O Conde de Monte Cristo

O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

isadora.borsato 29/10/2023

Esperar e ter esperança.
Edmond Dantès teve sua existência arrasada, retiraram tudo dele, menos seu espírito, sendo o maior erro de seus inimigos.
O Conde de Monte Cristo, instrumento da Providência, como acredita ser, não elabora mera vingança pela sua vida arrasada, mas sim, pune indivíduos cuja alma é tão maléfica que, os únicos artifícios usados em sua vendeta são o tempo e a índole de seus traidores.
Como o mal sempre atraí o mal, tais pessoas acabam provocando a própria ruína, tendo o Conde, habituado à arte da espera, como espectador principal.
É uma história repleta de personagens, planos elaborados, intrigas, escândalos, crimes e, acima de tudo, castigo, mas também é cheia de esperança e superação, pois, só se é possível seguir em frente após ter enfrentado o passado, e o Conde o faz com muita elegância.

Carolina Del Puppo 28/10/2023

Triste
É óbvio que estou decepcionada porque vi o filme primeiro e não sabia a bomba que seria no fim do livro. Mas não posso deixar de reconhecer toda genialidade da obra, deixando de lado minha parte irracional, que queria as coisas do meu jeito.

Marcus 28/10/2023

Fonte de todas as tramas
Um clássico da literatura mundial, que inspirou todas as grandes tramas que vieram a partir dessa. A história do Conde de Monte Cristo, que mistura aventura, amor, vingança, mistérios e reviravoltas ao longo de 1300 páginas. Tudo nessa história é rico e prazeroso. E se lhe parece óbvio e igual à tantas outras, é porque como eu disse, foi exaustivamente repetida.

Bruna Gomes 27/10/2023

Quem espera (e age) sempre alcança
Eu demorei tanto tempo pra engrenar na leitura, a principal causa foi suas mais de mil páginas, mal sabia que o Sr. Dumas é escritor/feiticeiro, fez mil páginas parecerem 100 com tamanha fluidez de sua escrita.
Não preciso sequer falar da história né? até mesmo quem não leu sabe do que se trata.
Mas fiquei supresa com as micro histórias contidas no livro, elas influenciaram muito para robustez do livro, amei principalmente o núcleo do Luigi Vampa e da Srta Danglars (uma das minhas personagens preferidas).
O único ponto que me deixou decepcionada foi como o autor tratou a Mercedes, me parece ponto comum em muitos autores castigarem a mulher em demasiado, ela levou uma culpa que não era dela. Queria que ela fosse tratada com mais leveza e boa vontade.
Finalizando, não deixem os números de páginas do livro o furtarem da incrível história do nosso Edmond Dantès.

Fernanda 27/10/2023

Dantès: De Injustiçado à Justiceiro
Este livro me acompanhou por muito tempo, me apeguei e agora que acabei me pergunto "e agora, que faço eu da vida sem você?"rs.

Este foi o primeiro livro do Alexandre Dumas que li, eu amei o jeito como ele escreve, eu amei a genialidade desta história também. Os diálogos me fizeram refletir muito, o personagem principal me cativou desde o início e o primeiro capítulo do livro já me mostrava que ele seria um dos meus favoritos.

Amei, inclusive, aprender tantos termos e referências históricas (li cada notinha de rodapé com gosto)!

No fim, a mensagem que resume bem é esta: "Esperar e ter esperança."

Marcal4 27/10/2023

Entrou para os favoritos
Esse livro é sensacional! Peguei uma tradução antiga e isso fez o livro mil vezes melhor.

Mesmo já tendo visto o filme, a escrita e a história foram emocionantes e bem mais impactantes.

Já criei toda a fanfic com a Eugenie e a Louise

Ivi 26/10/2023

Bem diferente do filme
Eu já gostava muito do filme, mas sabia que o livro devia ser incrível e realmente o é.
Demora um pouco para engatar e o começo é pouco emocionante. No entanto, vale muito a pena persistir na leitura.
Extremamente detalhado, conta com personagens ricos e histórias dentro de histórias. Realmente muito bom!

alyfrnds 21/10/2023

Até que é bonzinho, mas a história é cansativa, isso é fato. mas ao mesmo tempo tem um certo suspense sobre o que vai acontecer sobre a vida fo personagem principal

Valéria 20/10/2023

Um clássico por um bom motivo
Me surpreendi muito com o livro, não por duvidar dos elogios já feitos, mas por ter me envolvido tanto na história.
Mas acho que para ler ele é preciso esquecer de tudo que você já viu a respeito, porque a história segue seu rumo com personagens complexos e envolventes onde cada narrativa agrega ao contexto geral.
Também achei um livro bem francês (contém ironia) algumas descrições de personagens, suas reações a certas situações e formas de expressão são tão explicitamente características de um estilo de escrita francês que eu achei fascinante.

Oobrusm 17/10/2023

Apesar de eu ter demorado uma eternidade, é um livro incrível, favorito do ano e da vida com todo certeza!

Master 17/10/2023

Justiça VS Vingança
O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, mergulha profundamente na complexidade das noções de justiça e vingança. A narrativa nos conduz através das sombras da vingança, ao mesmo tempo em que questiona a verdadeira natureza da justiça.
A trama central gira em torno da transformação de Edmond Dantès, um homem injustamente acusado e preso. Aqui, Dumas nos convida a refletir sobre a linha tênue entre justiça e vingança. A história sugere que a vingança pode se disfarçar de justiça, e vice-versa, e que a distinção entre elas pode ser sutil.
O livro também destaca o impacto da vingança sobre pessoas inocentes, pois muitos que sofrem nas mãos do Conde de Monte Cristo são apenas peões em seu jogo de retribuição. Isso nos leva a questionar se a busca de justiça pode ser justificada quando acaba prejudicando inocentes, e quando a linha entre reparo e injustiça se torna embaçada.
A obra ressalta a dualidade da resposta à justiça: tanto a vingança quanto o perdão são possíveis. Dumas também nos alerta para o perigo de sermos enganados por nossas próprias crenças. O Conde de Monte Cristo acredita firmemente em sua busca por justiça, mas sua obsessão e sua transformação em um agente vingativo questionam a integridade de sua causa.
Em resumo, este clássico literário nos desafia a refletir sobre questões profundas relacionadas à justiça, vingança, inocência e perdão. Através de uma narrativa rica e personagens cativantes, Alexandre Dumas cria um terreno fértil para explorar esses dilemas morais, fazendo deste romance um clássico atemporal que continua a intrigar e inspirar os leitores.

Mila 16/10/2023

Uma obra-prima
Falar de vingança e não lembrar de O Conde de Monte Cristo é quase impossível. Já tinha minha relação de amor com o filme, mas nada se compara à experiência forte e arrebatadora do livro.

Foram 1.300 páginas de muitas tramas e personagens marcantes, vivendo dentro de um contexto político e social importante da França no século XIX. Ler esse livro foi como acompanhar uma novela, onde ansiamos o desenrolar da história e esperamos a resolução dos conflitos. O nosso protagonista, Edmond Dantès, é alvo de uma grande injustiça e o sentimento que prevalece no leitor é a revolta.

Ele consegue se reerguer, mas constrói o futuro em função do passado. Agora como o Conde de Monte Cristo e o coração endurecido, ele vive apenas pela vingança. Ainda assim, sempre senti muita empatia por ele, só queria que Edmond fosse feliz, algo que ele julgava nunca mais ser desde que foi preso no Castelo de IF.

Todo o tempo que dediquei a essa leitura foi precioso. Uma obra-prima da literatura francesa e mundial!