COMO LEER UN LIBRO

COMO LEER UN LIBRO Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Ler Livros

Cleber 29/03/2019

O livro é bom muitos detalhes para se fazer uma leitura crítica e analitica. Cheio de textos e teste para treinamento. É um livro teórico/técnico. O livro tem um valor financeiro elevado, talves não valha tanto. Esse livro foi lançado a quase 80 anos, acredito algo mais atual como leitura dinâmica cause mais efeito.

Húdson Canuto 06/01/2019

Formador de inteligência
De início pode até parecer tautológico um livro sobre como ler livros. Alguns acharão mesmo hilário; outros, inútil.
O autor tem consciência de haver vários níveis de leitura e propõe-nos 4. A partir desse quarteto basilar sai estruturando seu livro, claramente de viés prático, a demonstrar o que se espera de um leitor eficaz, honesto e eficiente, que 'virtudes' deve cultivar e que regras seguir para levar proveitosamente a cabo a leitura.
Estruturalmente, o livro tem 4 partes, como os níveis de leitura. A parte 1, correspondente ao 1° estágio de leitura: a leitura elementar, versará sobre o mínimo exigido para encetar-se um leitura. Ainda na parte 1, trata-se do 2° nível de leitura: a leitura inspecional, que constitui uma eficaz forma de velozmente avaliar se um livro merece ser lido através de uma leitura mais séria.
Na parte 2, topa-se o 3° nível de leitura: a leitura analítica, cujo foco é triplo: delinear o livro, interpretá-lo e criticá-lo, através de regras claras e precisas sobre cada aspecto dessa trípice leitura.
A parte 3 traz um receituário de como se ler diversos tipos de livros (práticos, literários, históricos, científicos, matemáticos, filosóficos e sociológicos).
Enfim, na parte 4, está o ponto mais elevado da leitura: a leitura sinóptica, que envolve a capacidade de relacionar um livro com outro(s) que verse(m) sobre o mesmo assunto. Daqui parte a capacidade real de efetuar-se uma resenha (não nos moldes das que se cobra hoje nas universidades brasileiras, pois muitos professores, incapazes desse último passo, chamam de resenha a um resumo com as palavras do leitor!).
Conclui-se o livro com dois apêndices. No primeiro, há uma lista de livros recomendados à leitura; no segundo, quatro exercícios para pôr em prática os quatro níveis de leitura.
Para o autor o leitor não pode ser escravo do livro, razão por que ele associa às três artes liberais (gramática, lógica e retórica). Deve criticá-lo!
Leitura agradabilíssima e instrutiva. Deveria ser estudo obrigatório nas escolas e universidades, que produz muitos analfabetos funcionais.

Natanael.Veloso 29/10/2018

Essencial para todo leitor
Apesar do título, que para alguns pode soar cômico, Como ler livros tem muito a ensinar a qualquer leitor.

Muitas vezes lemos livros de forma quantitiva, mas, na maioria dos casos, não absorvemos o conhecimento ali contido, e isso pode estar associado a nossa capacidade de fazer uma leitura de qualidade.

Como ler livros traz um conteúdo que nos esina a ler de verdade, o que ler e como ler cada tipo de assunto dentre os mais populares.

Adler delimita a leitura em quatro níveis da mesma: elementar, inspecional, analítica e sintópica. Sendo a leitura elementar a mais básica, a inspecional o segundo nível, a analítica (que é o nível ao qual o autor dedica maior esforço dentro do livro) o terceiro e a leitura sintópica (a leitura de dois ou mais livros dentro um mesmo assunto) o quarto e último nível. Todos eles bem explicados com exemplos e as técnicas e perguntas a serem feitas em cada um.

Parte do livro é dedicada a como ler assuntos específicos e quais técnicas dos níveis citados podem ser aplicadas a cada um e também como aplicar.

Os apêndices do livro contém sugestões de leitura de diversos assuntos em ordem cronológica de publicação - que se limita apenas à literatura ocidental - e também exercícios de leitura.

Como ler livros é, em minha concepção, um livro essencial a ser lido por todo estudante sério, que esteja em busca de conhecimento e de elevar o nível intelectual através da leitura.

