O Cristão Toma Consciência do seu Valor

O Cristão Toma Consciência do seu Valor Anthony Hoekema

Resenhas - O Cristão Toma Consciência do seu Valor

Mikael.Oscar 25/07/2021

Nossa vontade de mostrar amor a nossos irmãos em Cristo deve levar-nos a ter um cuidado especial por aqueles que normalmente são negligenclados. Corrie ten Boon, no seu livro "Refúgio Secreto", conta uma história que ilustra vivamente o contraste entre o pensamento não-cristão e o pensamento cristão no que diz respeito às pessoas. Interrogada por um tenente nazista na época da ocupação alemã da Holanda, ela devia falar de algumas de suas atividades durante a ocupação, e começou a descrever seus esforços em levar o Evangelho a pessoas mentalmente retardadas.

O tenente arqueou as sobrancelhas, num espanto cada vez maior.

"Que desperdício de tempo e energias!" exclamou afinal. "Se a senhora quer conseguir adeptos, uma pessoa normal vale por todos os lunáticos do mundo!"

Olhei-o de frente, fitando seus inteligentes olhos azul-acinzentados: a filosofia nazista, pensei (...). E para meu assombro, ouvi-me dizer corajosamente:

"Posso dizer-lhe a verdade, Tenente Rahms?"

"Minha senhora, essa audiência está baseada na suposição de que a senhora me concederá essa honra."

"A verdade, senhor", disse engolindo em seco, "é que o ponto de vista de Deus é, às vezes, tão diferente do nosso, que não poderíamos nem mesmo chegar perto dele, se Deus não nos tivesse dado um Livro no qual Ele nos diz tudo".

Eu sabia ser loucura minha falar daquele jeito a um oficial nazista, mas ele não disse nada e eu prossegui.

"Na Bíblia, eu aprendi que, aos olhos de Deus, nosso valor não é medido por nossa força ou inteligência, mas por sermos feitos por Ele. Quem sabe se para Ele um lunático tem mais valor do que um relojoeiro, ou ... do que um tenente?"

A fé cristã, quando aceita em sua totalidade, traz consigo uma auto-imagem positiva. A Biblia ensina que quem está verdadeiramente em Cristo é uma pessoa nova, redimidia do pecado, aceita como filho de Deus, habitada pelo Espíritoo Santo. Apesar de estarmos muito aquém do que deveriamos ser, devemos nos considerar criaturas em Cristo, sendo transformadas cada vez mais segundo a sua imagem. E não apenas devemos considerar-nos desta forma; devemos fazer tudo que estiver ao noso alcance para que nossos irmãos tenham a mesma visão de si próprios.

Estamos em Cristo, porém, não simplesmente como individuos, mas como membros de Seu corpo. Isto significa que, quando somos de Cristo, somos também de todos aqueles que estão nEle. Precisamos, portanto, encarar nossos irmãos e irmãs em Cristo como pessoas a quem pertencemos, com quem estamos unidos para a eternidade. Tudo o que pensamos, dizemos ou fazemos, precisa refletir o fato de que estamos em Cristo. Somente assim poderemos desfrutar aquela que é e deve continuar sendo uma das maiores experiências da vida: o gozo da comunhão cristã.