A Storm of Swords

A Storm of Swords George R. R. Martin...

Resenhas - A Storm of Swords

Leonhard 08/02/2023

Oito meses!
Apesar de ter ficado longos períodos sem pegar no livro, recordar dos acontecimentos traz testemunhos de boa qualidade na construção do texto. Livro muito bom e agora é tomar fôlego para continuar com o próximo!

SupremoPHM 99 21/12/2022

AMAZING
This might become the best medieval fantasy story of all time when it is finished, man you should read it! is just such a great experience. George style of writing is sometimes annoying because he really likes to describe things just like tolkien, but even with that the story is fluid and runs well. Can't wait for winds of winter.
tothel4kes 21/12/2022minha estante
Ce fala a mesma coisa pra todo livro

SupremoPHM 99 21/12/2022minha estante
Nas proximas resenhas eu vou detalhar mais, só coloquei uma padrão nesses pra não ficar sem, ja que faz um tempo que eu li esses, e também é uma resenha que vale pra saga inteira então né

tothel4kes 21/12/2022minha estante
Ata tendi

Lu 26/01/2012

Eu sei que ainda estamos em janeiro, mas para mim, o terceiro volume das Crônicas de Gelo e Fogo já está entre os melhores livros do ano. Sério, cinco estrelas é muito pouco para o que o George R.R. Martin conseguiu fazer aqui.

Muito se comenta que ASOIF é a melhor série de fantasia... e eu me sinto inclinada a concordar. Para mim, soava estranho chamar a obra escrita por Martin de literatura fantástica, porque soava insufiente. O que marca a série é o drama político, a intriga...E é justamente nesse A Tormenta das Espadas que a fantasia realmente se fez mais presente. Mas não é o mesmo tipo de fantasia que eu estou acostumada a ver em Harry Potter, Percy Jackson e até mesmo em O Senhor dos Anéis. Aquela mágica de encher os olhos. Não, aqui a fantasia é um instrumento para aumentar o horror. E nem precisava. A cena mais poderosa que eu já vi nos últimos anos está nesse livro e não há uma palavra sobre magia. Apenas dor.

Voltando ao livro em si, o que o torna fantástico é que ele parece uma saga inteira dentro de um mesmo volume. Tanta coisa aconteceu e tantos ciclos se fecharam, dando início a outros, respondendo a perguntas e inserinindo novas. Enquanto eu lia, eu pensava "Uau! O que mais ele vai inventar?".

E eu adorei os novos pontos de vista. Do Jaime, especialmente. No começo, eu tinha odiado a ideia. Com o passar dos capítulos, passei a aguardar ansiosamente pelos que vinham entitulado "Jaime". E, quem diria, terminou como um dos meus personagens favoritos! É impressionante o quanto o personagem dele cresceu. Claro, Tyrion continua sendo meu Lannister favorito, mas o bonitão conseguiu conquistar um lugar no meu coração. Quero ver se Cersei vai conseguir o mesmo, no próximo volume.

Acho que poderia passar uns três ou quatro parágrafos enumerando momentos favoritos, mas então eu acabaria deixando escapar algum spoiler e eu detestaria isso. Basta dizer que terminei de ler as mais de 1000 páginas já querendo emendar o quarto (que não acho em lugar nenhum, só pq eu quero comprar. Affe!). Sinceramente, já começo a me sentir meio ansiosa em relação ao sexto. Espero que o Martin não leve mais 3 anos pra escrever!

Recomendadíssimo!
Biju 06/03/2018minha estante
Sim, estou lendo suas resenhas (beeeeem) antigas e tive que rir kkkkkkkk. Realmente seria cômico se não fosse trágico o fato de ainda não termos chegado ao final dessa série. Vc ainda tem esperanças?

Carolina 22/07/2011

O melhor livro da Saga até agora
Tanta coisa aconteceu nesse terceiro volume que fica até difícil falar sobre ele sem soltar algum spoiler importante.

