Piranesi

Piranesi Susanna Clarke

Resenhas - Piranesi

Rodrigo.Artioli 11/06/2023

Instigante...
Além de instigante, Piranesi é também intrigante. Realidade e fantasia e uma boa dose de suspense, me fez devorar esse livro. Além da boa história e narrativa, um final bonito e sensato deixou essa obra mais interessante.

Iago.Costa 10/06/2023

Não é confuso é só floreado
É uma história que demora muito a de fato acontecer e quando acontece acontece muito rápido, tudo muito enfeitado e floreado,mas se tiver paciência pode ser divertida...

Beatriz.Cruz 09/06/2023

Piranesi é criativo, poético e mágico
O livro começa meio lento, eu já estava quase o abandonando por conta das longas descrições, até que, em um certo ponto, você vê para onde a autora está indo, qual rumo a narrativa está tomando e, repentinamente, a história se torna intrigante. Tudo começa a fazer sentido.

Piranesi é um cara que vive num mundo com várias portas, estátuas e, de vez em quando, tem que lidar com altas marés que invadem seu pequeno habitat. Além disso, não dá pra contar muito sem entrar em spoilers.

Na minha opinião, a parte com os diários é o ponto alto do livro. Eu acabei lendo as últimas 100 páginas em questão de horas. Uma experiência mágica e misteriosa, recomendo!

Peixoto.Melo 09/06/2023

O mundo das ideias e estátuas de mármore
Piranesi é um homem que vive num mundo estranho, descrito como uma extensão de salas e corredores que sofrem com a ação das marés. Para entender esse mundo, o leitor precisa confiar na narrativa não-confiável do protagonista, ao mesmo tempo em que o acompanha em suas descobertas sobre as muitas salas e estátuas da Casa e as pessoas que aparecem por lá.
Uma das melhores narrativas em primeira pessoa já escritas, completamente fiel à condição do personagem, que é bem conciso e construído, Piranesi agarrou minha atenção do começo ao fim.

Marina.Duarte 05/06/2023

Fiquei surpreendida positivamente com a leitura! Não esperava gostar tanto! Demora algumas páginas para entender o que está acontecendo (achei que era de fim de mundo!) Mas depois desmancha!

Maria10996 05/06/2023

"A Beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita."

Eu fiquei tão encantada com a descrição de mundo e escrita da Susanna Clarke que talvez dê mais crédito para o plot do que ele merece. O início é um pouquinho lento mas a curiosidade me manteve presa no livro. Esperava um pouquinho mais do final, mas num geral é um bom livro, vale o hype.

hobbitusille 04/06/2023

A Beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita
Fazia umas semanas que eu me sentia estagnado nas minhas leituras, mas Piranesi veio e me tirou dessa sensação horrível.

eu não conseguia parar de ler, me senti preso ao livro desde o começo e não me arrependo das horas que passei lendo de madrugada kkkkk que livro incrível!!

Valentina.Kurtz 02/06/2023

Uma história sobre o ego humano
Quando comecei a ler Piranesi, confesso que, para mim, a história tomaria um outro rumo. Estava até curtindo essa narrativa dos sentimentos que o personagem principal mantinha pela casa, e teria gostado se a abordagem da história fosse essa.
Contudo, a autora conseguiu mudar totalmente o rumo da história no momento em que Piranesi é avisado pelo Outro (personagem um tanto quanto duvidoso) de que talvez exista uma terceira pessoa na casa.
A partir daí, desenrolam-se tramas que envolvem um dos ambientes onde o ego humano se desenvolve gradativamente (e ferozmente): o ambiente acadêmico. São retratadas teorias, pesquisas e a necessidade de provar para si mesmo que você é um gênio, mesmo que isso ponha em risco a existência de outras pessoas.

Confesso que o final poderia ter sido melhor, isso me deixou um pouco decepcionada, mas esse livro já valeria a pena somente pelas descrições de cenários e personagens. Então, recomendo muito a leitura!

Eric 02/06/2023

Esse quebra cabeça está muito confuso
Piranesi vive na Casa, um lugar místico, cheio de salões, estátuas, andares, escadarias e mistérios. A Casa é o seu lar e também seu mundo. Com ele, mora sua única companhia humana, o Outro.

A rotina de Piranesi é registrar em seus diários as descobertas realizadas durante suas explorações pela Casa e se reunir semanalmente com o Outro para compartilhar suas anotações.

Porém, estranhos sinais de vida humana começam a aparecer na Casa, mensagens surgem no chão e a segurança parece estar ameaçada. Para Piranesi, uma chance de uma nova companhia, já para o Outro a chegada da destruição e loucura.

Os segredos precisam ser revelados. O mundo de Piranesi está se tornando obscuro e perigoso.

Certamente, essa é uma fantasia singular. O mundo criado por Susanne é peculiar, desafiador e filosófico. No início, entender como funciona toda essa ambientação foi bem difícil, mas aos poucos vamos acostumando com as descrição e imaginando um cenário mais sólido e nada convencional.

