Einstein

Einstein Walter Isaacson

Resenhas - Einstein

1 | 2 | 3 | 4

Tiago Sales 28/09/2012

Biografia brilhante, assim como a genialidade do personagem!

Muito bem escrita por Walter Isaacson (O mesmo que biografou Steve Jobs).

léo 19/02/2020

Atual
Mais do que curiosidades da vida de Einstein o que é muito interessante é os relatos de como funcionava as regras sociais da época. É como se estivéssemos hoje vivendo sobre as mesmas regras, mesmas picuinhas, regras sociais voltadas para manter as aparências. Os relatos das descobertas científicas dele e seus contemporâneos ocorrendo paralelamente com eventos históricos é empolgante.

Márcio_MX 30/07/2013

O encontro. Sonho realizado
Biografia magistral com uma pesquisa incessante e detalhada do homem que transformou a ciência e desafiou o mundo confortável de Newton.

Os fatos de sua vida pessoal são baseados nas cartas que Einstein escreveu ao longo de sua vida (inclusive cartas somente liberadas em 2006, que tornam esse livro totalmente novo em relação a outras biografias), portanto a fonte de informações é nada mais, nada menos que o próprio Einstein.

A parte científica é clara e a física estudada no segundo grau (junto com alguma pesquisa na internet) é suficiente para entender o brilhantismo das ideias e descobertas que fizeram a humanidade mudar a maneira de ver o Universo e chegar mais perto de nossos questionamentos mais importantes.

Porém o grande mérito do livro é a tentativa de descobrir porque foi ele, Einstein, a pessoa que visualizou o que outros não conseguiram, através de sua personalidade e história de vida.
Como ele explicou ao seu filho pequeno: “Quando um besouro cego rasteja numa superfície de um galho curvo, ele não nota que o percurso que seguiu é realmente curvo. Tive a sorte de perceber o que o besouro não percebeu”.

O livro é repleto de frases memoráveis e com toda a seriedade do trabalho realizado, o autor, expôs sua obra a vários especialistas que o revisaram e aperfeiçoaram.

Só posso dizer um muito obrigado a Walter Issacson por promover o encontro que sempre desejei ter, mas que julgava impossível até ler esse livro.

Adnildo 02/02/2015

Sobre ombros de gigantes
Em meados do século XVII, a Europa ainda sentia as euforias do Renascimento, movimento artístico que revivia as expressões individuais e subjetivas Greco-Romanas obscurecidas por 1000 anos. As universidades floresciam, e novas interpretações científicas e religiosas desafiavam a Inquisição. Em meio ao pandemônio da peste negra, um cientista notável, Sir Isaac Newton, refugiava-se da vida acadêmica em uma pacata região rural inglesa. Ao som de pássaros, e cercado pela beleza bucólica, por dois anos, annus mirábilis, Newton produziu as mais sensacionais ideias sobre os fenômenos da natureza que o homem jamais viu. A natureza na luz, Leis fundamentais e técnicas arrojadas de manipulações matemáticas revolucionaram a visão do homem. Desde então, a visão mecanicista perdurou por quase 03 séculos. Tudo era interpretado à luz newtoniana de causalidade e das leis do movimento.
Esta visão levou os cientistas a acreditarem sinceramente que haviam desvendado os mistérios da natureza. Ledo engano! Com as teorias de Campo de Faraday-Maxwell, a Física descobriu novas interpretações para o universo observável. Já no início do século XX, Max Plank, Lourentz, Poincaré, Ernst Mach além de filósofos Iluministas como Hume, Espinosa e Kant ofereciam o terreno fértil para mais um dos maiores gênios que a humanidade já viu: Albert Einstein.
Em 1905, durante seus “04 meses mirábilis”, ele desenvolveu, num escritório de patentes de Berna, Suíça, após seu curso superior na Politécnica de Zuric, 04 artigos que revolucionariam o mundo da Física mais uma vez. Pacotes de luz, movimento Browniano, efeito fotoelétrico, relatividade especial tudo isso explodiram na cabeça de Einstein revelando uma genialidade impar no mundo científico, de uma visão propensa a dedução e de imaginação sobre humana. Sua liberdade de pensamento, e desapego a dogmas e desinteresse pela autoridade permitiu a ele ceder com velhas ideias, como espaço e tempo absolutos, condições indispensáveis às ideias de Newton.
Este livro é a história contada por cartas, telegramas, diários e dossiês de uma das mentes mais revolucionárias de todos os tempos. Recomendo!!

