O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

Fabio Brust 20/10/2020

Desde o primeiro momento em que eu ouvi falar sobre "O Livro de Líbero", de Alfredo Nugent Setúbal, eu sabia que tinha que ler o quanto antes. O motivo é que a história tem um tema muito parecido com o livro que eu mesmo lancei em 2020, "Ex Libris": são narrativas que apresentam livros nos quais estão escritas as histórias das vidas das pessoas. Mas, na verdade, as semelhanças terminam aí.

"O Livro de Líbero" é dividido em duas partes. A primeira mostra o circo Bosendorf chegando à pacata cidade de Pausado e o personagem do título sendo confrontado pela existência de um livro que narra sua própria vida, oferecido a ele por Baltazar, um personagem que viaja com o circo e não tem uma função muito clara lá (ou vai ver eu devia ter prestado mais atenção na profissão dele). Baltazar deve entregar os livros das vidas das pessoas a elas, para que os leiam e sigam seus destinos a partir disso.

A segunda parte é mais focada na cidade em si e no que se tornou dela a partir da partida do Bosendorf - e o que aconteceu com Líbero, depois de decidir se lia ou não o livro de sua vida. Quem conta essa parte é Rubio, funcionário do jornal local, que é gerido pelo pai do Líbero. E, nessa segunda parte, acompanhamos mudanças profundas e tentamos entender o que se passa na cabeça do nosso personagem principal que, apesar disso, não é o narrador da própria história.

É muito interessante ver como a família do Líbero é importante nesse livro, sendo fundamental para entender tudo o que acontece e sendo afetada ativamente por todas as decisões do filho. A própria cidade é afetada, mas o principal é o próprio Líbero Perim, cuja vida é virada de cabeça para baixo depois do encontro com Baltazar no circo. De certa maneira, vemos um efeito borboleta em ação, já que a decisão que ele toma na noite do circo acarreta uma reviravolta em sua vida e ficamos refletindo sobre as consequências de cada uma de nossas ações.

Ainda que a segunda parte seja um pouco decepcionante com relação aos rumos que a história segue (que para mim foram inesperados), com uma melancolia característica, toda a narrativa é muito bem escrita e cativante, dando aquela vontade de continuar lendo para saber o que vai acontecer em seguida. Senti falta de uma presença maior do circo nessa segunda parte em especial, até porque o projeto gráfico do livro sugere que o circo seria mais presente. Também me pareceu que algo positivo seria falar mais sobre a origem desses livros e quem os escrevia... mas o fato de serem misteriosos na trama não me incomodou de todo, já que o foco é outro.

A cidade de Pausado é quase uma personagem nessa história, tamanha é sua importância. Adorei como o autor conseguiu passar nas páginas do livro a sensação de se estar em um lugar tão pequeno e idílico, como as cidades que eu conheci na minha infância e a minha própria cidade natal. O lugar parece realmente vivo nas palavras do Alfredo.

Com certeza "O Livro de Líbero" é uma leitura que vale a pena ser feita; a história pode até ser um pouco mais triste do que eu imaginava, mas isso não tira o mérito dela e, pelo contrário, a torna mais profunda e reflexiva. Mesmo que não fosse o caminho que eu teria escolhido para o Líbero, gostei de acompanhar o que ele tomou e a última frase do livro, em especial, me deixou com um sorriso no rosto.

Altina.Magda 28/03/2020

Sem conexões
Poderia ser até um livro bom, os personagens teriam sido bons protagonistas, mas o enredo sem pé e cabeça, algumas páginas sem conexões... não gostei muito!

Ivy B. 27/08/2021

A leitura é leve, rápida e cheia de reflexões importantes.

O livro conta como uma escolha feita pelo menino Líbero acabou impactando toda a sua vida, e também a vida de quem estava a sua volta.

Não é meu livro preferido, não me marcou tanto. Porém achei a escrita poética, bonita e fluída. Vale pelas passagens que acabam nos fazendo refletir sobre nossas próprias escolhas.

Jaque 26/04/2020

O livro da vida
Este livro é uma surpresa agradável e um pouco triste.
Trata da história de um menino que tem a oportunidade de mudar sua vida, bem no começo dela. E o arrependimento pela decisão tomada marca tudo dali pra frente.
Não chega a ser uma história totalmente fantastica, mas tem alguns elementos desse tipo é o que deixa um ar de romantismo maravilhoso.
O cerne da questão, a meu ver, é que é preciso viver a vida e não se preocupar com o destino ou com o que poderia ter sido. Mas, no fim, cada decisão elimina uma série de outras possibilidades. Isso é inevitável. E está tudo bem.

Ycarlos 01/05/2020

Incrível
Confesso que li o livro inteiro tentando adivinhar o final... Falhei miseravelmente. É uma história única, divertida e empolgante, para quem deseja algo fora do fora do normal mas Incrível. Esse livro tem algumas das melhores páginas que eu já li.

Lidia 27/03/2021

Eu fico simplesmente encantada quando leio um livro que fala sobre pessoas que assim como eu, gostam de ler ?

