COMO LEER UN LIBRO

COMO LEER UN LIBRO Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Ler Livros

Pedro 20/05/2020

Ótimo guia
Esse livro é um ótimo guia para uma leitura ativa de diversos tipos de livro. Te mostra como um livro deve ser tratado desde o momento em que você folheia-o em uma biblioteca/livraria. Traz bases muito sólidas, de leitura muito gostosa e prática. Quisera tê-lo encontrado antes.

Allisson 08/05/2020

Referência de livro sobre leitura
Livro que necessita de fôlego e atenção, pois traz informações importantes sobre a prática da leitura.

phddelavia 29/04/2020

Desconsiderações
O maior pecado desse livro, ao meu ver, além da constante repetitividade, é a falta de consideração de que o leitor tem, de alguma forma, um pré-conhecimento. Ninguém vem "liso" ler um livro e, mesmo que seja o primeiro livro de alguém, existe ainda assim uma "bagagem". Achei o livro interessante, a melhor parte foram as indicações, algumas interpretações também estou considerando e acho que só. Acho essencialmente um livro pedante que desconsidera totalmente o outro. Nem vou entrar no mérito dos autores desconsiderarem classes sociais do próprio país como fator influente na leitura de um todo. Leia para aprender algumas coisas e desaprender outras.

Hildeberto 15/04/2020

Livro prático para aprimoramento das habilidades de leitura
"Como Ler Livros" é um manual de leitura. Por óbvio, você já tem que ser alfabetizado para conseguir lê-lo. O que o livro tenta ensinar é um método para aprimoramento da leitura, aumentando a compreensão e capacitando o leitor para tirar melhor proveito das obras lidas.

Embora haja outros métodos possíveis, o desenvolvido neste livro é bastante complexo, fundamenta-se em importantes marcos teóricos tanto como na experiência prática dos autores e pode ser aplicado a vários tipos de leituras. Não creio que seja necessário utilizá-lo de forma rígida, pois o próprio autor advoga pela flexibilidade na utilização das técnicas ensinadas conforme as características individuais do leitor e do conteúdo a ser lido. Pode ser tanto um ponto de partida para aqueles que estão querendo desenvolver suas habilidades em leitura como para outros que já estejam nessa brincadeira há algum tempo e queiram aprimorar os hábitos desenvolvidos ao longo dos anos.

"Como ler livros" é muito indicado para estudantes e leitores em geral que queiram aumentar seu rendimento, compreensão e precisão em leitura. Às vezes é prolixo, mas no geral contribui significativamente para o desenvolvimento intelectual.

lailacruzs 15/04/2020

Muito bom!
Decidi ler esse livro por curiosidade, ano passado o adicionei à estante, mas não consegui ler. Li recentemente e terminei a leitura muito rápido, por um simples motivo: não está em meus objetivos o que o livro propõe. O autor vai ensinar como passar de uma leitura superficial para uma leitura detalhada, crítica, consciente. Muito prática para livros acadêmicos e para o crescimento intelectual. Mas não o aproveitei muito por justamente não estar em meus objetivos esse tipo de leitura.

Acredito que vai aparecer algum livro que eu queira utilizar as técnicas propostas pelo autor. Mas por enquanto estou satisfeita em apenas ler, sem essa cobrança de estar intelectualmente preenchida de informação e conhecimento.

Partilho da ideia de que nem toda informação nos é útil, porque não são todas as informações que recebemos que se transformam em conhecimento. Imagina se todo livro que eu lesse, eu usasse essas técnicas de leitura? Eu teria MUITO conhecimento e minha mente provavelmente entraria em colapso.

Entre só ler e enlouquecer, eu prefiro só ler. Rs
Luc Candelore 15/04/2020minha estante
Boa argumentação. Gostei do desprendimento em relação a leitura, só pela leitura. Boa prática.

