Poesia completa

Poesia completa Maya Angelou

Resenhas - Poesia completa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Evy 22/11/2021

Maya me conquistou com sua narrativa em prosa antes de eu ter acesso à sua poesia, porém descobri lendo essa coletânea que o que me conquista é a verdade e a vida nas palavras de Maya. É impossível destituir de suas palavras a realidade vivida nelas. Não é ficção, é a vida como ela é pra Maya e pra muitas de nós. Esse livro é mais um presente que ela nos deixou, que cura, inspira, motiva e faz refletir.

Dividido de acordo com seus livros de poesias publicados, temos: Apenas me dê um copo de água gelada antes que eu morraaa; Oh, reze para que minhas asas me caiam bem; E ainda assim eu me levanto; Shaker, por que você não canta?; Eu não serei levada; No ritmo do amanhã; Celebrações; Uma verdade corajosa e surpreende; Paz Incrível; Mãe; A Maravilha se Anuncia e Seu Dia Acabou, sendo esses últimos poemas avulsos.

São poemas que mesclam beleza, sensibilidade, dor, amor, verdade, a vida se contando em palavras e momentos que quase somos capazes de visualizar tamanho o talento de Maya. Alguns poemas nos abraçam, outros nos torturam com a crueldade e a realidade, mas são essenciais para refletir e rever muitos conceitos importantes sobre a condição da mulher negra.

São tantos os poemas e trechos que marquei durante a leitura que não caberiam citar nesta resenha, mas que valem a pena ser conhecidos, lidos e absorvidos para a vida. Mas preciso destacar um poema em especial, chamado Minha Culpa que me marcou bastante e um trecho do poema Mãe: um berço para segurar, que gostaria de dividir com vocês:

"Mãe, agora eu aprendi o suficiente
Para saber que eu não aprendi quase nada".

Fica a reflexão, e o apelo do muito que ainda temos pra ler, aprender, repensar e lutar por um mundo mais justo e com equidade para todos.

Super recomendo a leitura!!

Camilla11 14/11/2021

Delicadeza
Ler a poesia completa de uma escritora é sempre uma tarefa difícil. E assim, não foi diferente com Maya Angelou. É complicado entender as mudanças, o amadurecimento. Muitas vezes difícil se situar no tempo e espaço. Mas afinal, é o trabalho de uma vida inteira.

Lindo de ver!

Me senti, em muito, conectada com as tristezas e alegrias vivenciadas nessa obra.

Pablo Paz 16/10/2021

Oh, reze para que minhas asas me caiam bem
'Matando o Tempo

Sua pele é como o alvorecer
A minha, como o crepúsculo.

Uma delas colore o começo
de um certo fim.

A outra, o final de um
começo certo.'

Sua obra poética completa compõe-se de cinco livros e vários poemas esparsos publicados aqui, ali, acolá. Gostei mais do segundo livro 'Oh, reze para que minhas asas me caiam bem', título, além de lírico, muito bonito para um livro de poesias. Minha única insatisfação é editorial: como a obra poética dela não é vasta, podiam ter feito uma edição bilíngue.
Ana Sá 17/10/2021minha estante
Minha crítica é à edição tb! Nem prefácio, nada... Capa e papel tb deixam a desejar. Faltou carinho! rs

Pablo Paz 17/10/2021minha estante
Exato, primeiro livro de poesia completa sem nenhum texto crítico que vejo.

Gabi 12/10/2021

Três poesias
Alguns trechos a leitura foi arrastada. Mas no final tem poesias muito tocantes.

Me emocionei com ?Continue? (fl. 294); ?Oração? (fl. 317); e a escrita pra Nelson Mandela (fl. 329).

Pra mim valeu o livro essas três.

Léia Viana 01/09/2021

"E mesmo assim eu me levanto."
Meu único contato, antes de adquirir este livro, foi pelas redes sociais, mais precisamente o Instagram. Sou daquelas que seguem pessoas com bons conteúdos de coisas do meu interesse, livros é um deles.

Escutei tanto que era bom que em uma ida a livraria ele simplesmente"caiu" em minhas mãos, então trouxe para casa e a curiosidade foi tão grande que resolvi lê-lo apenas aos domingos.

São poemas fortes, alguns deles leva o leitor a um vazio pela falta de respostas pelo que leu, outros nos tira um leve sorriso.

Gosto muito quando as edições de poemas são bilíngues (original e tradução), além disso, a edição poderia ter trazido uma apresentação da poeta, mas gostei da edição e diagramação como um todo, achei que combinou muito com a estrutura e conteúdo do livro.

