criança recém nascida, enfrentará uma negra grávida. Pai contra Mãe.

Uma crítica à sociedade brasileira que aceitava a situação de exploração do ser humano, e inclusive à mesquinharia do ser humano, insensível à dor e à perda alheia.

Desfecho trágico.

Apenas um leitor 27/03/2021

Pesado e reflexivo!
O livro te faz pensar. Pensar se cândido fez a escolha certa, se ele deveria mesmo ter feito o que fez! O ponto principal na minha opinião, é que o Machado mostra os dois lados da situação! Assim o leitor pode tirar suas próprias conclusões sobre a decisão do protagonista. Uma história interessante...

Vanessa.Carla 16/11/2021

Te amo de Assis
Tive acesso a esse conto por uma indicação. E simplesmente encontrei um dos meus contos favoritos do Machado. A forma como ele retratou cada angústia e dilema. Como ele faz vc refletir sobre várias perspectivas. Esse homem tem meu coração demais.

drago 27/02/2023

Li pra escola mas gostei
Quando eu comecei a ler a história não me prendeu muito, mas depois de um tempo a leitura fluiu bem. A história em si propõe uma reflexão bem interessante sobre a sociedade escravocrata e tem um final que me deu uma certa tristeza e angústia

Piter 10/09/2022

Pai Contra Mãe
Primeira vez lendo algo do Machado de Assis, e eu tinha muito medo da leitura ser chata... mas pelo contrário é empolgante.
Apesar da leitura ter sido muito curtinha eu fiquei em choque com o final, e até agora não sei lidar. Não consigo decidir algo.
#nãotobem
Recomendo!!
Valeska 11/09/2022minha estante
QUERO TANTO LERRRR

estercleite 27/07/2021

Machado, como sempre, trazendo situações reais, que nas entrelinhas dizem mais do que está exposto.

Gabriela.Wouters 25/01/2021

Nem todas as crianças vingam, bateu-lhe o coração.
Li Machado pela primeira vez na escola. Acho que tinha 14 ou 15. Não odiei, mas também não acho que tenha aprendido tanto.
Li de novo na faculdade de Letras, na disciplina de Introdução aos Estudos Literários, e esse conto me surgiu e se materializou como um tapa na cara.
Não há forma melhor de retratar a história do que por meio de quem viveu a mesma com olhos críticos, como fez Machado de Assis.
Digo isso com frequência: tem que ser muito triste pra não admirar o legado desse homem incrível.

Maria1691 20/01/2023

Pai contra mãe
Meu primeiro clássico. Apesar de ser um conto,conseguiu passar em poucas páginas, uma história cruel que mostrou uma vida sofrida que se baseia em fatos reais da trajetória brasileira.

Wander Blaesing 13/10/2014

Um pequeno grande conto, que trata da ironia entre um pai paupérrimo que vê como solução última, prender uma escrava grávida como meio de sustento. Uma crítica à sociedade imperial contemporânea a Machado de Assis, que de certo modo denuncia brancos pobres e negros como inimigos às vezes, apenas circunstanciais, pois, afinal, todos estavam do mesmo lado - o lado dos perdedores.

Duda 14/09/2021

Pai contra Mãe
Apesar de curto, o conto contém várias partes "importantes", inclusive a escravidão no Brasil, que é mostrada de uma forma diferente e um tanto quanto mais aprofundada.

19:13

bea.3 09/03/2024

?Nem todas as crianças vingam.?
Li por causa da escola mas realmente gostei, é bem triste e mostra a luta pela sobrevivência dos dois lados da história naquela época