Sthéphanny Alves 06/05/2020

Necessita de Paciência
No início, achei que o Livro de Líbero seria uma história sobre um cara sonhador que ganha a vida seguindo seu sonho, porque é isso que o autor te faz pensar. Demorei um pouco para perceber que não se tratava de um clichê literário, e ainda para entender o que Alfredo quis dizer. Este livro mostra o quanto sua mente é poderosa. O arrependimento fez o pequeno Líbero ir ao fundo do poço, perder a vida perfeita que seria seu destino, só para depois, quando julgasse estar no fim da vida, perceber que só acaba quando você morre.
Apesar de ser uma leitura em que você precisa de um pouco de Paciência para terminar, acredito que valha a pena, pelo menos uma vez na vida, ler e refletir esse livro.

Dani 13/04/2021

Você leria o livro da sua vida?
Uma reflexão sobre o futuro, caminhos não seguidos e as consequências das suas escolhas.

Camila | Book Obsession 15/05/2020

O livro de Líbero é o primeiro livro nacional a ser incluído no Clube Intrínsecos. Não posso dizer que foi uma leitura ruim, apesar de não ter me conectado em partes com o protagonista. Faltou um pouco de aprofundamento na vida de Líbero depois do ocorrido, uma volta por cima e o final nada emocionante.
Mesmo com as ressalvas, é possível tirar várias reflexões sobre a vida, a importância que damos a determinadas situações que muitas vezes nem são relevantes e que o futuro é um caminho de incertezas, por mais que tracemos nossos planos e metas.

Resenha completa no blog

site: https://www.bookobsessionblog.com/2020/05/resenha-o-livro-de-libero-alfredo.html

50livros 19/05/2020

Livro bom para tocar fundo na alma
Esse livro foi um misto de sentimentos. No início, sentia como se fosse um livro com uma pegada mais infanto-juvenil. No meio, o drama calou fundo a ponto de eu ficar bem abalada. Até aí estava sendo uma leitura sensacional, mas veio o final. Não estou dizendo que ele é ruim, só que ele é um pouco anti-climático. O que é uma pena, porque toda a narrativa é repleta de surpresas e o final foi bem morno. Todo o livro merecia um final mais impactante, isso com certeza. A construção dos personagens é excelente e a escrita do autor uma delícia de acompanhar, então acho realmente que o final não fez jus a toda obra. Mas não deixe de ler por conta disso, porque é uma leitura linda, cheia de simbolismo e que toca fundo na gente. Com toda a certeza lerei outros livros do autor.

site: https://www.50livros.com/single-post/2020/05/13/RESENHA-de-O-livro-de-L%C3%ADbero-de-Alfredo-Nugent-Setubal---INTRINSECOS

ize 20/05/2020

Eu não entendi esse livro. Talvez não tenha capacidade cognitiva suficiente para isso, infelizmente.

caca 10/09/2021

Uma história inesperada
O livro é dividido em duas partes e a primeira é TÃO diferente da segunda que nem parece o mesmo livro, a mesma história. Eu definitivamente não esperava o rumo que a história tomou, não esperava o começo, nem o meio e muito menos o final.

É uma leitura bem fácil e rapidinha de ser feita, o livro te prende pela curiosidade do que vai acontecer em seguida, já que tudo é tão inesperado e depois tudo tão estranho.

Ele te aquece teu coração, depois destrói e termina dando remendos e um beijinho para ficar tudo bem.

Não sei se é um livro que tenho vontade de reler, mas para quem gosta dessa temática de possibilidades e escolhas de futuro, definitivamente recomendo que leiam e se encantem pelo pequeno Líbero também!
Samara 03/10/2021minha estante
Kkkkkkk dando beijinho pra ficar tudo bem foi tudo pra mim kkkk

Jessica.Oliveira 25/05/2020

Sobre Nossas escolhas
A vida é feita de escolhas, e provavelmente voce ja se arrependeu de algo. Não se preocupe, todos nós nos arrependemos de alguma coisa, não e verdade ? O livro de Líbero, do autor Alfredo Nugent Setubal (Primeiro autor Brasileiro publicado para leitores Intri?nsecos !!!) trata de arrependimentos e escolhas que foram feitas ao longo da vida e foram consequentemente formando o personagem.
O ponto alto dessa história e quando entendemos que voce so consegue viver em paz, quando aceitar as suas escolhas e entender que elas te fizeram ser quem voce é.
Líbero recebeu a oferta de ler o livro da vida dele, um livro que mostraria, o passado, o presente e o futuro, e iria se construindo na medida que as escolhas do personagem iam sendo feitas.Ele optou por viver a vida plenamente sem spoilers.. rsrsrs ou seja, ele não quis ler um livro que tornasse as decisões e as consequências dessas decisões previsíveis e consequentemente sem verdadeiras emoções, mas a partir dessa escolha, ele viveu as consequências. As consequências de não saber o que vem depois, o medo, a curiosidade, o suspense de viver.
o que faz a vida mais gostosa são as surpresas que o tempo e o caminho nos trazem não é verdade ? Para mim, ele fez a melhor escolha, para outros não.. eu não o leria o livro da minha vida e voce?, leria ?
Esse livro trata de arrependimento, aceitação e entender a felicidade genuína na em nós e viver uma vida plena ao se perdoar.