Não teve um único capítulo chato ou inútil. A enrolação que desanimou alguns leitores em A Fúria dos Reis passou bem longe deste, que por sua vez teve muito mais adrenalina, várias mortes inesperadas, vinganças, traições e inúmeras verdades reveladas, verdades estas que acabaram por modificar alguns fatos que já tínhamos como certos. E ainda Barristan Selmy reapareceu!

Com os capítulos de Jon e Samwell - dois personagens que evoluíram bastante - houve bastante foco no Norte, abrangendo a Muralha, a terra do povo livre de Mance Ryder e os Outros.

A introdução de capítulos exclusivos de Jaime Lannister foi uma das melhores coisas nesse livro. Jaime é por vezes odioso, cruel e estúpido, mas ainda assim é incrível e me divertiu demais nesse livro. Ele e Brienne formaram uma dupla e tanto. Eu ficava torcendo para chegar um novo capítulo com os dois.

Daenerys finalmente começou a se apresentar como a personagem forte que prometia ser em A Guerra dos Tronos. No primeiro livro, era uma das minhas favoritas, já no segundo sua história foi tão morna e inútil que a fez descer vários degraus na minha escala de favoritismo, mas nesse volume ela subiu como um foguete. Ela se mostra muito mais madura, inteligente e não houve um momento tedioso em toda sua história. Mal posso esperar para ver o dia em que ela retornará a Westeros com seus dragões.

E Sansa, a pobre Sansa, que mais parece Harry Potter de tantos sofrimentos e infortúnios que a perseguem. Quando sua vida parece melhorar, vem uma pancada ainda mais forte.

Todos os personagens foram muitíssimo bem aproveitados, mas não vou falar de cada um deles porque esse review ia ficar muito extenso. Esse livro realmente superou minhas expectativas e recomendo muito àqueles que têm uma boa noção de inglês.

Eu já havia lido alguns poucos livros em inglês antes, mas eram narrativas simples como as da Stephenie Meyer. A narrativa de George R.R. Martin não se compara pois pertence a um outro nível, muito complexo, com um vocabulário extremamente rico e muitas vezes arcaico. Eu admito que tive dificuldades no início e até achei que não ia conseguir ler tudo por medo de perder detalhes importantes, mas a verdade é que depois de algumas páginas dá para acostumar. Sem contar que serve como um ótimo treino. Meu vocabulário agora já não é mais tão singelo.

Vale a pena fazer o esforço pois o livro é bom demais!
Shaftiel 06/08/2011minha estante
Realmente, não existe livro como o terceiro. E o pior é que o quarto e o quinto têm uma queda brutal de qualidade.

Carolina 07/08/2011minha estante
Sempre quando um livro tem muita ação e fatos importantes, corremos o risco de a continuação ser fraca. Mas pra falar a verdade, eu estou gostando bastante de A Feast For Crows, to no final já. É lógico que não é como o 3º e talvez eu só esteja gostando porque me falaram tão mal dele, que eu comecei a ler sem nenhuma expectativa =p

Hanna 06/02/2020

Uma incrível jornada
Uau... é até difícil falar sobre esse livro, após ler o terceiro volume a narrativa se torna cada vez mais apaixonante.

Para quem já era fã da série poder ler os livros e conhecer mais profundamente esse mundo é um privilégio e um grande prazer.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 15/02/2020

É a jornada continua...
Pra mim, sem dúvida esse é o melhor livro da série, o que o Martin fez nesse livro, só deixou a série ainda mais interessante !

Shaftiel 06/08/2011

Tormenta de Espadas (Storm of Swords) é o terceiro livro das Crônicas do Gelo e do Fogo (Song of Ice and Fire). É uma continuação esplêndida desse série magnífica, seguindo com um aumento constante de qualidade. Se o primeiro livro é excelente, o segundo mais do que isso, o terceiro precisa de elogios maiores ainda.

