COMO LEER UN LIBRO

COMO LEER UN LIBRO Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Ler Livros

Paulo 22/03/2017

Leitura inspecional
Fiz uma leitura inspecional, segundo o método ensinado pelo próprio livro. Gostei muito e recomendo.

Soliguetti 26/02/2017

A beleza dos livros
É relativamente comum a sensação, quando você termina de ler um livro, de que está se despedindo de um bom amigo. Na maioria das vezes, quando falamos de romances. É curioso que se tenha essa mesma sensação ao final de "Como Ler Livros", de Mortimer J. Adler, que é uma obra expositiva. Certamente isso se dá por conta da linguagem usada pelo autor. Como se fosse um professor presente, Adler se dirige diretamente ao leitor como se fosse seu aluno e amigo, por vezes dando-lhe uns puxões de orelha e se certificando de que ele está utilizando os métodos ensinados no livro para a leitura do próprio livro.

Em "Como Ler Livros", Adler nos ensina a ler diferentes livros da maneira mais adequada possível para cada tipo de obra. São quatro os níveis de leitura: o elementar, no qual o leitor responde qual é o conteúdo do texto, porém sem se aprofundar demais; o inspecional, que é um tipo de leitura mais rápido, onde é possível adquirir o conteúdo de um livro tentando entender seu assunto através de algumas pistas dadas pelo mesmo; o analítico, sendo esse um nível superior de leitura, em que o conteúdo é lido detalhadamente e as questões do autor levantadas e respondidas; e, por fim, o sintópico, quando vários livros são lidos ao mesmo tempo a fim de se chegar a uma verdade sobre algum assunto.

O autor destaca que nem todos os livros devem ser lidos analiticamente - é preciso saber filtrar quais livros merecem tal esforço. Às vezes, uma leitura de inspeção é o suficiente para absorver o conteúdo de um livro. Cabe ao leitor a tarefa de identificar qual nível de leitura utilizar em cada obra.

"Como Ler Livros" é fundamental, pois não ensina apenas essas teorias e métodos a utilizar em livros. Nele, o leitor é convidado a ver o livro como uma entidade viva, que dialoga com seu leitor e que espera dele uma resposta às questões que ele levanta. Talvez um dos maiores ensinamentos de Adler seja que a leitura não é passiva, mas completamente ativa. O leitor tem a obrigação de questionar o livro, de tirar todo o proveito possível dele. Uma das coisas mais divertidas, aliás, e fazer a leitura analítica do próprio "Como Ler Livros", coisa que é instigada especialmente no Apêndice II, quando são propostos vários testes sobre os quatro níveis de leitura para diversos textos.

Mortimer J. Adler faz um trabalho verdadeiramente fantástico que, mais do que nos ensinar a ler livros de uma maneira eficiente, nos faz lembrar da beleza da própria essência de um bom livro, que é nada mais que engrandecer intelectual e espiritualmente seu leitor.
Milton 21/04/2017minha estante
undefined

leitorDedicado 07/12/2016

Saboreei cada palavra.
Excelente, aborda de forma metodológica como podemos ser melhores leitores, dividindo os níveis de leitura em 4, o livro inteiro é apresentado muito bem detalhado, não deixando dúvidas de como vale a pena ler e ler bem. No fim deixa uma relação de livros que devemos insistir para ir até o fim. Altamente indicado para quem deseja fazer uma boa monografia, e/ou se tornar um pensador.

dicas de livros

Douglas Mesquita 08/10/2016

Livro essencial
Aí está um livro que não pode faltar na estante de nenhum estudante sério. Com um conteúdo simplesmente fantástico, ensina muita coisa importante sobre os vários aspectos da leitura.

