Before the Coffee Gets Cold

Toshikazu Kawaguchi

Resenhas - Before the Coffee Gets Cold

Clarysse1 29/07/2023

Histórias bonitas e comoventes
Você já se perguntou o que faria se pudesse voltar no tempo? E se houvesse um café em Tóquio que oferecesse essa possibilidade, mas com algumas regras bem estritas? Essa é a premissa do livro Before the Coffee Gets Cold, do autor japonês Toshikazu Kawaguchi, que foi originalmente uma peça de teatro e depois adaptado para um romance em 2015.

O livro conta quatro histórias de clientes que decidem usar o serviço do café Funiculi Funicula, que permite viajar no tempo, mas apenas para um momento em que alguém que já visitou o café esteja presente. Além disso, o viajante não pode sair do seu assento, não pode mudar o presente e tem que voltar antes que o café esfrie. Parece simples, mas não é. Cada história tem seus dramas, dilemas e emoções, e mostra como as pessoas lidam com o passado, o presente e o futuro.

O livro é uma mistura de fantasia, romance e humor, com uma escrita leve e fluida. O autor consegue criar personagens cativantes e situações tocantes, sem cair no melodrama ou na pieguice. O livro também explora temas como amor, família, amizade, arrependimento e esperança, de forma sensível e reflexiva.

No entanto, o livro também tem seus defeitos. O ritmo é um pouco lento e repetitivo em alguns momentos, e a narrativa é por vezes desigual e tende a divagar. O autor também usa muitas explicações e descrições desnecessárias, que poderiam ser substituídas por diálogos mais dinâmicos e naturais. Além disso, o livro não aproveita todo o potencial da ideia de viagem no tempo, e se limita a mostrar cenas cotidianas e triviais, sem muita surpresa ou criatividade.

O livro também pode ser considerado um pouco machista e conservador em alguns aspectos. Por exemplo, as mulheres são retratadas como dependentes dos homens, e os relacionamentos amorosos são idealizados e heteronormativos. O livro também ignora questões sociais e políticas do Japão, como a discriminação, a desigualdade e a violência.

O autor, Toshikazu Kawaguchi, nasceu em Osaka em 1971. Ele trabalhou como produtor, diretor e roteirista para o grupo teatral Sonic Snail. Como dramaturgo, suas obras incluem COUPLE, Sunset Song e Family Time. O livro Before the Coffee Gets Cold é adaptado de uma peça da 1110 Productions escrita por Kawaguchi, que ganhou o 10º prêmio do Festival de Drama de Suginami. O livro teve duas sequências: Before the Coffee Gets Cold: Tales from the Café (2017) e Before Your Memory Fades (2022). Em 2018, o livro foi adaptado para o filme Cafe Funiculi Funicula, estrelado por Kasumi Arimura. Em outubro de 2021, foi anunciado que SK Global e The Jackal Group iriam desenvolver uma série de televisão baseada no livro.

Before the Coffee Gets Cold é um livro que pode agradar aos fãs de histórias leves e emocionantes, com um toque de fantasia e humor. É um livro que convida a refletir sobre as escolhas que fazemos na vida e as pessoas que queremos encontrar ou reencontrar. Mas também é um livro que pode decepcionar quem espera uma obra mais original e profunda sobre a viagem no tempo.

**Gatilhos**: Alzheimer, morte, abandono.

**Opinião pessoal**: Eu gostei do livro, mas não me apaixonei. Achei as histórias bonitas e comoventes, mas também previsíveis e superficiais. Achei a escrita simples e envolvente, mas também cansativa e prolixa. Achei a ideia da viagem no tempo interessante e divertida, mas também desperdiçada e limitada. Enfim, é um livro que vale a pena ler se você estiver procurando algo leve e despretensioso para passar o tempo.

Lissa 27/07/2023

Pelo amor de Deus
Que livro mais triste.
E é triste de uma forma tão sutil.
Dei quatro estrelas porque por ter lido em inglês e ter uma linguagem mais formal, tive que me concentrar mais na leitura do livro do que na narrativa. Por ser um livro bem curtinho também tive um pouco de dificuldade de me apegar aos personagens. Mas isso tudo são pontos pessoais.
Mas ele é realmente incrível. A forma com que o autor separa as quatro histórias e as evolui usando o café como background é muito mais dificil do que parece e eu achei bem impressionante principalmente por toda essa coisa ascendente tanto nas histórias quando a ligação dos personagens ser tão delicada e bem conectada.
Mas não é um livro que pode ser indicado para qualquer pessoa, acredito que um grupo muito seleto de gostos que acharia ele incrível.

Lis.mp3 27/07/2023

O final.
Vou ser honesta, fui ler esse livro com muita expectativas e por mais q não fosse o que eu esperava ele conseguiu se encaixar bem noq eu imaginava.
Não diria q é maravilhoso ou algo assim, mas não posso negar que É muito bom e COM CERTEZA vai mudar sua visão de mundo (pelo menos a minha mudou).

