O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

Gabi 03/03/2020

Chato!
Tô tentando entender qual a mensagem que esse livro tentou passar, mas ainda não consegui...
Ale_Oliveira_Faria 03/03/2020minha estante
Recebi o meu hj, mas nem sei quando terei tempo de ler. Tenho outros na frente dele e ele não me encheu os olhos para eu "furar a fila" e passar ele na frente...

Angel Yaly 03/03/2020minha estante
Esse foi de longe o pior livro que li na minha vida! Péssimo! Não entendi a dele...
E ainda disse que se inspirou em Cem anos de solidão, A sombra do vento e Reparação! Oi?

Gabi 04/03/2020minha estante
Alessandra, não passe mesmo. Deixe ele lá pro fim da fila...

Gabi 04/03/2020minha estante
Angel, decepcionante é pouco!!! Tbm não entendi e achei o tal do Líbero um homem de merda.

Angel Yaly 04/03/2020minha estante
Exatamente! Que cara chato! E nada faz sentido... aff. Perda de tempo!

Carla 04/03/2020minha estante
Cara, fiquei curiosa pra ler do tanto que vocês não gostaram ??

Gabi 04/03/2020minha estante
Carla kkkkk teve quem gostou, mas eu peguei ranço hahaha

Carolina165 05/03/2020minha estante
Vixi, agora fiquei ainda mais curiosa pra ler, pra ver se é tão ruim assim, kkkkk, achei a premissa tão interessante...

Juliano.Ramos 06/03/2020minha estante
O livro não é ruim, só não deveria estar no clube intrisecos, nao foi certo. Um livro desses não pode ser empurrado dessa forma para os assinantes. Achei petulante querer ser comparado ao Garcia Marques, parem, parem com isso.
O livro não tem um personagem com nome brasileiro, só nomes espanhóis, não tem como acreditar q tenha sido feito para o Brasil. Livro ruim, fraco, cancelei minha assinatura na intrisecos por causa desse perím, não da pra correr o risco de receber algodessa natureza em uma nova caixa. Nota 1,0.

Juliano.Ramos 06/03/2020minha estante
Livro fraco, não deveria estar no clube intrisecos, não foi certo, um livro desses não pode ser empurrado para os assinantes. Achei petulante querer ser comparado ao Garcia Marques, parem, parem com isso. O livro não tem um personagem com nomes brasileiros, só espanhói, não tem como acreditar que esse livro tenho se passado no Brasil. Livro ruim, fraco, cancelei minha assinatura por causa desse líbero. Não da para correr o risco de receber algo dessa natureza em uma nova caixa. Nota 1.0.

Angel Yaly 06/03/2020minha estante
Confesso que também fiquei com receio em relação às próximas caixas do Intrínsecos. E, é realmente muita pretensão comparar isso com Gabriel Garcia Márquez, Carlos Ruiz Zafón e Ian McEwan.

Gabi 06/03/2020minha estante
Juliano, eu infelizmente sou assinante anual. Se fosse mensal tbm cancelaria.

KarlaJanaina 21/03/2020minha estante
Eu ia assinar o clube e esse ia ser o primeiro que eu receberia kkkk eu ia ficar muito frustrada porque não gostei nem da sinopse

Marcela.Gomes 23/03/2020minha estante
Nossa que coisa é o tal do ?gosto?, não é? Realmente o livro não é uma constante, não é uma história comum e nem fácil de ser compreendida mas a mensagem que o autor quis passar é de fato uma LIÇÃO DE VIDA. Grifei inúmeras frases reais e verdadeiras. Uma pena que nem todos tenham gostado ou conseguido sugar a essência da história.

Juliano.Ramos 23/03/2020minha estante
Um dos pontos chaves do livro é q deveria ser escrito de outra forma. Por exemplo, nos não temos um livro para saber o futuro, a vida segue, se vai dar certo ou errado isso não sabemos. Se soubéssemos
o que vai vir, aí sim as coisas poderia dar errado, pq ficaríamos esperando aquele futuro dar certo e claro, não iria acontecer. Essa parte da trama não me entra na cabeca.