Entre tantas poesias destaco as que mais apreciei e voltei para reler algumas vezes, são elas:

Para uma lutadora da liberdade;
Venha. E seja meu amor;
Sentidos da insegurança;
Comunicação I e II;
Pedido;
Chicken-Licken;
Ainda assim eu me levanto;
A vida não me assusta;
Muito mais; e
Oração.

Leitura recomendada.
Ana Sá 01/09/2021minha estante
Concordo mto com tudo que você disse sobre a edição! Este livro merecia paratextos e uma versão bilingue seria ótimo!!!

Léia Viana 01/09/2021minha estante
A hei que capricharam tanto para deixar de fora dois pontos importantes: edição bilíngue e uma apresentação da autora. Senti falta disso. É incrível como óbvio às vezes nem sempre é notado.

thagfs 06/08/2021

Única
Ler esta obra me trouxe e inúmeros e diversos sentimentos, dentre eles, foram fortes a sensação de pertencimento; a reflexão sobre minhas vivências; os dramas diferentes ao mesmo tempo que iguais; o choro preso e solto; o afago ao coração; e a gratidão pelo contato com esta obra. Não há defeitos quanto a escrita de Maya, mas eu gostaria que esse livro tivesse uma produção melhor, com prefácio e notas sobre a autora.

Cada poesia nos envolve de forma diferente. Algumas eu reli por diversas vezes, outras eu precisei escutar em voz alta e todas me fizeram sentir e refletir. Maya Angelou foi uma grande mulher, que sorte a nossa que ela está eternizada nas páginas dos livros.

Eliene58 23/07/2021

Incrivel
Eu amei o livro e cada poema transmitia um sentimento em mim totalmente diferente. Gostei bastante de como o livro é dividido. Algo que me decepcionou foi a traducão, tenho certeza que a maioria dos poemas que não rimam no portugues rimavam no ingles e faziam mais sentido.

Mariana Dal Chico 21/07/2021

“Poesia Completa” de Maya Angelou foi publicado no Brasil pela @Astralcultural com a tradução de Lubi Prates e minha primeira leitura linear da obra completa durou alguns meses, de novembro de 2020 a junho de 2021. Recebi um exemplar de cortesia da editora.

Fiz questão de enfatizar que foi a primeira leitura, porque não será a única, tenho certeza. Antes mesmo de chegar à última página, eu já tinha retomado alguns poemas ao acaso, deixando que as palavras da Sra. Angelou me alcançassem e fizessem sua mágica.

Na maior parte das vezes essas palavras trouxeram perguntas incômodas, que fizeram com que eu me levantasse da minha poltrona confortável em busca de respostas e mais informações sobre temas abordados.

Não foram todas as vezes que obtive respostas e isso dói. Mas se me afetou dessa forma, o quão mais doloroso é para pessoas que estão diretamente ligadas aos eventos citados ali?

É uma obra que abarca muitos temas e diferentes períodos da carreira da autora. Não foram todas as suas poesias que me agradaram, mas fui arrebatada pela maioria.

Deixo como destaque: “Eles voltam para suas casas”, “Nós vimos além da nossa aparência”, “Minha culpa”, “Sozinha”, “Mulher fenomenal”, “O dinheiro da assistência social da mamãe”, “Trabalho de mulher”, “Ainda assim eu me levanto”, “A vida não me assusta”, “Fome”, “A última decisão”, “Nascida assim”, “Pastor não me envie”.

Sobre a edição: senti falta de uma apresentação da obra com uma breve biografia da autora. E, seu sei que o livro já ficou grande - 336 páginas -, mas a experiência de ler poesia é sempre mais rica quando o texto se apresenta bilíngue.

site: https://www.instagram.com/p/CQRZ6BUj31Q/

Ronaldo Thomé 15/07/2021

"E, ainda assim, eu me levanto(...)"
Belíssima coletânea dessa artista, que se tornou mundialmente famosa e com um talento avassalador!

Maya Angelou é uma poeta nascida no interior dos Estados Unidos, cujo trabalho, assim como a minha leitura anterior (Solano Trindade), é muito voltado para a temática negra, baseada em temas como o cotidiano, a violência racial, a resistência etc.

No entanto, Maya tem uma diversidade incrível de temas, comentando sobre muitas outras coisas. Ela possui poemas ora delicados, ora intensos, irônicos... Meu lado favorito do seu trabalho é a poesia épica, que aparece no final do livro. Em especial, ela se mostra bastante esperançosa e sensível ao falar de temas como o futuro e a juventude, por exemplo.

Uma coisa que me incomodou um pouco foi a tradução; há alguns poemas em que você percebe haver rimas internas e discretas, no original (a língua inglesa), e aqui não estão presentes. No entanto, isso não desabona o resultado final, que é excelente, e sem dúvida faz jus ao imenso talento da escritora.

Indicado para: quem quer começar a conhecer a poesia feita por artistas negros fora do Brasil.