Mitsuo 26/09/2016

Escrevi sobre o livro no meu blog:

site: https://percepcoes-literarias.blogspot.com.br/2016/09/a-leitura-ativa-como-ler-livros.html

Fabio.Ribeiro 07/06/2016

Como diz o subtítulo, um Guia
Não sou de fazer resenhas de livros, mas me rendo a essa pérola de Mortimer Adler. Que livro! Para se ler, reler e ficar na cabeceira, pelo menos para quem pretende se tornar um bom leitor. Aliás, para quem não tem essa intenção, é uma leitura dispensável. Mas para quem quer ser um bom leitor e absorver o máximo possível de um livro, Como Ler Livros é uma obra prima, repito, livro de cabeceira de cama! A mensagem que fica é a básica de todos os guias: não adianta somente lê-lo e nascerá em você um exímio leitor. Não! Precisa também seguir o roteiro proposto, um plano de leitura (ainda que com títulos pessoais). Com isso em mente, fica como adjetivo aquilo que o livro é: primoroso!

Pateta 25/01/2016

O livro cumpre o que promete: é muito útil no sentido de nos ajudar a entender melhor o conteúdo dos livros que lemos. Como todo manual, é às vezes bastante didático, o que pode tornar a leitura um pouco tediosa. O resultado final é, mesmo assim, compensador.

Adão 06/12/2015

Um divisor de águas
Com uma narrativa envolvente, Mortimer J. Adler me instigou a querer ler melhor. Defensor do estilo clássico da educação (e faz referências a vários clássicos), ele critica a maneira como é praticado o ensino atualmente. Diz que com a universalização da educação, perdeu-se muito em qualidade.

Portanto “Como Ler Livros” é um "livro prático", um guia de leitura (ou como o autor prefere da “arte de ler bons livros com o objetivo de entende-los”), onde é identificado quatro níveis de leitura: Elementar, Inspecional, Analítica e Sintópica. Estes últimos são os objetivos principais do bom leitor.

Recomendo a leitura àqueles que queiram aprender a escolher bons livros, que contribuirão para seu crescimento intelectual.

Victor dos Santos 30/11/2015

"Bilhões de pessoas já viveram antes de você; você nunca terá um problema novo. Alguém escreveu a resposta em um livro, em algum lugar".

Li esta frase há quase dois anos, creditada a Will Smith. Seja de sua autoria ou não, é um pensamento que julgo, se não totalmente verdadeiro, bastante válido, e que rege um pouco da minha vida desde então. E, se você pretende extrair resposta, adquirir conhecimento, experiência, aprendizado, enfim, evoluir como um todo (não apenas intelectualmente, acredite), você precisa saber não apenas quais livros ler. Mais importante do que isso, é saber COMO lê-los.

'Como Ler Livros' ('How to Read a Book', no título original) é exatamente um manual sobre como executar esta tarefa. Adler proporciona uma lição a muitos que notam que precisam (aquela impressão de quando se lê um livro, mas não se absorveu integralmente, de que há algo mais ali para ser compreendido) e também para um número maior ainda de pessoas que nem sabem que precisam (que leem sem entender completamente e nem ao menos se dão conta disto).

É o tipo de leitura que poderia facilmente integrar o currículo estudantil de qualquer sistema educacional. O método é bastante didático e de fácil assimilação. Recomendado especialmente para quem já possui o hábito de ler regularmente e gostaria de melhorar sua capacidade nesta atividade.

Taisa.Tiago 17/09/2015

Ótimo livro
Muito bom este livro, para os amantes da leitura, é um prato cheio, ele abrange os 4 tipos de leitura; Elementar, Inspecional, Analítica, Sintópica, com essa bagagem o leitor assíduo com certeza evoluirá na sua capacidade de entender e absorver cada vez mais da leitura em geral.

Felipe 08/02/2015

Livro Excelente- Ferramenta indispensavel
E um livro excelente! Uma Ferramenta indispensavel pra qualquer leitor serio. Ele nos ensina basicamente as diferentes formas de leitura, como extrair o maximo de um livro, as velocidades de leitura que podem ser dadas pelos inumeros livros que existem, como criticar um livro, enfim, ele abarca praticamente todo o assunto de leitura. Ferramenta indispensavel pra todos os leitores, especialmente de leituras expositivas.

