Tavinho 21/08/2018
''mas, mas... tavito, que coisa de babaca, não quero ser uma máquina de ler livros, mas um jovem sonhador que lê por prazer, que é feliz e vive no arco-íris''
O LIVRO: Um livro didático sobre como ler ''melhor''. Pra isso o autor sugere uma série de técnicas, adaptando essas técnicas pra cada tipo de leitura (livro científico, livro filosófico, romance, poema...). Como o próprio autor define: “é um livro sobre a arte de ler bons livros com o objetivo de entende-los”.
NOTA: ★★★★
"mas, mas... tavito, que coisa de babaca, não quero ser uma máquina de ler livros, mas um jovem sonhador que lê por prazer, que é feliz e vive no arco-íris''. Calma, arrombadinho, o próprio livro deixa claro que não é sua intenção que você “jamais leia um livro pra se divertir. A questão é que se você deseja ler um livro pra melhorar seu entendimento, então ele seria indicado pra você”. Se você deseja ir para além de conhecer os personagens e lembrar da historinha, se você deseja dialogar com o livro, fazer questionamentos ao livro, ler ativamente e participar, mesmo que intuitivamente, da grande discussão que existe entre autores a respeito de um tema, então o livro pretende te ajudar nisso.
RESUMO:
1. Apesar do título ser bastante pretensioso - afinal de contas não existe uma única maneira correta de ler livros, mas títulos tão aí pra serem provocativos mesmo -, o livro traz uma série de insights legais que podem ser muito bons pra desenvolver uma leitura mais ativa. Mas, como disse um amigo meu a respeito do título, "existe alguma outra forma de ler um livro, não sendo um mangá, que não seja da esquerda pra direita, de cima pra baixo?!" hahahahah. BURRO, BURRO! Apesar da brinks, a gente sabe que os bons livros não trazem, ou não deveriam trazer apenas uma boa historinha, em verdade, um bom livro traz ensinamentos sobre o mundo e sobre você mesmo, você não só aprende a ler melhor, como também aprende sobre a vida. Você fica mais sábio, e mais sábio no sentido de que adquire uma consciência mais aguçada das grandes e duradouras verdades da vida humana.
2. Basicamente, os autores de Como Ler Um Livro dividem a leitura em 4 partes: elementar, inspecional, analítica e sintópica. Resumindo de forma grosseira, a leitura elementar é aquela do início da alfabetização, de quando a gente tá aprendendo a ler. A leitura inspecional seria a parte inicial da leitura, aquela que ninguém dá muita atenção, seria a leitura pra você ter uma ideia geral sobre o que o livro vai tratar, lendo as orelhas, o sumário, a introdução escrita pelo autor, blablabla. Nada de muuuito interessante aqui, mas ajuda ao menos a ter uma ideia se o livro vale a pena ser lido (obviamente que nada absoluto, tudo isso pode ser uma merda e o livro ser top). A parte interessante do livro começa mesmo quando ele trata da leitura analítica, que ele divide em certos estágios, que vou colocar no final da resenha por motivos de grande pa porra. Por fim, ele traz a última fase, a da leitura sintópica, que seria basicamente você aplicar o proposto anteriormente na leitura analítica, só que agora lendo vários livros ao mesmo tempo, estando esses livros conectados pelo mesmo tema. É, obviamente, o que todo mundo que esteja estudando um determinado tema faz, lê, compara autores e propõe (ou não) uma opinião a respeito do tema em questão. O que ele tenta aqui é propor técnicas para que você leia e compare MELHOR a ideia dos autores, apenas isso.
3. Enfim, claro que não dá pra você usar isso em todo fucking livro que você lê, porque você tem só uma vida, mas dá pra você adaptar muita coisa pras suas leituras. Vale a pena ser lido por todo mundo, e se for colocado em prática o que ele propõe, com certeza você vai fazer uma leitura bastante honesta de quaisquer obras ou tema abordado nelas.
LEITURA ANALÍTICA
ANÁLISE E ESTRUTURA DE UM LIVRO.
1. Classificá-lo de acordo com seu tipo e seu assunto.
2. Expor, com a máxima brevidade, sua constituição.
3. Enumerar as partes principais em sua ordem e relação, e analisá-las como se analisou o todo.
4. Definir o problema ou problemas que o autor está procurando resolver.
II. INTERPRETAÇÃO DO CONTEÚDO DE UM LIVRO.
1. Concordar com o autor, interpretando suas palavras básicas.
2. Compreender as proposições principais do autor, estudando suas sentenças mais importantes.
3. Conhecer os argumentos do autor, descobrindo-os na série de sentenças ou construindo-os fora delas.
4. Indicar que problemas o autor resolveu e que problemas não resolveu; e, quanto aos últimos, ver se o autor reconheceu seu fracasso.
III. CRÍTICA DE UM LIVRO COMO TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS.
A – Máximas Gerais:
1. Não começar a crítica, antes de completar a análise e a interpretação. (Não digam que concordam, discordam ou deixam de julgar, antes de poderem dizer “Compreendo”.)
2. Não discordar, como se se estivesse brigando ou disputando.
3. Respeitar a diferença entre o conhecimento e a opinião, apresentando os motivos de qualquer julgamento crítico que se fizer
B – Critérios Específicos de Observação Crítica:
1. Mostrar em que o autor não está informado.
2. Mostrar em que o autor está mal informado.
3. Mostrar em que o autor é ilógico.
4. Mostrar em que a análise ou concepção do autor é incompleta.