Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Gustavo.leão 12/08/2020

Surpreendido
Eu pensava que o livro não ia se distanciar tanto do filme, mas eu estava completamente enganado.
Isso foi muito bom mesmo, pois fez eu ficar com aquela saldade de Nárnia e fez eu ter uma experiência completamente diferente.
Mesmo sendo uma crônica e consequentemente curto, os personagens foram desenvolvidos com reviravoltas e não foi aquela coisa que o autor joga um monte de informação sem pé nem cabeça.
Ele desenvolveu bem as informações e no final me deixou com um gostinho de quero mais.
Tata 20/08/2020minha estante
Realmente é bem diferente do filme!!! Mais tanto a crônica quanto o filme são muito bons (na minha opinião)

C. Aguiar @coelhoobrancoo 19/11/2014

Esse livro até agora foi o único que eu tenho pouco a falar porque infelizmente não foi um dos melhores da série.
O tempo passa de forma diferente na terra de Nárnia, pois para Pedro, Lúcia, Edmundo e Susana faz apenas um ano que eles estão longe de Nárnia, mas na verdade se passaram mais de mil anos e atualmente a terra que anteriormente era cheia de magia está completamente modificada, e habitada por pessoas que vieram das terras de Telmar (um mundo paralelo a Nárnia) e sendo governada por um homem cruel chamado Miraz.
Esse homem não tem nenhum herdeiro, por isso ainda mantém vivo seu sobrinho Caspian, e o jovem além de curioso é bem instruído por seu tutor que explica tudo sobre a antiga Nárnia e de como em tempos de paz o local era habitado por animais falantes, dentre outras criaturas.
O jovem Caspian vai crescendo ouvindo histórias sobre a antiga Nárnia quando acaba tendo que fugir no dia que a esposa de seu tio da a luz, e sendo assim Miraz não precisa mais de Caspian e pode muito bem cuidar do reino agora sem nenhuma preocupação. Nisso os guardas começam uma caçada para matar o jovem Caspian.
Na fuga o pequeno príncipe acaba encontrado animais falantes que o rei pensava não existir mais e eles decidem que Caspian será seu novo rei, porque ele não vê o mundo como um telmarino e sim como um verdadeiro narniano que quer apenas o bem para as criaturas magicas. Nesse momento ele decidem tocar a trompa da rainha Susana para que o auxilio venha (seja lá ele qual for), e nessa hora os irmãos acabam sendo transportados novamente a Nárnia a fim de ajudar seus antigos súditos a trazer novamente glória para Nárnia.
O livro é um pouco simples e as vezes arrastado, sem tanta emoção. Achei meio sem sal, porém como sempre temos um fina feliz.
O filme é fiel a medida do possível ao livro, tirando o fato é claro que no livro eles são mais jovens do que nos filmes.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
Bruno 20/06/2016minha estante
Também achei o livro meio arrastado, achei que foi mais enrolação do que de fato uma história. Os quatro demoraram muito para encontrar Caspian, Lúcia e Susana ficaram perdendo tempo com Aslan enquanto a batalha principal acontecia. Dizem que o filme é ruim e não é fiel ao livro, na minha humilde opinião, gostei mais do filme.

Lucas 01/09/2016

Bom
Muito bom, embora, assim como o O Sobrinho do Mago, não seja um dos meus favoritos, ele continua sendo muito melhor que o filme e também nos mostra uma sociedade humana egoísta e uma bela metáfora para a forma como exploramos a natureza.
amaedosdragoes 19/10/2016minha estante
Você leu essa edição mesmo?

Fanny 10/01/2010

Quando você começa Principe Caspian, a estória parece franca, se comparada com as outras crônicas.
Mas é aos poucos que ela vai te conquistnado ao demonstrar em cada página a coragem dos personagens.
A história começa com os irmãos Pedro, Susie, Edmundo e Lucy esperando o trem para irem para o colégio interno, para quem leu "o menino e o cavalo" sabe o quanto as crianças se adaptaram a vida em Nárnia viveram por muitos anos, mas que significou apenas um instante no tempo da Terra.
Eles são "chamados" a Nárnia ainda nessa mesma estação, e retornam a sua amada terra, o que eles não esperavam é que havia passado 1000 anos em Nárnia e nesse tempo muita coisa mudou, e eles decobrem que Nárnia se tornou um lugar selvagem e que seus habitantes hoje são obrigados a se esconderem na floresta para não serem caçados. E que muitos animais antes inteligentes e falantes,agora se tornaram selvagens.
Em minha passagem favorita Lucy diz:
"Não seria medonho se um dia, no nosso mundo, os homens se transformassem por dentro em animais ferozes, como os daqui,e continuassem por fora parecendo homens, e a gente assim nunca soubesse distinguir uns dos outros?"