Juliano.Ramos 23/03/2020minha estante
E haja licença poética para que todos os personagens tenham nomes espanhóis né, sendo que o livro se passa no Brasil.

Gabi 23/03/2020minha estante
Marcela, sim, concordo com a questão dos gostos, mas lição de vida com homem amargurado, que abandonou a mãe que tanto o amou, que volta depois de anos com toda a prepotência adquirida pelo fracasso. Eu realmente esperei uma lição de vida, de superação das consequências, mas fechei o livro com uma visão de Líbero sendo um homem medíocre e egoísta.

Marcela.Gomes 23/03/2020minha estante
A lição é exatamente para não sermos iguais. Não ficarmos presos ao passado, aos erros, procurar evoluir como ser humano e sempre se reinventar. Líbero representa a humanidade e todos os seus defeitos. O livro de líbero é uma grande metáfora onde o autor quis criticar a fixação do ser humano por coisas desnecessárias, o ?esquecer do principal e correr atrás do acessório?. Existem muitos Líberos por aí Gabi, pessoas perdidas espiritualmente vagando sem se encontrar. O livro de passa em uma época onde as pessoas são retrógradas e sem muito instrução, mas HOJE EM DIA podemos dar as mãos para os ?Líberos? perdidos por aí e os mostrar o caminho (ou tentar).

Marcela.Gomes 23/03/2020minha estante
Uma das lições que muito me marcou foi a fala do Rubio: ?não podemos proteger aqueles que não querem ser protegidos?, quando ele recapitula a sua história de vida e conta da sua mãe (uma história imensamente triste e sensível, por sinal)

Marcela.Gomes 23/03/2020minha estante
Mas é isso, acho que cada um tira de um livro aquilo que a própria experiência de vida permite e essa é a beleza da literatura. Jamais duas pessoas perceberam uma obra do mesmo jeito, impossível. Que pena que você não gostou :(

Andrielle Gomes 23/03/2020minha estante
Gabi, que pena que você não conseguiu captar a essência dessa história. É o tipo de leitura que exige certa maturidade literária, porque não é uma leitura fácil. O autor utiliza metáforas para passar sua mensagem nas entrelinhas da história, que nada mais é do que "aproveite o presente". Aplicando em nossa realidade poderia ser o desperdiçar tempo em coisas desimportantes ao invés daquelas pequenas coisas capazes de conectar nosso eu com o exterior. Não é para ser uma história simples com final feliz, é pra ser uma leitura reflexiva. Viver é uma dádiva, mas uma vida mal vivida pode ser um martírio :)

Dan Lazarini 24/03/2020minha estante
Gostei da escrita ... mas o livro me deixou triste... ele nos apresentou um menino tão vibrante e cheio de sonhos e depois nos mostrou como definhou a partir dos 11 anos por conta de achar que tomou uma decisão errada... foi triste

Altina 28/03/2020minha estante
Pensei q tinha sido só eu... Tbm não gostei!

Dan Lazarini 28/03/2020minha estante
Eu não achei o livro ruim. Gostei muito da escrita ... gostei muito das ambientações ... é um livro cheio de reflexões ... acho que tem que ser lido com calma parar e pensar na mensagem que o autor quis passar. Eu de primeiro momento fiquei muito triste pois Líbero ela muito novo qdo o fatídico evento aconteceu. Mas é um livro que não sai da minha cabeça e tem me feito refletir muito

Ingrid 29/03/2020minha estante
Eu li e achei muito confuso. Fiquei o tempo todo esperando uma reviravolta que não aconteceu

Benedito.Almeida 02/04/2020minha estante
Também me decepcionei! O fim do livro foi bem arrastado, não acreditava que o fim seria tão paia!

