Einstein

Incrível

Max 20/06/2020minha estante
Também achei muito bom

Sassá. 30/04/2009

Leio tudo sobre Einstein, sou apaixonada por ele, mas este livro tem muitos capítulos que é incompreesível para quem não conhece física, devia ter menos conteúdo sobre física, mas é um bom livro.
Renata.Cevidanes 13/08/2023minha estante
Vc tem alguma indicação de outra biografia dele, para quem não é físico tb? Rsrs

Paulinha 26/05/2010

Este livro, muito mais do que a biografia de Einstein, é um estudo sobre sua vida, sua personalidade e principalmente, sobre suas pesquisas. O autor discorre exaustivamente sobre a forma como Einstein chega às suas conclusões científicas tentando fazer uma análise de como a mente do personagem funcionava. Exatamente por esse aspecto excessivamente científico, o livro não atendeu às minhas expectativas, o que fez com que eu o abandonasse por um tempo, e o interrompesse várias vezes, concluindo minha leitura em quase 1 ano e meio. O lado pessoal de Einstein, seus escritos, sua personalidade, seus amores podiam ter sido mais explorado. O autor aprofunda muito na análise das teorias e aponta superficialmente detalhes interessates, vez ou outra transcrevendo frases pelo Einstein citadas ou escritas, que têm uma capacidade encantadora, mesmo que apareçam emm número ínfimo nesta obra. Para aqueles ligados à área da ciências exatas, o livro é bastante recomendável. No entanto, para aqueles que, como eu, tem a leitura como mero instrumento de prazer, sugiro que corram os olhos na livraria antes de encará-lo, para confirmar se ele realmente vale a pena.
Dani 04/10/2016minha estante
undefined

Valeska 16/11/2016

Um homem de outro mundo
Acabei de terminar de ler essa biografia de Einstein. Excelente livro. Muito bem fundamentado e com um trabalho de pesquisa profundo. Fiquei encantada e surpresa. Lendo esse livro deu pra não só saber mas sentir quem era Albert Einstein. Um homem realmente à frente do seu tempo, ou mesmo do nosso, não só a nível científico mas como ser humano. E todas as situações que passou, na Alemanha pré nazista, como judeu e cientista. Mostrou claramente sua maneira diferenciada de ver o mundo, várias vezes ingenuamente. E toda a perspectiva histórica de uma época. Valeu muito a pena ler esse livro.
Valeska 16/11/2016minha estante
Uma dica para quem não quer se ater à parte teórica da física, que é bastante explicada nesse livro, e não é tão simples, é pular essas partes. É perfeitamente possível e não altera o livro em si e a biografia de Einstein, ao meu ver. Suas descobertas podem ser vistas em vídeos no youtube, de mais fácil compreensão por serem vídeos.

André Goeldner 21/01/2009

Conhecer o lado humano de um gênio o torna mais próximo.

O livro relata características muito interessantes e curiosas do Einstein, mas se perde falando demais de física. Claro que não seria possível falar do biografado sem mencionar o que o consagrou. Mas a busca em pormenorizar demais teorias que, sabidamente, seriam lidas por leigos, torna o livro cansativo e nada acrescentador em alguns momentos.

Ainda assim, vale a pena.

Edu Oliveira 04/06/2009

Conhecer melhor o lado humano de Einstein certamente ajudou-me a separar o mito da realidade.

O que havia de genial nele também, em certos aspectos, havia de execrável. Ele, por exemplo, não assumiu a filha primogênita que teve com a, então, namorada Mileva e, além disso, sequer quis conhecer a criança em vida! Os motivos dessa atitude hedionda você saberá somente através da leitura da obra, pois não sou do tipo que conta final de filme ou livro!

Um homem que viveu, como poucos, seu tempo e espaço!

Cel 10/08/2009

Maravilhoso, para quem gosta de física
É um ótimo livro, principalmente para consulta, bastante completo e compreensível.
Para quem gosta de Albert Einstein e adimira-o imensamente, como eu, seria bom ler. Mas é bom também para os que simplesmente querem saber um pouco mais sobre esse homem encantador e que lê-lo só por curiosidade, vá em frente! claro que teve ter um pouco de paciencia, pois, confesso que é um livro um tanto cansativo, mas depois de lido saberá que valeu a pena, pois é muito rico em detalhes e em fotos, além de ser bonito.

Saber mais no blog:

Jumpin J. Flash 17/12/2009

Livro bom
Boa biografia sobre o cientista (e humanista nas horas vagas) Albert Einstein. Bom levantamento histórico.

O livro eu recomendo, mas, deixando-o de lado um pouco, digo a quem interessar que Einstein, um dos ídolos da minha adolescência, foi uma personalidade que para mim "envelheceu" mal. Para mim nunca foi bem explicada a carta que ele escreveu ao presidente norte-americano e que acabou deflagrando o Projeto Manhattan. Um verdadeiro pacifista, coisa que ele bradava ser aos quatro ventos, não teria feito uma coisa dessas. Também não se encaixa com a imagem de sonhador e bonachão que tentam lhe impingir o fato de que ele traiu e foi um bom patife para primeira mulher, Mileva Maric.

Voltando ao livro, a impressão que ele me deu é que Einstein talvez não fosse o cientista bonzinho, distraído e generoso cuja imagem querem passar. Ele podia ser cruel, interesseiro e vaidoso como qualquer outra pessoa. Não há nada demais nisso, mas é bom que lhe fixemos a imagem real e não a estereotipada.

saralima 20/04/2010

Maravilhoso.
Alguém já sentiu saudades de um livro terminado? Eu sinto deste. Uma companhia incrível durante o percurso casa/trabalho.

