Germinal

Germinal Emile Zola

Resenhas - Germinal

Gael 08/03/2021

A forma com que Germinal faz germinar- com o perdão da redundância- as imagens de marginalização às quais ele retrata é perfeita. O livro ilustra de forma preciosa a rotina dos mineiros franceses em situação de insalubridade e traz questionamentos muito fortes pra as relações de classe nele retratadas. A relação de antagonismo entre o burguês e o proletário é um dos temperos da história. Além do desenvolver de tais conflitos de classe em paralelo aos próprios conflitos humanos, potencializados pela insalubridade do cenário. Mas o grande ponto do livro foi ter descoberto que o próprio autor se submeteu à rotina extenuante dos mineiros para poder ilustrar seu romance, adentrando nas minas e pubs que os mineiros frequentavam. Enfim, Germinal é GENIAL! Leiam!!!

Anienne 26/02/2021

GERMINAL
Livro de ficção de Émile Zola que traz a representação do sistema capitalista e o funcionamento das relações de trabalho entre proletariado e burguesia.

Li com um grupo de estudos e leituras políticas e foi, realmente, uma experiência riquíssima, já que as reflexões são compartilhadas gerando discussões importantes.

É, sem dúvida uma leitura muito ácida e impactante que pinta em cores berrantes a tragédia que é a exploração do homem pelo homem e as consequências drásticas que advém daí.

Apesar da forma drástica que tudo é exposto, não deixa de ser a mais pura verdade.

É doloroso e faz sangrar...

Daqueles livros necessários, sabe?

Fernanda Sleiman 07/02/2021

Um soco no estômago
A humanidade deveria ler, reler, digerir esse livro. Que pesado, que real. Um tapa na cara

Eduardo Távora 07/02/2021

Germinar de Idéias
Sem dúvidas, uma grande surpresa. E das boas, daquelas que chacoalham a mente. O início me foi difícil devido a não estar acostumado com aquele estilo tão detalhista de escrita, quase me remetendo à forma alencarina, mas diferindo pela temática e tom ácido do discurso. A escrita de Zola está tão próxima da linguagem documental que quase é possível "tocar" as personagens dado o nível de intimidade a que somos apresentados. É possível passear pelo conjunto habitacional, vislumbrar a máquina de devorar homens que é a mina da Voreux, com seus labirinto úmidos e estreitos, repletos de perigo e riscos. Bem como, beber doses do licor regional e participar das festividades, troçando na taverna mais próxima enquanto se acende a chama de revoluções, mediante uma vida repleta de miséria e opressão constantes, uma "vida de gado", forjada em hulha e restos de carvão. Enfim, uma obra que é poderosa na sua forma, capaz de produzir catarses sociais e proporcionar um bom estudo sobre a condição humana e seus anseios. Recomendado.
roberth.braga 13/02/2021minha estante
Pô. Eu tbm visualizava os cenários por meio da narrativa dele. Muito massa.

jade 01/02/2021

Toda revolução é feita a partir da germinação de ideias
Germinal, livro naturalista do Zola, me surpreendeu em vários sentidos, uma vez que, apesar de ser dessa vertente literária, alguns personagens apresentam um aprofundamento psicológico mais intenso, como Étienne. Entretanto, quando o assunto é maniqueísmo, o autor peca na falta de relativizações, adotando o célebre bem x mal. Na minha perspectiva, o ponto forte dessa obra é como ela retrata a revolução e o de fato significa essa palavra, pois não é só porque um movimento deu errado ou não cumpriu as expectativas que todo o esforço foi em vão; as ideias perdurarão. Por último, Zola se demonstrou um mestre do naturalismo ao associar a narrativa aos aspectos animalizados e deterministas daquele contexto de erupção de ideias científicas.

Andre.Nascimento 25/01/2021

O melhor do naturalismo
Sempre gostei muito de obras do naturalismo, por sua crueza de mostrar a vida como ela é, sem termos bonitos para situações feias.

Mas essa obra em especial, mostrou algo mais. Enquanto muitos exaltam o espírito revolucionário, o livro mostra a realidade da revolução. Gente morrendo, muita desgraça, fome e violência. Enquanto seu líder sonha em ser um político famoso e respeitado, bem longe do trabalho braçal.

Uma frase resume: seu ódio aos burgueses é apenas o desejo de ser como eles.

Graci 17/01/2021

Luta de classes
Um livro sobre luta de classes, muito impressionante e marcante.

Carla.Zuqueti 26/12/2020

Perfeito
Que porrada!

Germinal é um romance que se passa nas minas de carvão da França, com foco nas diferenças entre a vida dos mineradores e dos donos das minas.

Conta a história de Ethiene, um rapaz desempregado que aparece na mina Voreaux e consegue um emprego de controlador de vagonete. A medida que Ethiene convive com os mineiros, percebe a situação em que vivem: salário baixo, fome, famílias grandes amontoadas em casebres, doenças e promiscuidade.

Inconformado com medidas que prejudicam ainda mais os mineradores, decide que precisam se unir para lutarem por seus direitos.

Primeiro: Zola fez uma extensa pesquisa de campo para escrever esse livro. Ele desceu às minas, conviveu com os mineiros, entendeu quais as maiores aflições e dificuldades.

Segundo: faz perceber a importância das leis trabalhistas atuais e que tudo foi decorrência de muita luta de alguém. Alguém lutou por esses direitos e isso não pode ser menosprezado hoje. E isso faz refletir muito sobre a escolha dos nossos governantes. Porque quando você vê como era no passado e tudo que temos hoje, não dá para desvalorizar as conquistas e retroceder ao que era.

