Sob o céu açucarado

Sob o céu açucarado Seanan McGuire

Resenhas - Sob o Céu Açucarado

Adrya.Ribeiro 19/05/2020

Que livro maravilhoso, que aventura da galera. Revemos várias pessoinhas do coração, a Nancy, Kade, Christian (como quero que ele volte pra casaaaaaaaaaaaaaaa) e e e não contoooo..
Adorei conhecer a Cora me identifiquei bastante com seus traumas e pensamentos. Adorei a Rini, que com o mesmo jeitinho arrogante da mãe conquistou nosso coração. E ao final, uma grande injustiça foi sanada.
Indico para todos que possuem esperança de que vai melhorar e aqueles estranhos que sonham.

Mialle @mialleverso 27/06/2020

eu amo essa série
A série das Crianças Desajustadas é meu amorzinho sem fim.

Em seu terceiro volume, Seanan retorna para a história que se iniciou no primeiro volume, De Volta para Casa, onde vamos encontrar alguns personagens novos e rever outros.

Não é possível falar sobre o enredo deste terceiro livro sem dar spoiler já que o grande ponto é um acontecimento fundamental do primeiro livro, mas quero falar da experiência.

Após terminar de ler o segundo volume, Entre Gravetos e Ossos, o leitor pode ficar ligeiramente decepcionado com o terceiro volume, não por sua qualidade ser inferior, mas Entre Gravetos e Ossos foi tão fantástico que talvez possa gerar uma expectativa além da conta, mas Sob o Céu Açucarado tem uma magia própria.

É muito interessante revisitar alguns personagens e conhecer um pouco mais da história de outros enquanto somos introduzidos a novas crianças e histórias sobre seus mundos mágicos.

Sob o Céu Açucarado é um pouco mais rápido e bagunçado que os livros anteriores, mas igualmente encantador. Seanan segue firme em manter a representatividade entre seus personagens de uma forma natural e isso é muito refrescante.

O mundo das crianças desajustadas e suas portas para lugares fantásticos e feitos sob medida é maravilhoso e estou muito empolgada para continuar conhecendo todos os lugares e pessoas que a autora imaginou.

site: https://mialle.wordpress.com/

Isis Maat 24/07/2020

Neste livro podemos espiar como está a protagonista do primeiro livro, Nancy, assim como conhecer mais da personagem Sumi, e toda uma busca iniciada para salvar seu mundo.
Assim como o segundo livro da série, este vem mais completo e com mais informações de personagens conhecidos no primeiro livro, que deixou um pouco a desejar com uma história mais superficial e apresentaria.

Amanda 24/07/2020

Narrativa sensível e inclusiva
Um mundo de açúcar, doces, bolos, plantações de milho doce e um mar de refrigerante de morango: esta é a Confeitaria, o lar de Sumi. Ou pelo menos era, já que ela está morta. Recapitulando, Sumi foi assassinada por Jill em De Volta para Casa, primeiro livro da série Crianças Desajustadas (eu avisei que teríamos spoilers!). Tempos depois do desfecho do volume inicial, encontramos o Lar de Eleanor muito parecido com aquele que deixamos para trás. Cora é a nova protagonista, então tudo acontece na perspectiva dela: são as impressões dela sobre a escola, sobre os outros estudantes, sobre Rini e todas as situações que vão ocorrendo durante a trama.

Talvez Cora não tenha sido tão interessante de se seguir quanto Nancy ou Jack foram nos livros anteriores, mas esse novo olhar sobre a situação dos mundos e seus viajantes também é um ponto interessante explorado pela autora. Já falei um pouquinho sobre Cora, mas confesso que gostaria de ter descoberto um pouco mais sobre a menina. Seu lar é um mundo submerso, onde Cora era - ainda é - uma sereia, livre dos obstáculos de seu corpo físico que um mundo normal impõe. Mas, apesar de Cora comandar o ritmo narrativo, a história é de Rini e Sumi.

Com a morte de Sumi no Lar de Eleanor, Rini foi afetada no mundo da Confeitaria; se a mãe morreu antes de concebê-la, Rini não pode mais existir. Nesse ponto, a narrativa parece um pouco confusa pois passado, presente e futuro se misturam num emaranhado de fatos, e é preciso lembrar que a Confeitaria é um mundo nonsense e não segue as regras de lógica aplicáveis aos outros mundos. As coisas não fazem sentido mesmo, e forçar um raciocínio muito concreto seria ir contra a própria natureza de Rini e seu mundo.