Tavinho 21/08/2018

''mas, mas... tavito, que coisa de babaca, não quero ser uma máquina de ler livros, mas um jovem sonhador que lê por prazer, que é feliz e vive no arco-íris''
O LIVRO: Um livro didático sobre como ler ''melhor''. Pra isso o autor sugere uma série de técnicas, adaptando essas técnicas pra cada tipo de leitura (livro científico, livro filosófico, romance, poema...). Como o próprio autor define: “é um livro sobre a arte de ler bons livros com o objetivo de entende-los”.

NOTA: ★★★★

"mas, mas... tavito, que coisa de babaca, não quero ser uma máquina de ler livros, mas um jovem sonhador que lê por prazer, que é feliz e vive no arco-íris''. Calma, arrombadinho, o próprio livro deixa claro que não é sua intenção que você “jamais leia um livro pra se divertir. A questão é que se você deseja ler um livro pra melhorar seu entendimento, então ele seria indicado pra você”. Se você deseja ir para além de conhecer os personagens e lembrar da historinha, se você deseja dialogar com o livro, fazer questionamentos ao livro, ler ativamente e participar, mesmo que intuitivamente, da grande discussão que existe entre autores a respeito de um tema, então o livro pretende te ajudar nisso.

RESUMO:
1. Apesar do título ser bastante pretensioso - afinal de contas não existe uma única maneira correta de ler livros, mas títulos tão aí pra serem provocativos mesmo -, o livro traz uma série de insights legais que podem ser muito bons pra desenvolver uma leitura mais ativa. Mas, como disse um amigo meu a respeito do título, "existe alguma outra forma de ler um livro, não sendo um mangá, que não seja da esquerda pra direita, de cima pra baixo?!" hahahahah. BURRO, BURRO! Apesar da brinks, a gente sabe que os bons livros não trazem, ou não deveriam trazer apenas uma boa historinha, em verdade, um bom livro traz ensinamentos sobre o mundo e sobre você mesmo, você não só aprende a ler melhor, como também aprende sobre a vida. Você fica mais sábio, e mais sábio no sentido de que adquire uma consciência mais aguçada das grandes e duradouras verdades da vida humana.

2. Basicamente, os autores de Como Ler Um Livro dividem a leitura em 4 partes: elementar, inspecional, analítica e sintópica. Resumindo de forma grosseira, a leitura elementar é aquela do início da alfabetização, de quando a gente tá aprendendo a ler. A leitura inspecional seria a parte inicial da leitura, aquela que ninguém dá muita atenção, seria a leitura pra você ter uma ideia geral sobre o que o livro vai tratar, lendo as orelhas, o sumário, a introdução escrita pelo autor, blablabla. Nada de muuuito interessante aqui, mas ajuda ao menos a ter uma ideia se o livro vale a pena ser lido (obviamente que nada absoluto, tudo isso pode ser uma merda e o livro ser top). A parte interessante do livro começa mesmo quando ele trata da leitura analítica, que ele divide em certos estágios, que vou colocar no final da resenha por motivos de grande pa porra. Por fim, ele traz a última fase, a da leitura sintópica, que seria basicamente você aplicar o proposto anteriormente na leitura analítica, só que agora lendo vários livros ao mesmo tempo, estando esses livros conectados pelo mesmo tema. É, obviamente, o que todo mundo que esteja estudando um determinado tema faz, lê, compara autores e propõe (ou não) uma opinião a respeito do tema em questão. O que ele tenta aqui é propor técnicas para que você leia e compare MELHOR a ideia dos autores, apenas isso.

3. Enfim, claro que não dá pra você usar isso em todo fucking livro que você lê, porque você tem só uma vida, mas dá pra você adaptar muita coisa pras suas leituras. Vale a pena ser lido por todo mundo, e se for colocado em prática o que ele propõe, com certeza você vai fazer uma leitura bastante honesta de quaisquer obras ou tema abordado nelas.

