Tubarão

Tubarão Peter Benchley

Resenhas - Tubarão

Inlectus 14/05/2017

Perfeito.
Uma versão atualizada de um livro que eu já tinha lido, bons tempos.

Leo 05/05/2017

Ótimo
Eu finalizei esse livro em apenas dois dias de tão bom que ele é!! O autor descreve os ataques do tubarão de uma forma que eu me senti no meio do mar com um grande tubarão branco por perto. O livro é diferente do filme em vários pontos, relações entre personagens que não estão presentes no filme por exemplo, o final diferente que é tão bom quanto o do filme, recomendo.

Diego 16/04/2017

Decepcionante e ao mesmo tempo interessante.
Quando comprei, fui induzido pelas ótimas resenhas e pela obra prima do Spielberg, e como quase todo obra original é melhor do que a adaptada, adquirir sem receio. Durante a leitura, fui tomado por diversos sentimentos, como euforia, suspense, chateação e por fim, frustração.
Atribuo a frustração, creio eu, pelo fato de que tive o privilégio de assistir o filme antes de ler, pois é infinitamente melhor que o livro, pois observei que o Spiellberg não se prendeu a tramas desnecessárias tratadas no livro foi direto ao ponto, o confronto com o personagem principal que entitula a obra, fato que no livro é tido, ao meu ver, como um pano de fundo para os acontecimentos. O sentimento de decepção vem à tona quando chega ao final da trama, dando uma sensação de inacabado, sem aquele desfecho dramático igual, tivemos com o filmes, sendo mais para um "é só isso, onde está o restante?"
O que chamo de interessante, é o fato de que, durante as cenas com o peixe, sempre ficamos apreensivos ao virarmos a página para saber se algo aterrorizante vai acontecer, mas aterrorizante mesmo, é só o último parágrafo.
Para quem nunca assistiu o filme CLÁSSICO, é uma boa pedida, pois vai absorver conteúdos para assistir a adaptação, mas não espere nada de grandioso e épico, pois é inúmeras vezes chato é previsível. Previsível nas cenas que não contam no filme, pois por mais que traga o título da obra e o nome dos personagens, são tramas de certa forma, muito diferente.
E para quem assistiu o filme primeiro, meu conselho é procurar outras obras para não se decepcionar como eu me decepcionei!

Vitoria.Bueno 14/03/2017

Surpreendente!
Lá estava eu, em um mini sebo procurando algum livro legal para levar pra casa. Ai bati os olhos nessa edição fantástica de "Tubarão". Ela é bem antiguinha já e fiquei super feliz por ter encontrado ela. Já faz um tempo que eu queria esse livro. A Darkside lançou edições incríveis dele e eu fiquei maravilhada, mas como todos sabem, é preciso pegar boas promoções pra comprar os lindos livros da Caveirinha, então quando eu encontrei esse livro por 5 reais, não pude resistir, é claro.

E assim, devorei o livro em menos de uma semana. E gostei imensamente.

O livro conta a história da cidade de Amity, que é uma cidade de poucos habitantes e que só se enche no verão, quando turistas de diversos lugares alugam casas para passar o verão na beira da praia. Nos meses restantes, Amity é quase deserta e os moradores estocam provisões para não passar dificuldades já que o dinheiro provém dos veranistas.
Em um dia, no começo do verão, a cidade ainda estava vazia mas os turistas já começavam a chegar e com isso, o dinheiro. E um sinistro ser das profundezas do oceano, assim como os moradores de Amity, parecia estar adorando aquele novo aglomerado de gente. E assim começa a história, quando uma mulher é morta por um tubarão enquanto se refrescava no mar.

O policial Brody, nosso personagem principal, precisa então investigar o porque de um tubarão estar nadando tão perto da praia, em uma época do ano em que as águas estão quentes, o que não agrada o peixe. Ele quer prontamente fechar a praia mas a cidade toda se revolta já que fechar a praia significa afastar os veranistas da cidade e consequentemente, o dinheiro.

A história é surpreendente. Há todo o suspense em volta das mortes assombrosas que não chega a assustar exatamente, mas deixa o leitor abismado com a frieza do autor ao descrevê-las (o que achei incrível), mas há também as aventuras dos personagens secundários que me deixou de boca aberta.

O autor é fantástico, nem sei o que dizer sobre ele. A frieza dele em certos momentos me surpreendeu de verdade, e a forma com que ele descreveu a personalidade dos personagens foi bem instigante.

Não sei o que reclamar do livro. Talvez se o autor tivesse implantado um pouco mais de tensão e terror na trama, o livro tivesse ficado ainda melhor. E eu gostaria de saber o que houve com os personagens depois que tudo acaba mas o livro chega ao fim sem mencionar as consequências reais causadas na vida dos moradores de Amity. Mas fora isso, o livro é ótimo. A leitura é maravilhosa e o leitor quer chegar a todo custo ao desfecho da história.

