Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Isadora 15/04/2016

De volta à Nárnia
Por ser uma fantasia, há situações realmente inacreditáveis. Pensar que as crianças viveram por anos em Nárnia, até virarem adultas, é realmente espetacular.

Nessa nova aventura, as crianças voltam para esta terra tão fantástica, mas descobrem que muitos anos se passaram desde o dia em que voltaram para casa. Nárnia está devastada, sendo governada por homens que não acreditam no Leão, nos animais falantes e oprimem todo ser mágico. As nossas crianças e um novo personagem, príncipe Caspian, precisarão unir forças para vencer os inimigos.

Ótima leitura... e a história continua...

Milena Karla - Mika 29/01/2013

Meu blog sobre livros: http://my-magic-library.blogspot.com.br/

O primeiro livro foi emocionante, perfeito, eu amei muuuuuito. Mas esse, o segundo, cara, fala sério.

Eu pensei que ia ter todas aquelas reviravoltas e tals, mas foi meio parado o livro quase inteiro.
Mas não foi de todo chato. O livro pode até ser meio parado e etc, maaaaas, tem um tempero especial.

Eu gostei muito dele, mas não ao ponto de ser excelente. Achei muito legal o início, o meio e o fim também.
Talvez eu não tenha gostado tanto por já ter visto o filme, que eu acho que também segue um ritmo meio parado por um longo tempo num estilo assim; luta ou não luta, vai ou não vai?

É assim, sempre parece que vai acontecer algo que vai abalar as estruturas mas demora de acontecer.

Gostei muito da parte que Lúcia vê Aslam, que ela olha nos olhos dele e se acalma... Muito lindo! Aliás eu amo isso nos livros, a expressão do olhar, a cor dos olhos, tudo isso é muito importante!
No geral amei muito o livro, mas é meio parado quando eu na verdade esperava aventura.

Mas eu recomendo, ele é muito bom!

Vanessa 18/03/2013

Após um ano que Lúcia, Pedro, Edmundo e Susana já tinham voltado para casa e estavam indo para seu primeiro dia de aula, algo diferente acontece na estação e eles acabam voltando novamente a Nárnia.

Não sabem como foram parar lá, mas percebem que tudo está diferente, o castelo de Cair Paravel estava em ruínas mas como pode isto ter acontecido, só se passará um ano. Mas para quem já leu as outras crônicas, sabe muito bem que o tempo de Nárnia é outro.

Como o título já diz, a história é do príncipe Caspian, que morava com seu tio, Miraz, rei de Nárnia, mas a um segredo que Caspian não sabe. Ele nunca teve afeição pelo tio e nem o tio por ele.

Um dia seu professor, doutor Cornelius, disse que Caspian tinha que fugir, pois sua tia estava grávida e Caspian ameaçava o trono desta criança. Seu tio então, iria matá-lo.

Caspian neste momento descobre toda a verdade, foge para a montanha e lá começará uma batalha contra seu tio para requerer o que é seu de direito.

Mas onde Lúcia, Pedro, Edmundo e Susana entram nesta história?

Após Miraz virar rei, Nárnia não era mais a mesma, os animais falantes foram mortos, outros vivem escondidos, a magia se perdeu. Caspian sempre gostou de ouvir as histórias de sua ama sobre como era Nárnia e Aslam. E ele acreditava nelas, quando descobriu que eram mesmo verdade, foi procurar essas criaturas, lhe pedirem ajuda.

Quando Caspian, fugiu o doutor Cornellius, que era um anão, lhe deu a trompa da rainha Susana. Em um momento de desespero, um momento que ele necessitava de ajuda em uma batalha, Caspin tocou a trompa e acabou trazendo Lúcia, Pedro, Edmundo e Susana de volta a Nárnia. e juntos eles lutarão por Nárnia.

Esta, até agora, foi a crônica que eu mais gostei, pois tem mais emoção, batalhas, segredos, descobertas. Nos deixa mais preso a história, querendo saber se tudo vai dar certo mesmo, se Nárnia voltará a ser como antes. Só é difícil imaginar crianças em batalhas sangrentas, lutando por um reino, sendo bem sucedidos nisso, pois são apenas crianças, mas a imaginação aflora. Somente quando acabar de ler todas as crônicas, irei assistir aos filmes.

Helena Menezes 28/04/2013

O livro “Príncipe Caspian” foi publicado em 1951. Ele é o quarto na ordem cronológica de Nárnia, o segundo escrito por C. S. Lewis e conta a história do retorno de Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia a Nárnia.

