Piranesi

Piranesi Susanna Clarke

Resenhas - Piranesi

Artur89 09/04/2023

Supreendente
Piranesi, no início, te deixa em dúvida se você vai terminar a leitura ou não. Mas, por ser um livro ''rápido'', decidi continuar. Aos poucos, tudo vai se encaixando e você quer terminar de ler urgente. Algumas interpretações finais, ficam a seu critério. Mas ainda assim, tudo é perfeitamente esclarecido no final. ''Talvez até mesmo as pessoas de quem se gosta, e a quem se admira muito possam fazer você enxergar o Mundo de maneiras que preferiria não ver''

Gigi 09/04/2023

Instigante
Piranesi vive na Casa. Talvez, sempre tenha vivido.
Em seus diários, dia após dia, ele registra de maneira clara e cuidadosa todas as maravilhas que encontra: o labirinto de salões, as milhares de estátuas, as marés que invadem as escadarias, as nuvens que se movem em uma procissão lenta pelos cômodos de cima. Habitualmente, encontra-se com o Outro, sua única companhia e com quem divide as pesquisas e explorações. Às vezes, Piranesi também leva oferendas aos mortos, mas, na maior parte do tempo, está só.

Alessandra 08/04/2023minha estante
EU AMOOOOO

Josene 08/04/2023

Muito bom, passei a maior parte do livro duvidando da minha alfabetização e ao acabar passei dias refletindo sobre o final.

Aggretsuko0 07/04/2023

Mistério pra mim foi como isso ganhou um prêmio?
Acho que essa é a única resenha ruim que esse livro deve ter recebido, mas não vou mentir: odiei e muito. Tedioso do começo ao fim. Talvez eu tenha entendido mal a proposta. Jurava que era um livro de suspense ou mistério, mas era algo mais puxado pra filosofia e reflexão. Mas mesmo assim a estória poderia muito bem trazer um fator tensão ou aventura, mas não, é uma linha plana do início ao fim. Eu tinha esperanças de no final ter um grande plot twist e descobrir o mistério do labirinto? primeiro: é uma coisa totalmente irreal e segundo: você não descobre! Sim isso mesmo, você lê 256 páginas pra não descobrir de onde surgiu esse mundo e nem me venha falar que o cara diz porque né?piada. Esse livro seria incrível se influenciasse o leitor ao pensar em uma solução fantasiosa e mística quando na verdade tudo nao passava de um delírio da psique e que na verdade tudo poderia ser explicado científica e realisticamente. Mas não! Era tudo ?real? o outro mundo e o misticismo e etc. Qual a graça nisso? O bom seria ser enganado e no fim descobrir que tudo era imaginação! Outra coisa, qual a explicação pra tudo ter letra maiúscula? Achei que o livro explicaria, mas deve ser para o leitor quebrar a cabeça refletindo, claro, é assim que os livros cults funcionam? por isso ele ganhou um prêmio! Vamos dar o prêmio pra um livro que nos fascina nos entretem nos divaga para um mundo de irrealidade para no fim nos surpreender com uma explicação totalmente concreta? Não, vamos dar pra o livro tedioso que usa palavras bonitas para descrever uma historia sem final surpreendente apenas porque ela parece cult, enquanto tomamos nosso chá fino e levantamos nosso mindinho. Sim estou chatiada! Já li tantos trillers e mistérios nacionais arrebatadores e incríveis que me levaram ao delírio com roteiros intricados apenas para no final terem explicações simples porém tiradoras de fôlego, pra ver um livro desses que me deu sono sobre um cara andando por um salão e catalogando os dias da maneira mais tediosa possível ganhar um prêmio importante só porque parece chique? Deprimente.
Jéssica 10/04/2023minha estante
Adorei, não o livro. Mas o seu texto! Sinto o mesmo que você

Aggretsuko0 11/04/2023minha estante
????? eu fui muito cheia de expectativas e a queda foi alta!?

Henrique 06/04/2023

"Sua bondade infinita"
Fazia tempo que não me sentia transformado por um livro.

Ainda estou processando todas as reflexões e sentimentos que se seguiram após a leitura.

Posso falar de como a história me lembrou o Conto da Caverna de Platão ou como a forma que Piranesi fala da Casa e do Outro Mundo se assemelha a forma como a Bruxaria é a Wicca falam da Terra.

Existem tantas camadas. Eu comecei a história tendo algumas impressões e decidi mantê-las de escanteio. Ainda bem que fiz isso, ou não teria sido surpreendido como fui.

