Poeta chileno

Poeta chileno Alejandro Zambra

Resenhas - Poeta chileno

1 | 2 | 3 | 4

maduzinha :) 28/04/2024

Que perda de tempo ler prosa
O autor fala pelo menos umas 4 vezes isso ao longo do livro oq eu achei muito bom
durante todo o livro parece que vc tá dialogando com zambra de uma forma impecável, isso sem contar com os trechos em primeira pessoa que dão um toque de proximidade
eu amei toda a história, os personagens, as relações, as recomendações de músicas, como eles andam pela cidade, as comidas, me deixou morrendo de vontade de voltar pro Chile

eliabxanca 14/04/2024

432 páginas que passaram e eu nem percebi; me vi totalmente embalada pelo enredo. Alejandro, com maestria, desenvolveu a história de uma forma que cativa o leitor e o faz sentir-se dentro das relações apresentadas. A complexidade da relação de Gonzalo e Carla, o afeto que vai crescendo e tomando conta do coração de Gonzalo entre ele e Vicente, é de uma sensibilidade que toca, faz barulho no íntimo. A única parte que não me atraiu tanto foram as partes da Pru, mas, tirando esse detalhe, todo o resto foi para mim impecável. Com toda certeza, quero ler mais coisas de Alejandro, e com mais certeza ainda, sei que o Gonza e o Vicente vão ecoar aqui dentro por um bom tempo.
clara 14/04/2024minha estante
???????

bovinoreads 13/04/2024

Um dia fui na Travessa ali de Botafogo com Rafael, acho que foi num sábado que ele tava de folga. Olho e ele, sério, cumprimenta uma mulher desconhecida e pede desculpas, diz que entreouviu ela falando com um livreiro dali e viu que ela estava a procura de um livro bom e animado, fluido, e precisava compartilhar da palavra de Poeta Chileno, do Alejandro Zambra, que acabara de ler e era uma das melhores coisas que havia lido. A mulher perguntou pra ele se era um livro que uma jovem pré-vestibulanda iria gostar e ele disse que sim. Acabou que a mulher nunca levou o livro. Mas eu peguei. É uma das melhores coisas que já li. Poeta Chileno é como acordar cedo no outro dia com a promessa de um dia inteiro pela frente, e vai ser tão bom relê-lo que mal posso esperar.

Lucas 31/03/2024

Li parte do livro em Santiago, parte na estrada indo e voltando de Valparaíso, parte no avião voltando pra casa e termino agora, em Minas. É sempre um presente viver uma cidade estrangeira com um bom livro de companhia. Um livro que fala daquele lugar. Entre o corre de acordar cedo para fazer um passeio ou o andar devagar pelo bairro Providência parando em brechós e livrarias, ler cinco ou dez páginas do livro já é o suficiente para coroar o dia. Certo dia li nessas páginas sobre o Chuchuflí. Lembrei, pela descrição, de ter visto no supermercado. Saí do apartamento, cruzei a Av Nueva Providencia e comprei um saquinho no supermercado Líder. E comi os canudinhos de chocolate recheados com manjar.

Para que nunca esqueçamos: hoje 31 de março (por lá foi num 11 de setembro) - Ditadura nunca mais!

acodud 13/03/2024

Magnífico
Que livro mais gostoso de ler! alejandro zambra exala poesia até na prosa, incrível! amei acompanhar gonzalo e vicente, a relação dos dois e ainda mais a maneira como é finalizado no livro. recomendo demais! quero ir pro chile agora

maalumedeiros 21/02/2024

Gostei muito !

comecei a ler sem sinopse, sem saber do que se tratava e fui completamente envolvida pela história.

eu gostei dos personagens, da narrativa, do modo que a história é contada. me diverti em diversos momentos do livro

um bom livro !

Daisy 20/02/2024

Chilenos Poetas
Outro dia me peguei falando que eu não era artista, mas jornalista. Depois fiquei pensando que, na verdade, todo o mundo é um pouco artista, uns desenvolvidos e outros não. Jornalista inclusive pode ser um artista na arte de escrever, de traduzir um pouco do mundo. Ao mesmo tempo estava lendo Poeta Chileno e Zambra meio que veio confirmar as minhas reflexões. Ele diz: "se você escreveu um poema, você é um poeta. Já era!" É isso. Artista não está preso a ateliês, não se encaixa aos esteriótipos criados. Artista faz compras, tem filhos, é gente... como os poetas lembrados no livro. Mas, ao mesmo tempo, preserva uma sensibilidade de ver e sentir que talvez muitos percam com o tempo e para a dureza da vida capitalista. Tudo isso nos faz perceber que aarte está em tudo e nada, inclusive na vida cotidiana das personagens Carla, Gonzalo e Vicente: uma família comum de mãe,filho e padrasto, e da gata Oscuridad, que vivem no país "onde os poetas são importantes (...) um país literário, onde poesia é curiosamente, irracionalmente relevante".

