O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Marcos Aurélio 30/12/2023

Uma boa vingança, ou justiça?
Alexandre Dumas publicou o romance histórico em 1844. O contexto histórico foi o exílio de Napoleão Bonaparte na Ilha de Elba, sua fuga da ilha, e o Governo dos Cem Dias.

Edmond Dantès ama Mercedes. Fernand é obcecado por Mercedes.

Danglas inveja Dantès porque o jovem torna-se Capitão do Pharaon, onde ambos trabalham. E, inveja ainda mais o respeito que o Sr Morrel tem pelo jovem, reconhecendo o caráter, índole e dedicação. Danglas é justamente o oposto em tudo.

Caderousse é um aproveitador. Alguém quem está sempre à espreita, aproveitando-se de oportunidades duvidosas, ou dificuldades do próximo para tirar vantagem.

Villefort é obcecado pelo poder. Dissimulado, oportunista e frio. Em seu caminho lamacento trilhado para alcançar seus objetivos, poupou apenas o próprio pai. Mas, as custas da reputação de Dantès.

O romance começa com Danglars semeando o mal, Caderousse regando e Fernand espalhando. A genialidade de Dumas é impressionante. Ele traz novamente crítica a igreja, cita passagens semelhantes as lidas em "Os Bórgias".

A construção e desenvolvimento das personagens, a evolução da teia de uma trama muito bem construída e amarrada. A capacidade de prender o leitor, fazer com que este se desespere torcendo por um fim, um meio, um caminho diferente. Mas é Dumas, o Mestre, que nos guia página por página.

Um livro dentro de um livro, quando imaginei que o livro tomaria um rumo, Dumas me levou a outro, improvável, fantástico. O capítulo da Família Morrel é para mim um dos mais lindos e emocionantes da literatura. Chorei, torci, sofri com Pierre, Maximilien, Julie e Emmanuel.

As aulas do Abade Faria, suas falas sobre educação, conhecimento, tesouro e loucura. Quem realmente eram os loucos naquela prisão? O Abade foi o Mestre que todo aluno deveria ter.

Li este livro depois de ter assistido o filme, e raramente o faço. E foi maravilhoso, o livro é infinitamente melhor. É um dos livros que sugiro insistentemente a leitura. Um clássico no verdadeiro sentido da palavra. Escrito por um gênio, para ficar eternizado na literatura mundial.

JoAo366 30/12/2023

Eu não sou muito bom em fazer resenha...Acho que nem sei rs
Falar de "O Conde de Monte Cristo"(Dumas), é algo desafiador,dado o peso(não só literal kkk,mas também metafórico) dessa grande obra de Dumas,acho que todo leitor que aprecia a boa literatura deve ler, é lindo! Apesar de termos "Edmond Dantès" como protagonista, temos histórias dentro de histórias,que se entrelaçam... É uma aventura de tirar o fôlego,o ritmo da história nos faz querer virar página por página, passar horas a fio lendo e lendo e lendo... Não vou dar spoilers...Pois quando se trata desse livro,acho injusto fazê-lo...Mas espero de verdade,que quem leia pela primeira vez,sinta o que eu senti,chore,se emocione enfim... Já li essa obra três vezes,e é meu xodó...Tanto que tenho duas versões maravilhosas...Pois bem,o livro fala sobre superação, resiliência, vingança,e uma das coisas que mais me chamaram atenção:o poder do conhecimento...Mas a vingança retratada no livro, não é como algo tirano,mas a justiça que vem à frente,que tudo volta para aqueles que fazem tanto o bem quanto o mal...Leiam!Leiam e leiam!(:
Wesley - @quemleganhamais 30/12/2023minha estante
Ficou muito boa a resenha e tenho vontade de ler essa obra.

JoAo366 30/12/2023minha estante
Obrigado!!Leia,vale a pena... Preciso ler mais de Dumas, estou com "Os Três Mosqueteiros" e faz anos que estou adiando, minha meta pra ano que vem será iniciar está outra obra tão conhecida.

Léo 07/01/2024minha estante
Vi esse livro na biblioteca, é pesado mesmo, dois tijolos. ?
Gostei da resenha. ?

JoAo366 07/01/2024minha estante
Obrigado... Você precisa lê-lo...???

miladc_ 29/12/2023

UMA VERDADEIRA OBRA PRIMA?

Esse livro é simplesmente perfeito, me falta palavras para descrever como foi a leitura durante esse 1 mês, pois foi tão emocionante cada passagem que já estou com saudades de ler ele novamente (hehehe).

A forma como o autor descreve cada momento, cada situação, cada sofrimento ou alegria é fantástico a tal ponto que cheguei a sentir toda tristeza, agonia, raiva e ódio que o Dantès sentiu, foi como se eu estivesse com ele sentindo tudo aquilo, passando tudo aquilo que ele enfrentava.