Matheus656 05/07/2023

Einstein: sua vida, seu universo.
O livro se compromete em expor como a personalidade de Einstein influenciava sua ciência e opinião política. A escrita é fluida e o biógrafo consegue dissertar sobre todas as contradições que envolveram a vida desse brilhante cientista. Por vezes, quando o autor explicava os trâmites das funcionalidades físicas, confesso que não entendia quase nada. Isso, com certeza, é por consequência da minha falta de interesse na física. Mas a minha ignorância não atrapalhou em nada a minha leitura. Pude compreender os aspectos envolta de Abert Eisten e o porquê da sua fama está consolidada até os dias atuais: gênio humilde, bem-humorado, não conformista e extremamente preocupado com a sociedade.

jadewindsor 14/04/2013

Indispensável
Indispensável para os que se interessam pela ciência, com uma leitura acessível e objetiva.Aborda assuntos sobre a vida e as descobertas de Albert Einstein. Ótimo livro!!

Paulo Henrique 31/12/2013

Interessante
Um biografia de leitura fácil sobre a mais impressionante mente que a humanidade já viu em termos científicos. Ele criava teorias como temos sonhos com a diferença que o que ele teorizava mudava o mundo.

Luiz819 30/04/2014

Ótima biografia
O estudo do autor realmente é muito bom, com vários detalhes e cartas pessoais que deixam a leitura bem interessante. O autor também é bastante imparcial e faz uma relação com a época do biografado, trazendo todo um significado da vida desse grande cientista.

Antonio Curi 29/05/2015

LIDO.
LIDO.

Valeska 16/11/2016

Um homem de outro mundo
Acabei de terminar de ler essa biografia de Einstein. Excelente livro. Muito bem fundamentado e com um trabalho de pesquisa profundo. Fiquei encantada e surpresa. Lendo esse livro deu pra não só saber mas sentir quem era Albert Einstein. Um homem realmente à frente do seu tempo, ou mesmo do nosso, não só a nível científico mas como ser humano. E todas as situações que passou, na Alemanha pré nazista, como judeu e cientista. Mostrou claramente sua maneira diferenciada de ver o mundo, várias vezes ingenuamente. E toda a perspectiva histórica de uma época. Valeu muito a pena ler esse livro.
Valeska 16/11/2016minha estante
Uma dica para quem não quer se ater à parte teórica da física, que é bastante explicada nesse livro, e não é tão simples, é pular essas partes. É perfeitamente possível e não altera o livro em si e a biografia de Einstein, ao meu ver. Suas descobertas podem ser vistas em vídeos no youtube, de mais fácil compreensão por serem vídeos.

Adriano.Paula 18/11/2017

Bão mais pegue pra ler com tempo.
O livro é um trabalho magnifico sobre a vida de Einstein ou tio Beto como nos da família o chamamos carinhosamente.
Enorme, ele cobre praticamente qualquer fato da vida Einstein. Sem formulas que muitos, eu por exemplo não entenderia, do seu nascimento até sua morte.
A corrida para chegar a formula da relatividade, que foi publicada um mês antes de Einstein publica-la por outro gênio da época mas que continha erros e por isso foi descartadas pela Ciência, suas amantes, amigos etc.
No livro vemos claramente que Einstein não tinha medo que sua futura formula fosse "descoberta" por outra pessoa e não trabalhava em segredo como se tornou comum depois.
Está tudo lá.

Pedro Igor 02/01/2018

Uma experiência espiritual
A obra cobre todas as facetas da vida de Einstein, sendo que o autor teve acesso a cartas até então desconhecidas do público, só esse fato já faz dessa biografia a mais completa sobre a vida do grande cientista.