Depois de encontrarem com um anão, eles vão ao encontro do Princípe Caspian, um jovem principe que tem que fugir do seu tio para não ser morto.
Com a ajuda dos habitantes restantes de Nária ( centauros, anões e um valente bando de ratinhos- inclusive o adorado Ripchip) eles vão lutar pela liberdade do povo narniano.
Para quem só viu o filme, se prepare por que não há romance entre Caspian e Susie, e nem disputa de egos entre Caspian e Pedro.
Ao contrário aqui cada um conhece o seu lugar e luta pelo bem de todos.
Ao final o choro é inevitável, principalmente para aqueles que como eu nunca gostaria de abandonar uma terra como Nárnia. Aslam comunica a Pedro e Susie, que eles não voltaram mais porque já aprenderam tudo o que podiam em terras narnianas.
Pessoalmente, eu ficaria arrasada, e por isso quando li o final chorei muito com o destino dos dois.
No mais, é um ótimo livro que faz juz aos seus companheiros de crônicas....mais uma obra-prima de Lewis, que surpreende sempre.

Mr. Jonas 10/02/2019

O Príncipe Caspian
O Príncipe Caspian é o quarto de sete volumes que compõem a série «As Crónicas de Nárnia», um dos grandes clássicos da literatura infanto-juvenil Peter, Susan, Edmund e Lucy, os heróis e heroínas do segundo volume estão de volta para nos contar mais uma fantástica aventura.
A história começa quando estas quatro crianças são inesperadamente impelidas, por artes mágicas, de uma estação de caminhos-de-ferro em Londres para o maravilhoso mundo de Nárnia, onde o príncipe Caspian se encontra em apuros. O feliz reino de Nárnia, terra onde os animais falavam e havia pessoas simpáticas que viviam nos rios e nas árvores, chamadas Naíades e Dríades, e onde ressoavam os martelos dos Anões, estava agora ameaçada pelo controlo do perigoso e perverso rei Miraz.
Estes quatro jovens, conduzidos pelo magnífico leão Aslan, têm agora a importante missão de ajudar o príncipe Cáspian a recuperar o glorioso passado de Nárnia.
Será que vão conseguir?

Julia 20/11/2013

Porque os humanos chatos e feios sempre querem causar em Nárnia? ):
A quarta crônica escrita por C. S. Lewis conta a história do pequeno telmarino Príncipe Caspian, sobrinho do rei Miraz. Ele era o próximo na linha do trono (creio que seja essa a expressão) até então, mas certo dia a esposa do rei dá a luz a uma criança. Rei Miraz, querendo que seu filho seja o próximo rei, e não Caspian, arma um plano para assassinar-lo e parecer que tudo foi por acidente. O "professor particular" (por falta de termo melhor) de Caspian conta a ele seu plano e aconselha o garoto a fugir. E é isso o que ele faz.
O menino foge junto com seu cavalo a procura de um lugar acolhedor, mas sofre um acidente e acaba encontrando dois anões e um texugo falantes. Encantado por descobrir que todas as histórias sobre a antiga Nárnia eram verdadeiras, Caspian e os outros habitantes de Nárnia que estavam escondidos travam uma batalha com os telmarinos para ver quem governará Nárnia dali em diante.

Em relação às três crônicas anteriores, achei essa muito fraca. Não sei porque não me agradou tanto, mas gostei infinitamente mais das outras.

Viagem do Peregrino da Alvorada, aqui vamos nós!

Anderson Brito 17/09/2011

A velha e boa magia de Nárnia ganha mais doses de potência em Príncipe Caspian! O livro todo nos remete a uma saudade daquele clima e ambiente que conhecemos em “O leão, a feiticeira e o guarda – roupas”. É impressionante como o autor consegue empregar religião na ideologia de cada protagonista, falar de Deus e nos confortar com a bondade. Em fim, quanto mais avanço nos livros de As Crônicas de Nárnia, mas sou da opinião de que para se entender melhor, só lendo e apreciando a viagem que fazemos nas páginas que seguem...

