Memórias de uma Moça bem-Comportada

Memórias de uma Moça bem-Comportada Simone de Beauvoir

Resenhas - Memórias de uma Moça bem-Comportada

Ana Morais 19/01/2023

Uma mulher brilhante
Aqui, Simone fala sobre ela, sua vida, percepções, anseios e angústias, do ponto de vista dela - sua vida narrada por ela mesma. Aliás, ela mesma menciona que gosta de falar sobre si, pois ela mesma é o objeto de seu estudo.

Simone, foi uma mulher muitíssimo inteligente, adorava ler livros e buscava neles respostas para suas angústias. Na sua infância, teve uma educação muito religiosa, e seguia com muita assiduidade, realmente foi uma moça bem-comportada, na adolescência para a fase adulta observou que Deus não te trouxera respostas.

Entre angústias, tivera momentos felizes e isso é narrado brilhantemente, gostava da vida, queria viver e desejava criar uma grande obra.

Dedicou-se muito aos estudos e a vida acadêmica, não se via limitada há um casamento, mas queria ter um companheiro que pudesse partilhar suas ideias e que a fizesse evoluir intelectualmente.

Uma grande mulher, pensadora e filósofa.

Acho que realmente ela conseguiu o que queria, ser grande, brilhante e fazer uma grande obra para a sociedade.

_______________________

Queria muito ter um pouco da sua inteligência e potência. E agora ela é uma das pessoas pela qual tenho admiração.

Marcele 24/01/2013

Simone é uma chata sofisticada demais.

Porém eu amo ela.

É que ela consegue cativar. O modo como escreve, expressa as emoções, não sei...é algo nela que fascina. E os acontecimentos da vida dela foram surpreendentes pra mim. Posso dizer que sou fã da Simone por amor. Mas bem que eu poderia ser fã colecionadora e ler as outras obras dela. Porque este livro é realmente fantástico. Ela é um tesouro a ser descoberto, e guardado pra sempre no coração.

Só isso que sei.

Christiane 08/01/2013

Infância
Li duas vezes este livro por que me identifico com Simone de Beauvoir. Neste livro ela começa sua autobiografia com as lembranças de sua infância até o encontro com Sartre com quem tem um relacionamento que durará toda sua vida.
Ela relembra suas origens burguesas, sua infância, sua família, seus primeiros livros e como se separou disto seguindo por um outro caminho do que seria esperado para uma filha de burgueses na França do início do séc.XX.