O Guarani José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - O Guarani

Vitória 24/05/2020

Excelente!
Não é atoa que é tido como um dos clássicos da literatura brasileira. José de Alencar, com toda sua maestria, trás dentro desse fascinante Romance, toda a grandeza e beleza da nossa natureza, com uma delicadeza que encanta aos olhos e aquece o coração. Em suma, todos os brasileiros deveriam ter a oportunidade de, ao menos uma única vez, apreciarem esta belíssima obra.

mariana113 13/05/2020

peri um anjo lapidado (e idealizado rsrsrsr) obrigada professora de português do meu segundo ano do Médio, estava certa quando disse ser uma das obras primas da literatura brasileira

Sidney.Muniz 15/04/2020

Amei a leitura desse livro, é bem emocionante a história. O protagonista é um Índio que proteje uma mulher. O livro apresenta guerras dos Índios Aimorés contra uma família portuguesa. Vale a pena ler a obra.
Jaqueline 15/04/2020minha estante
Livrão quer o muito reler

Sidney.Muniz 15/04/2020minha estante
Muito bom ele.

nat 15/04/2020

o guarani
lendo minha primeira prosa romântica
vontade própria? não, apenas porque é leitura essencial p literatura brasileira lll
mas td bem pq aparentemente Peri também não tinha
já que eu li mais de trezentas páginas alegres por ver a figura do índio sendo representada como algo bom (ainda problemática), e no fim esse filho da puta me vender a alma e a liberdade pra o cristianismo
puta que pariu
a história de Noé tá diferente...
não mamem mulher europeia, caras.... é a resolução....
nem peri mamou
otário

Allisson 12/04/2020

Livro Clássico
Muito bom livro. O autor José de Alencar encanta pelas palavras e roteiro. Excelente leitura neste período de quarentena.

Jenny 11/04/2020

O primeiro livro que me roubou de mim.
O vício na literatura começou com ele,
Ganhei da escola e me apaixonei na história,nós detalhes,no Romance o quanto eu mergulhei.
Tive muitos livros antes e depois,mas foi com ele que meu vício começou.

flavinhaa.domingos 06/04/2020

O começo desse livro foi totalmente legal, mas o final poderia ser diferente e não consegui entender o que aconteceu depois... amo livros de época e essa história me instigou muito, mas achei o guarani um pouco bobo e inocente demais por toda hora querer se sacrificar pra ver sua senhora feliz... eu torcia muita pela felicidade da Isabel, mas ninguém teve um final feliz, só a protagonista... a história tinha de tudo pra ser boa, mas encheram demais o final e acabou não saindo como desejado...
mesmo assim gostei e não estou criticando por ser um livro de época, pois amo essas histórias.

RAGGI0 27/03/2020

Simplesmente Encantador
Eu amo literatura brasileira por causa de 3 livros: Dom Casmurro, O Guarani e O Cortiço. O Guarani é lindo! Uma aula de literatura! Quando li esse livro pela primeira vez, eu lembro o quão orgulhoso fiquei do Brasil! É incrível como a nossa literatura é maravilhosa, e mais incrível ainda é como é desvalorizada pelo nosso próprio povo.

Isis Costa 14/03/2020

O Guarani
Em o guarani , considerado o maior romance epico da literatura brasileira, o leitor ira envolver-se com a historia de amor singular entre cecilia,a ceci, e o indio peri, em que a fusao branco-indio nao ocorre no plano concreto, mas apenas simbolicamente.
Obra fundamental, O guarani conduz o leitor a um brasil pujante, que se revela em toda a sua beleza

Flavinha 28/02/2020

Acredito que foi um dos livros que mais li.
O que dizer dessa história? Lembro que o li no ensino fundamental e simplesmente me apaixonei pela Ceci e Peri. O amor foi tanto que li todas as adaptações que tinham na biblioteca da escola. Acho que eram umas seis sei lá. A tia até perguntou se era algum trabalho, mas não, só encanto mesmo.

Verilania psi. 24/02/2020

Muito bom.
É um livro que o professor me passou na época da escola rsrsrsrd mas, não li,e agora mexendo em livros antigos no armário encontrei e resolvi ler. Conta a história do amor de um índio chamado peri por uma moça branca de nome Cecília. É um romance muito lindo, livro pequeno bom pra quem quer começar a ter o hábito da leitura.