Lucio 21/07/2014

Essa resenha é, na verdade, as respostas aos exercícios de leitura analítica, do apêndice B.
Esse é um livro prático que trata da questão sobre como devemos ler livros, de forma geral: ou seja, um tratado hermenêutico.

O livro versa sobre como podemos fazer uma leitura relevante, inteligente, e que promova crescimento em nossa compreensão do mundo, bem como aumente nossa capacidade de interpretação e avaliação do que lemos/ouvimos.

A proposta de Schoepenhauer, no século XIX, de que a boa leitura é aquela em que digerimos o que é lido é perfeitamente alcançada seguindo as regras de Adler. Ele ensina a fazer o que eu já vinha fazendo há tempos: estudar os livros, ao invés de apenas lê-los. Isso demanda muito mais tempo, mas os resultados obtidos são formidáveis. Vale tanto a pena que tende a ser imperativo que leiamos como Adler e Van Doren nos ensinam.
É um livro fantástico e que alcança seus objetivos principais. Como livro prático, segundo os próprios ensinos da obra, cabe a nós praticarmos as lições (o que foi feito no próprio livro) e verificarmos que os fins são alcançados e os meios são propícios e pertinentes.
Há algumas ressalvas em questões bem particulares e periféricas, mas já as abordamos no resumo [que está no histórico].

Eu já me demorava nas leituras, e havia descoberto por mim mesmo várias dessas regras. Mas Adler acrescentou uma série de regras novas para me fazer demorar mais nas obras relevantes (e se possível, evitar - com dicas, orientações e recomendações - os livros que não merecem ser lidos) , e a aproveitá-las ainda mais!
Tercio.Bastos 05/08/2015minha estante
É bom mesmo?

Lucio 05/08/2015minha estante
Tercio, eu diria que é tão bom que você deve parar tudo que está lendo e ler imediatamente esse livro. E quando estiver lendo, dar-me-á toda razão! ;)

Gustavo Lima 06/08/2015minha estante
Concordo com você, Lúcio. ;-)

Lucio 07/08/2015minha estante

Lucio 02/02/2018minha estante
Fiz um vídeo a respeito: https://www.youtube.com/watch?v=IREp8Pt2i-Y

Gustavo Lima 26/06/2014

O melhor livro que já li na vida!
COMO LER LIVROS

Tomei conhecimento desse livro através de um dos blogs que existem na internet. Lembro que, nesse blog, seu dono fez uma resenha desse livro e, em suas palavras, considerava “How to read a book”(Como ler um livro) um marco em sua vida. Interessado, rapidamente procurei na internet pra ver se tinha alguma edição dele em português. Para minha grande satisfação, sim.

Meu interesse nesse livro partiu de um questionamento que fiz a mim mesmo sobre a qualidade do meu conhecimento. Desde 2005 pra cá, tenho tido o propósito de cultivar o hábito de ler vários livros por ano visando o aperfeiçoamento de minhas qualidades intelectuais. Por causa disso, cheguei a ler mais de 100 livros só nos últimos 10 anos. Geralmente, quem se aventura numa empreitada como essa, assim como eu, acaba lendo tanto livros bons como muita porcaria também devido à inexperiência de leitor de primeiras viagens para selecionar bons livros.

Pois é, apesar de ter lido bastante na vida até então, em meados de 2011, comecei a me perguntar o que realmente eu sabia. Eu percebi que não me sentia capaz o suficiente para discutir com outras pessoas aquilo que eu tinha lido. Em algumas conversas, meus comentários sobre os livros que eu tinha lido eram muito superficiais. Eu sentia que, para o tanto que eu já tinha lido, sabia muito pouco. Percebi que alguma coisa estava errada com minhas leituras. Foi a partir daí que comecei a buscar algum meio que me ajudasse a melhorar a qualidade daquilo que eu lia. Procurando na internet, encontrei esse livro fantástico.

