Piranesi

Piranesi Susanna Clarke

Resenhas - Piranesi

Maria 29/12/2023

No início eu não tava dando nada pra esse livro. Pensei que fosse ser o livro todo aquela história do piranesi descrever o local, e tipo conversar com o outro que tem reflexão e blah, blah, blah. MAS DEPOIS FICA SENSACIONAL MEU DEUS, AMEI AMEI E AMEIIII. Porém fiquei um pouco confusa em alguns pontos, porém vou discutir no clube do livro ??

Guilherme.Ferraz 22/12/2023

Conhecendo o mundo através dos registros do protagonista
Em Piranesi vamos descobrindo um mundo conforme o protagonista vai registrando as informações em seu diário. Mas, desde o inicio é perceptível que algumas coisas não são o que parecem ser.

A narrativa é muito bem escrita, como se Susanna Clarke tivesse um segredo e vai oferecendo migalhas dele para Piranesi e para nós leitores.

A cada registro do diário você se força a fazer suposições do que pode estar acontecendo.

O ponto mais fraco do livro acaba sendo o final, ele é ok, não prejudica a trama, mas poderia ser mais bem trabalhado.

No geral, um excelente livro de descoberta e até mesmo mistério

Jônatas Iwata 20/12/2023

Enquanto narrativa mais poética e ambígua, com as comparações entre a casa e o universo, o livro até que vai bem. Infelizmente, a autora foca totalmente nas revelações e no mistério assim que estes elementos são apresentados. Uma pena.

Rosangela Max 07/12/2023

Diferente, mas de uma forma curiosa.
É uma leitura que no início me pareceu estranha, mas que, rapidamente, foi me despertando o interesse.
Não demora muito para percebermos o que está acontecendo e no que o protagonista está metido.
A forma como a escrita foi construída é diferente, mas faz sentido quando entendemos a história.
Achei que, no final, nem todos pontos foram amarrados, talvez de forma intencional para manter o ar de mistério.
Recomendo a leitura.

Thais 06/12/2023

Que livro maravilhoso!!!!
Do tipo de leitura que a gente fica sem palavras pra descrever ao mesmo tempo que deseja loucamente indicar! Leiam Piranesi! ??

TainA235 01/12/2023

Uma Linda Obra de Arte
Esse livro é lindo de se ler, o mistério, as descrições dos personagens, a forma como as informações vão se encaixando no decorrer do livro.
Piranesi é um personagem que possui uma inocência e consegue ver beleza em em tudo, a forma em que ele descreve as situações e os locais da casa e como tudo isso é refletido nos sentimentos dele é muito tocante.
Eu gostaria muito de esquecer esse livro apenas para poder ler ele de novo pela primeira vez.

Fiquei apaixonada por esse livro, me senti da mesma forma ao ler o mar sem estrelas.
Com certeza vou ler ele novamente algum dia.

Raphael L. 28/11/2023

Fantasia para pensar
Piranesi é delicioso de ler. Lá pela metade você fica tão envolvido com os acontecimentos que fica difícil parar.
O livro traz uma parábola interessante sobre o papel da razão e seus próprios limites. O enredo tem muitas elaborações filosóficas sobre o papel da ciência e das representações. Também faz um apanhado de ideias sobre a relação psicológica entre o nosso eu, o outro e o mundo.
Além disso tem uma trama divertida, acessível e bem explicada. Cheia de reviravoltas e personagens cativantes. Foi muito bom percorrer os salões da Casa sob o olhar de Piranesi.

Muito bom.

Juliana2496 26/11/2023

Misto bom de surpresa e felicidade
Piranesi começa bem confuso, mas tudo tem um porquê, adorei a experiência e me fez lembrar de como a escrita pode ser criativa, me questionei ao longo da leitura, como alguem pode ser tão genial e escrever algo assim? Adorei!

Kiri 25/11/2023

Esse é aquele tipo de livro que mesmo se você não gostar do que revelaram no final (meu caso) não tem como não admitir que o livro é ÓTIMO, que a escrita é uma delícia e que ele deve ser indicado pra todo mundo
É uma delícia ler os registros do cara e tentar juntar os pedaços de informação que ele consegue!
Reforço o que todo mundo sempre recomenda: esse aqui precisa entrar sem saber DE NADA

Patricia 16/11/2023

Antes mesmo de reconhecer o nome da autora, eu reconheci a escrita. A leitura desse livro foi tão prazerosa quanto jonathan strange. Embora bem menor, devo dizer. Como gosto de começar os livros sem nem ler a sinopse, o inicio desse livro foi bem misterioso pra mim, ou talvez seja assim para todo mundo. A ânsia de saber mais sobre aquele mundo e o protagonista me fez ficar grudada no livro. Mas quando comecei a reconhecer a escrita da autora e me lembrei de quem se tratava, comecei a perceber o que estava acontecendo. A leitura foi muito prazero, sem dúvidas. E me deixou com gostinho de quero mais.

annapatts 13/11/2023

UAU!
No começo achei que fosse muito burra pra compreender o livro e que deveria haver algo que eu não estivesse pegando ?
agora tenho certeza, esse livro foi a melhor leitura do ano !
É um livro absurdamente descritivo, cheio de detalhes e muito visual .
Eu consegui ver cada estátua e imaginar o benevolente piranesi andando por entre elas ?
Achei o livro lindo e gostaria de estar também nos salões inundados ouvindo os barulhos das marés ou estar sob a sombra de um dos faunos ou centauros descritos no livro ?
Esse livro foi um deleite

Bells 09/11/2023

Decepcionada
Fui com muita expectativa pra um livro de realismo magico (que eu amo) mas bati de cara na parede. 50% do livro e eu não sabia ainda do que se tratava. Desfecho meio obvio no final. Bleh.

Dan 05/11/2023

Típico da Dona Clarke...
Piranesi começa confuso e continua assim.
Mas as pontas vão se juntando aos poucos e quando você se dá conta, O BAGULHO FICA LOKO!