Além disso, o enredo instigante e o protagonista carismático permitem que a experiência de leitura seja única. Por ser um livro narrado em primeira pessoa, tudo que vamos descobrindo é junto de Piranesi. Portanto, o leitor e personagem encaixam as peças simultaneamente, o que funcionou muito bem para mim.

Ademais, achei o desenvolvimento final um pouco bobinho, senti que não estava a altura da complexidade apresentada durante toda a narrativa. Esperei algo que 'explodisse' mais a cabeça, o que não aconteceu. Mas, isso não anula a singularidade do romance.

Piranesi é um personagem muito interessante. É bonito acompanhar o seu relacionamento, até certo ponto ingênuo, que tem com a Casa, desde a natureza aos antepassados representados pelas ossadas encontradas em alguns salões. Tudo é muito bem analisado, registrado e zelado pelo protagonista. Ambos, a Casa e Piranesi, se cuidam e preservam mutuamente. Isso, permite refletir sobre uma relação do homem vs natureza já muito perdida pela humanidade, que talvez encontramos resquícios apenas nas comunidades de povos nativos, mas mesmo assim já desgastadas pela globalização.

O romance de Susanne é aquele tipo de estória que reacende nossa esperança com a criatividade na literatura, principalmente no segmento desafiador da fantasia.

Vale ressaltar que quanto menos souber a trama melhor, a estranheza e curiosidade são duas engrenagens essenciais para a fluidez da narrativa.

A Beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita.

Leticia 02/06/2023

Como diria Piranesi...
"A Beleza da Casa é imensurável; sua Bondade, infinita."

Ainda não decidi se vou favoritar esse livro. Gostei muito dele, achei uma jornada muito divertida de acompanhar. E a Casa um mundo muito bonito de se conhecer. Lendo algumas resenhas eu entendi que concordo que o livro não é surpreendente, mas não concordo com quem diz que a leitura não acrescenta em nada. O livro literalmente construiu um Mundo, um calendário, uma rotina, uma sociedade... Só não da maneira que a gente espera que essas coisas sejam construídas. O personagem Piranesi é a pessoa mais bondosa do mundo, como ele diz, ele certamente é filho da casa, porque é gentil igual. Vi muitos reclamando que ele era inocente, bobo demais... mas de acordo com as informações que o livro nos dá sobre o ambiente onde ele vive, nenhuma outra personalidade faria sentindo. Não espere plots twists, eu diria que até tem um, mas ele acontece lá pela página 100. Esse livro é sobre ambientação, metáforas e coisas bonitas. É sobre coisas tristes também, sobre coisas tristes que seres humanos fazem. Vou passar muito tempo com a cabeça presa nos salões da Casa.

isaak_gd5 31/05/2023

PERFEITO!!!
Eu amei esse Livro. A estética, a história, as reviravoltas, os personagens, a lore. Tudo perfeito!!

O Piranesi é tão doce, tão gentil e amigável que aquece o coração acompanhar as rotinas aparentemente ordinárias dele.

Esse certamente é o tipo de livro que, quanto menos você souber, melhor, por mais que eu tenha pegado spoilers e ainda assim tenha aproveitado. De qualquer forma, indico até pra quem não sabe ler, até pra quem odeia livro.

Ana.Bahia 30/05/2023

BRILHANTE
Sério a autora acertou muito nesse livro, a história é bem construída, ameii Piranesi, achei os salões muito bem descritos, gostei muito dos personagens da forma que a história se desenrolou. O final é bem legal deixa o leitor viajar em suas próprias ideias sobre as próximas ações do personagem principal. Eu realmente adorei e penso que quem gosta de Filosofia vai amar também!

raqueltonete 29/05/2023

Muito bom e um tanto quanto surpreendente mas acho superestimado. Gostaria que houvessem mais explicações.
A graça desse livro é ler sem saber nada sobre. No começo pode ser um pouco tedioso, mas dá uma chance.

Vania.Cristina 29/05/2023

Piranesi, a Casa e o Outro
Que livro diferente! Meio fantasia, meio ficção científica. Piranesi vive na Casa, lugar fantástico e construção gigantesca cheia de salões que formam um labirinto. A Casa é invadida pelo mar e está repleta de estátuas de diversos tamanhos que representam seres mitológicos e pessoas em atividades do cotidiano. No andar de baixo Piranesi pesca e obtém seu alimento. No andar de cima, recolhe água da chuva para beber. No andar intermediário ele repousa. Fora da Casa só existem o mar e as estrelas. Além dos peixes, pássaros visitam a Casa e Piranesi. Às vezes, Piranesi viaja por novos salões e desbrava o desconhecido. A Casa parece infinita. Piranesi não se perde e sempre retorna em segurança. Estuda o local em que vive como um cientista, confia na Casa, sente que ela o protege e se comunica com ele. Piranesi não mora sozinho na Casa, porque existe o Outro. Quem é Piranesi? Quem é o Outro? Que lugar é esse? Existem outros moradores nesse lugar assombroso?