George Eliot: A Voz de um Século

George Eliot: A Voz de um Século George Eliot

Resenhas - A voz de um século

Christiane 24/07/2021

Como estudo o feminino para um livro que estou escrevendo iniciei minha pesquisa sobre a literatura feminina do século XIX com a leitura de Eliot pela sua biografia.
Karl escreve uma biografia que trata da vida de Eliot desde sua infância até sua morte, passando por todos seus livros e comentários a respeito. É um livro um pouco cansativo de ler, principalmente a parte onde ele detalha as questões comerciais com a editora e seus ganhos. Mas é também uma obra que nos dá uma visão do pensamento de Eliot e porque ela pensa desta forma e como pano de fundo temos a história da Inglaterra vitoriana e de vários personagens intelectuais da época como Dickens, Charlotte Bronte, John Stuart Mill entre outros.
Eliot ou Mary Ann Evans é uma mulher intelectualizada, pertencente a uma elite e ao meio literário da época, enfrentou preconceitos principalmente quando decide viver com George Lewes que era casado. Em função disto ela adota um non de plume masculino para seus trabalhos.
Eliot raramente se pronunciava publicamente e será em seus romances que vamos encontrar todo seu pensamento, suas reflexões e o que defendia, assim como explicações de suas próprias escolhas. Em função disto a importância de conhecer um pouco de sua vida antes de ler os seus romances.
Natty 22/01/2022minha estante
Estou fazendo essa incursão por sua biografia.Realmente ,Mary Anne absorveu muito do seu cotidiano e expôs nas suas obras

Luiz Pereira Júnior 19/07/2017

Para ler aos poucos...
Uma biografia longa como a vida de tão poucos que tiveram esse privilégio no tempo da protagonista; uma biografia repetitiva, assim como é a nossa própria biografia (afinal, as ações, os fatos e até mesmo as pessoas acabam se repetindo no decorrer do que vivemos). Um livro para ser lido aos poucos, com paciência, talvez até alternando com outros livros. O melhor do livro: o amor de Eliot pela literatura (vista sem idealismos e no seu sentido pragmático) e a sua luta por sua condição feminina. Também merece destaque seu longo relacionamento com o marido, muitas vezes eclipsado pela presença da estrela. Seja como for, o Ministério da Paciência Cognitiva adverte: leia com moderação...