LEITURA ANALÍTICA
ANÁLISE E ESTRUTURA DE UM LIVRO.
1. Classificá-lo de acordo com seu tipo e seu assunto.
2. Expor, com a máxima brevidade, sua constituição.
3. Enumerar as partes principais em sua ordem e relação, e analisá-las como se analisou o todo.
4. Definir o problema ou problemas que o autor está procurando resolver.
II. INTERPRETAÇÃO DO CONTEÚDO DE UM LIVRO.
1. Concordar com o autor, interpretando suas palavras básicas.
2. Compreender as proposições principais do autor, estudando suas sentenças mais importantes.
3. Conhecer os argumentos do autor, descobrindo-os na série de sentenças ou construindo-os fora delas.
4. Indicar que problemas o autor resolveu e que problemas não resolveu; e, quanto aos últimos, ver se o autor reconheceu seu fracasso.
III. CRÍTICA DE UM LIVRO COMO TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS.
A – Máximas Gerais:
1. Não começar a crítica, antes de completar a análise e a interpretação. (Não digam que concordam, discordam ou deixam de julgar, antes de poderem dizer “Compreendo”.)
2. Não discordar, como se se estivesse brigando ou disputando.
3. Respeitar a diferença entre o conhecimento e a opinião, apresentando os motivos de qualquer julgamento crítico que se fizer
B – Critérios Específicos de Observação Crítica:
1. Mostrar em que o autor não está informado.
2. Mostrar em que o autor está mal informado.
3. Mostrar em que o autor é ilógico.
4. Mostrar em que a análise ou concepção do autor é incompleta.
ligiaccaldas 23/08/2018minha estante
tás me chamando de "arrombadinho"?

ligiaccaldas 23/08/2018minha estante
mds, q livro pedante

Tavinho 23/08/2018minha estante
Pedante é tu, que tá julgando sem nem ter lido.

@clubethebookonthetable 17/06/2018

Ainda bem que não comprei, peguei da biblioteca!
O livro tem lá suas utilidades, principalmente na parte de filosofia. Mas no geral julguei dispensável. A postura e abordagem do autor, sob o meu ponto de vista está um pouco ultrapassada. Reconheço a função que o livro se dispõe a cumprir, mas eu esperava algo mais, agregou muito pouco para mim.
Jonathan.Ferreira 23/03/2020minha estante
Realmente, da pra ver que o autor puxa a sardinha pro lado da filosofia, estou lendo porém está sendo fatigante pra mim.

Renato 14/06/2018

Canônico
Qual livro é mais canônico? Um livro sagrado de uma religião, ou o que ensina a ler esse livro sagrado?

A primeira parte do livro (até a página 200) ensina como ler, voltado para livros expositivos. A segunda parte ensina especificamente como ler romances, livros de ciências, filosofia e etc. Além disso, ensina também a última etapa (e mais completa) da leitura. Interrompi a leitura ao fim dos romances pra tentar colocar em prática.
Lendo o livro, senti uma mistura de alegria por conhecer essas técnicas novas e indignação. A edição atual foi reescrita na década de 70. Era de se esperar que quase 50 anos depois, já víssemos esse tipo de conteúdo no ensino fundamental ou, na pior das hipóteses, nas universidades. Não sou daqueles que acreditam que ler é intrinsecamente bom, mas é fato que, numa formação acadêmica, é no mínimo interessante que você, mais do que gostar, leia corretamente.

Knox 21/04/2018

COMO LER LIVROS|Uma vacina clássica contra o analfabetismo funcional|
" ...Um livro sobre a habilidade humana que todos julgam dominar: a LEITURA.
Com clareza cristalina, os autores descrevem quatro níveis de leitura com aproveitamento crescente, dando ainda dicas de estudos que abrem as cortinas para a paisagem da chamada alta cultura humana..."(...)

