Einstein

Resenhas - Einstein

1 | 2 | 3 | 4

Laurex 01/05/2024

Melhor biografia
Simplesmente amei esse livro. Riqueza de detalhes da vida inteira do Einstein, muito bem escrito e traduzido, leitura muito fácil e empolgante. Fiquei muito emocionada com o capítulo final! Amei, vale muito essa leitura.

Renata Tomaz 07/02/2024

Certamente! Além de oferecer uma visão envolvente da vida de Einstein, o livro de Isaacson oferece valiosos insights para nossa própria jornada. Através da história de Einstein, aprendemos sobre a importância da curiosidade implacável, da coragem para desafiar o status quo e da perseverança diante dos obstáculos. Também somos lembrados da importância de manter uma mente aberta, adaptável e comprometida com a busca contínua pelo conhecimento. Em última análise, "Einstein: Sua Vida, Seu Universo" nos inspira a abraçar nossa própria singularidade e a buscar a excelência em nossos próprios campos de interesse.

Priscila Machado 01/10/2023

Personalidade ímpar
Essa biografia não nos mostra apenas o grande físico, pesquisador e professor. Ela nos apresenta uma personalidade diferente, sensível, cativante de Albert einstein a ponto de você sentir saudades dele quando termina a leitura.
Experiência excepcional.

Janaina.Farias 14/09/2023

Leria novamente ?? um gênio galinha, ótimo músico, importante, foi e continua sendo necessário. Conseguiu ser incrível de forma simples. O mais inteligente.
Seu fim foi solitário com rascunhos de equações e palavras ditas em alemão. Seu cérebro deveria ter ido junto com seu corpo, revoltante isso.

Matheus656 05/07/2023

Einstein: sua vida, seu universo.
O livro se compromete em expor como a personalidade de Einstein influenciava sua ciência e opinião política. A escrita é fluida e o biógrafo consegue dissertar sobre todas as contradições que envolveram a vida desse brilhante cientista. Por vezes, quando o autor explicava os trâmites das funcionalidades físicas, confesso que não entendia quase nada. Isso, com certeza, é por consequência da minha falta de interesse na física. Mas a minha ignorância não atrapalhou em nada a minha leitura. Pude compreender os aspectos envolta de Abert Eisten e o porquê da sua fama está consolidada até os dias atuais: gênio humilde, bem-humorado, não conformista e extremamente preocupado com a sociedade.

Patricia1080 03/06/2023

Uma experiência enriquecedora
Foi uma experiência de leitura incrível! Me permitiu conhecer mais camadas de quem foi esse cientista tão brilhante e inspirador, como ser humano multifacetado: com suas relações familiares um tanto complexas; sua simplicidade, criatividade e persistência; seu amadurecimento como pessoa e o processo de formação das suas visões políticas.

Walter Isaacson narra a história de maneira envolvente, rica em detalhes. E, apesar de se dedicar em alguns trechos a fazer digressões acerca das teorias nas quais Einstein trabalhava, o faz com maestria, de modo didático e compreensível (bem, pelo menos na maior parte, afinal estamos falando do trabalho científico de Albert Einstein!). Foi muito interessante conhecer um pouco mais e poder formar uma imagem mental mais clara de tantos nomes importantes da física como Niels Bohr, Erwin Schrödinger, Julius Robert Oppenheimer, Max Planck, Linus Pauling e tantos outros contemporâneos de Einstein!

O autor também se dedica à contextualização política da época, tão relevante para entender a trajetória de Einstein, como a ascensão do nazismo, a segunda Guerra mundial o governo de Stalin etc.

É um livro denso que, pelo menos pra mim, funcionou um ritmo de leitura mais lento, intercalando com leituras mais fluidas.

Enfim, recomendo!

EduardoCDias 03/06/2023

Genialidade incomparável
A história de Einstein parece cheia de altos e baixos. Um físico com status de popstar, mas que penou no começo da carreira e mesmo depois de famoso em alguns momentos. Um ?bom velhinho? na idade madura, mas que sempre foi considerado uma pessoa simpática, agradável e bondosa. Uma capacidade de raciocínio imensurável, mas de difícil convivência familiar. Brigou a vida inteira pela paz, mas ?colaborou? com a criação da bomba atômica. Polêmico em muitas situações, mas um gênio indiscutível.

PITUCALELE 16/11/2022

Einstein, sua vida seu universo
Biografia muito bem documentada, com várias fotos, achei cansativa as partes que ele fala muito sobre física e a teoria da relatividade, somente porque não gosto e não assimilo nada desse assunto
Excelente leitura para conhecermos um pouco melhor a vida desse gênio