Bella 02/04/2020minha estante
Fiquei empolgada e curiosa no começo, porém cheguei ao ponto de me decepcionar por uma criança de onze anos ter que tomar uma decisão de ler ou não o livro de sua vida. E por não ter feito a escolha que achava certa foi ?perdendo? sua infância e adolescência se cobrando e culpando um pouco o pai e até desafazendo a linda amizade entre os dois. E esperei mais do final.

Gabi 03/04/2020minha estante
Eu tbm, esperava um final de superação! Mas nos deparamos com um homem amargo, egoísta e ignorante. Tô fora. Não simpatizo com personagens assim.

Juliano.Ramos 05/04/2020minha estante
Um dos pecados do autor foi a inversão no momento que o Líbero entra na tenda e tem contato com o livro, bem, a incerteza do futuro ele já tinha, nós temos, não sabemos o que vai acontecer amanhã, e o líbero quando saísse do local teria q seguir a vida, ele entrou e saiu da mesma forma sem saber nada do futuro, para mim, o fato de não sabermos o dia de amanhã é um benefício que nós faz progredir na vida. Bem, vamos fazer um esforço aqui e fazer o líbero pegar o tal livro. Acredito q aí sim ele teria motivos para definhar, pq se ele sabe cada passo do futuro, para que dar esses passos? O livro teria outros contornos, e não teríamos aquele rebelde sem causa que tivemos q aturar até o fim do livro. Até no final do livro o cara era um mala chato do caramba...

Dani 26/04/2020minha estante
É um livro que passa uma lição de vida, de que somos os únicos responsáveis pelas decisões que tomamos e de como decidimos viver. Saber de antemão o caminho certo não é tão importante quanto a caminhada.

Benedito.Almeida 27/04/2020minha estante
Kkkkkkk

Diego 28/04/2020minha estante
Poxa galera... Adiei pra ler esse livro, mas agora vou começar. Só espero que não seja tão ruim pra mim como foi ler UMA DOR TÃO DOCE!!!

Gabi 28/04/2020minha estante
Diego, esse livro divide opiniões Kkkk. Uma dor tão doce eu não li, mas esse do Líbero foi decepcionante demais.

Bella 29/04/2020minha estante
Nossa achei uma dor tão doce lindo. Rs até chorei.

Bárbara | @barbaraeoslivros 30/05/2020minha estante
Também não gostei, abandonei faltando 75 páginas para o fim pq não aguentava mais. Concordo com o Juliano que disse q não é certo empurrarem esse livro para os assinantes

Gisely 02/01/2022minha estante
Perdi meu tempo...

Gui Silva 01/08/2022minha estante
Eu não entendi nada kkkkk, achei que era só eu

Felipe778 19/12/2023minha estante
Todo mundo falando mal do livro. Gente, eu gostei bastante. E também tem que levar em conta que esse é o primeiro livro do autor. Eu PARTICULARMENTE achei interessante o livro, e a ideia. O autor só não soube - por falta de experiência, talvez - colocar no papel de uma maneira mais "profissional" ou "boa", digamos assim.

Gabrielle 06/10/2020

Ótima proposta
Triste, diferente, fantasioso, um pouco divertido e até mesmo assustador.

Iniciei o livro gostando de cara especialmente pelo fato de Líbero chamar os pais da mesma forma que chamo os meus. Achei que poderia ser um livro divertido, mas ele acaba se tornando um livro extremamente triste.

Ainda assim, vale a leitura, acredito que a proposta do autor seja nos mostrar que não há fórmulas mágicas e que somos nós quem escrevemos nossa própria história.

E sinceramente, eu teria tomado a mesma decisão de Líbero.
Eduardo 06/10/2020minha estante
A beleza da vida está nas surpresas de cada dia. Líbero fez certo.