Arrebatador, transformador, espirituoso.

Me sinto transformado depois dessa leitura. Podemos discutir sobre tantas coisas, falar de física quântica, de religião, de filosofia.

Foi uma leitura transgressora e me sinto transformado, incompleto (e isso é ótimo) e feliz, porém triste pelo fim de uma leitura tão boa.

Caua.Santos 02/04/2023

Um novo favorito
Um livro incrível, extremamente bem escrito, o protagonista é simplismente o maior querido existente, sua inocência e sua sede por conhecimento é contagiante e isso deixa o livro com uma leveza impressionante. O enredo é envolvente, ainda que simples e apesar de muito distante, não deixa de ser identificável. Tudo está ali por um motivo e a cada revelação a vontade de ler só aumenta, até que o final incrível acontece e a única sensação que fica é a de alegria e vontade de voltar ao início para acompanhar mais uma vez as aventuras de Piranesi e todos os seus ensinamentos.

Gabriela.hinata 31/03/2023

Belo Mundo
Esse livro é umas das melhores coisas que eu já li e é de uma escrita tão boa e um enredo tão amarradinho simplesmente apaixonada

Duda Rejas 30/03/2023

Então?
Esse livro é, no mínimo, peculiar. As avaliações dele geralmente são ?odiei? ou ?amei?. Eu fico entre essas duas opções? Sendo a ?Casa? um lugar fictício, adorei as descrições minuciosas do local. A história demora um pouco para desenrolar, e o final não foi tão surpreendente como imaginei que seria - fiquei muito curiosa para saber o que estava acontecendo, mas foi um pouco ?meh?. Um livro legal, mas não incrível.

Gabi! 30/03/2023

Como explicar esse livro que me deixou lendo obsessivamente até entender todos os mistérios da história?
Ele é muito bom, supriu toda a minha necessidade de ler um livro de fantasia bem feito.
Um livro que te mantém imersa na história até o fim.
Recomendo demais a leitura.

Douglas 24/03/2023

Sonho lúcido
É como se estivesse literalmente sonhando durante a leitura passeando sobre o cenário e vivenciado as experiências oníricas de Piranesi, não tem como definir essa leitura de uma forma fácil é uma história que precisa ser vivenciada

gi 21/03/2023

Livro incrível
Só conseguindo escrever essa resenha depois de 3 dias de terminado pois: é preciso de tempo pra digerir. e não que eu já tenha superado e entendido tudo tb, pq definitivamente não!

Piranesi é muito mais que um livro de fantasia, tem tantas interpretações que não sei nem palavras pra descrever.
Começando então pelo que achei individualmente, é uma leitura fácil, fluida, e muito rápida, mas no começo você realmente fica sem entender nada nada nada, mas ele te prende de uma forma que mesmo não entendendo você quer continuar!

O livro tem um lado psicológico absurdo (sem falar até a interpretação religiosa) a forma como Piranesi retrata a casa e toda sua grandiosidade, retrata seu cotidiano e tudo mais, não vou entrar em detalhes para não ter spoiler, mas com certeza vou reler, e é tão bom que tem cara de só crescer com a releitura, você lembra do começo já sabendo como fica o final, ele é incrível.

E que mulher absurda para escrever uma fantasia! escrita contemporânea diferente de tudo que vejo hoje em dia, Susanna deixa muita abertura para imaginação e interpretação sem deixar a história rasa ou sem graça, isso é incrível!!

ari2gui 19/03/2023

Piranesi.
Calmo, intrigante e filosófico.
Uma leitura me surpreendeu de uma forma estranha.

Nosso personagem principal não é somente um, ele se fragmenta, sua personalidade é indefinida.

A Casa (ou o Mundo) é um lar, um refúgio.
Como o próprio livro diz: ''A Beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita.", mas não se engane, ela também pode ser possessiva e astuta.

"Piranesi" pode ser interpretado de diversas formas, tudo depende do leitor e suas motivações. Um livro leve pra quem quer uma leitura leve, e profundo para os mais filosóficos.

Wellington294 18/03/2023

Caverna de Platão?
Esse é o tipo de leitura que não é sobre o plot, não é sobre personagens, é sobre uma situação, uma visão de mundo, ou mundos. É uma parada muito mais filosófica do que qualquer outra coisa, e tenho certa dificuldade em gostar\me conectar com essas histórias