As reviravoltas que aconteceram me deixaram sem palavras, o plano de vingança do Dantès foi perfeito, pq mesmo sem ter sujado as mãos ele conseguiu tudo o que seu coração mais ansiava. Além de ver o homem que ele se transformou foi incrível demais, acompanhar essa evolução dele.

A escrita é perfeita, mesmo sendo um livro de época e sendo bastante extenso é muito tranquila e fluída a leitura, em momento algum sentir a leitura chegar a ser monótona.

Amei demais cada capítulo, super recomendo essa história incrível ??

Eliza.Beth 29/12/2023

Um dos melhores livros da vida
Que saga maravilhosa!
Edmond Dantes ganhou meu coração.
Um ser humano simples e de alma inocente que por uma injustiça precisa se tornar um ser diferente.
Sofri com ele passando por seu calvário, torci por sua vingança e voltei a sofrer quando ele percebe que, talvez, ele não seja Deus, como ele imaginava.

Leitura que prende. Nunca conseguia ler só um capítulo. Um dos melhores capítulos do livro é quando ele volta à masmorra que ficou preso. Um lindo capítulo, cheio de lembranças e emoções. Genial porque quando o leitor tbm começa a questionar algumas coisas, junto com Dantes, ele volta ao passado para nos lembrar o que sentimos no começo do livro.

Gostei muito do final. Achei coerente, acolhedor, emotivo.

Estou tão feliz de finalmente ter lido O conde de Monte Cristo.
5 merecidíssimas estrelas.
Carolina.Gomes 12/01/2024minha estante

Biblioteca da Yas 28/12/2023

O Conde de Monte Cristo
Nessa livros você encontra romance, ciúmes, política, traições e muitas intrigas.
? Neste mundo não existe felicidade sem infelicidade, existe a comparação de uma com a outra, só isso. Só quem realmente sofreu é capaz de dar valor á alegria?? Edmond Dantès .

Robtavares 28/12/2023

Sensacional
O tamanho do livro (mais de mil paginas) assusta, mas a história eh muito envolvente! Estou completamente encantada!
smellofbooks 28/12/2023minha estante
Amo esse livro! Queria ler de novo pela primeira vez... O Dantes é tão inteligente mds!

Jane.FAlix 28/12/2023

Encerrando 2023 com chave de ouro
Que livro maravilhoso pra encerrar 2023!
Apesar de ser um livro muito extenso, em nenhum momento é uma leitura monótona. Longe disso!
Um clássico escrito por Alexandre Dumas, cheio de nuances e críticas à sociedade da época. A narrativa já é bastante conhecida pelos filmes, mas que não prejudica em nada a leitura, pois os detalhes do complô, do cárcere e da vingança são narrados tão minuciosamente que o leitor embarca de corpo e alma no universo de Edmond Dantes e de todos que o cercam... Enfim, maravilhoso de todas as formas.
Ziza 28/12/2023minha estante
Um dos meus favoritos da vida.

Jane.FAlix 28/12/2023minha estante
Com certeza já é um dos meus tbm.

Letícia 28/12/2023minha estante
Arrasou muito!!!!

ste 27/12/2023

"esperar e ter esperança"
Eu amei esse livro, ponto final.
juro, ele é uma grande novela, tem algumas partes chatas/cansativas (como qualquer livro), mas ele é muito bom, quem estiver com medo pode ler na cara e na coragem porque ele, mesmo sendo bem antigo, tem uma escrita bem tranquila. muito bom, super indico.

aqui está como ebook, mas eu li o físico, coloquei ebook porque gosto da capa azul e não estava achando, enfim: li durante as férias porque né, é um tijolão e impossível levar isso na mochila para ler no transporte público, então li em janeiro, julho e agora dezembro. achava que só terminaria no meio do ano que vem já que esse livro é dividido em cinco partes e eu achei que leria apenas uma parte por férias, mas ele é tão de boa e tão viciante que acabei lendo bastante e olha só, consegui terminar antes do ano acabar, to feliz por mim mas não leio outro calhamaço desse tamanho tão cedo :)

Yann Almeida 27/12/2023

Esperar e ter esperança
A obra Conde de Monte-Cristo narra uma história rica e multifacetada, podendo ser observada de diferentes perspectivas. É uma história sobre maldade humana e azar, vingança e raiva, expectativa e recompensa, além de algumas coisas mais.

Tendo tantas releituras espalhadas em diversas mídias, desde Simpsons à livros com sua história adaptada e resumida, ler Conde de Monte-Cristo foi uma aventura e um prazer que aprendi a aproveitar apenas na metade da obra.

Toda a descrição, aprofundamento do mundo e costumes de diversas culturas como uma forma de mostrar de tudo sem a necessidade de sair de casa, tudo vale a pena. É possível fazer mil e um resumos sobre a obra, mas a sua totalidade é imperdível.

Freezerburn 26/12/2023

O Conde de Monte Cristo
Essa vai ser a minha resenha mais complicada de se fazer.

