Tubarão

Tubarão Peter Benchley

Resenhas - Tubarão

Fernanda 16/12/2016

Acho que por amar filmes de tubarão, criei expectativas demais. Estou decepcionada!
Aline Santos 16/12/2016minha estante
bom saber tua opinião. Tava em dúvida sobre ler ou não ^^

Fernanda 16/12/2016minha estante
Sinceramente, não perca seu tempo. Não vale :/ achei que fosse melhor.

sigma 01/10/2016

Minha visão sobre a obra Tubarão de Peter Benchley
Como primeira resenha de um livro, e já me sentindo pronto para escrever sobre um, confesso que ao adquirir a obra, pensei que a cada parágrafo, cada capítulo, iria conseguir visualizar cada cena do filme homônimo. Engano total. Como o próprio autor deixa claro em sua introdução, a adaptação para o cinema foi tida em linha reta, ou seja, sem romances, máfia, entre outros. Esta decisão para a adaptação aos cinemas mudou muita coisa da história. História que, no livro, se torna bem mais oscilante, uma vez que não é centrada apenas no tubarão, mas também nos personagens, já que também há, de uma forma bem colocada, uma mixagem de romance, adultério, política e máfia.
A história simplesmente se passa numa cidade litorânea fictícia dos EUA que vive de turismo em época de veraneio e de uma hora para outra é aterrorizada pela "ilustre" presença de um tubarão. A partir daí, a história com todos os subtemas acima citados se desenrola de uma forma brilhante, escrita por Peter Benchley.
O autor consegue manter o leitor preso às suas páginas justamente pela oscilação da história, entre as aparições do tubarão e as histórias dos personagens, bem como ações completamente inesperadas, principalmente se for ler o livro lembrando do filme. Confesso que fiquei surpreso em vários detalhes ocorridos na obra. A leitura é rápida, de fácil compreensão e consta de algumas notas de rodapé para explicação de alguns termos.
Sobre a Limited Edition da Darkside Books, uma obra prima muito bem feita, assim como outros da editora.
Recomendo tanto a história, como também a editora.

Helder Medeiros
Radam 04/10/2016minha estante
Rapaz, Heldão, agora me deu vontade de ler esse belo livro. O filme já gostei (e sem saber que tinha sido em 'linha reta'), mas possivelmente gostarei MUUUITO mais do livro.

sigma 05/10/2016minha estante
Valeu, meu caro. Essa foi minha primeira resenha e nem sei se ficou tão boa assim. Tentei salvar a história do livro. Como foi dito, me surpreendi em algumas informações passadas no livro, justamente pelas diferenças ao filme. Acho que você também vai gostar da leitura, também por essas diferenças. E também pela forma como são descritos os ataques do tubarão. Achei muito massa. E obrigado.

olimpma 28/08/2016

Minha melhor leitura do ano, Darkside sempre fazendo uma ótimo trabalho, agora com uma historia angustiante e que te prende. A maneira que descrevem o tubarão e as partes em alto mar são ótimas, dá até um nervosismo.

LeitorAnonimo 31/07/2016

Bom, mas o filme é melhor :V
Tubarão conta a história de Amity, uma cidade praiana que depende da renda gerada pelos turistas que visitam o local no verão. Um belo dia, um tubarão chega ali e começa a tacar o terror. A partir daí, todo mundo fica preocupado com alguma coisa. Alguns ficam preocupados com a segurança pública e querem fechar as praias, e outros ficam preocupados com o dano econômico que o fechamento das praias irá gerar à cidade. Até que, após muito pensar, o prefeito da cidade, Larry, decide deixar o chefe de polícia Brody, o ictiólogo (é assim q escreve?) Hooper e o capitão de barco Quint, partirem em uma caçada ao tubarão.
O livro é dividido em 3 partes. A primeira parte é aquela que se concentra nos ataques do tubarão e na máfia jornalistíca que existe naquela cidade. A segunda parte se concentra no desenvolvimento dos personagens, na verdade, DO personagem, Ellen, esposa de Brody. A terceira parte é a caça ao tubarão.
Como se pode perceber, o livro é bem mais "completo" que o filme, explora a máfia e as emoções dos personagens, enquanto o filme se concentra apenas no tubarão, e na sua caça.
Mas então por que eu acho que o filme é melhor?
Primeiramente, o livro é ótimo, gostei muito da escrita do autor, e dos "complementos", a história foi muito bem explorada. Mas eu me incomodei com a segunda parte. Essa parte é concentrada APENAS no desenvolvimento de UMA personagem, que não vai ter a menor diferença na história. E também, não gostei de o autor ter separado uma parte do livro SÓ pra desenvolver um personagem, ele poderia muito bem ter feito isso ao longo do desenrolar da história, não precisava "congelar" o tubarão no mar pra começar a falar de alguém, que nem ao menos tem alguma importância na história. Mas no geral foi um bom livro, sim!