Miguel 05/11/2013

Príncipe Caspian
Um livro que narra como Nárnia foi esquecido poros próprios animais e enfatiza que o mal reinou durante anos em Nárnia, até que no desenvolver da história Caspian X conta com a ajuda dos quatro tronos de Cair Paravél. Incrível!

Thamiris | @frasedeumlivroo 12/10/2020

Amei!
Nesse livro, Nárnia é governada pelo tirano Miraz, príncipe regente que assumiu o papel em nome de seu sobrinho, Caspian. No entanto, com o nascimento de seu filho, ele precisa que Caspian desapareça e que o trono seja de fato seu.

Com a ajuda de seu tutor, Caspian descobrirá o plano de seu tio e poderá escapar para as terras distantes que, segundo as lendas, foram o lar dos grandes reis da época de ouro de Nárnia, em Cair Paravel.

Se passaram centenas de anos desde que Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia voltaram para a Inglaterra, para eles só se passou um ano, mas quando foram chamados pela trompa de Susana viram que muita coisa mudou. Em primeiro lugar, como reinaram há muito tempo, muitos não acreditam que eles ou mesmo Aslam existiram, acham que não passam de lendas que nem deviam ser repetidas.

Em segundo lugar, muitos dos animais falantes deixaram de existir, assim como os espíritos das árvores, rios e lagos hibernaram em suas formas básicas. A verdade é que os narnianos tiveram que se esconder para sobreviver. A invasão do Telmarino significou que os verdadeiros narnianos tiveram que se esconder, mas agora Caspian, o resto dos narnianos Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia lutarão para tirar Miraz de seu trono e dar a Nárnia a glória do passado.

Nárnia é o meu mundo de fantasia favorito e essa crônica não me decepcionou em praticamente nada. Recomendo pra todos, eu sempre leio as crônicas em um dia, pois são leves e envolventes, personagens cativantes e maravilhoso, agora eu quero muito ver a adaptação.

Anienne 21/12/2019

Príncipe Caspian
Mais um livro maravilhoso da Série "As Crônicas de Nárnia". O filme é muito fiel ao livro. Eu amei! Indicado para todas as idades.

gabriel.smithy.7 20/10/2020

Apenas enxergue!
Príncipe Caspian é um livro mais serio do que os antecessores e que lida com temas muito interessantes como fé e descrença. Adorei os novos personagens e a coragem de Lewis de mudar tudo oq conheciamos em Narnia e colocar uma mensagem tão profunda que até serve como um puxao de orelha para nos. Adorei o fato do Pedro (Meu pevensie preferido) ter mais destaque nesse livro se mostrando como grande lider e Caspian sendo esse novo rei super simpático. O livro me surpreendeu mt me levando a lugares que eu não achei que iría. Maravilloso! Lewis é o cara!

Rafa 21/01/2012

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - PRÍNCIPE CASPIAN (C.S. LEWIS)
Bom primeiramente devo afirmar que vi os filmes antes de ler os livros, o que me deixou ansioso demais. Nos filmes, há muita ação, fantasia, perigo e o enredo é sensacional. Não que o livro não tenha nos livros, mas em pouca quantidade. Príncipe Caspian é sem dúvida o melhor filme da série, mas me desapontei um pouco com o livro, e vou lhes explicar porque.
O autor demora muito para contar a história do personagem principal, (Caspian) são cerca de três ou quatro capítulos dedicados somente a isso, e em um livro de quinze, é um luxo que ele não poderia ter. Creio que tivesse sido melhor se ele tivesse escrito em um ou no máximo dois capítulos para esse ponto.
Outra coisa é o final. Não que não seja bom, mas é muito rápido. As coisas acontecem rápidas demais, e por vezes, fatos que teriam mais importância, quase nem são narrados como deveria ser.
Também não gostei do jeito que o autor descreve as coisas no livro. Nos anteriores era tudo mais fácil, mais apropriado para crianças, já nesse parece que começa a complicar histórias, e inventar alguns personagens que são desnecessários.
Com um apanhado geral, consta-se que Príncipe Caspian é um livro bom, mas com alguns erros que deveriam ser reparados e com algumas coisas a serem verificadas.