Gabrielle 06/10/2020minha estante
Concordo! Eu não leria um livro inteiro sobre minha vida. Talvez uma breve carta kkkkkk. Esse ano li um outro livro nacional chamado "Se não fosse por você, eu não estaria aqui. Cartas pra quando eu era adolescente".
Me inspirou a escrever uma carta pra mim mesma aos 15 anos.
Mas sim, só a carta já seria o suficiente

Eduardo 06/10/2020minha estante
Interessante. Aos 16 anos me achava homem, comecei a trabalhar... achava que seria o dono do mundo.
Hoje aos 39 vejo que nunca fui aquilo tudo q sonhei, e me sinto mais imaturo e menino do que aos 16 anos.

Gabrielle 07/10/2020minha estante
Tenho a mesma sensação

Eduardo 07/10/2020minha estante

Marcela.Gomes 29/03/2020minha estante
Realmente não é um livro feliz.... mas a leitura é muito reflexiva né?

Dan Lazarini 29/03/2020minha estante
Sim muito. Eu fiquei a semana inteira pensando nele e me trouxe excelentes reflexões... é um livro que deve ser lido e refletido... da pra tirar muitas lições dele

Bella 02/04/2020minha estante
É reflexiva mas esperava mais

Dan Lazarini 03/04/2020minha estante
Sim ele era só uma criança ... gostaria que ele tivesse contado aos pais ... gostaria que ele pudesse ter entendido e aceitado sua decisão ainda na infância

Bella 03/04/2020minha estante
Exatamente, ele perdeu toda a infância remoendo sua decisão e acabou não vivendo

19/12/2021

Um ingresso para o circo. É assim que nos sentimos ao ingressar no mundo de Líbero. A história no geral é bem fraca, apesar de interessante. Eu ousaria dizer que a história não é de Líbero, e sim de Norma, Massimo, Rubio, Baltazar e etc, mas parece que a mesma não foi bem desenvolvida, parece ter sido feita à pressas. A história é fácil de ler e se envolver, mas faltou e muito pro leitor fechar o livro satisfeito com o tempo que investiu lendo o livro, e isso é uma pena, porque eu vi um potencial muito bacana nas ideias que o autor colocou ao longo das páginas. Apesar de tudo, não posso dizer que é um livro ruim, porque me fez ter vários pensamentos acerca do tempo, da vida, de escolhas, de decisões e afins. Líbero me fez lembrar de coisas que eu estava deixando pra trás, por isso minha experiência foi interessante.
marvin 26/12/2021minha estante
discordo

29/12/2021minha estante
calado namorado

marvin 30/12/2021minha estante
sim senhora

Karol Garnier 14/06/2023

Prometeu e não cumpriu
No começo da história eu estava amando! A relação de Líbero com os pais, o Rúbio que é um personagem que encontrou certo propósito no jornal da cidade, a relação de Líbero e Massimo com os livros... e ai vem o circo e a oferta para Líbero de ler o livro da sua vida. Depois disso foi ladeira a baixo...

Líbero faz uma escolha, mas vive amargurado o resto da vida por essa escolha. Na verdade ele não vive, vira um zumbi. Fica um personagem insuportável!

Mas até ai ok... vai que ele encontra alguma redenção.

Passei o livro inteiro esperando por isso. A maior parte do livro foi Rúbio vivendo numa cidade fantasma tentando conservar as casas.

Líbero volta para a história e mais parece um louco.

O que salvou nesse livro foram algumas frases legais, o personagem Rúbio e a escrita super fluida.

De resto achei triste, mas não de um jeito bom.
rafaela1789 18/06/2023minha estante
oiii, boa tarde!!
Você sabe a classificação indicativa desse livro?
Se não, qual você indica?

Karol Garnier 21/06/2023minha estante
Oi Rafaela, olha ele não tem coisas muito pesadas. Acho que pode ser lido a partir de 12 tranquilamente. Mas acho que pra entender melhorbo sofrimento do personagem talvez o ideal seja 16.

rafaela1789 21/06/2023minha estante
muito obrigadaaa

oguiantonior 16/06/2023

Um menino curioso que se perdeu?
?Viver é justamente isso: olhar uma coisa e perder tantas outras. Escolhas.?