Ingrid.Rocha 06/02/2020

O Guarani
O Guarani (1857), de José de Alencar, é considerada a maior obra entre as representantes da primeira fase do romantismo brasileiro, a fase indianista.
Essa fase procurava apresentar a realidade do país, sua natureza e seu povo e valorizar a figura do índio como o herói nacional.

Também é caracterizado como um romance histórico. Seu enredo se passa em 1604 no século XVII, e descreve os comportamentos, costumes e modos de vida no Brasil no período da colonização, e apresenta personagens cuja inspiração veio de pessoas reais.
A história em ?O Guarani? vai além do amor fiel e devocional que o índio Peri dedicava a Cecília, por vezes chamada de Ceci (termo em tupi que significa "a dor dele"); Mas a cultura e miscigenação que formou o povo brasileiro.

Julio.Argibay 03/02/2020

Brasil
O Guarani - José de Alencar. Em relação a esse romance eu optei por elaborar um resumo da estória passo a passo, conforme a leitura que fiz e no final vou emitir uma breve opinião a respeito da obra. Sendo assim, vamos a ela: a estória se passa em meados de 1603 e o autor começa contando sobre o fidalgo português, Dom Antonio de Mariz. O autor, então, começa descrevendo a participação do fidalgo na guerra contra a invasão francesa. Depois ele parte para a descrição da casa, nos confins do sertão, próximo ao Rio de Janeiro, num local denominado Paquequer. Ele descreve os meios como a família sobrevive fazendo comércio, vendendo produtos extrativos da fazenda e vendendo na costa. Ainda conta sobre os muitos empregados que trabalham com ele nessa empreitada. Descreve como a família é composta: a esposa Laurina, seus filhos Diego e Cecília, além da sobrinha Isabel (aqui um pecadinho do fidalgo). O autor conta, também, uma breve passagem sobre uma banda de cavaleiros do senhor Alvaro, pretendente de Cecília, que chega a fazenda trazendo produtos do Rio. Agora esses relatos tem uma pausa, para conhecermos o personagem principal, assim: acompanhamos uma caçada de um nativo, futuro amigo da família e de Cecília. Depois dessa passagem, voltamos a casa. A família recebe Alvado, Aires Gomes e a tropa. Após um incidente, o filho Diego eh castigado pelo fidalgo, assim ele irá para Salvador. Esse evento trará sérias consequências a todos (irei contar mais adiante). Vamos falar sobre Cecília, menina formosa e romântica, tem dois ou três pretendentes, a saber: Peri, o índio que a adora e amigo fiel. Álvaro, cavalheiro, delicado e cortês, que a ama (ou não) e Loredano, aventureiro de baixa extração, um Italiano, que a deseja (o vilão da estória). A prima de Cecília, Isabel, que é apaixonada por Álvaro. A estória agora volta no tempo para explicar a relação entre o índio e a família. Num certo momento Peri salva Cecília de um ataque de índios Aimorés, (acho eu). Há três comparsas que se aliam e possuem um pacto entre eles. Esse plano foi traçado desde o último ano, com a morte do Frei Rui Soeiro. Os comparsas são: Bento Simões e Loredano. Uma paradinha para falarmos sobre Aire Gomes que é o escudeiro do fidalgo a mais de 30 anos e seu fiel amigo. Em certo momento o Fr Angelo é mencionado na estória, esse missionário foi um religioso que, sem querer, proporcionou ao italiano o meio que fez com que ele almejasse grandes riquezas dessa terra distante. Já na floresta o clima esquenta entre Peri - Loredano e Alvaro. Nesse interim, Peri eh mandado embora para a sua tribo, a pedido de Laurina (um momento bem emotivo da saga). Mas esse evento é desfeito por motivos mais importantes, a segurança da família e a gratidão do patriarca ao indígena. Deixamos disso e vamos contar que Isabel, com uma ajudinha de Cecília se declara a Alvaro. Sua reação? (não vou contar). Voltamos ao momento da briga entre Peri, Alvaro e Loredano. O índio espreita na floresta o bando de Loredano, que planeja tomar de assalto ao casarão, caso seja necessário. Bom, chegamos ao clímax. Além desse conflito ainda temos a expectativa de invasão dos indígenas ao casarão, devido a morte da índia por Diego. Em meio a esse clima, Loredano chega ao quarto de Cecilia. Só que, antes dele tomar a cabo a seu plano, Peri salva a donzela. Mais tarde, nosso herói descobre o plano hediondo de Loredano e tenta resolver essa situação de maneira bem particular, já que Antonio não se convenceu da traição a que pode ser vítima. Em meio a essa confusão, do lado de fora do casarão, Loredano tenta convencer a tropa a se rebelar contra o fidalgo. Sr Antonio acaba convencendo os rebeldes a desistirem e eles pedem perdão. Porém, a revolta renasce e só há uma trégua entre eles quando os Aimorés atacam a propriedade do fidalgo português. Peri tem mais uma ideia e depois de lutar com a tribo inimiga se entrega a eles e eh feito prisioneiro. Depois de algumas horas Peri eh libertado por Álvaro e seus comandados. O Loredano eh pego. Depois de algum tempo a tribo resolve ir embora. Entre mortos e feridos, quase todos se salvam. Porém pouco tempo depois, os selvagens voltam e atacam o casarão novamente de forma definitiva, não há escapatória. Peri aceita um último pedido do fidalgo e segue em sua sina para salvar Cecília, sua amada. (Será que consegue? Talvez). Bom aqui termina essa saga sertaneja. Assim vamos as nossas considerações finais: achei um épico tipicamente brasileiro, talvez seja um dos melhores contos brasileiros. Nessa estória nos deparamos com vários personagens formadores de nossa raça. Os índios, o fidalgo português, o estrangeiro desbravador e os miscigenados, sua maioria. O ambiente é o sertão a floresta. Sua fauna, flora e riquezas minerais, que geram o eminente conflito. A religião a outra fonte de choque entre o modo de vida do povo, novos e velhos deuses. Assim encerramos nosso romance nesse grande caldeirão cultural em constante mutação que deu origem a essa grande nação. E o romance? (acredito que esse ainda irá se libertar).

