Poesia completa

Poesia completa Maya Angelou

Resenhas - Poesia completa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ju Salmont 31/01/2023

Uma leitura fluida, densa, que traz temas interessantes, principalmente, no que diz respeito à história da escravidão

livrosmortificados 14/01/2023

"Sobre o proletariado progressista branco

Eu não estou chamando a Legião Estrangeira
Ou qualquer um para conseguir minha liberdade
Ou para lutar minha batalha melhor do que eu

Enquanto houver algo pelo que chorar Haverá pelo que morrer
Essa é a responsabilidade de todos.

Eu receio que eles tenham que provar primeiro
Que tenham que ver o homem negro mover-se primeiro
Para, então, segui-lo com fé ao reino que virá.
Esta estrada não é asfaltada para a gente
Então, eu acreditarei na ajuda dos progressistas para nós

Quando eu vir um branco carregar a arma de um negro."

Maria Bia 12/01/2023

Beleza
esse deve ser o melhor livro de poesia que já li na minha vida, amo cada trecho, apesar de dolorido, que Maya pode apresentar.

__ElaMartins 08/01/2023

Pesado e necessário
Quis ler as poesias pra me preparar para ler o romance Eu sei por que o pássaro canta na gaiola. Achei que as poesias por serem mais curtas seriam mais fáceis de ler. Me enganei profundamente. Foi uma leitura de extrema potência que tive que ler praticamente mastigando calmamente e esperando a digestão. Marquei mais 60 poemas e diversões trechos destaquei no próprio histórico de leitura. Me questiono sobre a capacidade de se colocar no lugar do outro e de sentir o impacto de diversas pessoas que resenharam gostando de 2 ou três poemas, casualmente os únicos que eram orações singelas a Deus, e marcaram como sendo os únicos bons ou os melhores do livro. Longe de 2 ou 3, praticamente todos os poemas são carregados de emoção, sentimento, realidade, e comoção que a autora consegue evocar muito bem. Aos que são excessivamente empáticos, e esse pode ter sido o meu caso, a leitura é densa, pode ativar vários gatilhos e se alguns poemas podem revirar o estômago. Mas eles passam, tem outros de alegria e esperança, e dependendo, fé.
Me alivia a autora ter morrido em 2014, se poupou de muita dor dos anos que tivemos e da história que construimos nesses 9 anos que seguiram. Ao mesmo tempo, talvez precisássemos das palavras dela pra acalantar esse caminho.

Kelly565 08/01/2023

"Sobre o proletariado progressista branco

Eu não estou pedindo pela Legião Estrangeira
Ou qualquer um para conseguir minha liberdade
Ou para lutar minha batalha melhor do que eu.

Enquanto houver algo pelo que chorar
Haverá pelo que morrer
Essa é a responsabilidade de todos.

Eu receio que eles tenham que provar primeiro
Que vejam o homem negro mover-se primeiro
para, então, segui-lo com fé ao reino que virá.
Esta estrada não é asfaltada para nós,
Então, eu acreditarei na ajuda dos progressistas para nós
Quando eu vir um branco carregar a arma de um negro."

mpettrus 30/12/2022

Coração de Mulher, Mente de Escritora e Alma de Poeta
Sempre tive enorme interesse em ler as poesias de Maya Angelou, a icônica escritora conhecida por seu empoderamento e defesa de mulheres e escritores afro-americanos deixando vasta obras de poesias e livros autobiográficos. Mas como lhes disse na resenha sobre o também poeta Paul Auster, ler poesia, ao menos para mim, é muito difícil. Eu preciso está desconectado da vida real para poder embarcar na jornada literária de ler um livro de poesias.

Preciso antes de tudo, conhecer, ao menos o básico da autobiografia da vida do poeta, porque muito dos versos que escreve é sobre sua própria vida. Isso é uma característica muito própria na escrita poética. Ler poesias é um verdadeiro exercício de interpretação de textos e paralelos com a vida real do poeta. Felizmente, a oportunidade de ler essa incrível poetisa chegou e eu sem me demorar demais, agarrei a chance. E que experiência inesquecível.

Ler o livro de poesias de Angelou me transportou para um lugar de reconhecimento daqueles versos, daquelas estrofes, de identificação. Diferentemente de quando li o livro de poesias do Álvares de Azevedo, ou do norte-americano Paul Auster ou até mesmo o da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, não houve dificuldades de reconhecer em seus poemas a sua intenção do seu dizer, da sua mensagem, dos seus conselhos, dos seus desabafos, das suas confidências.

Foi uma conexão muito imediata e genuinamente muito acolhedora. A voz poética de uma mulher preta ressoou na minha alma, a alma de um homem preto. Não queria dá a esse fato uma importância além do que se tem, mas é difícil de não o fazer. Os poemas que contém temas do racismo e a luta por um mundo mais igualitário me marcaram profundamente.

O poema ?África? me trouxe uma sensação tão poderosa de entendimento que poucas vezes sentir isso num tempo tão curto ao término da leitura de um poema. A poetisa descreve a situação do continente africano através da metáfora do corpo de uma bela mulher. E eu conseguir entender a decisão de fazê-lo nesse molde, porque o objetivo que ela quer atingir aqui é arrancar a empatia do leitor a partir do sofrimento do povo africano.

Ao utilizar a metáfora do corpo de uma bela mulher, porque o sofrimento é mais tangível e mais escandaloso quando lhes é mostrado um rosto específico, a poetisa consegue criar no leitor a empatia com aquele povo, consegue tornar seu leitor simpatizante com a luta de sobrevivência dessas pessoas.