Nara Machado 20/04/2016

Jaws! ð
Livro maravilhoso! Filme maravilhoso!

Candice 16/04/2016

A volta de um clássico
Clássico, livro foda. Algumas editoras (Nova Cultural, Record, Círculo do Livro...) já haviam publicado há uns trinta anos, mas era um livro esquecido. Bom que foi relançado aqui numa edição exemplar.

Sobre a história, apenas o autor não precisava contextualizar tanto o affair do casal (parece que ele quis que não a julgássemos). Algumas páginas de romance dispensável quando poderia ter mais cenas de ação e suspense com o tubarão - que são ótimas! De qualquer forma, não tira o mérito e importância do livro.

Quint é um personagem interessantíssimo; merecia ser melhor explorado. Rende um livro só sobre ele, toda a experiência pela qual passou no mar e também na vida. Enfim, recomendo frouxo pra quem curte histórias originais e bem contadas.

Our Brave New Blog 21/03/2016

RESENHA TUBARÃO - OUR BRAVE NEW BLOGA
Demorei mil anos para assistir "Tubarão" e não fazia ideia do motivo do hype da coisa. Acabei adorando o filme e me questionando o porquê de não ter assistido antes. (Aconselho a fazerem inclusive, porque é muito bacana). Vi que a DarkSide havia lançado o livro, que, até então, eu nem sabia da existência, em uma edição de capa dura LINDÍSSIMA e logo quis. Fui presenteada com esta mesma edição pelo Victor e aqui estamos!!

Já começamos com uma Introdução de Peter Benchley SUPER bacana, contando como surgiu o interesse dele sobre o assunto, o que foi tirado no filme e sobre a possibilidade (ou não) de ter escrito esse mesmo romance nos dias de hoje, além de alguns toques sobre ecologia, já que, como dito ali em cima, Peter se tornou um ativista contra a matança desses animais. Porém, aos MUITO sensíveis a qualquer coisa que minimamente se assemelhe a um spoiler, aconselho que deixe para ler essa parte depois, como um extra, tá bem?! Então tá bem.

Uma coisa que acontece em ambas as obras, tanto na original quanto na escrita, é a preocupação relacionada ao dinheiro. Amity é uma comunidade de veraneio, que sobrevive, principalmente, através do capital gerado pelos turistas que lá visitam durante o verão. Logo, quando surgiram as primeiras notícias sobre as mortes causadas por tubarão na região, quiseram abafar o caso de todas as formas possíveis, para que a economia não fosse prejudicada. O livro é dividido em três partes, e é em torno dessa questão que gira a primeira. Eu confesso que achei muito interessante e bem verossímil. Autoridades ocultando certas situações visando o benefício próprio? IT HAPPENS ALL THE TIME!!

RESENHA COMPLETA NO SITE...

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/tubarao-por-peter-benchley

Rapha 09/02/2016

Tubarão - Peter Benchley
O livro Tubarão foi escrito pelo autor americano Peter Benchley, que é fascinado por temas marinhos. O livro de 1974 foi o primeiro e mais famoso do autor, tendo alcançado em poucas semanas a marca de 8 milhões de exemplares vendidos. O livro foi publicado em 2015 pela editora Darkside em duas versões, uma com a capa clássica que ficou famosa pela adaptação cinematográfica e uma edição limitada em capa dura.