“COMO LER LIVROS” foi escrito por Mortimer Jerome Adler (1902-2001), um professor de filosofia norte-americano que, em sua época, se notabilizou por, entre outras coisas, sua habilidade admirável de discutir temas filosóficos baseados em grandes clássicos da literatura ocidental, numa linguagem simples e acessível para o homem comum (esta é, aliás, uma das ótimas características desse livro: linguagem claríssima!). A experiência de Adler com a leitura dos clássicos o levou a escrever seu best-seller “How to read a books” (Como Ler Livros, Editora É Realizações).

A LEITURA ATIVA E OS NÍVEIS DE LEITURA

Nesse livro, é mostrado em primeiro lugar que um leitor possui basicamente três objetivos quando vai ler um livro. O primeiro deles é o entretenimento, o segundo é a informação e o terceiro é a elevação, o crescimento espiritual e intelectual. No primeiro objetivo, a leitura exige pouco do leitor, trata-se apenas de uma leitura relaxante. Já a leitura para a informação é mais exigente que a primeira, pois se trata de ler para aprender fatos importantes. Já o terceiro objetivo é mais exigente ainda, pois é o tipo de leitura onde se está em contato com grandes idéias.

O real propósito de “COMO LER LIVROS” é ensinar aos leitores fazer esse terceiro tipo de leitura para que possam ter condições de crescer intelectualmente enquanto lêem. Esse crescimento significa sair de um nível inferior de entendimento para um nível superior de entendimento. Para isso, devemos praticar o que ele chama de “leitura ativa”. Cada leitor pode ler um livro mais ou menos ativamente. No entanto, quanto mais ativa a leitura for, melhor será o entendimento do leitor.

As chaves da leitura ativa são fazer perguntas ao livro enquanto o lê e tentar respondê-las da melhor forma possível. Para isso, devemos fazer registros a lápis no livro, registros das perguntas, respostas, observações, palavras-chave, argumentos e problemas do livro. Aliás, este foi um dos preconceitos que abandonei: riscar o livro. Sempre tive pena de riscar meus livros. Achava que fazer isso era praticar uma espécie de violação. Hoje, graças a Adler, não tenho mais pena de riscar livros, desde que sejam meus, é claro.

Agora, quais são as perguntas que se deve fazer ao livro? Isso depende fundamentalmente de duas coisas: dos Níveis de Leitura e dos Tipos de Livros que se está lendo. Cada tipo e cada nível vão determinar o tipo de pergunta que se fará.

Com relação aos Níveis de Leitura, existem quatro níveis: Leitura Elementar, Leitura Inspecional, Leitura Analítica e Leitura Sintópica. Ele fala em “níveis” porque um determinado nível engloba um anterior e é pré-requisito para o posterior. Entendido dessa forma, a Leitura Elementar é aquela em que o indivíduo passou a ser alfabetizado. A Leitura Inspecional é aquela em que extraímos o máximo de informações de um livro num curto prazo de tempo. A Leitura Analítica é a leitura propriamente dia, a leitura por excelência. É por meio dela que o leitor vai crescer intelectualmente, segundo a proposta de Adler. Esse nível de leitura é mais exigente que os dois anteriores. Já a leitura Sintópica é a “leitura comparada”, nela o leitor vai fazer uma análise de um mesmo assunto usando livros distintos. Essa é a mais exigente de todas as leituras, porém, a mais recompensadora.

A LEITURA ANALÍTICA

Para todos os níveis de leitura, Adler dá dicas precisas e detalhadas de como proceder em cada um deles. Entretanto, no nível de leitura analítica ele dedica uma atenção especial. Esse nível é o mais extensamente discutido no decorrer do livro. Nele existem regras para descobrir, interpretar e criticar o conteúdo do livro. Resumidamente, podemos organizar as regras da leitura analítica da seguinte maneira:

- Descobrir que tipo de livro se está lendo.

- Descobrir quais os problemas que o autor levantou.

- Assinalar quais são as palavras-chave do autor e como ele as define.

