El príncipe Caspian

El príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Adriana723 13/10/2023

No geral é bom
É muito bom ver as crianças em ação, e é inexplicável, quando Aslam aparece, da pra sentir exatamente o que eles sentem, é muito interessante. E bem, achei que ficou algumas pontas soltas, tem muitos questionamentos que nao foi respondido, isso incomoda, mas espero que nos outros livros algo seja comentado.
No geral é bom.

Rayssa152 25/09/2023

Príncipe Caspian
Traz uma certa nostalgia por vermos mais uma vez os quatro juntos e é uma perfeita despedida para Pedro e Susana, principalmente para Pedro, nos mostrando uma última vez como ele foi o Grande Rei Pedro. Nos apresenta personagens divertidos mais uma vez e nos conecta com eles com perfeição. Caspian se mostra inocente no início e aos poucos vemos sua evolução para um Rei por direito.

@jaquepoesia 19/09/2023

Amei!
Dividido em quinze capítulos 'Príncipe Caspian' é uma continuação de 'O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa. Portanto aqui acompanharemos mais uma aventura com as quatro crianças da obra anterior.
Na ferrovia partindo para escola, ambos são surpreendidos por puxões mágicos e acabam por parar em uma ilha. Estando na misteriosa ilha, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia encontram muitas macieiras e próximo delas o que parece ser o muro de um castelo.

"Era um lugar luminoso, secreto, silencioso e um tanto triste (...)" 》 pág.19

O local desperta uma sensação esquisita nas crianças, mas não as impede de manter o espírito aventureiro. Logo encontram um objeto que os fazem lembrar dos doces tempos em que foram reis e rainhas em Cair Paravel.

E não demora muito para sermos apresentados(as) aos novos personagens da história, o primeiro deles é um anão que conta sobre o Príncipe Caspian, o qual vivia juntos dos tios em um grande castelo no Centro de Nárnia. Depois saberemos sobre sua querida ama, e o atual tutor de Caspian, Dr. Cornelius, e então passamos a acompanhar Caspian conhecendo o texugo Caçafrutas e muitos outros narnianos.

"(...) ele olhou em torno e viu por todos os lados bosques desconhecidos, charnecas selvagens e montanhas azuis, pensou como era grande o mundo, e sentiu-se amedrontado e pequeno."
》pág. 68

Em certo momento Lúcia vê Aslan, mas tem a missão de fazer com que os outros o sigam, no entanto os demais não o enxergam e contrariados seguem Lúcia afim de vê-lo.

Enquanto novos personagens adentraram a história, outros a deixaram por estarem se tornando jovens adultos. A traição de Miraz, a batalha, a fé necessária para encarar o imprevisto, fazem desse livro mais uma grande parte do que é a imensidão de Nárnia. Então sim, mais uma vez eu amei estar em Nárnia

littlepadawan 16/09/2023

?Mas, a medida que você for crescendo, eu parecerei maior.?
A sensibilidade da lucia a voz de aslam é tão linda e tocante. pra mim, foi o ponto chave do livro.

Lolô 10/09/2023

Nostalgia e genialidade
Ainda em as Crônicas de Nárnia pq tem sido muito gostoso reler os livros que eu amava na infância. Amo o jeito que Lewis explora as fantasias com maestria e como cada obra tem uma novidade. Este livro é um dos meus favoritos, gosto dos novos personagens e de como os anteriores são trabalhados, especialmente a forma que Edmundo evolui. Diferente dos primeiros, esse é um pouco mais pesado em termos emocionais e políticos, mas nada que o faça deixar de ser um livro infantil. Queria um trabalho melhor com relação ao psicológico das crianças de terem se tornado adultas e depois voltado a serem crianças, mas não rolou. Confesso que esse é um dos poucos casos que prefiro a adapação cinematográfica pq preferi o ritmo do filme que o do livro, mas, por ser leve e bem escrita, recomendo a leitura mesmo assim. Não quis ir direto pro próximo livro da saga, vou ler algo diferente antes de voltar, mas acho que até o final do ano eu acabo!
Ps: o trecho marcante é um dos que mais fala ao meu coração. É interessante pensar em um Deus imutável, mas que, a medida que o compreendemos, ainda que de forma limitada, e nos relacionamos com Ele, Ele se torna ainda maior aos nossos olhos ❤️.

site: https://www.instagram.com/tantopraler/

Jamerson.Alves 05/09/2023

É bom voltar à Nárnia
Assim como os reis, também havia ficado um tempo sem pisar por Nárnia. Voltei agora para empossar o príncipe Caspian.

Pedrochmeneses 01/09/2023

À medida que você for crescendo, eu parecerei maior
C.S. Lewis, detalhista como sempre, fantástico como nunca.

Caspian segue muito bem como a sequência de toda a maluquice e maravilha apresentada no livro anterior da saga de Nárnia.

Lewis acerta uma flechada certeira nos personagens novos e nos embala de forma quente com os velhos amigos que já temos.

A história segue leve, rápida e aventureira no ponto certo.

Os contos cada vez mais completos e interessantes.

Não vejo a hora de engolir a próxima magia do mundo criado por ele

Duda.Guerreiro 29/08/2023

Mais um vez em Nárnia ??
Esse foi sem dúvidas o livro que menos me conectei, ele detalha melhor a fantasia em si do que os outros, mas enfim, é Nárnia, e é sempre bom conhecer mais de Nárnia. E o final, aah, Aslan??, Ele sempre deixa tudo perfeito!

Marcelo 21/08/2023

Caspian
Este livro fecha a jornada de Arthur e Suzana na saga, dando mais protagonismo para Edmundo e Lúcia, história que irá se desdobrar futuramente.

Larissa Fontes 11/08/2023

Facilmente apaixonante fascinante envolvente e uma leitura gostosa que flui sou apaixonada em todos os livros das crônicas de Nárnia

Line 06/08/2023

A Antiga Nárnia ??
Nesse livro nos vamos acompanhar uma Narnia de séculos depois do reinado do Grande Rei Pedro. Essa nova Nárnia precisa nao se parece em nada cm a Antiga, pois foi invadida e precisa ser recuperada.

Eu amo essa história, eu amo a escrita, me traz um conforto imenso

MaiWai 31/07/2023

Não é o melhor
Essa foi a crônica menos profunda e que eu menos me senti impactada.
Não é a melhor, mas isso não significa que não seja boa. Vale a leitura.
Não é uma leitura cansativa, é divertido acompanhar o desenrolar da história. Mesmo assim, senti meio rasa comparada as outras que se passaram.
Os novos personagens apresentados não me despertaram tanta empatia (menos o Caspian, que foi o único que gostei muito)

Rahisa.Helena 23/07/2023

Nárnia respira em paz novamente
Gostei muito desse quarto volume. Caspian é um querido, que personagem amável! Adorei conhecer mais os pormenores sobre os narnianos e os teomarinos. É muito lindo ver a união e a perseverança dos personagens em busca de superar as adversidades. Essa crônica fala bastante sobre acreditar, mesmo quando tudo parece perdido ou impossível. Só achei que as meninas, Lucia e Susana, ficaram meio esquecidas no churrasco, mas vale muito a leitura. Recomendo.