SOBRE O LIVRO

Logo de cara o leitor já pode notar que o escritor não estava pra brincadeira. A primeira perspectiva não se dá pelos olhos de um ser humano, mas sim da máquina de matar que assola a pacata praia de Amity, um balneário no litoral de Long Island. Somos convidados a acessar a obra pela perspectiva assassina do animal, onde assistimos atônitos o poder e os instintos da fera dando cabo da sua primeira vítima.

Logo após esta primeira incursão submarina e sanguinária do romance, começa-se a se descortinar a trama do livro. A praia de Amity é um típico balneário, que sobrevive da temporada de verão, quando as praias estão cheias e por consequência há comércio suficiente para manter os moradores durante a baixa temporada. Tudo muda quando durante uma noite uma jovem desaparece ao entrar no mar, enquanto festejava com alguns conhecidos.

O desaparecimento da garota é levado ao conhecimento do chefe de polícia Martin Broddy, que destaca uma pequena força para averiguar o desaparecimento. Ao procurar por evidências na praia, Hendricks, o policial que o acompanhava encontra um emaranhado de algas e decide investigar. A garota é encontrada enfim, bom… parte dela.

“Quando alcançou o amontoado, Hendricks se abaixou para afastar um pouco as algas. De repente parou. Por alguns segundos ele olhou, congelado. Procurou por seu apito nos bolsos da calça, pôs nos lábios e tentou assoprar. Ao invés disso ele vomitou, se desequilibrou para trás e acabou caindo de joelhos.

Emaranhados no monte de algas estavam a cabeça de uma mulher, ainda presa aos ombros, parte de um braço e cerca de um terço do tronco. A massa de carne dilacerada estava cheia de manchas roxas, e enquanto Hendricks vomitava na areia, pensou – e o pensamento o fez vomitar de novo – que o que sobrou do seio da mulher parecia achatado como uma flor espremida num livro de memórias.”

Frente a essa tragédia o chefe de polícia imediatamente decide fechar as praias, para que antes de as liberar seja averiguado se o tubarão que atacou a jovem ainda ronda o litoral. Porém, Larry Vaughan, prefeito e grande empresário se opõe categoricamente à decisão do chefe de polícia, afirmando que a economia de Amity não sobreviveria a uma temporada de baixa procura de banhistas. Em uma conversa tensa, o prefeito visivelmente alterado, elenca as motivações pelas quais a praia não deve ser seja fechada. Afirmando que tem recebido ligações e ameaças dos comerciantes, que temem que matérias sobre o ataque ou o fechamento das praias possa afugentar os turistas.

“Se você não me ouvir, disse Vaughan, você pode não ter seu trabalho por muito tempo.”

Com o incidente do tubarão, o chefe Broddy se vê nadando em um mar de problemas: Somado ao evidente perigo que um tubarão com gosto pela carne humana oferece a uma praia que necessita permanecer aberta. A desconfiança quanto ao prefeito, que cada vez mais parece estar envolvido em negócios escusos. Dando prioridade a praia estar aberta e aos seus interesses, em detrimento do risco de mais um banhista morto.

Tudo piora quando, após a decisão de manter a praia aberta, uma criança é morta em um ataque do tubarão. Forçando o chefe Broddy a encarar a “influência” do prefeito, e as consequências iminentes, para iniciar uma caçada mortal ao grande tubarão branco.

12465178_1066593403362509_378009341_o

MINHA OPINIÃO

O livro surpreende, principalmente quem espera ver o que viu no cinema. O filme de Spielberg tem como foco a ameaça do tubarão e a batalha com o monstro, mas o livro é bem mais rico. Há grandes descrições sobre os sentimentos e as interações emocionais dos personagens, principalmente do casal Broddy. Também, por incrível que pareça, o papel da máfia em piorar o impacto da estada do sanguinário tubarão branco no litoral de Long Island. Sendo coroado por um prefácio escrito pelo próprio autor, onde ele explica que os temas marinhos sempre o fascinaram desde criança. E assim como algumas crianças escolhem para si os dinossauros, o autor afirma que escolheu o tubarão.

A edição da Darkside é mais um primor de acabamento. Com capa dura e atenção aos mínimos detalhes, como fotos em preto e branco de barbatanas no entre capítulos e uma fita como marcador, o livro é uma edição que qualquer leitor teria orgulho de ter na sua estante. Nada menos.