Esse livro é um soco no estômago, um grande soco no seu estômago. Me vi transportado para a pequena cidade de Pausado acompanhando toda a narrativa sobre o pequeno Libero e do nem tão grande Rubio.

Recomendo esse livro para todos aqueles que se sentem um pouco perdidos, que acham que estão afogados em problemas e o pesado pesa mais com o passar dos dias.

Líbero me mostra que as vezes é necessário ser perder para se achar, mas não leve isso muito a sério, pense apenas no sentido da frase sem se prender muito a tudo que aconteceu com o garoto. Aqui tratamos de ficção, certo?

Sentirei saudade de ler esse livro, penso em ler novamente em outra fase da minha vida. Essa sensação aconchegante da seca e árida cidade do interior, das noites frias e cheias de vagalumes, da simplicidade das coisas e também da dura realidade que é a vida fora dos sonhos?

Inclusive, eu tive um sonho e nesse sonho eu dançava com você? ?
rafaela1789 18/06/2023minha estante
oii, boa tarde!!
você sabe a classificação indicativa desse livro?
Se não, qual você indica??

oguiantonior 24/06/2023minha estante
@rafaela592 eu não encontrei a classificação. Acredito seja ideal para pessoas acima de 14 anos de idade. Recomendo bastante para estimular a leitura, tem uma história leve e muito envolvedora!

rafaela1789 24/06/2023minha estante
muito obrigada!

morgsoo_velour 14/08/2023

?Há homens que se perdem para se encontrar?.
Confesso que as resenhas da plataforma me deixaram um pouco apreensiva, descrevem a história basicamente como um emaranhado de pontas soltas, mas na minha opinião o livro é solto desde o início e talvez seja esse o propósito. Aqui, somos expostos a possibilidades, confusão, tentativas e as coisas incompreensíveis da vida (ela própria). Talvez eu tenha lido o livro no momento certo já que estou mais perdida do que jamais estive, e por isso consegui sentir, sim, mais do que tentar entender ou procurar algum sentido em tudo isso eu pude sentir cada palavra e conflito interno do protagonista, a percepção dos narradores? é sem dúvidas um dos meus livros preferidos, foi como me olhar em um espelho! Não sei expressar ao certo minha relação com essa leitura, mas nunca sei expressar nada mesmo?
Ce10 18/08/2023minha estante
nossa, sim, Ellen! graças a Deus decidi ler o livro sem consultar o skoob, porque se tornou um dos meus favoritos, e chegando aqui só tem gente odiando o Líbero e o livro.

Ce10 18/08/2023minha estante
é angustiante, sim, e por diversos momentos você tem raiva de Líbero. mas acho que isso é intencional, sabe? ademais, muitas reflexões, muita beleza e ambientação. eu criei laços íntimos com o livro e me sinto ofendida por ver as pessoas descendo o pau nele. meu queridinho, que pena.

Alanna.Serra 30/08/2020

Conflitante
O livro é muito diferente do que eu esperava, chegando até a ser o oposto, mas isso não "estraga" a história. O livro é bom, li ele em dois dias, a leitura flue muito bem, e te deixa com ponderações quanto à vida, tive a sensação de que as vezes ficamos tão fissurados pelo futuro ou pelo o que poderia ter sido, por erros que cometemos, que esquecemos de viver o presente. O livro vale a leitura por essa reflexão.
kathrein.oliveira 30/08/2020minha estante
Estou doida pra lef

Alanna.Serra 30/08/2020minha estante
Estou até agora tentando absorver o livro! Kk

Camila 17/04/2020

Negativo
É com muito pesar que eu não indico esse livro. Não tenho palavras para descrever tal negativismo... A cada página imaginava que a história teria um desfecho melhor, mas para o meu total desespero não! Pode ser que eu não tenha entendido o real significado desse livro, talvez, o problema esteja em minha leitura... Enfim, não indico esse livro porque não me trouxe nada de bom!
Jean.Kuri 17/04/2020minha estante
Mesmo numa avaliação negativa, sou grato pela dica, espero que consiga melhorar numa.nova escolha, este desejo tudo de melhor, te desejo muita saúde a você e familiares.