Vocês vão se lembrar que, ao final de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, os quatro irmãos retornam ao mundo de onde vieram pelo mesmo guarda-roupa o qual haviam chegado.

Um ano depois, eles estão retornando para a escola após as férias de verão e se sentem tristes, pois os meninos frequentariam uma escola e as meninas outra. Quando, de repente, os quatro são novamente transportados para outro mundo.

Eles percebem que estão nas ruínas de seu antigo castelo em Cair Paravel: milhares de anos haviam se passado em Nárnia desde a última vez que estiveram lá. O mundo adquirira um aspecto totalmente diferente: há muitas gerações, um povo das terras conhecidas como Telmar (a oeste de Nárnia), havia chegado e conquistado o país, impondo aos verdadeiros narnianos uma vida clandestina.

O príncipe Caspian é filho do rei Caspian IX, que morrera quando ele era criança e o deixara sob os cuidados de seu tio, Miraz. O jovem príncipe se interessava enormemente pelo passado de Nárnia, mas era proibido de estudá-lo.

Sua sorte muda quando a esposa de seu tio dá à luz a um menino. Querendo que o filho se tornasse o herdeiro do trono, Miraz manda assassinar Caspian, que foge com a ajuda de seu mentor e se encontra com os últimos animais falantes de Nárnia, preparando um ataque à Miraz.

Qual é a relação entre a chegada dos quatro irmãos Pevensie e a história Caspian? Não direi para não estragar a leitura de quem ainda não teve a oportunidade de conhecer essa história.

Samara 09/06/2013

Susana, Pedro, Edmundo e Lúcia estavam a espera do trem para ir ao colégio interno quando são levados a Nárnia aonde viveram por muitos anos mas que tornou-se apenas horas em nosso mundo.
Então retornam a Nárnia, mas encontram seu castelo em ruínas e descobrem que se passaram mil anos, acham suas roupas e armas e aos poucos vão se lembrando de coisas que haviam esquecido, também notam que muitos animais falantes se tornaram selvagens e os que restaram estão escondido, pois havia muitas pessoas más em Nárnia.
Eles encontram um anão que leva eles ao encontro do príncipe Caspian, o príncipe que os chamou, pois durante a fuga do castelo para que seu tio não o mata-se ele acabou tocando a trompa de Susana e os chamou a Nárnia.
Depois de derrotarem os Telmarianos com ajudados animais e de Aslam que reaparece e faz com que as arvores vivam.
Susana e Pedro descobrem que não vou mais voltar a Nárnia, pois já aprenderam tudo que deveriam. Eles e outras pessoas resolvem voltar a terra.
E de repente ali estão os quatro irmãos esperando o trem para o colégio.
Este livro como o do leão a feiticeiro e oguarda-roupa tem o filme.

Miguel 05/11/2013

Príncipe Caspian
Um livro que narra como Nárnia foi esquecido poros próprios animais e enfatiza que o mal reinou durante anos em Nárnia, até que no desenvolver da história Caspian X conta com a ajuda dos quatro tronos de Cair Paravél. Incrível!

Alan 20/11/2013

Fanstástico
Estou lendo as Crônicas de Nárnia em ordem de publicação, sendo assim, seguindo a imaginação do autor.

Li primeiro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa e logo depois li Príncipe Caspian. O livro é ótimo e na minha opinião melhor que o primeiro, C.S. Lewis acrescentou tudo aquilo que senti falta e deixou a desejar no primeiro livro, por exemplo, a batalha entre o Rei Pedro e Miraz, foi fantástica.

O livro também passa uma mensagem muito bacana, uma espécie de história bíblica infantil.

Nanda 10/01/2014

Ao descobrir que seu tio vai ter um filho e que ele será o herdeiro do trono e que seu tio quer matá-lo,o jovem Caspian foge.
De outro mundo,Susana,Pedro,Edmundo e Lúcia acabam retornando a Nárnia pelo chamado do Príncipe.
Logo,humanos,faunos,gigantes e criaturas de Nárnia se juntam novamente para lutar por Nárnia.