Todos devem saber que esse livro tem uma adaptação cinematográfica, dirigida por Steven Spielberg em 1975. O filme também é muito bom apesar dos escassos recursos da época. Recomendo!

site: http://ateoriadaslaranjas.blogspot.com.br/2017/02/tubarao-peter-benchley.html

Leo Zanardo 09/03/2017

Sensacional
Este livro é ótimo, para quem já viu o filme, o livro é bem melhor e mesmo para quem não viu, vale muito a pena ler.

André 03/02/2017

Um tubarão fora do comum.
Li outras resenhas e algumas pessoas se desapontaram depois que leram essa obra. Talvez seja o título e a capa que criam uma falsa expectativa, esperando ter do começo ao fim, sucessivas cenas de ataque aos banhistas feitas pelo grande tubarão branco. No meu caso não fiquei decepcionado, pois, à medida em que a leitura se desenvolvia tive uma outra perspectiva.A violência que o tubarão proporcionou foi também de forma indireta, atingindo a população local do entorno da praia. Um bom exemplo foi o transtorno causado na economia e na pacata vida dos moradores da cidade.
André 03/02/2017minha estante
undefined

Mirelly 16/01/2017

Resenha: Tubarão - Peter Benchley / Livros & Açúcar

Peter Benchley se propôs a romancear sobre uma criatura que se tinha pouco conhecimento sobre. Trata-se simplesmente de um tubarão que come gente. Uma criatura assustadora e primitiva que abandona seu habitat natural e ataca uma mulher na cidade balneária de Amity.

Por se tratar de uma cidade turística, Amity depende dos veranistas. O dinheiro gasto por eles durante o verão garante a sobrevivência dos moradores no inverno. Após o primeiro ataque, as autoridades locais abafam o caso para evitar a fuga dos turistas, acreditando que o tubarão vai se deslocar para novas águas. Entretanto, isso não acontece e a criatura ataca novamente. Os dois casos vão a público e o terror se instala no local.

Margeando a ameça permanente do tubarão, está as consequências que a presença desta criatura traz para a cidade e para os moradores. As autoridades se negam a fechar as praias ao passo que o chefe da polícia local tenta interditá-las para evitar novas vítimas. Disputas de poder são constantes e cada pessoa tentar se impor frente à segurança dos banhistas.

Dessa forma, uns passam a defender a interdição das praias e outros, por razões pessoais, a continuidade da temporada.

Tubarão possui uma narrativa instigante que somente melhora com o passar das páginas. Os personagens foram bem construídos, tanto que me apeguei ao chefe da polícia Martin Brody, que durante toda a trama, parecia ser o único que estava disposto a fazer algo não somente para ele, mas para todos, e com o capitão Quint, o marinheiro contratado para apanhar e matar o tubarão.

A linguagem é fluída e a história passa num fôlego, sendo contada em um ambiente de constante terror e suspense. Afinal, o tubarão está a espreita, aguardando por sua próxima vítima.

site: http://livroseacucar.blogspot.com.br/

Edson Camara 01/01/2017

Para quem gosta de suspense e um pouco de terror, recomendadíssimo
li as 262 páginas de Tubarão de Peter Benchlay de um folego só hoje, domingo, 24/8/14. Esta edição que li é da editora Record de 1974 (comprei-o em um sebo em Porto Alegre por R$6,90) o ano em que este livro foi lançado no mundo todo tornando-se um best seller da noite para o dia e valendo um filmaço dirigido pelo Steven Spiellberg. O enredo do livro é muito mais rico e detalhado que o filme, na verdade são duas histórias bem diferentes que tem em comum apenas os nomes dos principais personagens. É tão envolvente que não dá pra larga-lo antes da última página. A única cena em que o filme é melhor quer o livro é a cena final da morte do tubarão, embora a versão do livro tenha menos adrenalina é mais crível do que a versão explosiva do filme. Existem muitas descrições das personalidades e histórias paralelas dos vários personagens, da cidade de Amity e do tubarão que enriquecem o enredo. Vale muito a pena, fiquei até um pouco triste com o final do leitura por que gostaria que a historia se estendesse um pouco mais. Para quem gosta de suspense e um pouco de terror, recomendadíssimo. Já havia lido este livro em 1978 e não lembrava de 90% do enredo o que pra mim foi uma satisfação em passar por toda a aventura como se fosse a primeira vez