Gabi 19/04/2020minha estante
Camila, compartilho da sua opinião! Líbero é um homem desprezível e egoísta. História sem fundamento.

Queilinha 02/08/2023

O Livro de Líbero...
Fui arrebatada por essa história. Terminei o livro emocionada. Com lágrimas e tudo que tem direito.

O livro traz uma história envolvente, que me prendeu do início ao fim. Li super rápido e fico me perguntando o motivo de ter demorado tanto pra lê-lo.
Ce10 18/08/2023minha estante
(as pessoas odeiam o livro por aqui, fiquei super magoada, porque amei a experiência)

Queilinha 18/08/2023minha estante
Infelizmente é o tal do gosto, eu sou do time que amou o livro, inclusive favoritei...

Beatriz 04/04/2020

Livro sensacional, melhor do que eu esperava!!
Regina.Luiza 04/04/2020minha estante
Amei esse livro

patricia.ianetti 04/04/2020minha estante
Eu tb gostei mto!

Kamila.Rodrigues 11/09/2020

Uma obra de inebriante
Para ficarmos por dentro da vida de Líbero, personagem principal do livro, chega a ser impossível se separar da história que, a cada página, nos prende e desperta emoções diversas. Triste e lindo ao mesmo tempo. Sem falar nos laços afetivos que construímos com Rúbio, quem nos conta parte da história. Simplesmente maravilhoso!
Tarcila 19/11/2020minha estante
Rúbio foi o melhor do livro!

Kamila.Rodrigues 21/11/2020minha estante
Sem dúvida!

Dry 18/06/2020

Você leria o livro da sua vida? O livro de Líbero conta a história de um menino que teve a oportunidade de ler o livro de sua vida, mostra a sua reação e as consequências inesperadas da sua atitude tomada em sua infância.
Raphaela ð @noseosdogs 18/06/2020minha estante
A proposta parece interessante!!

Dry 18/06/2020minha estante
Sim, é bem interessante.

Paloma 30/03/2020

É o que?
Que os livros do Intrínsecos não tem me conquistado não é nenhuma novidade. Esse é o quarto livro que recebo do clube e o terceiro que leio. Os dois primeiros foram razoáveis. Mas esse foi bem ruim. Esperava encontrar uma história incrível e acabei encontrando o livro sem pé nem cabeça, que começa e termina do mesmo jeito.
É possível que seja aqueles livros cheios de metáforas e com mensagens subliminares. Entendi toda a profundidade e tudo mais. Mas a história, o enredo, o conteúdo deixa muito a desejar.
Esperei uma estreia incrível do primeiro livro nacional do Intrínsecos. Infelizmente, não foi bem o esperado.
Concordo com você.
Entendi que pode ter frases reflexivas, mensagens subliminares e metáforas sobre a vida e o destino.. MAS não faz sentido, é como um esboço de frases feitas e algumas reflexões soltas
Não tem uma história e enredo que

*Que prenda o leitor

@universoinfinitodoslivros 25/03/2020

Não sei o que dizer
Não consigo chegar a uma conclusão do que achei do livro. Não posso dizer que ele é péssimo, mas também pra bom não serve. É uma leitura fácil, li num tapa, mas fiquei decepcionado por ser parte do Intrínsecos. Apenas li o livro justamente por ele ter vindo no clube, jamais teria comprado ele. Acho que eles deveriam ter investido melhor na primeira leitura brasileira do clube.
Marcela.Gomes 29/03/2020minha estante
Essa é a ideia do intrínsecos ... ler aquilo que você chamar leria por conta própria. Tirar o leitor da zona de conforto ?