Dotado de um senso engajado de justiça, responsabilidade social, e um profundo entendimento da espiritualidade. Gostava de boas companias, adorava participar de grupos para tocar instrumentos, discutir ideias, tomar café preto e fumar charutos fortes. Teve diversas mulheres, problemas com filhos, problemas de desemprego, empregos ruins, estresse do cotidiano por coisas fúteis, saúde frágil por conta da rotina auto-imposta de trabalho, etc. Era uma pessoa como qualquer outra, pelo menos do ponto de vista de uma pessoa que o via pessoalmente, por que por detrás dessa máscara de pessoa comum havia um mago. Conseguia enchegar o âmago das pessoas, da natureza, o propósito da vida mesmo, admirando e criticando quase tudo que o cercava como uma obra de arte, tinha uma grande paixão pela vida. Estranhamente constrastava com sua pronunciada falta de necessidade de contato direto com outros seres humanos e com comunidades, se dizendo um "Viajante Solitário", que nunca pertenceu realmente, de todo coração, a seu país, a sua casa, a seus amigos, e nem sequer a seus familiares mais próximos: diante dessas relações, jamais perdeu o senso de distanciamento e a necessidade de solidão. Seus amigos diziam que seu coração jamais sofria, e ele avançava pela vida com alegria discreta e indiferença emocional. A bondade e a decência extremas dele eram profundamente impessoais e pareciam vir de outro planeta. Ele mantinha essa aura mesmo tendo passado pelo caos que a Europa passou durante as duas grandes guerras mundiais, o difícil período do antissemitismo, a grande crise inflacionária que a Alemanha passou após o criminosos Tratado de Versalhes e o surgimento do Movimento Nazista. Ele sempre esteve completamente desligado do ambiente em que vivia e dos seres humanos que faziam parte deste. Esse desprendimento pessoal e a criatividade científica tinham aparentemente uma ligação sútil. Por conta disso ele era rebelde, pois sempre procurava rejeitar o conhecimento científico tradicional bem como a intimidade emocional. O desprendimento permitiu-lhe viver mergulhado nos pensamentos, desenvolvendo suas teorias de forma determinada e sem assistência.

É importante salientar que por nenhum momento Einstein perdeu o seu foco, se tem uma coisa que se sobressaía a sua capacidade e conhecimentos nas ciência física/matemática, era seu foco, sua explêndida concentração, que não perdia um minuto sequer, por mais adverso que fosse o problema que tivesse enfrentando, a linearidade do raciocínio para resolver os problemas científicos que o alçaram para imortalidade dos gênios da humanidade. Sem dúvida alguma ele nasceu com o propósito de fazer o que fez, mas seu talento foi constantemente desenvolvido através de um trabalho árduo e muita confiança e foco no que estava fazendo. A biografia que Isaacson escreveu tem o mérito de esmiuçar o processo criativo do poeta da ciência, é realmente brilhante sua abordagem do tema, explicando de forma muito clara a Teoria da Relatividade,o Efeito Fotoelétrico e suas "batalhas" contra a Mecânica Quântica, sua busca incessante pela Teoria do Tudo (Teoria do Campo Unificado), dentre outros, me lembrando a excelente técnica de Richard Feynman de explicar conceitos difíceis de forma simples, fazendo que você não precise ser um expert em física para compreender as ideias. É de destacar também sua percepção, captando nuances do cotidiano de Einstein que torna a história uma delícia de ler, com isso a leitura em nenhum momento se tornou cansativa.

Entender sobre a vida do mestre me causou vários estranhamentos, pois nossos modos de levar a vida e os ideais são incrivelmente parecidos, fazendo dessa experiência de ler essa obra, algo espiritual. Não sei se vai ter o mesmo efeito para vocês, mas desejo que sim. Se deliciem com essa biografia, simplesmente a mais completa.

Marco.Aurelio 15/02/2021

Einstein
Alem da biografia ser bem detalhada, ainda aborda bastante o tema "Física", ou seja precisa gostar um pouco do assunto para entender alguma citações do livro.

Nathalia.Priscila 16/09/2020

Um livro a ser apreciado
"A imaginação é mais importante do que o conhecimento.
É importante estimular a individualidade pois somente o indivíduo pode produzir ideias novas."

Sua história abrange o amplo campo da ciência moderna, do infinitesimal ao infinito, da emissão de fótons à expansão do cosmos.

Einstein era avesso a dogmas, a convenções, e tinha uma maneira toda particular de pensar teoricamente. Avesso a autoridade, transformou-se uma.

Ele sonhou com um mundo coeso, com um só governo, e com um universo coerente, regido pelos mesmos princípios que explic assem a mecânica quântica.

Um livro único e que te permite enxergar o mundo com olhos diferentes, olhos de um gênio. Mostra cada passo e cada pequeno feito de Einstein. Um livro completo, profundo, amplo e afetuoso.

"O valor da educação universitária não está em aprender muitos fatos, mas em treinar a mente para pensar."

" Acredito no Deus que se revela na harmonia bem ornamentada de tudo o que existe; mas não acredito num Deus que se ocupe com o destino e as ações da humanidade."

1 | 2 | 3 | 4