Devore ou seja devorado
Você não está vendo, mas ele está lá no fundo, observando suas pernas se mexerem nas águas turvas. A mais perfeita máquina assassina da natureza, o predador que mantém seu posto no topo da cadeia alimentar desde a época dos dinossauros. Um torpedo de carne, ossos e dentes. Não há para onde fugir. Se você sempre devorou livros, chegou a hora da revanche.
Tubarão é o clássico romance de Peter Benchley que deu origem ao primeiro blockbuster de Steven Spielberg. Mas, mesmo antes do sucesso na telona, o frenesi alimentar de Jaws se transformou num fenômeno de vendas. O best-seller internacional foi o principal responsável em elevar a fera de barbatanas dorsais ao status de perfeita encarnação do mal. Se já existiu um bicho-papão na natureza, ele está dentro d’água.
A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island, Nova York. Quando o corpo de uma turista é encontrado na praia o chefe de polícia Martin Brody ordena o fechamento das praias da região. Mas o prefeito Larry Vaughan, mais preocupado com o dinheiro dos veranistas, consegue abafar a notícia e libera o banho de mar na cidade. O banquete está servido.

site: http://resenhandosonhos.com/tubarao-peter-benchley/

Angel Sakura 16/01/2016

Resenha do Blog Eu Insisto.com.br
Não tem como fazer essa resenha sem ter de trilha sonora a musiquinha do filme de quando o tubarão vai atacar, dá play aqui e vamos ser felizes juntos. Já aviso que é resenha de ataque de fangirl porque eu sou, e o livro é lindo, e a capa é linda, e a edição é linda e a Darkside é linda. ME BEIJA DARKSIDE!!! Eu e o tubarão temos uma história juntos, uma história onde quando criança fui obrigada a assistir o filme, a expectativa era de que eu ficaria com medo, a realidade é que eu achei o filme genial e o tubarão grandioso. Fiquei tão fã que queria inclusive ter um tubarão de estimação, sim eu sei gente, sou retardada desde criança. Mas vamos combinar que se tem um tubarão assassino comendo a galera e você fica preocupado com dinheiro e/ou entrar no mar isso quer dizer que você quer ver tretas, não é? Eu meio que pensava/penso assim. hahahaha Partiu resenha!

“De início a mulher não sentiu qualquer dor, apenas um puxão violento na perna direita que a fez pensar que chocara contra uma rocha. Baixou-se para tocar no pé. Não o encontrou. Esticou-se mais e foi então acometida por uma onda de náusea e de tontura. Os seus dedos tacteantes tinham encontrado um toco de osso e carne dilacerada. De súbito, compreendeu que o fluxo quente e palpitante que sentia nos dedos, em contraste com a água fria, era o seu próprio sangue.
A dor e o pânico acometeram-na simultaneamente.”

Primeiro tenho que dizer que não existem mais lugares seguros sem tubarões, Sharknado nos mostrou que tubarões podem atacar em qualquer lugar. Essa é a graça dos filmes de terror, eles tornam temerosos lugares completamente inocentes, e em Tubarão nós vemos a cidadezinha de Amity que não tem nada de assustadora se tornar uma referência de pesadelo de muita gente. E também quero dizer que o medo desse livro é um tubarão e nosso tubarão não é burro, mas sim uma fera inteligente que vive no oceano. Ele é um predador, nós somos sua comida e ponto.

O livro começa com uma doce e meiga moça que acha que ir nadar nua e bêbada é uma boa ideia, não é, caso alguém tenha dúvida sobre isso. Especialmente se seu acompanhante está bêbado e apagado na areia, mano pensa bem… tá escuro e você bêbada num oceano onde vivem bichos que podem ou não ser assassinos. No caso dela ele era um tubarão, mas poderia ter sido um golfinho a chance deve ser parecida, acho. Enfim, já no início do livro temos a descrição da ação do tubarão, da reação da mulher e do ataque. É bem descritivo, num estilo sanguinário de ossos e carne destruídas (quem curte gore vai se empolgar). Não é estranho termos as sensações do tubarão, de como ele ataca e caça. Pelo contrário é interessante e isso que torna o livro mais divertido.