AmadosLivros 29/12/2016

Resenha do blog Amados Livros
Hoje trago uma forma de resenha diferente aqui no blog. Será uma resenha sobre o livro e o filme ao mesmo tempo. Já que estamos no #OutubroDasTrevas, resolvi matar dois coelhos com uma cajadada só (sinto pena dos coelhinhos com esse ditado) e toda vez que ler um livro que tenha uma adaptação cinematográfica ou televisiva, farei a resenha de ambos. Vou logo avisando que serão feitas comparações e posso sim soltar alguns SPOILERS. O escolhido da vez foi Tubarão (Jaws, em inglês - mandíbulas), de Peter Benchley, livro que foi republicado recentemente aqui no Brasil pela diva Darkside Books ♥, e adaptado para os cinemas por Steven Spielberg em 1975. O filme virou um clássico do cinema e sucesso de bilheteria, concorreu ao Oscar de Melhor Filme e ganhou a estatueta de Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem e Melhor Som. Então, para embalar nossa resenha, nada melhor que trilha sonora ganhadora e mundialmente conhecida, que gela os ossos toda vez que se escuta, criada por John Williams. Vamos lá?
No livro de Peter Benchley, conhecemos a pequena cidade (fictícia) de veraneio, Amity, em Long Island, Nova York. Cidade essa que tem o azar de ser a escolha de um peixe marinho para almoço. Um tubarão branco gigante ameaça a paz e tranquilidade da cidade, justamente no começo do verão, próximo as festividades do 4 de julho, época em que a cidade se enche de turistas. Uma turista resolve mergulhar nas águas calmas de Amity numa madrugada. Foi a primeira a ser atacada e morta pelo grande predador marinho. O xerife Martin Brody é informado do caso e ao encontrar os restos mortais da moça na areia, pensa em fechar as praias da cidade. Mas os manda-chuvas da região, liderados pelo prefeito Larry Vaugh, pressionam o xerife para que abafe o caso e não feche ainda as praias, com a desculpa de que uma notícia dessas poderia afastar a maior fonte de renda da cidade: os turistas. Brody desconfia que Larry esteja envolvido em mais coisa cabeluda do que se imagina, para preferir que a população fique sem segurança. O mais estranho é que, devido as condições climáticas da praia nessa época do ano, um peixe como este não deveria aparecer ali.

(Continue lendo no blog)

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/10/livrofilme-tubarao.html

Fernanda 16/12/2016

Acho que por amar filmes de tubarão, criei expectativas demais. Estou decepcionada!
Aline Santos 16/12/2016minha estante
bom saber tua opinião. Tava em dúvida sobre ler ou não ^^

Fernanda 16/12/2016minha estante
Sinceramente, não perca seu tempo. Não vale :/ achei que fosse melhor.

sigma 01/10/2016

Minha visão sobre a obra Tubarão de Peter Benchley
Como primeira resenha de um livro, e já me sentindo pronto para escrever sobre um, confesso que ao adquirir a obra, pensei que a cada parágrafo, cada capítulo, iria conseguir visualizar cada cena do filme homônimo. Engano total. Como o próprio autor deixa claro em sua introdução, a adaptação para o cinema foi tida em linha reta, ou seja, sem romances, máfia, entre outros. Esta decisão para a adaptação aos cinemas mudou muita coisa da história. História que, no livro, se torna bem mais oscilante, uma vez que não é centrada apenas no tubarão, mas também nos personagens, já que também há, de uma forma bem colocada, uma mixagem de romance, adultério, política e máfia.
A história simplesmente se passa numa cidade litorânea fictícia dos EUA que vive de turismo em época de veraneio e de uma hora para outra é aterrorizada pela "ilustre" presença de um tubarão. A partir daí, a história com todos os subtemas acima citados se desenrola de uma forma brilhante, escrita por Peter Benchley.
O autor consegue manter o leitor preso às suas páginas justamente pela oscilação da história, entre as aparições do tubarão e as histórias dos personagens, bem como ações completamente inesperadas, principalmente se for ler o livro lembrando do filme. Confesso que fiquei surpreso em vários detalhes ocorridos na obra. A leitura é rápida, de fácil compreensão e consta de algumas notas de rodapé para explicação de alguns termos.
Sobre a Limited Edition da Darkside Books, uma obra prima muito bem feita, assim como outros da editora.
Recomendo tanto a história, como também a editora.

Helder Medeiros
Radam 04/10/2016minha estante
Rapaz, Heldão, agora me deu vontade de ler esse belo livro. O filme já gostei (e sem saber que tinha sido em 'linha reta'), mas possivelmente gostarei MUUUITO mais do livro.

sigma 05/10/2016minha estante
Valeu, meu caro. Essa foi minha primeira resenha e nem sei se ficou tão boa assim. Tentei salvar a história do livro. Como foi dito, me surpreendi em algumas informações passadas no livro, justamente pelas diferenças ao filme. Acho que você também vai gostar da leitura, também por essas diferenças. E também pela forma como são descritos os ataques do tubarão. Achei muito massa. E obrigado.