Piranesi

Piranesi Susanna Clarke

Resenhas - Piranesi

Gabqi 15/03/2023

A Beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita
Que livro incrível, meu Deus!
Lindo ver ele colocar substantivos comuns como próprios, pois mostra que a Casa é linda, bondosa, e não somente uma casa qualquer, mas pode ser perigosa,cínica, e possessiva, fazendo você enlouquecer.
Simplesmente amei e é incrível seguir a trama , e perceber que eu quase toda hora que estava lendo me via curiosa e fascinada

Valeria.Lamas 14/03/2023

Tava bem empolgada no início, com expectativas altas e a história ?diferentona? tava me prendendo. Confesso que do meio pro fim estava um pouco cansada das coisas ainda nao estarem se concluindo, o final é aberto e um pouco desconexo mesmo, o que me frustou um pouco. Mas, tirando isso, gostei da criatividade da autora e da escrita poética. Me chamou atenção pra não perder o cuidado de ver beleza nas pequenas coisas e de termos poder de nos trazer ajuda, nós mesmos, em momentos difíceis.

Luana 12/03/2023

Uma das leituras mais incríveis
É dificil definir esse livro, principalmente sem dar nenhum spoiler. A mágica dele são todas as surpresas e mistérios sendo resolvidos (ou não), o modo como vamos conhecendo A Casa e compreendendo todos os fatos junto com Piranesi, em uma longa e inesperada (e fluída) leitura é fantástico. É um daqueles livros que so fica melhor, que intriga, encanta e é dificil de largar. Sem duvida, um dos melhores livros que li nos últimos tempos.

Amilton.Barbosa 11/03/2023

Estou lendo ou sonhando?
Leitura concluída. Temo descrever demais esse livro e estragar a experiência de quem quiser lê-lo. Serei breve. Ele narra uma história reflexiva sobre diversas questões filosóficas, como identidade e realidade.

Incomum. Irreal. Onírico.

Nath Mel 11/03/2023

O Mundo é a Casa
Iniciamos com vários cortes confusos sobre uma casa labirinto cheia de estátuas de mármore.

Entrando mais a fundo encontramos uma história inundada de suspense, misticismo e fantasia.

O que é real? Esse mundo existe ou está contido nas entrâncias do pensamento?

clairo 09/03/2023

Eu li esse livro porque a Helena recomendou e foi a melhor coisa que eu fiz. É EXTREMAMENTE INCRÍVEL. A história no começo é um pouco entediante porque estamos sendo introduzidos a esse mundo, mas assim que começa a se desenvolver ela fica muito interessante e te prende de uma maneira inexplicável. Descobrir as coisas ao longo da história junto do personagem é uma experiência única.

EDDIE0 06/03/2023

Pirei na maionese com Piranesi
Pois é, o título já resume a minha experiência com essa história hehehe. Fiquei só o meme da Nazaré Tedesco conectando os pontos, no final.

Eu comprei Piranesi por influência do bookstagram Rodolfo Rodrigues (@eu.fe.mis.mo). Fiquei curiosíssima quando ele disse, em uns stories, que esse livro é daquele tipo que quanto menos você souber sobre ele melhor.  Aquilo que me fisgou! Então eu fui. Embarquei na história sem saber de gênero e sequer ter lido a sinopse. E era preciso? Com essa propaganda do Rodolfo, esse nome incomum "Piranesi" e a capa mística  belíssima desse livro, já me compraram.

A história é legal. Bem diferente do que costumo ler. Quem assistiu e gostou da série Dark, provavelmente vai curtir Piranesi, não porque as histórias sejam parecidas, mas o livro traz essa atmosfera de "mistérios do mundo" como encontramos em Dark. Além das duas serem histórias que te prendem em teorias até o final.

Em Piranesi, porque o narrador não é confiável. E  isso abre pra múltiplas interpretações sobre o que de fato está acontecendo na história. Podemos acreditar sobre o que está sendo mostrado a nós, à primeira vista, até o fim; ou ir mais além do que isso. Existem muitos elementos da história, muitas passagens que podem ser vistas de maneira metafórica, que te fazem para além das palavras escritas naquelas páginas.