[Continue a resenha no blog...]

site: http://euinsisto.com.br/tubarao-peter-benchley/

KeylaPontes 29/12/2015

"Tubarões são como assassinos com um machado, Martin. As pessoas reagem a eles de forma passional. Tem algo de louco, maligno, incontrolável sobre eles."
Desde criança eu sou completamente apaixonada por tubarões. E até hoje todos os filmes que saem eu assisto várias e várias vezes (haha sim, até mesmo sharknado), então eis que a Darkside decide publicar esse clássico e eu fiquei louca!

Depois de muitas tentativas eu finalmente consegui adquirir na blackfriday e fui logo ler.

O livro se passa em uma cidade pequena de veraneio chamada Amity. A cidade é calma a maior parte do ano com os seus pouco mais de mil habitantes. E o ano todo gira em torno da espera pelos meses de verão, que a população chega a mais de 10 mil habitantes e os habitantes podem lucrar com os turistas. Porém uma ameaça chega vindo das águas. Um corpo é achado na praia e tudo indica que o seu corpo foi atacado pelo grande tubarão branco.
Confesso que estava com medo de como seriam relatadas as partes do tubarão e DEUS! Eu amei. As partes do autor relatando o tubarão nas águas sentindo as vibrações no mar, a forma como ele "sentia" uma presa! Gente que cuidado! No início o autor relata o seu amor pelos tubarões (e dá pra sentir isso no modo que ele descreve). Eu me senti ali vendo um documentário. Ótimo!
Porém, devo destacar que o livro não é SOBRE o tubarão. E esta não era mesmo a ideia do autor (isso é explicado na introdução). E sim sobre como um tubarão poderia mudar a dinâmica de uma cidade pequena que praticamente sobrevive do turismo no verão e até onde a ganância (e o instinto de sobrevivência) do homem pode ir.
O livro fala sobre relações humanas, sobre a vida e sobre o cotidiano. Ah. E tem até mesmo cenas de sexo. Quem diria ein? Então crianças, por favor, fiquem longe haha. Eu confesso que esse foi um fator que me assustou pois eu não imaginaria que teria. Enfim, o livro é um verdadeiro prato de elementos! Quando você pensa que o livro vai girar ao redor dos ataques... BAM, um mistério vai te envolvendo e quando você percebe já está totalmente envolvido por uma ameaça bem maior do que o grande tubarão branco!
No livro conhecemos o oficial Martin Brody e a sua esposa Ellen Brody. Os dois tem dois filhos e estão naquele momento do casamento em que as dúvidas começam a surgir sobre os motivos que os levaram a ficar juntos. Martin é um típico policial de cidade pequena. Idealista e que acredita que o seu papel é proteger a cidade de qualquer ameaça, porém com a chegada do tubarão ele vê que o buraco é mais fundo que o mar. Quantos os corpos começam a aparecer, ele tenta fechar a praia, mas os políticos e empresários locais resolvem que isso será péssimo para os negócios locais. O que não deixa de ser verdade. Pois a cada inverno, ao menos três famílias passam necessidade por não ter de onde tirar o sustento.
Diferente do filme (Sim, este foi o livro que originou o clássico filme "Tubarão" (que vou rever hoje mesmo é claro) o livro foca bastante na vida do Martin. E da sua esposa também.
Ellen era a típica garota da sociedade. Que se reunia com as amigas para falar sobre viagens, compras e namoro com os meninos populares. Porem, tudo mudou quando ela conheceu Martin. Se apaixonou e resolveu se casar achando que ele era o seu destino.

Só que muitos anos e alguns filhos depois, Ellen está confusa. E alguém do seu passado aparece para semear ainda mais dúvidas na sua cabeça.
Matthew Hooper é um estudioso de tubarões e quando os ataques começam ele vai até a cidade tentar resolver esse mistério do porque dos ataques. E ao reencontrar Ellen, lembra que ela é ex namorada do seu irmão mais velho. E por quem ele tinha uma quedinha juvenil.