Menina Ciria 16/10/2022

Que me conhece já me ouviu dizer que Einstein teve tempo para brincar. O livro conta pouca coisa da sua infância, mas traz detalhes de como o gênio desenvolvia seus estudos. Einstein não gostava de laboratorio, ele fazia todos os experimentos de forma mental. Seu primeiro emprego foi em já escritorio de patentes, ele gostava de adiantar todo o trabalho para poder ficar sozinho em sua sala refletindo, elucubrando e realizando grandes experimentos que resultava em complicadas equaçoes e teorias.
Einstein nunca gostou de se submeter a autoridades, na velhice ele reconheceu que esse modo de agir o prejudicou em alguns aspectos da vida. Amava tocar peças de Mozart no violino, únicas regras que respeitava.
Sua vida familiar foi sempre conturbada (ele tinha dificuldade de se envolver e raramente se sensibilizava. Mas era uma pessoa muito amavel que vivia rodeado de amigos.
Quando estabeleceu moradia em Princeton (EUA), algumas crianças o persuadia com pudins para que ele as ajudasse a resolver os problemas do dever de matemática. Tinha realmente uma mente brilhante. Conseguia desenvolver dois pensamentos ao mesmo tempo. Ganhou o prêmio Nobel, não pela teoria da relatividade, mas pelos estudos em fotoeletrica. Entregou todo o dinheiro do prêmio para sua ex mulher ???? em troca do divórcio. Casou-se com a prima Elsa e mesmo casado teve outros relacionamentos ?. Não importava para o quanto era famoso. Gostava de viver uma vida simples. Desembarcava do navio com um casaco desbotado, a caixa do violino na mão e os cabelos brancos desgrenhados abaixo do chapeu. Parecia mais um musico hippie do quê o grande físico.

Luh 31/05/2022

Sensacional
Que biografia maravilhosa!! Walter Isaacson já havia me surpreendido com a biografia de Leonardo da Vinci e não deixou por menos com Albert Einstein.

A biografia vai da simplicidade da vida do gênio às complexas teorias estudadas por Einstein ao longo de sua vida. A abordagem é tão boa que me fez pesquisar mais ainda sobre os assuntos em vídeos e documentários.

Para os amantes da ciência é um prato cheio.

Vale muito a pena!

Marcus.Santana 13/08/2021

Simplesmente fascinante e envolvente.
Excelente trabalho de pesquisa de Walter Isaacson, abordando não só a dimensão da inigualável contribuição científica do gênio de Albert Einstein, mas também seu aspecto humano, no qual se destacam sua intransigência com a liberdade do pensamento e a generosidade.

Mayara Beatriz 15/03/2021

Uma mente brilhante
Quem um dia poderia dizer que aquela criança que mal sabia pronunciar bem as palavras podia vir a ser uma das maiores mentes do século XX e que sua existência ecoaria até os dias de hoje?

Desde sua infância Einstein manteve sempre o espírito criativo, curioso e rebelde contra qualquer autoridade. Além disso, com uma vida cheia de ironias do destino, como ter uma oportunidade de emprego recusada pelo mesmo homem que iria indica-lo ao prémio Nobel nove anos mais tarde.
Uma pessoa capaz de se fascinar com uma bussola que ganhara do pai, chegou a declarar que era a pessoa não crente mais religiosa que existe pois como declarou: “A emoção mais bela que podemos experimentar é o sentimento do mistério. É a emoção fundamental que está no berço de toda a verdadeira arte e ciência. [...] Sentir que por trás de qualquer coisa que possa ser experimentada há algo que nossa mente não consegue captar, algo cuja beleza e solenidade nos atinge apenas indiretamente: essa é a religiosidade. Nesse sentido, e apenas nesse sentido, sou devotamente religioso. ”

Esse homem “religioso” também era deslumbrado pelo sentimento que uma mulher poderia lhe causar, visto através das trocas de cartas com sua primeira mulher Mileva Maric e sua prima e segunda esposa Elsa. No entanto, sempre que o sentimento do seu coração falava mais alto se refugiava na ciência, criando um verdadeiro muro intransponível cuja concentração alcançava o ápice de sua existência.

Em 1900, lorde Kelvin chegou a dizer: “Não há nada de novo a ser descoberto na física, atualmente”, contudo, cinco anos mais tarde chegaria Einstein em seu Annus mirabilis com seus quatro artigos prometido a seu amigo Habicht. Apesar de tudo isso, ele sempre manteve uma vida simples regada de momentos solitários velejando sem rumo com apenas um bloco de anotações não desejando nada além de uma teoria unificada do universo.

Sua mente, contudo, nunca chegou a ver de fato o vislumbre de uma teoria unificada, e passou o resto da vida negado uma nova área que surgia: a mecânica quântica. E que, por mais uma ironia do destino, seus trabalhos ajudaram a desenvolver mais ainda essa área da ciência. Em troca de cartas com Schrödinger sobre a mecânica quântica foi capaz de ajudá-lo em seu experimento mental com o Gato e sempre manteve um círculo de amizade com seus opositores na área da ciência como o Planck.

É difícil falar em poucas palavras o que esse homem representou para o mundo. Durante sua vida, influenciou muitas áreas humanas. Em sua adolescência negou sua herança judaica, no entanto, durante a Segunda Guerra Mundial foi um defensor fervoroso do povo judeu, além disso passou parte da vida sendo um pacifista fervoroso e acabou sendo responsável pelo Projeto Manhattan.

Falar sobre sua vida não é fácil, assim como entender sua teoria da relatividade, porém, Walter Isaacson consegue fazer uma ótima biografia abordando cada momento de sua vida de forma bem fundamentada. Leia essa biografia e conheça Einstein, sua vida e seu universo.

Vivi 20/02/2021

O livro conta a história da vida de Einstein. Maravilhoso. O cara era um gênio. Amo!!!

1 | 2 | 3 | 4