Piranesi é interessante. Tem seu modo próprio de agir e pensar. Para ele todo ser é digno e importante. Até mesmo os inanimados. E que se continuarmos elevando essa hierarquia entre eles e nós, mais da nossa humanidade estaremos abrindo mão, e perdendo a conexão com o mundo à nossa volta.

Apesar de não ter me provocado fortes emoções, e nem aquela ansiedade gostosa pra chegar logo até o final da leitura, em suma, é uma história boa.  Bem escrita e  interessante; e que reacendeu alguns pensamentos adormecidos em mim.

souvIaki 05/03/2023

A beleza da casa é imensurável; sua bondade, infinita.
Piranesi, meu lindo piranesi, que alma mais linda você tem.
esse livro é tão lindo e reconfortante ? e o piranesi é um graça de tão querido, um fofo.

pegar o ritmo da leitura realmente demora um pouco mas quando vem é impossível parar de ler, a mágica da leitura é linda, a autora soube trabalhar tão bem com nesse sentido, além de ser uma história bem estruturada, bem escrita e hipnotizante.

Adriana1161 05/03/2023

Voltas que a mente dá
Uma fantasia muito legal, com várias simbologias.
O começo é um pouco confuso e arraastado, mas logo fica impossível parar de ler! Começa a ter uns toques de realidade, que deixam a trama muito interessante.
Achei legal ter alguns anos marcados por acontecimentos importantes, e não por números.
Tem a temática de labirinto, que tem sido recorrente em alguns dos últimos livros que li.
"(Pergunta: é possível tricotar meias com algas marinhas? Duvidoso.)"
Personagens: Piranesi, o Outro, 16, Profeta, Valentine Ketterley, Sylvia D'Agostino, Matthew Rose Sorensen, James Ritter, Laurence Aerne-Sayles
Local: Battersea - Londres/ início dos anos 1990 - 2018
@driperini

Anab 04/03/2023

Gostei mas não amei
Confesso que posso ter ido com muita sede ao pote porque só ouvi resenhas maravilhosas sobre esse livro. Sobre como ele era revolucionário e algo que eu nunca tinha lido.
Concordo mas a leitura não me prendeu. Gostei do final mas não muito do andamento.

Beatriz 02/03/2023

Incrível!
Um livro incrível! Você se sente imerso na história e conectado com o personagem, a história te prende e a escrita é super fluida. Uma história muito bonita e acho que o que mais gostei foi a relação de Piranesi com as estátuas, a forma como ele as usava para compreender o mundo. E principalmente, o seu amor pela Casa.

"A Beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita."

JoAo366 01/03/2023

Os labirintos em que vivemos
Temos aqui um livro muito interpretativo no qual a autora consegue fazer com que cada leitor tenha uma conclusão voltada para seu próprio ser, pode ter ficado um pouco confusa essa introdução, mas é devido eu estar evitando deixar algum spoiler passar.

A construção do mundo onde a história se passa é muito bem feita, a forma como o labirinto do piranesi é escrita vai fazer com que cada um imagine um cenário diferente e acreditem, isso é refletido na conclusão também.

Há muita criatividade e direcionamento para a filosofia do "eu" nesse livro. Adoraria saber a percepção de psicólogos sobre essa obra, pois os acontecimentos, mistérios e personalidades nos levam a muitos questionamentos sobre a mente. E a habilidade da autora é tão grande que no final, independente das perguntas levantadas e do caminho que cada um segue para as conclusões, no final há respostas.
Desde que superficiais até questionamentos mais profundos.

A edição é sensacional, toda ilustrada e com várias fontes diferentes para ilustrar as situações do protagonista, zero defeitos.

Vale a leitura.

*SPOILER*

Essa obra é uma viagem aos nossos pensamentos e ao mundo que criamos para nosso próprio ser.

Viv4 01/03/2023

?.
Talvez estar com outras pessoas seja assim. Talvez até mesmo as pessoas de quem se gosta e a quem se admira muito possam fazer você enxergar o Mundo de maneiras que preferiria não ver. Talvez seja isso que Raphael queira dizer.