O livro é dividido em três partes. A primeira gira em torno da chegada do tubarão e dos ataques. Na segunda somos apresentados a essa "guerra fria" entre um casal. Crises de meia idade e arrependimentos. Na terceira, enfim, acontece a batalha. Três homens versus a natureza.

Quem vai vencer?

Existe mesmo um vencedor?

Resenha completa em:

site: http://keylinhastureads.blogspot.com.br/2015/12/resenha-tubarao-peter-benchley.html
Filipe 01/01/2018minha estante
Uma grande resenha para um grande peixe! Parabéns, faz o livro nos saltar aos olhos mesmo :)

Renan 22/12/2015

Agua Parada
O livro te prende, o autor tem uma escrita envolvente, mas faltou tubarão no livro Tubarão.
A história é dividida em três partes distintas. A primeira (a melhor) faz valer todo o livro, foi daqui que veio toda a inspiração para o filme. Nessa parte o suspense impera e onde acontece a maiorias dos ataques do peixe, as duas partes subsequentes são as consequências destes ataques, o tubarão surge nessa parte imponente pra depois mergulhar profundo na parte 2.
E falando nela é aqui onde está o calcanhar de aquiles da obra, a parte 2 troca o suspense para o romance, a paixão, a pegação. Apesar da escrita envolvente está aqui dois dos capítulos mais desnecessários do livro, um que envolve um jantar e outro um almoço, e infelizmente não é jantar nem almoço do tubarão.
A parte 3 chega pra redenção do livro, mas não supera suas paginas iniciais. Novamente troca-se o gênero e aqui temos uma aventura marítima, a caça ao tubarão não é fácil nem rápida, e pode ser cansativa ´para os personagens e o autor resolve passar essa monotonia da pesca em algumas partes arrastadas desse segmento.
Em resumo o livro começa excelente, cai drasticamente e depois consegue se reerguer, mas como todo tombo não se levanta como começou, é meio que cambaleando. Mas o autor sabe escrever e mesmo capítulos desnecessários não chegam a ser desinteressantes,a leitura flui bem.
Zouza 02/07/2016minha estante
Também achei a mesma coisa.

Jossi 11/11/2019minha estante
Li uma edição de 1985, não precisei comprar essa da DarkSide. Sim, é verdade que tem esses capítulos muito, muito bobocas na história... Confesso que pulei vários parágrafos! Mas a gente sobrevive bem a eles. O mesmo não ocorre às vítimas do Tubarão.

