O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

Rafael1445 14/06/2023

É um dos melhores livros que eu já li, a história é levemente simples mas muito hipnotizante, lembro de ficar bastante tempo lendo esse livro, lendo na cama, no sofá e até na escola.
A cada momento você ainda quer continuar lendo o livro sem parar.
Recomendo para quem quer uma história simples e fácil de entender

Tata 10/06/2023

"Súbito me senti infinitamente triste por todos nós, seres humanos, que acabamos nos acostumando com uma coisa tão incrível, tão imperscrutável como a vida. Um belo dia acabamos achando evidente o fato de existirmos...e então...bem, só então voltamos a pensar que um dia teremos de deixar esse mundo"

Pensamentos e reflexões sobre a vida de uma forma tão fácil e tão instigante. Esse livro mudou completamente a minha perspectiva sobre o que é a vida, e como podemos nos sentir únicos nesse mundo quando percebemos que estamos realmente vivos.

Laysa 06/06/2023

Jostein Gaarder nunca decepciona?
?no que diz respeito à criatividade e bons ensinamentos com uma boa dose se filosofia. Para quem já devorou O Mundo de Sofia, O Dia do Curinga é uma excelente sobremesa. E também satisfaz. É o tipo de livro que faz a gente ficar pensativo e leve por um bom tempo. Muito muito bom!!

Carol 27/05/2023

"Você já pensou que num baralho existem muitas cartas de copas e de ouros, outras tantas de espadas e de paus, mas que existe apenas um curinga?", pergunta à sua mãe certa vez a jovem protagonista de O mundo de Sofia.Esse é o ponto de partida deste outro livro de Jostein Gaarder, a história de um garoto chamado Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. No meio da viagem, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida transformam a viagem de Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento - ou à filosofia.O dia do curinga é a história de muitas viagens fantásticas que se entrelaçam numa viagem única e ainda mais fantástica - e que só pode ser feita por um grande aventureiro: o leitor.

Giovanna383 16/05/2023

Merece mais reconhecimento
Sinto que esse livro precisa ser mais falado.
Ele é tão bom quanto o mundo de Sofia, contudo, o seu conteúdo fica mais no desenvolvimento da história do que ser propriamente educativo... É filosófico, inocente, instigante e muito mas muito interessante.
Se você não conseguiu ler o mundo de Sofia pela quantidade de informações e páginas, esse daqui é o livro certo para você.

Poliana 05/05/2023

Leiam, leiam, leiam!!
Este livro é magnífico. Amo a escrita do Jostein Gaarder e quero ler todos os livros que este homem escreveu, ele é um daqueles autores que dá vontade até de ler a lista de compras, porque tenho certeza que lá também encontraria algum tipo de ensinamento. O dia do Curinga é uma história com menos envolvimento da filosofia comparado ao O Mundo de Sofia, porém não fica para trás quando a questão é passar uma mensagem importante, inclusive é deste livro que tenho a minha frase da vida.

Maria.Barreto 04/05/2023

O dia do curinga
Uma fantasia linda!
Uma história bonitinha que nos leva a refletir sobre nossa origem. "QUEM SOMOS? DE ONDE VIEMOS?".

gabi_odm 14/04/2023

Genial
Esse livro é genial. e o jostein gaarder tem um jeito pra escrever personagens que são completamente apaixonados pela vida (engual eu) q é só dele e eu amo muuuito isso. eu já reli esse livro é pretendo reler de novo. é e sempre será um dos meus favs. se forem ler rês comendo ler antes de maya.

Rachel 04/04/2023

Uma história dentro da história dentro da história, e que ainda leva o leitor pra dentro da história! Não podia esperar menos de Jostein! Recomendo!

pedregulhoo 19/03/2023

Entretenimento e conhecimento
O Dia do Curinga é um livro do autor norueguês Jostein Gaarder, publicado originalmente em 1990. O livro é um misto de romance, aventura e filosofia, voltado para o público jovem adulto.

A história acompanha o jovem Hans Thomas, que após receber uma carta de seu pai falecido, embarca em uma jornada em busca de respostas sobre a vida e a morte. Durante sua busca, ele é guiado por um misterioso baralho de cartas que parece ter vida própria, e que o leva a conhecer diversas pessoas e lugares.

Ao longo da trama, Hans Thomas se depara com diversos enigmas e desafios, que o fazem refletir sobre questões filosóficas como a existência de Deus, o sentido da vida e a natureza da morte. O livro apresenta também diversos elementos da cultura e da história norueguesa, enriquecendo a experiência de leitura.

A escrita de Gaarder é envolvente e poética, e ele consegue construir um mundo de fantasia e mistério que cativa o leitor desde as primeiras páginas. O protagonista Hans Thomas é um personagem bem construído, com seus medos e anseios, e é fácil se identificar com ele durante a jornada.

O Dia do Curinga é um livro que vai além do entretenimento e instiga o leitor a refletir sobre questões profundas da existência humana. É uma obra que pode ser apreciada por jovens e adultos, e que certamente deixará uma marca duradoura na mente de quem o ler. Recomendo a leitura!

Biaap10 05/03/2023

O dia do Curinga
Nem acredito que esse livro é do mesmo autor de ?O mundo de Sofia?. Simplesmente não tem como comparar, O dia do Curinga ganha em disparada.
Esse também é um livro filosófico que em vários momentos faz sua mente explodir. A história sobre a ilha prende muito, toda hora tem mais pra descobrir, mas a história que gira em torno de Hans-Thomas também é muito interessante. Em nenhum momento fiquei entediada enquanto lia. Recomendo muito.

sarahemannu 19/02/2023

O baralho a luz da imaginação
Em cada carta do baralho há um personagem, uma função, uma história. E a cada página do livro que é lida ficamos uma milha náutica mais perto de Hans-Thomas do seu destino. Com um arco de desenvolvimento surpreendente, esse livro faz uma viagem pela Europa com a premissa de encontrar alguém que saiu para se encontrar e se perdeu não ironicamente faz até o leitor recalcular sua rota e perguntar a si mesmo "será que estou no caminho certo?". Escrita leve e de fácil compreensão, prende a atenção do inicio ao fim. Recomento para todos os públicos.

eubea 17/02/2023

Maravilhoso
Ele traz reflexões filosóficas de uma forma legal para quem não tem muita paciência em ler textos acadêmicos sobre a filosofia.
As personagens gira em torno da crise existencial que a filosofia causa. Quem somos? De onde viemos? O porquê estamos aqui?
Eu amei a forma como o autor aborda. São perguntas angustiantes mas necessárias. Sem contar que você fica presa querendo ler o final, pois ele coloca isso dentro de uma história de um menino e seu pai que atravessa a Europa para procurar a mãe do mesmo. E aí você quer chegar logo no final para saber se ele encontra a mãe dele. Porém nessa viagem acontece várias coisas. Vale a pena.

Pedro.Alves 11/02/2023

Muito bom, tem muitas reflexões, incrivelmente tem vários plot twists também e me fez ficar lelé da cuca, recomendo demais