- Aprender as proposições do autor mediante as frases-chave.

- Encontrar ou construir os argumentos do autor.

- Verificar quais problemas ele resolveu, quais ele não resolveu e quais ele pode ter criado.

- Expor para si mesmo as partes do livro, como elas estão divididas, do que trata cada uma delas e como elas estão integradas ao todo do livro.

- Saber explicar em poucas palavras do que trata o livro.

Para se criticar um livro, deve-se antes ter garantias de que você realmente o entendeu. Não adianta criticar um livro que não entendemos o conteúdo. Mas como podemos saber se realmente entendemos o livro? Basicamente, aplicando as regras acima. Segundo Adler, se executarmos corretamente essas regras, poderemos saber, com razoável certeza, que entendemos o livro. No livro, Adler ensina como executar essas regras de modo correto.

A parte mais interessante da leitura analítica, a meu ver, é como se faz a crítica. Muitos leitores acham (inclusive, eu achava) que a leitura de um livro termina depois que o entendemos. Adler afirma que isso é apenas parte do trabalho. Para ele, o leitor tem obrigação de dar a sua palavra a respeito do livro lido. Para isso, antes de explicar as regras para a crítica de um livro, ele dá e explica algumas sugestões de “etiqueta intelectual”. Essas sugestões são:

1) Não criticar o livro antes de entendê-lo realmente.

2) Não ler o livro com o objetivo predisposto de discordar do autor.

3) Reconhecer a diferença entre conhecimento e opinião, oferecendo razões, caso discorde do autor.

Depois de explicar cada um desses preceitos, ele expõe e explica as regras para uma boa crítica:

1) Mostre onde o autor está desinformado.

2) Mostre onde o autor está mal informado.

3) Mostre onde o autor foi ilógico.

4) Mostre onde a análise do autor está incompleta.

Se não pudermos mostrar, com boas razões, onde o autor está desinformado, mal informado, onde ele foi ilógico, ou onde a análise está incompleta, então teremos necessariamente que concordar com o autor. É claro que pode haver o caso onde nós não gostemos das conclusões do autor. Nesse caso, se discordarmos dele sem razões, nossa discordância será meramente emocional e não racional.

Tendo isso em mente, Adler observa bem no início do livro que o ideal é que os alunos do ensino médio já saiam da escola dominando as regras da leitura analítica para poder praticar a leitura sintópica na faculdade, mas o que é ocorre é que os alunos vão para a universidade dominando apenas o nível elementar de leitura e os alunos universitários só vão dominar a leitura sintópica numa fase bem avançada da pós-graduação, geralmente no doutorado.

TIPOS DE LIVROS

Agora quais são os tipos de livros que se deve ler para o crescimento intelectual? Primeiramente devemos saber classificá-los. Adler facilita essa tarefa mostrando que existem Livros Imaginativos e Livros Expositivos. Os livros imaginativos são aqueles comumente chamados de ficção. Já os livros expositivos são os de não-ficção, cujo propósito é ensinar alguma coisa. Isso não quer dizer que não se possa aprender com livros imaginativos, nem que não se use a imaginação ao ler um livro expositivo. Adler deixa isso bem claro. O que está em jogo aqui é apenas a questão da classificação dos livros.

Quais são os livros imaginativos? São os romances, poemas, poesias, épicos etc. Os livros expositivos por sua vez dividem-se em livros práticos e livros teóricos. Exemplos de livros práticos: livros de oratória, manuais técnicos, livros que contem preceitos éticos, em suma, todo tipo de livro que ensina como fazer algo. O próprio livro de Adler é um exemplo de livro prático, pois ele ensina como fazer algo, no caso, como ler um livro.