Nota: 10,0 de 10.

Gabi 26/06/2021

Maya Angelou através do tempo
Não tenho o hábito de ler poesias, apesar de gostar quando leio elas. Tenho a sensação que, pra não perder nada de um livro de poesias, preciso ler ele de um todo, e não consegui isso com esse (até porque ele é bem grandinho haha). Cheguei a recomeçar ele todo de novo depois de um tempo, com receio de não lembrar de algum detalhe de um poema que fosse essencial para entender outro a frente... A questão é, pelo menos nesse caso, que não há uma continuidade cronológica óbvia entre uma poesia e outra, entre um livro e outro (porque o volume em questão reúne vários livros de Maya)... a única continuidade perceptível é a própria Maya.
Não por acaso as temáticas se repetem... não por acaso a temática racial e a existência enquanto mulher negra perpassam muitos e muitos dos textos, pra não dizer a totalidade deles (ainda que nem sempre de maneira óbvia). Maya está em cada vírgula e cada nova estrofe.
Mas ao longo da leitura é perceptível também, além da própria Maya, a passagem do tempo pra ela... E essa foi, sem sombra de dúvidas, minha parte favorita.
A chegada da velhice, o reconhecimento da passagem desse tempo ou, simplesmente, a transformação na forma de encarar e responder às situações da vida. Essa foi a melhor descoberta sobre Maya que eu fiz através dessa leitura e me fez pensar que talvez não tenha problema se deixar mudar pelo tempo, que isso representa, inclusive, resistir.

maria 24/06/2021

Poesia Completa - Maya Angelou
QUOTE:
Desfile de moda antigo

Seus cabelos, modelados, rostos exaustos
ossos salientes, na altura dos quadris.
as modelos desfilavam, suportadas e enfezadas
e depois, faziam biquinhos com os lábios.

Elas tinham um jeito nojento, ostentado como um banner,
enquanto olhavam de cima a baixo, na altura do nariz.
Eu iria para o inferno antes que me vendessem
qualquer coisa que elas vestiam.

Toda a Burguesia Negra diz: vamos
quando bora é o que querem dizer,
deveria olhar em volta, para cima e para baixo,
antes de ficarem se achando.

Certamente, eles juram, é isso que eu vou vestir
quando for ao clube de campo.
Eu os lembraria: por favor, olhem esses joelhos,
ralados de esfregar o chão da patroa.

Camila Borges 09/06/2021

Sensibilidade e força
Eu que não sou muito chegada em poesia amei demais isso aqui!!! Recomendo pra quem acha que a poesia é por vezes muito distante e subjetiva. Maya apresenta poemas simples mas que tocam em temas fortes e palpáveis pra nós. Os temas vão desde o racismo, as duras condições da mulher e da população negra, assédio sexual até religião, amor e homenagens para sua própria mãe e para grandes líderes (como Nelson Mandela e Malcom X por exemplo). Fiquei muito impressionada com a sensibilidade e a força expressas de forma tão bonita.

Destaque para os meus dois poemas preferidos da coletânea: "Ainda assim eu me levanto" e "Mulher fenomenal"

Lais.Lagreca 03/05/2021

Uma antologia que nos permite conhecer mais dessa mulher fenomenal
Esse livro é um compilado dos livros de poemas publicados por Maya Angelou.

Após ter lido “Carta a minha filha” e “Eu sei por que o pássaro canta na gaiola”, me senti impelida a conhecer os poemas dessa mulher fenomenal que foi Maya Angelou.

Seus poemas abarcam temáticas diversas como amor, violência, capitalismo, liberdade, aprisionamento, racismo, enaltecimento da mulher negra, família etc. de modo que nos sentimos conhecendo um pouco mais a energia que tinha mata Angelou, seus pensamentos, sua força, sua beleza e seu potencial como poetiza.

Indico a leitura para aqueles que já leram algo dela e desejam conhecer mais, mas também indico para quem ainda não leu nada da Maya, pois é uma ótima porta de entrada!

Déborah Tesser 22/02/2021

Maya Angelou sempre esteve à frente de seu tempo, com textos atemporais escritos brilhantemente, abordando temas variados e cotidianos que vão desde o amor pelos nossos ancestrais até a importância do esporte e homenagens a figuras de grande importância mundial.
Neste livro que reúne todas as suas poesias, encontramos mais uma confirmação do poder das palavras e da escrita de Angelou que consegue ao mesmo tempo nos ensinar com frieza e extrema delicadeza.
São poesias que nos tocam, nos ensinam, nos ferem, escancaram uma realidade não tão bonita e que nos alertam para a necessidade iminente de mudança comportamental e autorreflexão.
Uma leitura perfeita e extremamente necessária!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6