Carlos Nunes 02/02/2018

Como ler melhor
Sempre que leio ou assisto uma resenha, principalmente de um livro clássico ou mais profundo, fico com a sensação de que, por mais que tenha lido, ainda sou um leitor quase analfabeto, pois não consigo ver naquele livro muita coisa do que os outros vêem. Isso me frustra bastante. Quando encontrei esse livro, por acaso, achei que esse problema estaria resolvido, mas me enganei, em parte.
Esse livro foi publicado nos anos 70 e é um aprofundamento de um outro livro, publicado nos anos 40, até hoje um beste-seller nos Estados Unidos. Os autores partem da constatação de que a grande maioria das pessoas não sabe ler. O que aprendemos, realmente, é a decifrar sinais, mas isso não quer dizer que somos capazes de entender o que lemos. Ler, para os autores, é como qualquer outra atividade humana: requer aprendizado e prática, e é essa a proposta do livro.
Inicialmente, ele relata os tipos de leitores e os níveis de leitura, que vão sendo analisados um a um. O início do livro é muito interessante, mas quando chega na terceira parte, que fala sobre a leitura analítica, o livro se torna maçante. Ressalto que se tornou maçante para mim. Isso porque o foco principal do livro não é a literatura em si, mas principalmente os livros formativos. O foco na literatura de ficção, teatro e poesia fica (bem) em segundo plano. Apesar de analisar cada um desses gêneros separadamente, com informações, dicas e regras de leitura específicas para cada um, o livro se detém nos grandes clássicos científicos e filosóficos, falando de Descartes, Pitágoras, Euclides, Darwin, Newton, Rousseau, Marx, e por aí vai. E como esse não é meu objetivo, acabei pulando muitas partes.
Acredito que as técnicas sugeridas são importantíssimas para uma melhor compreensão dessas obras e de tantas outras, desde que sejam livros formativos e/ou informativos. Em dado momento, os autores explicitam isso, dizendo que o entendimento da literatura ficcional é predominantemente sensorial, e isso depende mesmo e tão-somente da sensibilidade e do amadurecimento psicológico de cada leitor.
Em suma, o livro é excelente, mas não atingiu o MEU propósito, que é compreender melhor as obras de ficção, por isso, não se deixe levar pela minha nota, pois nem tenho como avaliar melhor, já que nem li o livro inteiro, mas ressalto que é uma obra realmente muito boa.
Gustavo Lima 03/03/2018minha estante
Se você está interessado na leitura de livros imaginativos, talvez o "Como Educar sua Mente" de Susan Wise Bauer possa lhe ser mais útil.

Julio.Argibay 26/10/2017

Romance x drama
Um bom livro. Eu esperava que o foco fosse livros não científicos, mas não foi o caso.
Gustavo Lima 28/02/2018minha estante
Se você está interessado no foco em livros imaginativos, talvez o "Como Educar sua Mente" de Susan Wise Bauer possa lhe ajudar.

Wallas Felippe 22/08/2017

4 Níveis de Leitura — Uma só unidade.
Mortimer Adler nos faz refletir o que muitas vezes foi esquecido por nós estudiosos: os diferentes níveis e profundidades de leituras que os diferentes livros trazem. Infelizmente não tive acesso a este livro ainda na infância; e, é triste ver nosso sistema educacional como um dos piores do mundo, nossas universidades estão cheias de alunos que se quer gostam de ler, quanto mais refletir sobre a maneira de ler! Mortimer Adler, grande filósofo norte americano, mostra-nos com maestria os diferentes níveis de leitura, em que os diferentes livros exigem, e da maneira de pensar aquilo que está sendo lido. É perceptível a influência do estudo clássico em sua obra — explicado tão bem pelo grande professor José Monir Nasser, quiça um dos maiores intelectuais que já vi neste Brasil —, que diz no final de seu prefácio: "O livro de Motimer Adler, além de manual abrangente de técnicas de leitura, é um estudo ontológico sobre a natureza desta, sugerindo a unidade fundamental dos gêneros nos diversos patamares de certeza e nos diversos níveis de leitura, articulando a profundidade da análise com a cobertura da extensão geométrica da variação dos gêneros. Nada mais, nada menos, que os velhos Trivium e Quadrivium conjugados e aplicados à arte de ler." Não é atoa que o próprio Mortimer Adler influenciou a irmã Mariam Joseph a escrever um livro sobre o Trivium clássico, as três artes liberais da Lógica, da Gramática e da Retórica. O que posso dizer é que este livro, mais do que uma obra prática que te ensina a profundidade de certos livros (principalmente os clássicos), tornou-se — como o próprio subtítulo da obra diz —, um guia prático para a leitura inteligente; depois de ler este livro creio que nunca mais ei de ler de qualquer maneira, ou só por diversão. Este livro junto com "A vida Intelectual", de A. D. Sertillenges, tem me mostrado o verdadeiro sentido do estudo e a busca pela verdade.
Este livro é o primeiro da lista, criado pelo professor José Monir Nasser, das 100 obras essenciais para introduzir o indivíduo no mundo da cultura e do pensamento ocidental.
Vale muito a leitura deste livro — principalmente quando se aplica a ele os níveis de leitura que você já está aprendendo, ele é professor e oficina de estudo.
Tanto o professor Monir Nasser quanto Mortimer Adler são de uma simplicidade e honestidade intelectual que estudá-los e/ou ouvi-los faz com que nós pensemos o que foi perdido em nosso país, o verdadeiro valor da vida intelectual e da literatura na saúde mental de uma nação está se perdendo em nome, muitas vezes, de uma desonestidade a favor de um partido, ideologia, cientificismo ou relativismo. Cada dia que passa me vejo voltado mais aos estudos clássicos, e, tenho percebido que muitas pessoas têm feito o mesmo.

