O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

Pâm 06/02/2017

O livro é narrado em primeira pessoa por Hans-Thomas, um jovenzinho de 12 anos. Aí você pode pensar, deve ser um livro bastante infantil e com pouca coisa a atribuir... e é aí que se encontra o engano.
Amei a forma como o autor constrói o personagem e na forma com que ele vai aprendendo mais sobre a vida e a filosofia. Existem elementos fantásticos, mas que se encaixam tão bem com tudo, que você acaba achando que foi verdade.
Este é um livro que toda pessoa deveria ler, independente da idade. Fiquei impressionada com a perspicácia de Jostein, em fazer um livro tão fabuloso, que nos leva a refletir a origem e a importância  da vida de uma forma tão singular.  A pessoa nunca será a mesma depois de ler esse livro. E me faltam palavras para dizer o quanto ele é bom. Mas desde já aviso que este livro foi feito para ser lido com moderação e com a mente aberta. Caso não faça dessa forma, poderá achar que é um livro besta e chato.
#Quotes
"Meu conselho para todos que querem se encontrar é continuarem onde estão. Do contrário, é grande o risco de se perderem para sempre"
"Eu gostaria tanto de pensar um pensamento que fosse tão difícil que eu não conseguisse pensá-lo. Mas não consigo."
"Quando não se sabe pensar, o que se diz também não faz muito sentido".
"Se nosso cérebro fosse tão simples a ponto de podermos entendê-lo, seríamos tão tolos que continuaríamos sem entendê-lo".

Dayana.Basso 30/01/2017

Muito bom!
Na verdade faz um bom tempo que o li, nos tempos do colégio, quando estava descobrindo o amor pela leitura. Nem lembro muitos detalhes da história, mas lembro da sensação que tive quando li, das cenas que fiz na cabeça imaginando o que lia. Enfim, gostei tanto que não sosseguei até comprá-lo e tê-lo comigo. Leitura que prende a atenção e nos faz querer saber tudo já!

dimrsl 03/01/2017

O que não é dito em uma palavra
Quando pré-adolescente me interessei mais pelo relativo do que pelo exato. Me encantava mais com a imaginação e o desconhecido do que com a realidade proxima de mim. Criei o hábito de filosofar sobre tudo e nao tinha palavras pra descrever algumas impressões que vivi e sentimentos que senti na praia debaixo do céu à noite, com o barulho do mar. Eu ficava encantada, me sentindo próxima da essência do universo. Essa e algumas outras impressões, que infelizmente não consigo sentir mais, foram passadas pra mim lendo o livro de Jostein Gaarder. Se você procura por algo assim, é uma boa leitura.

Thais.Pereira 23/12/2016

Se identifique como um curinga
História envolvente. Cheia de surpresas e emocionante

Débora 10/11/2016

Relação entre pai e filho
A história é sobre uma viagem de uma pai e um filho para encontrar a esposa/mãe que fugiu para a Grécia. Como os outros livros do Jostein Gaarder há uma forte relação com a filosofia, e é aí que eu não gostei tanto da história, pois achei que essa filosofia presente na história é muito superficial, mas com pretensão de ser muito profunda. Os personagens se acham os maiores filósofos, os diferentões, os únicos que conseguem perceber o mundo como ele é realmente, e as outras pessoas são todas alienadas. Há ainda uma segunda história dentro do livro, que se relaciona com a história principal, e envolve cartas de baralho, que se identificam com os personagens da história principal também.

Rafael Garcia 12/10/2016

Uma agradável leitura. Não só para Curingas.
Sem dúvida, uma ótima leitura. Duas história paralelas que se desenvolvem de uma forma muito bem conectadas. Já havia lida o Mundo de Sofia, e não esperava nada menos do autor. Jostein Garder é um grande escritor. Nascido em Oslo (Noruega), assim como Karl Ove Knausgard. O livro possui alguns insights de filosofia que levam a gente à pensar sobre tais questões, porém, nada muito profundo ou teórico. Ótimo para quem está começando a sua jornada pelo mundo do "saber" e do "conhecimento"... "E todos sabem que eu era diferente de todos vocês. Por isso, a maior parte do tempo eu passava sozinho... Assim, tudo o que sempre fiz foi andar por aí observando tudo o que os outros faziam. Em contrapartida, pude ver um monte de coisas para as quais todos os outros sempre foram cegos..." Vale à pena!

Momentos da Fogui 20/09/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2014/11/o-dia-do-curinga-jostein-gaarder.html
lf 08/12/2016minha estante
undefined

Wilson Nunes 15/09/2016

Uma maravilhosa estória.
É difícil, as vezes, nos depararmos com uma estória tão bem contada como essa.
O autor é feliz em mesclar duas estórias que se interligam de forma tão inteligente e, acima de tudo, gostosa de ler.
Prendeu minha atenção de como poucos livros o fizeram.
Recomendo.
Boa leitura!
lf 09/12/2016minha estante
undefined

Vitória 11/09/2016

"quando aquela primeira tempestade de sabores e odores se acalmou, o mundo inteiro parecia estar dentro do meu corpo; sim, eu parecia ser o corpo do mundo. senti de repente que todas as florestas e rios, montanhas e campos eram uma parte do meu corpo. embora mamãe estivesse morta, também ela parecia estar ali dentro, em algum lugar..."

beyacore 26/08/2016

Apaixonante
Ideal para quem gosta de livros de aventura, que misturam de modo cativante realidade e ficção, colocando itens do nosso dia a dia e filosofia no enredo principal.

Lais.Fernanda 26/08/2016

Aventura
Aventura entre pai e filho, em busca da esposa e mãe que saiu de casa para se encontrar, por trás disso outra história se desenrola, prendendo o leitor.

Fran Luchetti 05/02/2016

O Dia do Coringa - Resenha
Sejamos como um coringa: aquele que tudo questiona e tudo revela! Uma história envolvente a cada linha que se lê. Afinal, porque existem tantas cartas em um baralho com seu nipe e apenas dois coringas? A relação entre um simples jogo de paciência com nossas vidas é emocionante e aguça todos os sentidos. Ilha Mágica. Mundo Desconhecido. Lembranças Passadas. Boa Leitura!

Vanessa Rodrigues 29/01/2016

Depois de algumas tentativas de embarcar na leitura, finalmente me apaixonei pela história, pela fantasia e por toda realidade que ela tem. Amei a Leitura e recomendo.

Dandan 21/01/2016

Em um baralho comum existem reis, rainhas, valetes e números de 4 diferentes naipes, mas apenas um curinga. No mundo existem bilhões de pessoas todas diferentes umas das outras, porém, muitas delas passam boa parte de suas vidas tentando se tornar cartas comuns, e se tornam. Assim, o que era pra ser único passa a ser uma mera cópia do igual. Mesmo que em muitos jogos o curinga seja desprezado e até jogado no lixo, o curinga nunca é confundido e nem possui derivações, ele é mais que uma carta com uma letra ou um número. O curinga é alguém
Wesly & Joyce 01/12/2016minha estante
Arrasou...