Primeiramente, que leitura maravilhosa!!! A escrita é fluida e instigue a você sempre querer saber o que vai rolar a seguir. O livro tem mais ou menos 3 partes: Edmond Dantes, Conde de Monte Cristo e Consequências. Cada parte é bem definida, mostrando o início, o meio e o fim do protagonista, além de ter outros personagens super interessantes e bem construídos, eu que imaginava que iria me perder com os personagens coadjuvantes que não tem tanta importância, a verdade é que cada um tem seu papel e cada um tem seu destaque.

A escrita é maravilhosa em diversos momentos. Sendo diferente de acordo com a ocasião, mostrando a falsidade de certos personagens, o desespero de outros e até mesmo demonstrando perfeitamente a comunicação de um homem paralítico que só pode falar através dos olhos. Apesar de ser cansativo em alguns pontos, ele é incrível em quase tudo. Um detalhe que acho meio que um defeito, meio, é que o Dumas quis falar TUDO NOS MÍNIMOS DETALHES, não é atoa que o livro de 1300 páginas.

Não se preocupe se você assistiu o filme ou viu o anime, nenhum deles conseguiu pegar TUDO que o livro tem, o anime que possui 26 episódios de 22 minutos NÃO adaptou toda a obra, além de que o anime começa por volta da página 400, ele mudou muita coisa, e se o anime não conseguiu imagina o filme de 1h30min. Eu recomendo demais que todos lêem o livro pq ele merece.

O livro, ao contrário o que TODOS dizem, não é sobre Vingança, talvez um pouco, mas ele tem mensagens muito lindas sobre Perdão, Generosidade, De Que Existe Bondade no Mundo, Acreditar nos Planos de Deus, Arrependimento, Amor, Esperança e Felicidade. A história, apesar de se focar em diversos personagens, demonstra muito bem a jornada de Monte Cristo, uma jornada de arco negativo que graças ao amor e amizade fez com que ela não termine em desgraça, mas sim com um final positivo. Villefort, Morcef e Danglars podem ter destruído vidas inocentes, especialmente de Monte Cristo, mas o livro não tenta demonstrar que o Conde está correto em punir de maneira monstruosa os três, o Conde tem diversas condutas questionáveis e no fim ele se arrepende. É engraçado pois eu não imaginava que o livro teria tantas mensagens cristãs, principalmente por ser uma história de "vingança", mas lá pelo final demonstra bastante sobre isso.

E eu preciso aqui expressar meu amor aos Morel, tudo envolvendo eles eu amei, desde o Simbad salvando eles da falência até o Conde salvando Maximillen e Valentine, a história deles é a mais emocionante e que eu levarei no meu coração ????

Eu amo demais esse livro e ele se tornou um dos meus favoritos, Recomendo a todos a lerem o livro, uma verdadeira obra prima
Inaiá 26/12/2023minha estante
q resenha impecável?

Freezerburn 26/12/2023minha estante
Caraca muito obrigada ^^ fui escrevendo na emoção rsrrsrs no final deu mais de 2700 caracteres rsrrsr

oliverpenelope 28/12/2023minha estante
Estou lendo o livro, e q sensação q tenho são as mesmas q voc descreveu, resenha impecável

Freezerburn 28/12/2023minha estante
Muito obrigada ??

SrAdnarim 26/12/2023

Épico!
Por já ter lido há alguns bons anos, comecei a leitura meio hesitante, mas não teve como não prender a minha atenção do início ao fim. Confesso que em alguns capítulos ainda pensei: "Ok, cadê a ação?", mas a paciência foi recompensada com um desenrolar épico. "O Conde de Monte Cristo" é uma montanha-russa de emoções! Edmond Dantès passa de herói injustiçado a um grande mestre da vingança, e cada reviravolta apresentada é como um soco no estômago.

Rafa 26/12/2023

Esperar e ter esperança
Que viagem!
Em todos sentidos,mas valeu a pena.
Gostei de muitas coisas,desgostei de outras tantas,mas o saldo totalmente positivo,sem mais.

Mateus Matos 25/12/2023

Uma longa jornada
A vida turbulenta de Edmond Dantés foi maravilhosa de acompanhar. Todas as suas tramóias em busca de vingança foram realmente um deleite. Mas não posso dizer o mesmo da leitura desse livro.
Muitas coisas impactaram minha experiência, desde o pouco tempo para a leitura, até compromissos que me fizeram estender o tempo para mais de um ano até a finalização do livro. Muito disso fez com que detalhes da história ficassem longe na memória, mas por ser marcante, ao folhear algumas páginas retornei ao mundo criado.
Foi uma experiência incrível ler o livro, principalmente a primeira metade que tem uma narrativa incrível, já do meio pro fim as tramas e subtramas se arrastam em detalhes talvez não tão necessários. Mas o final agridoce entrega esperança, e essa mensagem conclui uma história de vingança com um ar de recomeço, e não há nada mais bonito.