Amanda 12/10/2015

“Tentou alcançar seu pé direito, boiando com a perna esquerda para manter a cabeça acima d’água. Ela não conseguiu encontrar seu pé. Buscou sua perna mais acima, então foi tomada por náuseas e tontura.” Pág 21
Provavelmente muitos de você já viram o filme Tubarão (Jaws), dirigido pelo Stephen Spielberg, lançado em 1975. E, como eu, talvez nem sabiam que o filme era na verdade baseado em um livro!
Pois é, essa é uma grande mancada minha, que a Darkside anda corrigindo bastante desde que começou a lançar seus livros.
Eu nunca vi o filme inteiro. Me lembro de poucas cenas, de quando euo vi quando era criança, e lembro que eu morria de medo. Mas no começo do livro desta edição da Darkside há um pequeno prefácio escrito pelo autor, onde ele mesmo fala que se você já viu o filme, precisa esquecê-lo, pois é bem diferente do livro em si.
O livro se passa em uma pequena cidade de veraneio em Long Island, chamada Amity. Pequena mesmo, com uma população de um pouco mais de mil habitantes, mas que nos 3 meses de verão passa para quase dez mil. Uma cidade que depende completamente do verão e dos turistas para ser sustentada o resto do ano.
“A comida pode até matar, mas é também o que faz da vida um prazer.” Pág 45
E tudo isso é posto em risco, quando uma jovem acaba sendo estraçalhada no meio da madrugada, enquanto tomava banho no mar. O chefe de polícia, Brody, prontamente é avisado do ocorrido. Havia quase duas décadas que não havia uma morte por ataque de tubarão nas redondezas, mas o legista disse que não havia dúvidas de que havia sido um animal muito grande que fizera aquilo, provavelmente um tubarão branco.
Brody, apreencivo com a possibilidade disso acontecer de novo, decide fechar as praias, para que o animal fosse embora sem causa mais danos. Mas a cidade tinha outra opinião sobre isso. O prefeito e o Conselho da cidade, assim como o chefe do jornal, precionam a polícia para que isso não aconteça. Fechar a praia no começo do verão, tão perto do feriado de 4 de Julho, poderia ser horrível para a publicidade e os turistas não viriam – eles passariam aperto o resto do ano. Não ouvindo seus instintos, Brody acaba cedendo a pressão.
Até que mais duas mortes são registradas, uma delas sendo de uma criança. Brody acaba sendo o bode expiratório, e todos começam a culpá-lo por tudo.
O livro tem uma escrita super gostosa e fluída, tanto que o li em um dia. Você pensa que ele falará exclusivamente sobre o tubarão e a caça a ele, mas não é bem assim. A narrativa mostra como uma pequena cidade de veraneio funciona, e a pressão política-econômica que as pessoas sofrem porque esse tubarão simplesmente cismou em não seguir as regras da natureza.
Com todo esse desespero de mandar o tubarão para o mais longe possível, o mais rápido possível, chega na cidade Matt Hooper, um especialista nesse tipo de peixe. Por coincidência, ele também é irmão mais novo de um ex-namorado de Ellen, mulher de Brody. Ellen era uma veranista, que em um verão em Amity acabou se apaixonando pelo policial local e ficou na cidade. Rica, ela ainda não se acostumara totalmante à vida naquela cidade, mesmo tendo tantos anos se passado. Com a chegada de Matt, ela acaba relembrando de como era ser uma veranista, o que trás sérios problemas em seu casamento.
Tubarão é um livro sobre uma cidade em ruínas, e não apenas sobre um peixe assassino, mas que ainda te faz ter uma taquicardia nos momentos de tensão.
“Intelectualmente, eles sabiam bastante. Praticamente, escolheram saber quase nada.” Pág 57

O filme realmente não tem muito a ver com o livro. A única coisa semelhante é o fato de uma pequena cidade de veraneio estar sendo atacada por um tubarão branco que não deveria estar ali.
Toda a intriga política e romântica que acontece no livro, não existe no filme, o que, para mim, deixou o filme muito monótono – pois só se tratou do tubarão o tempo todo. Claro, levei uns puta susto porque eu me assusto super fácil, mas os últimos 30 minutos, que só se passam em um barco, pareceu durar uma eternidade.

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2015/10/resenha-112-tubarao-mes-do-horror.html

Horroshow 13/09/2015

Curiosa e precisa
Resenha por Mikael Nogueira

Das profundezas do desconhecido, Peter Benchley se propõe a romancear a história de uma criatura que, até então, se tinha pouco conhecimento sobre. Seu best-seller que logo viria a se tornar o primeiro blockbuster de Steven Spielberg que, por sua vez, revolucionaria o cinema, Tubarão se mostra uma história muito mais intrigante e interessante do que apenas uma caça a um grande peixe.

Logo no início, somos apresentados ao grande monstro que irá assolar a praia da cidadezinha norte-americana Amity. A primeira aparição do Tubarão Branco acaba se tornando um mistério, visto que, devido a fatores climáticos, a estadia do peixe na praia não era comum, assim como suas atitudes, que iam contra o hábito do animal. Após o primeiro ataque, o policial Brody se vê dividido: deve ele manter a praia fechada pela segurança da população ou deve mantê-la aberta, como lhe é imposto por autoridades?

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/07/tubarao-peter-benchley.html

Alice 10/09/2015

Tubarão
O livro conta a história da luta do chefe de polícia, Martin Brody contra a ameaça marinha que está afetando a vida da pacata cidade de veraneio de Amity. Quando um grande tubarão branco começa a atacar turistas em sua praia às vésperas do feirado de 4 de julho e perto da alta temporada na cidade, Brody tem que encarar a responsabilidade de manter cidadãos e visitantes em segurança enquanto autoridades locais e comerciantes o pressionam a respeito dos prejuízos que os ataques estão trazendo à cidade.