Sakaniwa 24/06/2014

Surpreendente.
Nárnia é, de fato, um mundo incrível. Tão incrível que em menos de uma semana terminada a leitura de um livro, já sinto saudades. Já fazia algum tempo que não lia nada que se passasse nesse mundo, mas dessa vez fui surpreendida.
Princípe Caspian conta a história que já conhecemos pelo filme, mas muito melhor explicada, muito mais detalhada, com cenas que deveriam se arrepender de não estar no filme. O mentor de Caspian (Doutor Cornelius) tem uma história muito mais legal do que simplesmente "aquele alguém que acorda Caspian no meio da noite em que seu primo nasce", por exemplo. Em alguns momentos eu lia os parágrafos e me arrepiava só de imaginar essa magia de Nárnia diante dos meus olhos de observadora passiva. Em outros eu pensava em como eu gosto mais e mais da Lúcia (não é a toa que ela é a irmã preferida de Pedro) e como seus pensamentos são tão simples e inocentes, mas que surpreendem a nós, aqueles que perderam essa simplicidade e inocência. Soltei até umas gargalhadas com os Lordes de Miraz.
E eu não sei se meus hormônios têm alguma parte nessa história, mas chorei um bocado com o fim. Só não chorei mais porque não tive tempo pra isso, mas que fim triste ein... me senti na pele dos Pevensie e foi horrível.
Vale muito a pena ler, é muito diferente do filme, muito melhor.

Marcos Ogre 27/07/2014

Continuidade com inferioridade
Acho importante ressaltar, primeiramente, que esse é o livro de que menos gosto de toda a saga do país mágico de Nárnia. Minhas impressões a respeito desse livro são quase que totalmente negativas, então, se você é um daqueles fãs que não suportam críticas sob aspecto algum de algo que ama, acho melhor que pare logo por aqui, para que não se forme um atrito incômodo. Agora, se você é de boa, let's go.

Conferindo umas resenhas e críticas por aí, percebi que eu sou meio que um isolado em relação à opinião que tenho do segundo livro de As Crônicas de Nárnia: todos adoraram, menos eu. Posso estar tremendamente equivocado em meus argumentos, mas simplesmente não compreendo o porquê de tanto brilhantismo... Não nesta crônica, já que existem maravilhosas surpresas nas que se seguem.

Apesar da introdução um pouco intimidadora, gostaria de dizer que não, não é um livro ruim. Apenas não é tão bom quanto poderia ser. Antes de tudo, porque a história é mais fraca, e inferior quanto ao desenvolvimento se comparada ao primeiro livro. É tudo muito devagar, preso em detalhes praticamente desnecessários e que unicamente não divertem (dão aquela famosa "encheção de linguiça"). O autor demora demais pra engatar de verdade e embarcar numa jornada interessante, o que, quando chega, parece não funcionar de todo.

O livro está livre de personagens interessantes, fazendo com que até mesmo o personagem título tenha uma graça mediana, embora tenha, sim, sua importância e valor. Entretanto, nada parece realmente levantar o livro do medianismo que tomou conta da minha opinião durante todas as 107 páginas que li em meu volume único. O final não é nem de longe tão extasiante quanto o do livro anterior e o único capítulo que me prendeu de verdade, como um conjunto, pareceu demasiadamente sombrio para o caráter da obra.

No fim das contas, se me perguntassem se vale a pena ler, eu diria que vale. Não é uma perda total e os livros que se seguem são ótimos, então seria um pleno desperdício parar logo por aí.

site: http://pensadoremserie.blogspot.com.br/

Grazi Comenta 03/10/2014

Um dos mais criativos
Esse livro marca o retorno de Pedro, Lúcia, Susana e Edmundo para o mundo de Nárnia. Para quem já leu, sabe que no final de O leão, a feiticeira e o guarda-roupas os irmãos Pevensie retornam ao ''mundo real'' a que pertecem. Esta história se passa 1.300 anos depois dos eventos do livro 2 no tempo de Nárnia, mas para os irmãos passou-se apenas 1 ano. Dentro desse período de tempo, Nárnia é invadida pelos habitantes do reino de Telmar, que é uma terra também pertencente ao mundo paralelo de Nárnia. Com essa invasão, os habitantes verdadeiros de Nárnia (os animais falantes e outras criaturas)precisaram-se esconder na floresta e tornaram-se apenas lendas. O rein telmarino atual é Miraz, tio de Caspian. Porém, ele é o rei regente, pois - pelos planos de Miraz - seu irmão, o rei legítimo, morreu. Na noite em que Miraz concebe seu primogênito, é a noite em que Caspian precisa fugir. Com ideias e sonhos criados pelo seu tutor, Caspian foge para a floresta no intuito de devolver a magia à Nárnia. Os animais falantes o encontram e reconhece nele o rei de direito e decidem ajudá-lo a derrubar Miraz. Eles tocam a trompa pertecente a Susana (o presente que ela recebeu do Papai Noel no livr 2) e esta abre um novo portal para transportar os Antigos Reis e Rainhas de Nárnia para ajudá-los.