site: instagram.com/qualquercoisaprapreencher

Gigio 13/02/2024

O livro apresenta uma reflexão sobre a identidade chilena (intimamente ligada à poesia), a literatura e a vida cotidiana, tudo isso entrelaçado com uma prosa habilmente elaborada. Os personagens são profundamente humanos e comuns e as situações cotidianas, mas nem por isso deixa de oferecer uma visão perspicaz sobre temas universais com nuances específicas da cultura chilena. O texto é lindo e me emocionou em inúmeras passagens. A relação de filho/padrasto, apesar dos percalços, também é muito linda. O final do livro é excelente.

alinevianadp 12/02/2024

Um dos livros mais gostosos que já li!
Que leitura gostosa; seguramente, um dos livros mais gostosos que eu já li!! Mas falar apenas isso poderia levar a crer que se trata de um livro ?água-com-açúcar?, o que não corresponde à realidade. Não é, também, um livro pesado. É um romance que em suas 428 páginas traz muito sobre família, amor, relacionamentos, literatura e também sobre a história do Chile. Uma tradução cuidadosíssima (como sempre é de se esperar da Companhia das Letras) e um enredo que nos traga ao mesmo tempo em que somos nós que o devoramos! Recomendo para adultos de qualquer gênero e idade!

carolpassosgonn 11/02/2024

Que felicidade ter cruzado com Gonzalo e Vicente
Muitos podem ler Poeta Chileno para saber mais sobre a literatura do Chile, mas o que me interessou neste livro foi a relação padrasto e enteado desses dois personagens tão cativantes. Incrível ver como certas pessoas influenciam a nossa vida.

Leila 06/02/2024

Ler é a atividade perfeita para quem se espera.
Não me lembro da última vez que li um livro que se assemelha a este. Poeta Chileno é escrito com um esmero incrível, os personagens são muito bem desenhados, e todos são extremamente carismáticos, inclusive aqueles que são feitos para que nós desprezamos.
As ações dos personagens são tão críveis quanto as motivações, lógico que há algo aqui e ali que fogem da realidade, mas de uma maneira que fazem um giro de 180 graus e se tornam reais novamente.
De longe o personagem mais carismático é o narador, que de riso em riso vai te desarmando que quando você se da conta, você virou anfitrião a uma tristeza descomedida.
É muito, mas muito engraçado, uma grande dramédia irresistivel.
O final é feito de uma maneira que te pega de surpresa, e é feito de um jeito que poderia até ser considerado preguiçoso, mas tem uma maestria que se torna fresco e impactante.

Vitoria293 28/01/2024

Apaixonada
Estou encantada com esse livro!
Remete durante a leitura o quanto estamos propícios a magoar alguém que amamos! E sem saber se realmente é algo recíproco.
Uma leitura super leve, e que me fez apegar muito pelo os personagens
Não esperava por esse final, me deixou muito reflexiva sobre tudo, me fez rememorar cada momento e história dos personagens do livros.
Mas enfim! Eu amei

nxcecvx 23/01/2024

Prosa poética
Difícil parar de ler, arrisco que impossível não gostar. sensível, bem escrito e divertido. Original e, mais que qualquer outra coisa, prazeroso, uma leitura gostosa.
Eu detesto pegar um livro e encontrar um autor fazendo tudo o que pode pra ser genial (o que é compreensível, eu provavelmente faria o mesmo), e graças a deus não é o caso desse - esse é bom, muito bom!

clara2391 12/01/2024

Terminei de ler e não quero mais sair do universo desse livro, com certeza vou reler algum dia. amei demais

Gabriel.Diniz 10/01/2024

Um dos maiores gratos enganos que já cometi.
Esse livro eu estava ano passado correndo pra terminar de lê-lo para falar sobre ele em 2022.

Comprei esse livro achando ser uma antologia de poemas, e eu estava determinado a devorar mais um livro do meu gênero favorito! Quando dei de cara com um romance, e pior, um romance que me marcaria para sempre.

Simplesmente uma obra de arte, para mim esse entra como uma das obras contemporâneas que merece ser indissolúvel ao tempo.

A mescla harmônica de gêneros textuais onde se ri, se teme, se diverte, se intriga, sente-se o drama profundo, e nada rouba o sabor do outro.

Mesmo com a densidade de todo esse misto de sentimentos e eventos de alguma forma não tiram também a leveza dessa prosa.

Sou suspeito para falar pois sou fascinado pela tradição chilena de fazer nascer poetas, mas acho que todos que tenham amor pela literatura e sua força vão se encantar e se emocionar com esse livro.

Mostra intra e inter textualmente as mudanças literárias e poéticas das gerações chilenas de um jeito encantador. daqueles livros que te leva pela mão porque sabe pra onde está indo.

O livro discute muito o sentimento de desenho de amar e querer ser um poeta e não saber por onde começar, e muito menos se vale a pena arriscar tanto. Senti muito de minha história dentro disso.

1 | 2 | 3 | 4