Já os livros teóricos têm por objetivo transmitir um saber. Esses livros estão classicamente divididos no que conhecemos como História, Ciência e Filosofia, mas existem outros também. Como Adler era professor de filosofia, ele elaborou as regras da leitura analítica para se ler livros de Filosofia. No entanto, ele faz algumas adaptações necessárias e também explica regras mais específicas para se ler obras de consulta, livros práticos, livros imaginativos, livros de história, de ciência, de matemática, ciências sociais etc. Saber o tipo de livro que está lendo vai determinar o modo como deveremos lê-lo.

Ao final do livro, Adler relaciona uma lista com mais de cem autores e suas obras essenciais; autores que são universalmente reconhecidos como grandes expoentes da filosofia, ciência, história, literatura etc. São autores como Platão, Aristóteles, Locke, Rousseau, Kant, Sartre, Euclides, Newton, Darwin, Freud, Einstein, Homero, Virgilio, Dante, Shakespeare, Dostoievski, Tucídides, Tácito, Gibbon e outros. Adler recomenda esses autores devido à enorme influência de suas obras em nossa cultura. Logo, trata-se de obras cujo conhecimento vai ampliar nosso entendimento do mundo, pois estão acima da nossa compreensão e que, portanto, suas leituras vão nos ajudar a melhorar nossa percepção da realidade; são obras que não podem faltar na biblioteca de nossos lares, obras que devem ser lidas por todo aquele que pretende ter uma formação humanística de primeira linha.

Aqui, ao sugerir essa lista, o objetivo de Adler é mostrar que não basta apenas saber as regras da leitura analítica, é necessário também ter conhecimento de onde deveremos aplicar nossa leitura, pois nem todo livro vai merecer uma leitura analítica. Apenas os bons livros merecem esse tipo de leitura. Portanto, não basta apenas saber como ler, é preciso saber o que se deve ler também. É claro que a lista oferecida por ele não é exaustiva, ela é apenas sugestiva; existem muitos bons livros que não estão nessa lista e, no fim das contas, vai caber ao leitor decidir o que vai ler. Mas, pessoalmente falando, não deixa de ser uma boa idéia seguir as sugestões de Adler tendo em vista sua vasta experiência na leitura desses livros.

CONCLUSÃO

Posso dizer com toda a convicção que esse é o melhor livro que já li na vida. É através dele que resolvi, teoricamente, meu problema de como ler eficientemente e que, o mais importante não é a quantidade que se lê, mas a qualidade aplicada na leitura e que tipo de coisa vale a pena ser lida; além disso, me senti mais confiante para ler qualquer tipo de texto. Esse é o tipo de livro que a gente lamenta por não ter conhecido antes, mas me contento com o fato de que ainda não é tarde, para mim, aprender a ler corretamente. Recomendo-o de modo veemente a todos os estudantes de filosofia ou todos aqueles que simplesmente querem saber como educar-se por meio de livros.

Quando eu gosto de um livro, sempre me vem um desejo de poder dar um exemplar dele para cada conhecido meu. Se eu tivesse condições, faria isso, mas como não tenho, recomendo a todos sua aquisição. E nem adianta vir até mim porque eu não vou emprestar o meu exemplar. rs... Só espero que com esta resenha eu tenha conseguido chamar a atenção de todos sobre a importância dessa obra para se adquirir uma educação de verdade, no seu sentido mais elevado.

Para concluir, quero ressaltar que além de saber como ler corretamente e o que se deve ler, é necessário estar sempre praticando a leitura nos termos da proposta desse livro. Para crescer-mos intelectualmente, devemos aplicar as regras da leitura analítica sempre que formos ler; e fazer isso não é uma coisa fácil. O domínio dessas regras requer tempo, paciência e se adquire apenas com a prática constante. Portanto, conhecer essas regras é apenas o começo da vida intelectual.
Marcelo 16/04/2015minha estante
Caramba Gustavo, muito bom teu comentário sobre o livro. Eu comprei-o recentemente e tenho a sensação, ainda mais depois do teu comentário, que apos lê-lo terei que reler todos os outros que já li antes.
Há alguns anos comecei a ler, bem mais do lia, pelo mesmo motivo que você e tenho a mesma impressão que tu relataste, a respeito da pouca absorção do conteúdo dos livros lidos. Por isso adquiri o livro do Adler.
Bom, espero que funcione para mim tanto quanto funcionou para ti.