É uma crítica social incrível; muito atua. Em um momento onde os direitos trabalhistas são questionados em prol do livre mercado, é importante saber como era antes e o que podemos perder.

Fantástico!

?Sob os raios chamejantes do astro rei, naquela manhã de juventude, era daquele rumor que o campo estava cheio. Homens brotavam, um exército negro, vingador, que germinava lentamente nos sulcos da terra, crescendo para as colheitas do século futuro, cuja germinação não tardaria em fazer rebentar a terra.?

Ler para Recomeçar 15/12/2020

Germinal
Livro completamente viscerally, que te insere na miséria do povo, na sensação de descida ao fundo das minas. É ler e vivenciar cada passagem.

Ana Claudia 28/11/2020

Incrível! Livro forte, potente. Trata de tantos assuntos ao mesmo tempo. Faz sentir.
Reccanello 04/06/2021minha estante
Tenho que reler.

karinna adad 27/11/2020

Enquanto estudava e lia sobre a Escola de Frankfurt e todo o pessimismo característico dos seus integrantes comecei a ler Germinal por recomendação do meu professor.

Não foi uma coincidência, na verdade, a lembrança de Germinal veio no momento em que discutíamos o fato de que Horkheimer afirmava que a revolução não viria do proletariado.

Foi a hora errada para ler essa obra de Zola, mas a verdade é que para quem tem o coração idealista e acredita ainda na revolução nunca é a hora certa para se lê-la. Ainda mais se estiver sob o efeito
da Escola de Frankfurt. Não recomendo!

Apesar de todo o banho de água fria, da tentativa de tomada do poder por parte do proletariado que não dá certo, e que pior, descamba para a violência e consequências arrasadoras, Germinal me trouxe reflexões que vão germinar frutos a longo prazo.

Cristina.Castellani 24/11/2020

Mais uma grande história para levar comigo
As vezes alguns livros que leio me deixam sem palavras, esse livro indicado pelo meu mestre Jedi @paulo.barbosa.31 é um destes, este ano que li várias distopias me choca um livro extremamente real, o enredo fala sobre os trabalhadores nas minas de Carvão Francesas do séc XIX e uma grande greve a seguir, a história fala sobre como viviam, comiam, a qualidade de vida e de trabalho, como se organizavam e sobre a fome as doença a esperança e principalmente a falta dela, mostra como eles lutavam por uma vida melhor até desistirem de viver, lutaram e se organizaram e os sindicatos poderiam lutar por eles, como os burgueses se comportavam em relação às necessidades dos trabalhadores nas minas.
Esse livro é necessário!
Obrigado pela indicação pai, essa experiência literária será inesquecível.

Carlos Nunes 23/11/2020

Obra-prima do Naturalismo
Da mesma forma que Dickens na Inglaterra, Zola falava em seus livros da situação social do país, mas de forma muito mais crua e direta, característica do Naturalismo, do qual o autor é considerado o fundador e seu maior expoente. Nesse livro, Zola fala das relações de trabalho, especialmente dos mineiros do norte da França, no século XIX, cujas condições de vida e trabalho eram realmente desumanas. A trama se passa em uma mina de carvão, com o sugestivo nome de "Voreux" (voraz, em francês), e é protagonizada pela família Maheu, que trabalha toda na mina, mas mesmo assim vive em condições precárias. Ao local chega Etienne Lantier, um ferroviário em busca de emprego. Ao ver as condições em que (sobre)vivem os mineiros, sujeitos a um trabalho degradante e extremamente perigoso, sem as mínimas condições de segurança, higiene e conforto, num ambiente de total promiscuidade, onde convivem homens, mulheres, crianças, idosos e até animais, em condições extremas e totalmente insalubres, Etienne começa a incitar os mineiros a lutarem por melhores condições, e naturalmente alça o posto de líder dos mineiros, atraindo com isso o ódio não só dos patrões como também de alguns colegas.
Quando a companhia resolve diminuir ainda mais os salários, a situação dos mineiros piora ainda mais, e começam a passar fome. A fome e a miséria vão tornando as personagens cada vez menos humanas, e com atitudes mais e mais violentas. Aliás, o livro tem cenas bastante gráficas e chocantes, inclusive envolvendo cavalos - fica aqui o alerta para o leitor que se incomoda com cenas violentas com animais.
Apesar de todo esse viés social e político, a escrita desse livro não é difícil, a trama é envolvente, embora bastante descritiva, angustiante e claustrofóbica. Por conta disso, recomendo também o excelente filme de 1993, com Gerard Depardieu, uma adaptação excelente e bastante fiel ao livro, que ilustra muito bem o ambiente da trama, que acredito ser totalmente desconhecido por nós.
Um livro genial, pesado, angustiante, mas de leitura essencial, ainda hoje lido e estudado por historiadores, sociólogos e advogados, especialmente ligados às relações trabalhistas. Essencial.
Resenha completa em vídeo, no link abaixo.

site: https://youtu.be/8sVixILa948

Lorena 09/11/2020

Um clássico da luta de classes
Um clássico naturalista que trata da luta de classes em uma de suas formas mais extremas. A expressão da miséria, da fome, do trabalho extenuante e da violência a que estavam submetidos os trabalhadores das minas de carvão francesas no século XIX compõe um retrato do proletariado europeu da época e de tantos outros que ainda hoje enfrentam situação semelhante. Émile Zola contribui de forma genial com a criação das imagens em nosso imaginário, a ponto de nos deixar marcados e, sem dúvida, provocar reflexões profundas. Uma leitura fantástica e necessária.