E o que falar do poema ?Pássaro Engaiolado??! Eu fiquei num mix de emoções que é até difícil descrever. O poema fala de um tema, que nos dias de hoje nos parece banal, mas a época do seu lançamento, foi tipo vanguardista. A autora nos fala sobre resiliência. E é sobre, sobretudo, a resiliência do afro-americano, mas que de alguma maneira, em algum ponto nessa poesia, universaliza o tema para todos nós do povo preto.

A metáfora do pássaro para contar sobre a história afro-americana foi muito simbólica. O pássaro quer alçar voo porque sabe que tem enorme capacidade para isso, mas se ver limitado preso numa gaiola. Perceberam o jogo de ideias aqui?! E esse poema te pega tão de surpresa porque inicia de maneira solar, leve e termina de maneira sombria, trágica.

A experiência de ler as poesias de Maya Angelou foi arrebatadora. Não porque eu seja afro-americano, porque eu seja um africano, é simplesmente porque eu sou um homem preto e é impossível não levar em conta esse fato. Porque Maya é preta e falou disso em seus versos melancólicos, em sua poesia sombria, mas que também trazia uma carga de esperança para os seus iguais, seguindo um caminho para a África, de alguma maneira pátria de todos nós pretos.

Mas não se enganem pensando que seus poemas se atém somente a essa pauta. Ela também é uma mulher. Lutou para ser vista como uma mulher em pé de igualdade com outro gênero: o homem. Então arrisco dizer que outros leitores irão se identificar com sua escrita. Ela descreveu vividamente através de aventuras pessoais uma gama de experiências enquanto mulher preta, tanto negativas quanto positivas, numa exposição ao longo da vida a vivência negra.

Sobre seu estilo na escrita poética, na minha humilde opinião, seus poemas não seguem um padrão, não aparentemente. Seus versos são livres, não há uma rima em específico ou contagem de sílabas, por vezes, notei nos poemas linhas quebradas, mas, acredito que foi para dar uma sensação de andamento e ritmo na leitura de seus poemas com o objetivo de adicionar uma maior carga dramática nos seus veros. E confesso que para mim funcionou.

Maya é uma excelente poetisa, principalmente por sua habilidade de utilizar muito bem as metáforas e conseguir fazer o leitor identificar exatamente o que ela quer dizer. As suas poesias, a própria personificação do coração de mulher, mente de escritora e alma de poeta, são como trens de memórias transportando lembranças boas e ruins. As memórias de dor descritas como histórias antigas são reais e importantes, porque ainda reverberam no nosso século XXI, e essas histórias se repetem porque a humanidade ainda não aprendeu com o passado não tão distante de hoje.

Lu 28/12/2022

Posso dar 6 estrelas?
Uma voz feminina e negra que se levantou e se fez ser ouvida numa época ainda cheia de preconceitos e se fará ouvir por muitos séculos mais, tal a sua importância.
Leitura obrigatória.

Gabriela.Pereira 15/12/2022

Maravilhoso
A cada poesia ela vai encantando mais o leitor, de maneira breve ela trás sua perspectiva sobre uma série de assuntos, pessoas e lugares, leitura muito boa

Math 12/12/2022

Poesia completa
um livro incrível, para conhecer maya angelou através dos próprios versos, e contenplar sua luta. Você vai se emocionar, vai rir, vai sentir e aprender como ser feliz acima de tudo.

Rafaela Beank 15/11/2022

Maya Angelou eu te venero
Sensacional, sem palavras, quem diz que poesia não exprime sentimentos tem que conhecer Maya Angelou.

Aline.Sacramento 10/08/2022

Tinha um bom tempo que queria ler esse livro e consegui ler lá no biblion ( que foi indicação da Pam). Valeu muito a pena.

" Eu subtraí e somei e multipliquei, e todos os meus cálculos resultaram em nada".

" Porque crianças Negras tem esperança?"

" O boxe era real. A luta era real. Viver era um inferno".

Elizabeth 10/08/2022

Maya Angelou
AMO AMO AMO essa mulher e tudo o que ela escreve. Suas poesias são perfeitas e algumas delas são usadas até hoje como forma de protesto e expressão.

Still I rise é o poema mais famoso dela e já foi usado por artistas como a Nicki Minaj.

sara 27/07/2022

Insone

Há algumas noites em que
o sono se faz timido,
distanre e desdenhoso.
e todas as artimanhas
que eu utilizo para conseguir
traze-lo para o meu lado
sao inuteis como o orgulho ferido,
e muito mais dolorosas.

Carla.Zuqueti 26/06/2022

Poesias
?Eles voltavam para suas caras e contavam as suas esposas, que nunca antes em suas vidas haviam conhecido uma garota como eu,
Mas? Eles voltavam para suas casas. ?

Conheci Maya através do seu livro ?Eu sei porque o pássaro canta na gaiola?, por indicação de uma amiga e me emocionei muito com a história e com a escrita da autora.

Resolvi ler suas poesias e são lindas.

O livro contém uma coletânea de poesias publicadas em diversos locais, como livros, jornais e comemorações. Falam também sobre temas como amor, escravidão, liberdade, mulheres, homenagens, trabalho e vida.

Seguem alguns trechos que amei:

?Muito orgulhosa para me curvar,
Muito pobre para me quebrar,
Gargalho até meu estômago doer,
Quando penso sobre mim mesma. ?

?Aquela primavera fria
Foi encurtada pelo
Seu verão, corajoso, impaciente
E tudo foi esquecido
Exceto quando o silêncio
Vira a chave
Do meu quarto, no meio da noite
E vem dormir sobre o seu
Travesseiro?

?A história apesar de ser dolorosa,
Não pode ser apagada, mas, se for encarada
Com coragem, não precisará ser vivida novamente. ?

Vale a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6