Izabel 21/01/2016minha estante
Que resenha maravilhosa! Certamente lerei o livro :)

Hélio Fontenele 26/07/2016minha estante
Muito bom, obrigado pela resenha!

Mitsuo 26/09/2016minha estante
Muito bom, Gustavo. Fiz um post no meu blog com algumas anotações (resumo) sobre livro.
Abs,

Anna Medeiros 31/03/2017minha estante
comprei o livro porque sou uma leitora assídua, mas também estava me deparando com certas falhas em absorver o conhecimento.
pensei em passá-lo pra frente porque sei que não vou conseguir ler ele num futuro próximo. mas sua resenha me fez valorizá-lo novamente e desistir de vender. sei que será muito útil pra mim ainda...
obrigada! e que resenha foda!

Jkasilva 27/04/2018minha estante
Excelente resumo, Gustavo. Tão bom que vou comprar este livro, uma vez que nem sempre temos uma referência tão clara para que possamos analisar adequadamente um bom livro, bem como quais livros queremos e por quê queremos lê-los.

Naldo 09/08/2018minha estante
Amigo, sua Resenha é uma prova viva de que este livro de Adler realmente funciona e, por isso, vou conseguir um pra ler. Valeu mesmo

Henrique Barros 26/02/2020minha estante
Show de bola!! Sua resenha foi ótima. Já vou procurar e adquirir o meu. Rsrs

Hosana 11/07/2020minha estante
Que resenha maravilhosa! Obrigada!

Maristela 31/07/2020minha estante
Excelente .

@monicadoceu_ 30/08/2020minha estante
Qual o blog que vc menciona no início?

Suelen.Philomeno 01/12/2020minha estante
Essa resenha por si já diz muito do livro, o fato de você fazê-la tão eficientemente. Fantástico, lerei!
Obrigada

Anne 20/12/2020minha estante
Ótima resenha, estou esperando meu exemplar chegar. Mais ansiosa do que nunca depois de ler suas palavras.

Vânia 04/02/2021minha estante
Ótima resenha, me convenceu a comprar o livro!!!

Gianny 11/02/2021minha estante
Excelente resenha, muito obrigada!

Cezar.Tosta 27/03/2021minha estante
Excelente livro!

Breno.Oliveira 28/06/2021minha estante
Que resenha fodaaa. total conhecimentos sobre em

Altami 04/11/2021minha estante
Eu acabei de assisti no YouTube falando sobre este livro https://youtu.be/9ZPkrOeUs0A e fiquei admirado pelo livro. Pretendo ler brevemente.

Camila 13/02/2022minha estante
Gente resenha ótima, obrigada por isso! Senti quase como lendo um resumo do livro!

Dan Pereira 11/06/2022minha estante
Muito obrigado por sua resenha! Irei adquirir o livro e estudá-lo com afinco.

Diego.Soeiro 22/08/2022minha estante
Oi, se vc tiver interesse de vender este livro, eu posso lhe comprar por um bom preço

Irving Bruno 13/10/2022minha estante
Essa resenha já mostra que o livro entrega resultados.

Helô 11/12/2022minha estante
Maravilhosa resenha. Tirou todas as minhas dúvidas do livro.

gabera_ 27/05/2023minha estante
Eu tenho esse livro guardado. Comprei, mas acabei deixando-o de lado. Depois de ler essa resenha a vontade que me deu foi de parar todas as minhas leituras e correr para buscá-lo dentro de uma caixa no baú do quarto de visitas da casa de meu pai. Obrigado pela riquíssima resenha Gustavo.

Mary 03/06/2023minha estante
Nunca vi uma resenha tão completa e maravilhosa!!

Lauro 15/10/2023minha estante
Essa resenha é basicamente um resumo muito bem feito do livro. ??