- Oh, árvores! - exclamou Lúcia (embora sua intenção não fosse falar). - Vamos acordar , árvores! Não se lembram de mais? Será possível que não se lembram mais de mim? Dríades e hamadríades, acordem para falar comigo!

O Príncipe Caspian foi o segundo livro da serie de Nárnia a ser publicado, mas na ordem cronológica, ou seja, a sugerida para leitura, é o quarto. É o segundo melhor livro, na minha opinião, passado apenas por O leão, a feiticeira e o guarda-roupas e empatado com As Viagens do Peregrino da Alvorada.

Neste livro as referências bíblicas são mais singelas, mas um pouco mais da magia de Nárnia é explicada. Quando os irmãos Pevensie retornam, apenas Lúcia e posteriormente Edmundo conseguem ver Aslam em seu caminho para encontrar Caspian e os outros. Isso é um sinal que Pedro e Susana estão crescendo e a magia de Nárnia já não mais os influencia (o que seria algo como a perda da fé ou a falta de crença no extraordinário quando nos tornamos adultos). É um dos livros mais visuais, principalmente pelas cenas dos animais na floresta e a cena do retorno dos irmãos, quando eles encontram Cair Paravel em ruínas.

- Olhem, olhem! - gritou Lúcia.- O que, onde? - Disseram todos.- O Leão - disse Lúcia - Aslam! Vocês não viram? - Estava transfigurado, com os olhos em fogo.- Você acha mesmo que...? - começou Pedro.- Onde você pensa que o viu? - indagou Susana.- Por favor, não falem como pessoas grandes. - disse Lúcia batendo o pé. - Eu não penso que vi. Vi mesmo.

Neste livro temos a explicação de quem são os telmarinos e uma grande surpresa depois da resolução da trama. É uma surpresa ruim, conto logo. Eu senti muita falta dos personagens do livro 2 :/ tipo os castores e o senhor Tumnus (que, obviamente, está morto). Mas felizmente somos apresentados a um novo personagem que se mantém no próximo livro: Ripchip. Aqui vemos como Edmundo ainda é assombrado pela figura de Jadis, a feiticeira branca.

Mais uma vez temos a escrita incrível do Lewis, com uma trama ótima e narrativa fácil. Quase todas as Crônicas de Nárnia são histórias boas de ler, a exceção do último livro, mas isso já é matéria para outra resenha ;)

Ah, adoro as capas dos livros. Eu sempre fico feliz quando vejo que houve uma preocupação com a capa combinar com o enredo que o livro apresenta. A Martins Fontes foi bem cuidadosa nisso e na diagramação de todo o livro. Enfim, tá super recomendado.

site: http://oclubedameianoite.blogspot.com.br/2014/06/resenha-as-cronicas-de-narnia-livro-04.html

Rafael Aguiar 29/12/2015

Breve Comentario
Acabei de ler mais um livro das Crônicas de Nárnia, o que dizer? Simplesmente incrível, como é bom poder estar em Nárnia, ouvir as palavras sabias de Aslam, que muitas vezes nos proporcionam bons momentos de reflexao. Não irei resenhar sobre o livro, deixarei para falar de um todo quando terminar todas as crônicas , agora vamos que vamos amanhã iniciaremos 5° livro na ordem cronológica "A viagem do peregrino da alvorada".

Aster Verbatim 17/01/2016

Resenha
Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Caspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua tromba mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.
Nesse livro, acontece o retorno dos irmãos para Nárnia, mas ocorre que já se passaram 1300 anos, enquanto que no mundo dos irmãos se passaram um ano. Nárnia estava dominada pelos Telmarinos, o que obrigava os habitantes de Nárnia a viverem escondidos. Os Telmarinos são do mundo dos irmãos, piratas que se perderam e encontraram uma caverna mágica onde foram para o mundo de Nárnia.
Um dos temas abordados é a fé em um Deus que é invisível, onde as crianças, com exceção de Lúcia, não conseguem ver Aslam. Outro tema é a apostasia (depois de pesquisas na web) pelos conquistadores Telmarinos que tentam eliminar os habitantes de Nárnia originais e seus costumes.
A escrita e leitura são fáceis, mas esse livro, no meu entendimento, é um divisor de águas para todas as situações que se desencadeiam nos próximos livros. Um deles é sobre Pedro e Suzana. Recomendo a leitura e que todos possam disfrutar um pouco do mundo de Nánia.

site: asterberbatim2015@blogspot.com.br