Marcela.Silva 02/02/2020

Li este li em 2011 para um trabalho da escola e simplesmente me apaixonei!

Pablo.Ravel 27/01/2020

O herói eterno
O livro conta a história de Ceci e de seu protetor o Índio Peri.
A História se passa no Rio de Janeiro. D. Antônio, fidalgo português, constrói uma casa no Rio de Janeiro no estilo medieval. La moravam cavalheiros, fidalgos e mercenários em busca de ouro e prata.
Estes eram liderados Pelo ex-frei Ângelo di Lucca, que agora Atende pelo nome de Loredano. Ele queria destruir D. Antônio e raptar Ceci, que era bem protegida pelo índio Peri.
Em uma caçada o filho de D. Antônio mata um índio aimoré por acidente. Em vingança os aimorés resolveram matar Ceci mandando dois índios enquanto ela tomava banho, plano frustrado por Peri, quem matou os dois índios.
Em paralelo, Loredano segue com seu plano para matar D. Antônio.
A guerra com os aimorés fica cada vez pior. Peri decide fazer um ato heroico, ele toma veneno e decide ir lutar contra os aimorés, sabendo que eles eram autófagos, assim ele morreria e salvaria todos. Álvaro descobre e faz Peri tomar o antidoto.
O cerco fica pior e D. Antônio faz Peri fugir com Ceci pelo Rio. Quando eles fugiram, os índios invadiram a casa e D. Antônio explode sua casa matando todos.
Quando Ceci acorda, Peri conta o que ocorreu com D. Antônio. Ela decide viver na mata com Peri.
O livro possui um enredo envolvedor, que prende o leitor ao livro. José de Alencar desenvolve um romance que traz batalhas, atos heroicos, corações arrasados, e por último, um final feliz, onde a heroína da história sobrevive a todo o caos em que aparece em sua frente.
Um livro que traz questões brasileiras em sua trama, e que não tem nenhum exagero.

site: HTTPS://www.instagram.com/quer_que_eu_resenhe