A Guerra dos Cinco Reis continua a atormentar Westeros. As alianças foram declaradas, mas, como fica claro na série, palavras são vento. Cada rei, com seu grupo de aliados, avança nos campos de batalha. No norte, os Greyjoy não perdem oportunidades, principalmente se aproveitando de diversas jogadas políticas e ações impetuosas ocorridas no primeiro livro. Mesmo depois dos eventos do segundo livro, a chama continua acesa entre os Baratheon, representados principalmente por Stannis, com a sacerdotisa vermelha dando poder política necessário para que conquiste seus direitos de herança. Os Stark, com seu poder agora mais ao sul, avançam em vitórias constantes, mas sem conseguirem tonar a guerra permanentemente a seu favor. Enquanto isso, os Lannister continuam a maquinar.

Por mais que os outros livros tenham eventos importantes, nada é tão decisivo quanto em a Tormenta de Espadas, o melhor livro da série até o momento (li todos os cinco já lançados). Novos Pontos de Vista (PdV) como Jaime Lannister e Samwell Tarly são apresentados, demonstrando mudanças nesses personagens, além de posições diferentes nos meios políticos em que se encontram. Outros personagens, como Catelyn Stark, continuam sendo importantes mais como observadores do que como indivíduos cujas ações transformam a história. Isso não minimiza sua importância no futuro, pois cada anseio demonstrado por Cat, por exemplo, deixa transparente a profundidade do personagem e como as ações que a cercam engolfam e mutilam as pessoas.

PdV mais importantes como os de Jon Snow mostram novas faces da história como a guerra depois da Muralha, que não recebe a atenção merecida dos governantes do sul. Nesse momento, a Patrulha da Noite tem que lidar com as conseqüências das atitudes que Snow foi forçado a tomar no segundo livro, o que transforma a identidade do personagem e até mesmo dessa sociedade guerreira.

Bem mais ao sul, os PdV de Tyrion e Sansa mostram que nada está calmo na capital de Westeros. Cersei luta pelo poder, tramando para que mantenha influência máxima. Nisso, humilha o irmão e põe de lado aquela que deveria ser sua nora. A aliança da rainha segue contextos bastante interessantes, com outras doses de traições, ao precisar disputar espaço com uma nova e poderosa casa, os Martell, agora aliados, mas não necessariamente amados, pelos Lannister.

Nenhum personagem com PdV deixa de sofrer nesse livro. Todos são deslocados de algum modo de suas posições, seja isso politicamente ou geograficamente. Alguns como Tyrion são levados ao extremo de sua raiva, outros como Sansa são carregados pela corrente turbulenta. Mas, apesar de importantíssimos, em nenhum dos casos, os eventos são tão dramáticos quanto no ápice do livro. Não vou descrever o que acontece obviamente, mas o que é descrito nos fóruns como RW é um dos mais chocantes capítulos não só das Crônicas do Gelo e do Fogo, mas de toda a literatura de fantasia (ao menos para quem aprendeu a amar todos os personagens de Westeros).

Tormenta de Espadas é, repito, o melhor livro da série. O quarto e o quinto nem se aproximam, portanto George Martin precisará se esforçar bastante para se superar nos dois livros que ainda restam.

Ezequias 14/08/2012

Até agora o ápice da saga

Engraçado porque, ao que me parece, há um maior estímulo a leitura nos países de língua inglesa, os livros são potencialmente mais baratos e, sim há uma escolha maior na qualidade física dos livros que você pode comprar, caso queira mais luxo, ou uma edição portátil, de papel jornal, com um aspecto quase que descartável (o que, todavia não é), plenamente legível e confortável.