Daiane 19/07/2017

Como ser um bom leitor?
Início minha itinerância literária por um livro técnico: Como ler livros - o guia clássico para a leitura inteligente. Escrito pelos professores norte-americanos Mortimer J. Adler e Charles Van Doren, o livro aborda diferentes técnicas de leitura e compreensão textual de forma bastante didática. Nele podemos descobrir as melhores técnicas para uma leitura rápida, "sondar" um livro, encontrar palavras-chave e os sentidos no texto, realizar uma leitura analítica, criticar um livro, concordando ou não com o autor e ainda como ler tipos de livros, desde livros práticos, passando por livros de ficção, poesia, ciências, filosofia, história, entre outros. Por fim, traz testes para o leitor aferir seu nível de leitura. É um livro recomendado para leitores iniciantes e para quem deseja apurar suas técnicas de leitura.

Michel Duarte 01/07/2017

Como ler essa resenha!
Como ler livros. Mortimer Adler e Charles Van Doren. É um livro baseado nas teorias de Aristóteles. O co-autor respondia perguntas em uma rádio.
O convidado de hoje Jow Soares é evangelista da Igreja Presbiteriana. Ele deu uma aula, falou muito bem e tinha todo o domínio das técnicas presentes no livro.
Ouvimos uma frase hoje muito legal na qual Aristóteles diz que a leitura tem raízes amargas mais frutos doces.
Vivemos em uma sociedade acelerada. Não há tempo para desafiar um livro complexo. Procuramos ler mastigado, resenha, vídeo YouTube, filme, edição concisa. O livro comentado hoje mostra que existe algumas formas de leitura e que é possível se apropriar do livro de várias maneiras e de forma produtiva.
O ?como ler livros? defende uma ordem certa de leitura.
1- Inspecional
2- Elementar
3- Analítica
4- Sintópica .
Há livros que exigem somente uma leitura inspecional, outros uma leitura mais aprofundada como a sintópica.
Precisamos saber discordar de um livro. Saber discordar é saber dialogar tanto com as pessoas tanto com os livros. Dizer que discordo não quer dizer que desgosto ou que desprezo.
Recomendação de leitura.
Jow recomenda esse que discutimos como a primeira leitura. O Mortmer recomenda um vasta lista de livros clássicos.

Jamile 30/05/2017

Fazer a resenha desse livro da forma inadequada é quase um crime autodenunciado. Tão óbvio quanto parece ser, o autor​ irá sugerir uma lista com o passo a passo para uma leitura proveitosa e que ofereça aprendizado (leitura estrutural, interpretativa e crítica) Mas para saber disso terá que ler pois o foco principal do autor e o que mais me deixou impressionada é a capacidade de dialogar com o leitor como se estivesse ao seu lado. Traz de forma clara e bastante didática os aspectos fundamentais para que a absorção seja a melhor possível. E por assim fazê-lo derruba preconceitos de leitura colocando cada uma em sua determinada função.
Desde o momento que compreendi que cada livro terá seu papel, pude entender que um grande se identifica pela capacidade de se fazer compreender por todos e por ser atemporal. Sendo o pioneiro sobre o tema .Tratando de questões que sempre serão atuais. E que os autores usam como base outros autores, que suas experiências pessoais e o contexto em que vive fará toda a diferença em como irá transmitir essa informação. E por serem assim, humanos, não irão cobrir todas os aspectos daquele assunto o que dará a outros autores posteriores possibilidade de construir com trabalhos complementares sobre o assunto. Deste modo, torna-se fundamental a busca pela leitura original do tema, para que a compressão seja completa. Ler um resumo, uma releitura, um manisfesto nunca será o mesmo que abordar o conteúdo original de uma obra.
De aprendizado, não se deve criicar um trabalho antes de conhece-lo e ter a certeza de que sabe do que o autor está falando.

Thiago Cruz 01/05/2017

Excelente !
Um dos melhores e mais importantes livros do gênero. Deveria ser lido por todos aqueles que são amantes da leitura.