Piranesi

Piranesi Susanna Clarke

Resenhas - Piranesi

Mariana.Campos 04/05/2023

Tanto a dizer sobre um livro que diz pouco
Quando me indicaram a leitura de Piranesi, instantaneamente o coloquei como o primeiro livro na lista daqueles que gostaria de ler.

A sinopse me intrigou e a descrição dos ambientes, ao início do livro, me fizeram pensar que a história me surpreenderia absolutamente.

Mas eu estava piamente errada. Na minha opinião, a história se arrasta por páginas e páginas sem acontecimentos mirabolantes, apenas com longas descrições de um ambiente que, apesar de bem construído, não é tão bem construído assim.

Não sei se foi apenas a minha imaginação limitada, mas por vezes não conseguia compreender a estrutura da Casa, a diferença real entre Salões e Vestíbulos, e muitas vezes qual era a real relevância dos ambientes contados no livro.

Li a maior parte dele sem saber o que estava acontecendo, na verdade. Para mim, a situação de Piranesi, em uma Casa, cuidando dos Mortos, estudando e anotando o que via, parecia raso. Sem uma explicação ou um propósito.

Quando começamos a desvendar nomes reais, pessoas reais, como eles haviam chegado ali, porque aquele Mundo existia, por um momento acreditei que, mais uma vez, algo mirabolante ia acontecer. Mas as páginas foram se esvaindo e a leitura continuava plana. Até a derrota do ?vilão? eu achei que foi muito fácil e rápida.

Poderia comentar muito mais sobre Piranesi, como fato de que eu gostaria muito que o nome dele tivesse algo mais filosófico envolvido. Nem sei. Mas acho que só fiquei frustrada por esperar tanto do que ia acontecer, que quando não aconteceu, eu murchei. Inflei, inflei, inflei e murchei.

É uma leitura mega descritiva e que faz breves reflexões, mas nem de longe foi um livro que marcou minha vida ou me fez pensar sobre ela.

Samyra33 02/05/2023

Nada do que eu esperava
Achei que Piranesi seria incrível, mas foi só uma trajetória misteriosa que se esforçou muito pra ser cult e filosófica, e não funcionou pra mim.
Personagens chatos, narrativa arrastada e final que deixa a desejar.
Tem episódios de desenhos animados que são mais filosóficos e respondem mais coisas que esse livro, então não, definitivamente não gostei. Talvez eu seja burra demais pra entender, ou talvez a autora só quis florear tudo e fazer algo cult que não funcionou.
? Pra que um livro transmita algo profundo, não é necessário tantos floreios e chatices ?

João Lucas 26/04/2023

Uma jornada imensurável
A experiência que Piranesi nos proporciona é única, cativante e reflexiva. A sua relação com a Casa, o Mundo, enfim, Tudo nos faz perceber o mundo sob outra perspectiva.

Afinal, uma das leituras mais fascinantes que já fiz.

Gabi 25/04/2023

Mistério para ser desvendado
O livro sempre me chamou atenção pelas resenhas que já tinha encontrado pela internet. E apesar das poucas descrições que era visto (com receio de spoiler), tomei a decisão de iniciar finalmente a leitura.
E esse é um livro que realmente embaralha nossa cabeça, nos tira do eixo, nos deixa com dúvida, sem saber o que está acontecendo, o que está sendo descrito. É real? É fantasia? Algo irá acontecer? Porque esse personagem está agindo assim? É realmente um livro de fantasia? Suspense?
Confesso que durante todo o livro, eu sabia que algo iria acontecer, mas demorou muuitooo para que acontecesse. E quando aconteceu me surpreendeu MUITO.
A única ressalva é que gostaria que a autora abordasse mais o final, que já que foi uma intensa trajetória, esse final fosse melhor discutido.
Indicaria esse livro para quem quer entrar de cabeça em algo totalmente diferente. Apesar de ser uma leitura tão única, e tão em alguns momentos irrealista, foi muito prazeroso.

Lívia 24/04/2023

Loucura atrás de loucura
No começo do livro, fiquei completamente perdida, tentando entender a disposição do local onde Piranesi se encontrava. Conforme a leitura foi progredindo, percebi que mais importante que isso, eram as características de cada sala. Acredito que seja um livro bastante filosófico e que retrata a complexidade da mente humana. Não ganhou 5 estrelas apenas pelo motivo de ter um final aberto, com inúmeras possibilidades, e por limitação minha, fiquei um pouco confusa. Porém, sem dúvida, é um livro extremamente profundo.

Pimentel7 22/04/2023

Uma casa, um mundo ?
Acredito que fui com muita sede ao pote, e acabei sem sentir o sabor.

A história para mim foi cheia de altos e baixos. Uma hora eu estava super intrigada pelo mistério e as esculturas, mas em outras eu estava me perguntando se aquilo fazia sentido em algum nível.

Talvez eu não tenha capturado a magia do universo criado pela autora, mas pra mim foi um livro bonito e só.
O final para mim não fez o menor sentido. Tipo, o propósito não me convenceu.
Eu ouvi muita gente falar desse livro, muitos faziam uma ligação entre ele e "O mar sem estrelas" (meu livro favorito), ou seja, criei expectativas.

