O Guarani José de Alencar
José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - O Guarani

Domino 16/01/2024

Gente que luvro incrivél.
Fiquei encantada com a descrção das cenas, com os dialogos ultra romanticos e com a forma como o autor narra uma história simples mas ao mesmo tempo complexa.

Destaco tbm a visao do mesmo sobre a antiguidade, destacando alguns costumes como a corolisse, e as questões de honra de alguns personagens.
Gostei e gostei muitooooo

5 estrelas

carmeenwith2es 15/01/2024

E quase não volto mais aqui pra ver Peri beijar Ceci
Foi o meu segundo livro do autor , porém,posso dizer com todas as letras que NÃO CURTIR a leitura,prefiro Iracema.Me deu um ranço do autor fazer com que as florestas da Europa,com seus veados e coelhos sejam a nossa florestas tropicais com as onças e animais selvagens.Além de fazer com que o Dom Antônio,fosse o fidalgo português e tem relação de suserania e vassalagem,ficou uma coisa MUITOOOO FORÇADA.Eu sei que é a proposta do romantismo,mas não ficou natural,por isso que prefiro Iracema.Ademais,colocam Peri como se ele fosse ingênuo,porém de ingenuidade não tem NADA,ele é bem espertinho ,só é na dele,e também,queria ter visto mais as interações dele com o Álvaro,eram legais de se ler,dariam bons parceiros de aventura.O desenvolvimento da mocinha,a Cecília,também não foi bem elaborado,nas passagens mais importantes,a exemplo do assédio do ex frade,quando Peri a levou para viver quando sua casa foi invadida ela tava o que minha gente? DORMINDO
A leitura do livro começou a fluir ,a partir da metade da segunda parte pro final,e o desfecho é meio confuso.A história é boa ,só faltou melhor desenvolvimento, definitivamente não é o melhor livro do José de Alencar e da "trilogia" indianista dele.

Hysderllannyo 09/01/2024

Os clássicos são ótimos
Todo mundo na vida deveria ler os clássicos da literatura, sejam brasileiros ou não. Esse para mim é um dos melhores. Minha lista é grande e é difícil escolher ? Quem nunca leu, por favor, faça isso.

_Hopestation_ 06/01/2024

O Guarani
Tive que ler esse livro para um trabalho da escola, ele é muito bom apesar de ser uma leitura muito difícil em alguns momentos.

JosA225 30/12/2023

O Guarani
A maior obra de José de Alencar, também a maior ópera brasileira, O Guarani de Carlos Gomes. Conta a estória do índio Peri e de sua senhora Ceci contra as armações do vilão e ex-padre missionário Loredano.

@rodolfo_lab 24/11/2023

A Editora é horrível
O livro do José de Alencar é excelente. Essa editora é horrível. Vários erros de português. É um ataque do coração a cada página.

Raphael Milão 13/11/2023

Quando se passa de um clássico brasileiro para um livro contemporâneo, se observa a queda de gualidade da nossa literatura.

Rosana.Montenegro 22/10/2023

O Guarani
Romance da 1° fase do Romantismo, o indianismo.
Nele vemos Peri, o "índio bom", com todas as características romantizada: heróico, bom selvagem, símbolo da inocência e pureza.
Também temos Ceci, meiga, típica heroína do Romantismo. Aquela que desperta instintos de proteção.
Livro muito gostoso de ler

JJFelix 12/10/2023

"Nao existe obra mais brasileira nem de maior resplendor selvático que O Guarani, cuja leitura inspirou ao maestro Carlos Gomes a famosa ópera que tem o nome do romance.
O indio Peri, para pôr em prova a sua dedicação à filha de um rico fidalgo português, atira-se às mais arriscadas aventuras, não temendo mesmo o ataque de uma das mais ferrenhas tribos inimigas.
O romance chega a um epílogo comovente, após um emaranhado de cenas dramaticas, em que se
entrechocam os mais fortes e antagônicos sentimentos humanos."

Dai Solyom 23/09/2023

Desejo, amor e adoração
Terceira obra que leio de Alencar, e garanto que versatilidade ele tinha.

Senhora, Lucíola e O Guarani são totalmente distintas.

Eu achei longo pelo enredo apresentado, podia ter facilmente 50 páginas à menos.

Em alguns momentos arcos repetitivos, vilões que não impactaram, e até mesmo os personagens principais sem muita personalidade.

No geral é interessante pela época em que a obra foi lançada, nada além disso.

Não vou nem comentar dos preconceitos da época.

Karebbean 30/08/2023

Um dos melhores clássicos do mundo
O guarani foi meu primeiro contato com a escrita e obra do José de Alencar. No começo eu estava receosa e com poucas expectativas sobre a leitura, por contar do estigma que a literatura brasileira tem.No entanto, me surpreendi durante toda a leitura, a narrativa é cativante, os personagens bem construídos e com evoluções bem trabalhadas. Sem contar que o José tem uma forma muito romântica e poética de descrever o ambiente e as situações. O livro contém um teor cultural abundante sobre a religião cristã dos portugueses e os costumes e ritos dos nossos nativos. Amei muito e virou sem dúvidas o meu clássico BR preferido!!! Ansiosa pra ler outros livros dele.

Tati.Lima 28/08/2023

É um bom livro...
Eu devo ser bem masoquista, mesmo. Porq depois não curtir Iracema, fui lá e escolhi ler O GUARANI...Mas sinceramente eu achei mais interessante q, e olha q fui ler e vi q O GUARANI foi publicado 8 anos antes se não me engano. Pior q depois q comecei a ler o livro, me falaram q tinha o filme, eu fui inocente pesquisar para assistir, e descobri q o filme é com a Angélica e o Márcio Garcia...bem, sinceramente, não me empolguei muito de assistir... Voltando ao livro, eu achei o romance desse livro, bem mais cativante, o casal Peri e Ceci é guerreiro, eles lutam um pelo outro, e não tem aquela tonelada de drama q teve em Iracema, mas ainda assim é um pouco leeeeeento demais. Mas o final desse livro é maravilhoso e emocionante, eu diria q surpreendente, porq eu tava esperando sofrimento pro casal, mas não, foi final feliz, e principalmente por destacar e ressaltar o q seria a continuidade da lenda Tamandaré. O final, na minha humilde opinião, é o melhor do livro todo.

Laura 19/08/2023

O livro em si tem uma escrita bem cansativa por ser um livro antigo, a história em si é legal.. obviamente tem alguns pontos meio preconceituosos por conta da época escrita. Foi um livro q demorei MUITO pra ler por ser cansativo, mas qm tem paciência acho q possa compensar :)