Hsc_Aju 29/05/2010

Bela Biografia
Esse autor deve q correr muito atraz pois essa biogrifia é extremamente completo com citações, local da pesquisa, nomes, fotos e etc... para quem gosta de biografia e ainda adora esse ilustre homem(doido mais inteligente) vale a pena ler. Apesar de ser um pouco salgado o preço e excelênte.

eglair 25/09/2011

"Deus é sutil, mas maldoso ele não é." - Einstein
Namorei por alguns meses esse livro quando visitava alguma livraria. Observava os lançamentos, pegava um volume ou outro, mas quando percebia estava na seção de biografias com esse gigante livro nas mãos.

Tenho muito curiosidade sobre a figura que foi popularizada, desta mente brilhante e personalidade provocativa que Sir. Albert Einstein veste com naturalidade. Mas confesso que estava com um certo receio de embarcar numa aventura densa pelo mundo da física e matemática, com suas 561 páginas (sem contar as notas e bibliografias).

Como previsto levei um texto excessivo para terminar o livro, mas foi puro prazer saber detalhes da vida pessoal e da maneira de pensar de Einstein. O livro começa e termina de maneira super agradável, o meio do livro é um pouco massante e complexo, afinal não existe biografia de um físico teórico sem longas explicações de suas teorias, debates filosóficos e posicionamento político.

Percebi, mais ainda, que Einstein faz parte de nossas vidas e não nos damos conta disso. Dentre os assuntos que mais gostei no livro estão: a maneira como a famosa equação E=mc2 aconteceu, sua relutância em aceitar a mecânica quântica, sua luta conta o anti-semitismo, a primeira guerra mundial e a bomba atômica. Pode-se dizer que é um livro que conta a história de uma época importante para toda a humanidade.

Além disso o livro é recheado de fotos e frases magníficas ditas por Einstein, uma pessoa bem humorada, humilde e cativante, apesar de intimamente ser um ser solitário. Gostei muito de saber que ele tocava violino, era galanteador, tinha o habito de caminhadas diárias e que ficou fascinado por uma bússula, presente que ganhou quando criança.

Para endender completamente o livro, acho que é necessário saber (ou refrescar a memória) um pouco com conceitos da física, mas nada que uma pesquisa rápida não resolva, pois depois de uma explicação científica, Walter Isaacson, faz um contraponto mais inteligível para leigos e reles mortais como nós :)

Separei alguns trechos e frases de Albert Einstein que gostei muito:

"Quando me pergunto como foi acontecer de eu, especificamente, descobrir a teoria da relatividade, a questão parece-me derivar da seguinte circunstância. O adulto comum nunca importuna a mente com problemas de espaço e tempo. Já pensou nessas coisas na infância. Mas eu me desenvolvi tão lentamente que comecei a refletir sobre espaço e tempo quando já era grande. Em consequência disso, aprofundei-me mais no problema do que uma criança comum o faria."

"A música de Mozart é tão pura e linda que eu a vejo como reflexo da beleza interna do próprio universo, como toda beleza extrema, sua música era pura simplicidade."

"Deus é sutil, mas maldoso ele não é."

"O valor da educação universitaria não esta em aprender muitos fatos, mas em treinar a mente para pensar."

"O nacionalismo é uma doença infantil, o sarampo da humanidade."

"Não devemos cometer o erro de acusar o capitalismo por todos os males sociais e políticos existentes, nem supor que bastaria estabelecer o regime socialista para curar os males sociais e políticos da humanidade."

"A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, é preciso se manter em movimento."

"A monotonia de uma vida tranquila estimula a mente criativa."

"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação abrange o mundo inteiro."

"Não sei como será travada a Terceira Guerra Mundial, mas posso lhe dizer o que os homens vão usar na Quarta: pedras."

"O estranho no envelhecer é que a identificação íntima com o aqui-e-agora vai se perdendo aos poucos. A pessoa sente-se transposta para o infinito, mais ou menos sozinha."

Laurex 01/05/2024

Melhor biografia
Simplesmente amei esse livro. Riqueza de detalhes da vida inteira do Einstein, muito bem escrito e traduzido, leitura muito fácil e empolgante. Fiquei muito emocionada com o capítulo final! Amei, vale muito essa leitura.

Felipe 17/07/2012

Uma biografia muito útil para um físico, pois possibilita contemplar uma vida do grande físico num tempo muito menor que uma vida exige para ser contemplada. Uma oportunidade para aprender a viver através da comparação, do paralelo e da experiência.
Em alguns momentos o autor tenta ser engraçado como que para compensar algumas idéias apresentadas, complicadas e não-intuitivas da física de Einstein, o que é irritante. Mas são poucos os casos, e as explicações são das melhores que já vi, com pouca ou nenhuma matemática.
O autor da biografia, W. Isaacson é exemplar, tendo construído um trabalho sem dúvida,invejável acima de tudo, muito honesto.
Einstein foi um rebelde que soube olhar acima de dogmas tanto físcos quanto políticos. Teve uma visão adiantada de diversos temas, e uma persistência tão teimosa que pode até mesmo ser inspiradora, no sentido que nos faz acreditar sempre primeiro em nossas próprias convicções.

jadewindsor 14/04/2013

Indispensável
Indispensável para os que se interessam pela ciência, com uma leitura acessível e objetiva.Aborda assuntos sobre a vida e as descobertas de Albert Einstein. Ótimo livro!!

1 | 2 | 3 | 4