Bom, foi uma edição destas "Pocket" que eu comprei e achei, honestamente que foi a forma ideal de leitura. Digo isso porque a PORTABILIDADE é uma coisa que você vai certamente querer ter quando estiver lendo este livro: é quase impossível de largar-lo! (e é bem melhor do que guardar um trambolho como a edição brasileira na fila do banco, do supermercado, numa viagem etc)

Simplesmente aqui George Martin consegue fazer o ápice daquilo que ele mesmo identifica como o primeiro ato de sua saga. Se ele tivesse seguido o seu plano inicial este realmente poderia ser um "fim" para a história de boa parte dos personagens.

Não há como não recomendar para quem tem o mínimo de interesse na saga.

Nattyvs 28/12/2011

A Guerra dos Tronos em seu ápice!
Acredito que este tenha sido o melhor livro até o momento das Crônicas de Gelo e Fogo. Você acha que este será apenas mais uma continuação dos eventos já apresentados nos livros anteriores, mas muitas reviravoltas acontecem, pessoas que você não imagina, morrem e assim por diante.
O autor consegue te levar facilmente por mais de 1000 páginas do livro, sem parecer que está enrolando com o assunto.
Se você gosta de fantasia, este livro merece toda a sua atenção.

Danny 10/04/2020

Storm of sword
This one was hard to read, so many important things happened here, but yet so boring. The real story only start about page 600. I miss the R.R amazing storyline through the whole book.

Fimbrethil Call 09/08/2011

Será que vai sobrar algum Stark?
Nesse terceiro livro o Martin matou mais um monte de gente importante, quase todos de Winterfell, nem sei se vai sobrar algum pra contar a história...

Jon virou comandante da Night's watch, disso eu gostei, ele é um cara legal!

A Arya acho que vai encontrar a Daenerys no quarto livro, vamos ver, e a Sansa continua sendo um joguete nas mãos dos ditos poderosos.

Que será que vai acontecer com o Tyrion? será que se eu encontrasse com um anão eu teria tanto preconceito quanto o pessoal desse livro? às vezes eu me pergunto...

13/12/2011

O livro gira em torno da disputa de Westeros pelos 4 reis, com suas batalhas ricas em detalhes e traições decisivas. Quanto a Daenerys, mãe dos 3 dragões, ela ainda aprende a desenvolver sua liderança e aguarda o crescimento dos dragões nas "free cities", preparando-se para ser futura rainha de Westeros , segundo ela mesma diz. Neste livro também é descrito mais sobre os "selvagens" que vivem além das muralhas, o povo que não dobra seus joelhos, liderados por Mance Rayder. O desenvolvimento de alguns personagens como Tyrion e Jaime realmente me surpreendeu, com suas ambiguidades e facetas de suas personalidades que não puderam ser explorada nos livros anteriores. Um livro para ser devorado!

alaskadinha 22/12/2023

?It all goes back and back," Tyrion thought, "to our mothers and fathers and theirs before them. We are puppets dancing on the strings of those who came before us, and one day our own children will take up our strings and dance in our steads.?

JPHoppe 27/02/2014

Imagino ser muito difícil pra um escritor escrever os volumes "do meio" de uma série, ainda mais quando a dita série é longa em páginas e anos. Sempre há o risco de uma obra nessa categoria ser tomada como apenas uma ponte, um meio do caminho, entre dois pontos. O Ciclo da Herança do Paolini é o exemplo mais egrégio, com a sensação de encher quilômetros de linguiça.

Não é o visto aqui. As tramas anteriores vão se engrossando, ao mesmo tempo que se ramificam e se entrelaçam com outras, num verdadeiro Game of Thrones. Vários acontecimentos anteriores acabam sendo esclarecidos em parte, apenas para levantar mais e mais dúvidas. Fica até difícil escolher o momento para parar de ler!

Esse terceiro livro também conta com um dos eventos mais tristes, que despertam mais raiva e afins: o Casamento Vermelho. Dá pra ouvir os lamentos, vívidos, de tão bem que o momento é descrito.

O cenário, que pareceu ficar mais simples e resolvido durante a metade do livro, novamente se complica, e dá bastante pano pra manga pro restante da série.