O Noviço / O Juiz de Paz na Roça

O Noviço / O Juiz de Paz na Roça Martins Pena

Resenhas - O Noviço - O Juiz de Paz na Roça

Maria13717 23/08/2023

Escola
Achei bem chato, mas teve partes do noviço que me chamou atenção, teve partes que me assustou por causa do racismo, mas infelizmente era normal na época ?

Johniere 06/10/2022

" O noviço" é uma das principais peças teatrais do Romantismo. Contudo, a forma como Martins Pena aborda a ideia do amor, do casamento, da religião nos apresenta traços que antecipam o Realismo brasileiro.
Assim, vale muito ler a obra.
( Prof. Dr. Johniere Alves Ribeiro)
@johniere81

anaelin 11/07/2022

reli esse trem
adoro esse livro, li agora a tarde e sinto que entendi muito mais do que quando li pela primeira vez, realmente gosto da história

Karla Marinelli 23/05/2021

Engraçado
Resumindo esse livro : é uma bela novela mexicana !!!!

delicadas.leituras 14/03/2018

Comédia e crítica
Nesta obra, do comediógrafo carioca Luís Carlos Martins Pena, temos os contos 'O Noviço' (na verdade uma peça teatral escrita em 1845), e 'O Juiz de Paz na Roça'. O autor, um órfão, foi criado pelo tio, se viu forçado a estudar Comércio, mas para nossa alegria acabou mesmo indo para a Academia de Belas Artes, e estudou línguas estrangeiras, principalmente francês e italiano. Para sobreviver se tornou 'funcionário' público enquanto escrevia. Sua primeira comédia concluída em 1933 foi 'O Juiz de Paz', e seguiu-se muitas outras, sempre com crítica aos costumes da sociedade de sua época. Nas falas de Carlos, seu personagem na peça ' O Noviço' há muito do próprio autor, ao queixar-se da falta de bom senso daqueles que querem forçar as pessoas a seguirem profissões para as quais não tem inclinação.

EXPLOD 24/10/2013

Ainda rindo...
Luís Carlos Martins Pena é considerado o fundador do teatro cômico brasileiro, como bem diz neste livro da Objetivo-Sol. Numa época em que predominava a encenação de peças teatrais européias, ele criou peças que, pode-se dizer, são genuinamente brasileiras, tanto pelo seu conteúdo original quanto pela sua representação do que havia de costumes no Brasil de então. Como são comédias, melhor ainda; dá uma sensação de leveza tal, ao divertir-se, que permite ao autor, em momentos que o leitor às vezes nem se dá conta, pôr uma crítica aqui, outra acolá.

Apesar da muito boa crítica que se faz em “O Juiz de Paz na Roça”, minha peça predileta é “O Noviço”, para mim muito mais divertida e engraçada. Não há como não rir do cinismo e das enrascadas do Ambrósio, assim como das idéias e da impetuosidade de Carlos, o tal “noviço”. É uma peça de três atos, mas muitíssimo rica, pois em poucas páginas dá para compreender muito bem as características e artimanhas de cada personagem. Como geralmente escolho a personagem mais legal, a meu ver: Carlos. Martins Pena soube muito bem equilibrar as atenções para cada uma de suas personagens; particularmente em “O Noviço”, tudo transcorre de maneira muito envolvente e sem aquele esforço que alguns autores têm em captar a atenção do leitor. Verdadeiramente, com a leitura pode-se assistir ao que se está a passar, tamanha a desenvoltura de Martins. São ótimas as vezes em que o autor se utiliza dos "à parte" para que possamos compreender (e até imaginar como realmente seria a encenação) as verdadeiras intenções e pensamentos das personagens.

Aos que estão lendo: aguardem o final do Ambrósio, melhor não poderia haver.

Então, é um livro ótimo. Assim como “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, há muito de cômico. Acho que é possível falar de Carlos como um anti-herói, pela sua personalidade, embora pareça ter algo mais de caráter que o Leonardinho.

carlos 04/03/2012

o noviço- o juiz de paz na roça.

O livro O NOVIÇO - O JUIZ NA ROÇA conta se histórias de casos de famílias como o noviço que foi uma grande desavença de duas mulheres traídas pelo um homem, até o juiz de paz na roça que conta uma brigas de familiares ou entre vizinhos por causa de propriedades materiais.Eu gostei muito do livro pois contas varias historia mudando de cenários fazendo com que reflitamos sobre cada assunto.