Maior parte do tempo fiquei muito confusa com os personagens, mas nao acho que tenha sido algo que atrapalhou minha experiência com o livro.
Não me arrependo de ter lido ele agora, mas, com certeza, quando eu reler vou aproveitar mais dele.

Não acho que seja meu tipo de livro, mas consegui mesmo assim aproveitar bastante. E para quem está pensando em largar eu só digo uma coisa: o final vale pelo livro TODO.

Gy Botelho 21/07/2023

Uma peça
Durante o livro não pude deixar de pensar como a estrutura parecia de uma peça, fiquei feliz em saber que era mesmo.
Gosto muito de como a história se passa em um só local se construindo principalmente em cima das relações entre os personagens.
Uma mensagem lindo e simples que não cansa de ser contada e relembrada, por motivos pessoais me emocionei muito com o penúltimo capítulo.
Um livro fluído, recomendaria para todos!

Mands 16/07/2023

Não é tudo isso.
Eu fui com muita vontade pra ler "Before the coffe gets cold". Passei ele na frente de quase todos os livros que eu queria ler porque eu pensava que ele iria se tornar meu favorito, mas eu me enganei. Não que o livro seja ruim: ele é bom, só não vale o hype.
O livro é narrado em terceira pessoa, passando por vários personagens que visitam a cafeteira e o que acontece quando eles voltam no tempo antes do café esfriar. O plot é muito bom e o livro tem mto potencial de ser emocionante, de te fazer chorar mesmo mas ele n cumpre o prometido. Eu só chorei uma vez (e olha q eu sou mto chorona). Uma coisa que me incomodou bastante é que a narrativa parece criar um ápice quando eles voltam no tempo MAS NAO TEM. É a mesma coisa a narrativa TODA e isso me deixou mto decepcionada.
Sei que tem outros livros mas eu acho que não vou me arriscar. Valeu a experiência só esse. Ah é esse livro me deu uma grande ressaca literária, q tristeza.

Lorena Almeida 02/07/2023

Rápido e leve
Cada história diferente eu ficava com o coração apertado de ansiedade por o o quê aconteceria,me emocionei em cada uma e chorei nas últimas, um livro que eu recomendo demais.

Flávia 29/06/2023

Incrível
O livro trás acontecimentos para nos fazer refletir sobre passado, presente e futuro.
De que adiantar viajar no tempo de o presente não pode ser alterado ?
No livro, encontramos a resposta.

isalvetti 27/06/2023

Um livro para chorar
Esse é um livro feito para chorar

É um livro quase água com açúcar

É bem fofinho e você simpatiza bem com os personagens

Só não é muito o meu estilo de livro rs

Mas pra quem gosta, a escrita é super boa e a história é interessante e charmosa

Recomendo pra quem gosta de uma coisa leve, mas também com profundidade

kunstsara 27/06/2023

She wanted to do things without having to worry what others thought. She simply lived for her freedom.

Luiza56 16/06/2023

De uma forma, esse livro foi exatamente o que eu pensei que ele seria, uma leitura rápida e leve. Mas ao mesmo tempo me surpreendeu com sua simplicidade e leveza ao abordar temas tristes e impactantes. Mais do que nunca eu queria saber japonês porque sinto que algumas metáforas e referências ficaram perdidas na tradução, mas o livro foi muito lindo (a segunda história me matou levemente, de um jeito muito bom)

rafaela 13/06/2023

Essa foi uma leitura bem diferente, e não foi exatamente o que eu esperava. O livro é contado em 4 partes/histórias diferentes que acabam se conectando de alguma forma, e no geral achei que foi uma leitura bem leve. Até a metade do livro eu estava achando meio lento e razoável, mas as duas últimas histórias acabaram prendendo mais minha atenção. Os personagens foram muito bem construídos e achei as histórias muito bonitas e bem emocionantes (especialmente as duas últimas).

duda maia 08/06/2023

Before the coffee gets cold
Tudo que eu sabia do livro é que se tratava de contos dentro de um café e mais nada, mas eu não esperava tudo o que aconteceu! achei muito bonito todos os contos, muito especiais. o que menos gostei foi o primeiro, mas o segundo com certeza foi meu favorito! muito especial e emocionante, a atmosfera de conforto que o café tem no livro transparece inteira na leitura. os personagens são bem curiosos e interessantes e foi muito legal ir conhecendo um pouco de cada um deles, mas já fica a curiosidade para os que a gente não conheceu e os que aparecem depois.
leitura muito gostosa e acolhedora, gostei muito!

Nathiê 01/06/2023

Sensível
Uma ?lenda? que une quatro histórias.

Achei difícil de saber quem era quem, mas as duas últimas histórias são muito sensíveis.

Fabiana 31/05/2023

O café esfriou
Li em conjunto com o pessoal do clube do livro que participo e confesso que estava super animada para iniciar essa leitura. Porém, o livro não me agradou muito... Achei muito confuso e difícil de entender a quais personagens os acontecimentos estavam se referindo em diversos momentos ao longo da leitura. A história até que foi bem bonitinha e acho que teria sido mais emocionante se eu não tivesse ficado tão confusa na leitura.