Toda a argumentação da autora para trazer Sumi de volta à história é a profecia de que apenas Sumi conseguiria salvar a Confeitaria de uma rainha tirana, profecia essa que não pôde se cumprir por causa da sua morte precoce (ainda recapitulando, a explicação de Sumi sobre ser expulsa da Confeitaria e seu papel político no mundo é dada em De Volta Para Casa). Então se inicia a saga para ajudar Rini e a Confeitaria.

Preciso dizer que mesmo para uma novela, com poucas páginas, achei o início bastante arrastado. Cora e Rini não conseguiram me cativar muito, mas a presença de Kade e Christopher, dois dos meus favoritos, me incentivou a prosseguir na leitura. A ambientação é excelente e a Confeitaria é tão maluca quanto se poderia esperar. Senti uma inspiração no famoso conto João e Maria, onde tudo é comestível e delicioso, e possivelmente em Alice no País das Maravilhas, com toda a bizarrice inexplicável, governado por uma déspota ensandecida. Particularmente, eu dispensaria algumas descrições a mais, mas a verdade é que, considerando o conjunto, a escrita da Seanan funciona muito bem.

Seanan McGuire toca em temas sensíveis em Sob o Céu Açucarado e aprofunda personagens que, a esta altura, já são velhos conhecidos. Kade e Christopher ganharam várias novas camadas e personalidades complexas e trazem reflexões muito pertinentes à trama. A questão dos diferentes mundos também é mais explorada e elaborada, sendo possível compreender com muito mais clareza o funcionamento das portas, das necessidades dos mundos e dos viajantes que vêm e vão entre um mundo e outro. O que se inicia como uma jornada por um universo açucarado revela enorme maturidade e seriedade ao tocar em temáticas fundamentais para a compreensão da série como um todo.

Entre os três livros já publicados aqui no Brasil pela editora Morro Branco (aliás, em um trabalho lindíssimo), Sob o Céu Açucarado é o mais sensível e intimista de todos, sendo necessário entender que, às vezes, é preciso abrir mão da ação e aventura para que se possa refletir e compreender melhor o que está acontecendo.

site: https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/resenha-sob-o-c%C3%A9u-a%C3%A7ucarado-crian%C3%A7as-desajustadas-3-de-seanan-mcguire

pisce 15/12/2020

melhor q o 1
Muito melhor que o primeiro, a autora descreveu mais, teve mais interações e ela elaborou bem mais a problemática sobre gordofobia e aceitação do corpo (queria que ela tivesse feito isso com a história do Kade mas ok).

Ilustrações fofíssimas, personagens mais bem descritos, finalmente deu pra visualizar melhor os mundos principalmente o da Nancy. No inicio do livro achei que a autora não ia explicar a história da Sumi ou da Nadya mas felizmente ela conseguiu fechar o livro sem deixar nenhuma ponta solta. A história da Eleanor ainda não foi bem explicada e é confusa mas espero que no próximo ela resolva tudo.

Yoshida 04/12/2020

Ops... tinha esquecido
Enfim, achei esse o mais fraco até agora. No entanto, ainda assim foi bom. Nos aproximamos mais de alguns personagens e nos apegamos um pouco aos novos. Mas a autora pecou em algumas partes. Achei muito corrido em certas ocasiões, assim como vago. A sorte é que os personagens foram consideravelmente mais explorados. Enfim, espero que o próximo não me decepcione dessa maneira.

Dré 12/01/2022

Esperava um pouco mais, achei meio forçado o fim da aventura, mas foi gostoso de ler e me deixou com mais vontade para ler um livro sobre o Kade.

clarinha 21/01/2022

foi massa
gostei, mas o meu favorito mesmooo foi o segundo livro da saga! msm assim amei a reviravolta com a sumi, amo esta!

Francesca 30/08/2021

Gostei mais desse do que do anterior. A história se passa em um curto espaço de tempo e é bem desenvolvida

Biblioteca Álvaro Guerra 05/10/2022

Neste volume 3 da série Crianças Desajustadas, acompanhamos a trajetória da personagem Rini, que vai direto ao Lar Eleanor West para Crianças Desajustadas, lá acaba descobrindo coisas sobre seu passado.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592795924

Sil 25/06/2023

Uma história cheia de aventuras, amigos , portas e muitos doces
...... ........... ...............
........ .................
????????? ????????
????????
????????

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

UMA DOCE AVENTURA A TODOS.

Liliane186 25/07/2020

Não é meu favorito mas é bom
Até agora o que eu menos me envolvi mas ainda torço pelos personagens

peixinho 24/03/2022

Circulo completo. Em questão de storytelling, amei.

Só não consigo dar 5 estrelas porque a Cora é incrivelmente rasa. Como mulher gorda me senti decepcionada com o monólogo interno da personagem, principalmente depois de personagens complexos e representatividade de gênero e sexualidade feita de modo respeitoso.