Enfim, gostei um pouco do visual do livro mas a história não me capturou nem por um segundo. Uma pena :(

Citação favorita:

"A Casa tem Valor porque é a Casa. É suficiente por Si e em Si. Não é o meio para um fim."

camila1229 20/04/2023

Gostei muito da leitura!
É um livro que parece difícil a primeira vista, mas na verdade é uma delícia de ler. Eu amei a construção do mundo, as referências filosóficas implícitas e explícitas e a forma como o plott é construído junto com o leitor. Recomendo muito!

erikali__ 20/04/2023

Pensando pensamentos...
A história é rasa. No início tudo é desconhecido e fantasioso, induzindo a pensar que seu desfecho seria algo magnífico e grandioso, mas não é.

Trata-se de um livro muito bom pelas reflexões amplas que propicia e sobre como nos envolve a experienciar o mesmo que o protagonista; há muito sobre identidade e dialética, sobre a relação do "eu e o outro", sobre significados, conhecimento de mundo... Foi uma experiência interesse.

May 17/04/2023

Decepção
Eu estava com altas expectativas desse livro, eu esperava q fosse um livro de fantasia ou algo do tipo. Tava bem chatinho de ler até uns 30% do livro, aí quando começou a melhorar veio o plot twist e eu não consegui acreditar q esse era o rumo do livro, achei um lixo.

Max 16/04/2023

O onírico...
Piranesi vive num mundo em que mistura a arquitetura e o mar.
Os infinitos e enormes salões gregos preenchidos por estátuas de mármore com todo tipo de representação.
Tudo isso é banhado pelo mar, e com ele toda sorte de vida marinha, pássaros, moluscos, algas, do qual se alimenta.
Há ainda mais uma pessoa nesse mundo, o Outro.
Claro, que tudo o que eu disse não faz o menor sentido.
Mas, a autora, em seu devaneio criativo, faz da interação com o Outro, cheio de mistérios, uma metáfora sobre a vida que vivemos, a dita realidade, e esse mundo tão inacreditavelmente sem sentido algum.
Bota onírico nisso!
Gostei!
Regis 17/04/2023minha estante
Gostei, Max. Adoro livros nonsense.

Max 17/04/2023minha estante
Completamente nonsense, Regis!?

Bia 16/04/2023

A Beleza da Casa é imensurável;
Sua bondade, infinita.

É um livro DIFÍCIL. Difícil de ler, de entender no começo e sinceramente, com uma história rasa. Mas é muito bem escrito, você consegue construir todo um mundo (a Casa) ao seu redor e entender a proposta da autora.

Uma base de comparação: Avatar. Não tem enredo, não tem história, não tem personagens bem construídos mas a paisagem é incrível.

caio.cidrini 15/04/2023

A beleza sutil do estranho
Eu não sabia o que esperar dessa obra, nunca tinha ouvido falar da autora e li pela recomendação cega de uma amiga, nos moldes de "me indica seu livro favorito". Se me falassem que se tratava de viagem entre mundos e cientistas/ocultistas malucos, talvez nunca lesse. Mas não se engane, essa é a descrição mais rústica possível para Piranesi. Ele é mais do que isso. Tem uma beleza, uma sutileza e uma construção simples, misteriosa, mas que fisga que dificilmente outras fantasias conseguem ter. Narrado em primeira pessoa através de entradas em um diário, a autora não se preocupa em explicar metodicamente o mundo no qual o livro se passa. Mas de forma alguma isso nos deixa vendidos. Compreendemos e visualizamos aquele ambiente com a rotina do protagonista de forma bem espontânea. O que era para ser puro estranhamento acaba sendo natural. A gente simplesmente se rende aquele labirinto de estátuas, paredes, marés e solidão. No entanto, de forma muito orgânica o ritmo ganha fôlego com um mistério que nos tira desse lugar de conformidade e faz devorar cada página para entender a realidade. Uma referência direta à alegoria da caverna de Platão. O livro é curto, dá vontade de devorar, mas muito impactante. Talvez pra mim Piranesi confronte aquela máxima de que de onde se menos espera é que não vem coisa alguma. Não dava nada pelo livro e simplesmente foi uma das leituras mais surpreendentes e cativantes dos últimos tempos.

Thayne. 12/04/2023

Entre pássaros, estátuas e marés
Contemplativo, reflexivo e filosófico.

Piranesi vive na Casa que é lar e também um mundo todo. Grande demais, assim como o coração do protagonista.

Nai 11/04/2023

Bom, mas...
Sei lá, a capa e o hype me induziram a achar que o livro seguiria por um outro caminho, mas ele acabou tomando um rumo diferente e super previsível depois de um certo tempo. Foi bem cansativo, especialmente no começo, e se os capítulos não fossem tão curtos eu provavelmente teria desistido dessa história. A autora poderia ter aproveitado muito mais o enredo e senti que ela não fez isso. Foi um tanto decepcionante pra mim, houveram muitas coisas mal explicadas e acabei com um sentimento agridoce quando terminei

Jéssica 10/04/2023

Existe um acordo entre os leitores de Piranesi: quem já leu, por favor, fale muito pouco sobre esta história.
Vou cumprir o acordo.
Vou dizer apenas que não gostei.
Penso que o livro é superestimado.