Jonathan.Ferreira 27/03/2020

Interessante pra quem gosta de filosofia
O livro começa agradável, uma leitura fácil e bem escrita. No entanto o autor do livro é bastante prolixo e muito erudito, e faz questão de mostrar que sabe das coisas, a conforme vai explicando a forma de ler os livros vai cumulando páginas e páginas de textos filosóficos e explicando a compreensão correta de cada texto, e isso pra mim é um grande problema, pois não gosto nem um pouco de filosofia.
Me chama a atenção que o autor é tão didático quando explica a foma que um livro tem que ser lido, avaliado e criticado que não são necessários os exemplos que ele usa (isso ao meu ver), mas chega a um ponto do livro que parece que o Autor só quer mesmo mostrar que é inteligente, que sabe das coisas, e pra mim isso foi massante, confesso que em alguns momento me deu vontade de tacar o kindle na parede.
Pra quem gosta de filosofia o livro é perfeito, vai amar, não é o meu caso. Faz apontamentos em textos de Platão, Aristóteles e uma infinidade de outros filósofos e matemáticos.
O livro é excelente, não achei nada muito inovador em relação as leituras que ele ensina a como fazer (leitura elementar, inspecional, analítica e sintópica).
Recomendo o livro pra quem gosta de filosofia e ama prolixidade, não é o meu caso, pra mim terminar de ler esse livro foi um alívio e tanto, esse ano pra mim essa foi uma das leituras mais entediantes, mas graças a Deus terminei, e nunca mais vou escolher livro com base nas avaliações dos outros aqui no skoob, este livro é super vem avaliado pelas pessoas que leram, inclusive facilmente encontramos frases "o melhor livro que já li na minha vida". Fiquei frustrado!

denis.caldas 23/03/2020

Um livro prático
Um livro prático, pela própria acepção feita pelo mesmo, onde conhecemos os quatro tipos de leituras: Elementar, Inspecional, Analítica e Sintópica. Explica como fazer cada uma delas e traz até exercícios práticos; não vou entrar em detalhes, porque há resenhas dignas para isso. Ah, destaque também para a lista de livros importantes para lermos e conhecermos a cultura ocidental.

Diana Helena 14/03/2020

Uma leitura indispensável para todos que leem para aprender
Fiquei impressionada como o livro tem conteúdo!
Normalmente, livros desse tamanho que expõem um tema são repetitivos e não é o caso desse.

O Mortimer Adler dedicou a vida para o conhecimento, o estudo e a leitura. Isso faz com que todo o conteúdo que ele produziu seja especial.

O ?Como ler livros? é um livro que fala sobre isso: ele ensina a melhor forma de encarar cada leitura.

O Adler fala sobre os diferentes níveis de leitura que se pode realizar ao ler um livro: leitura elementar, inspecional, analítica ou sintópica.
E, claro, ensina a fazer cada uma delas.

E ele expõe as classificações dos livros de duas formas:
1. Se o livro é teórico ou prático;
2. Que tipo de leitura é (sobre que tema): imaginativa, narrativas, peças, poemas, história, biografia, ciência, matemática, filósofa ou ciência social.

O foco do livro acaba sendo na leitura analítica, que é a mais voltada para o estudo.
Dessa forma, ele diz como ler analiticamente cada um desses temas do item 2.

Além disso, ensina como criticar um livro e como discordar de um autor. Isso é bastante útil, porque por vezes, não analisamos a construção lógica do livro ao criticarmos ele.

Ao final do livro, ele expõe uma lista de livros, em ordem cronológica dos Autores, que são indispensáveis para a vida. São livros que valem a pena ser lidos por qualquer pessoa e que são eternos.

Depois, apresenta exercícios para cada nível de leitura, o que eu achei sensacional! Terminou com chave de ouro, mostrando o que é um excelente livro prático: que ensina exatamente como fazer o que está exposto.

Recomendo a leitura para todos. Excelente livro!
Paizinha 14/03/2020minha estante
Eita, fiquei curiosa.

Priscila Mesquita 14/03/2020minha estante
A leitura desse livro tem me auxiliado bastante na compreensão de outros livros. Realmente indispensável!

Paizinha 14/03/2020minha estante
Já tá na minha lista.

Diana Helena 14/03/2020minha estante
É excelente, Paizinha!
E realmente, Priscila, também tem me auxiliado em todos os tipos de leituras que tenho feito.

Jonathan.Ferreira 23/03/2020minha estante
Eu estou lendo atualmente é entendo o que ele quer dizer, mas não gosto quando ele entra no ramo da filosofia e passa várias páginas explicando obras filosóficas de Aristoteles, Platão entre outros.
Percebo que o autor é bastante erudito, mas eu não gosto de filosofia e ler isso pra mim tem sido muito fatigante, mas gosto da forma como ele se empenha a dizer como deve ser feito a leitura, quais a perguntas devemos nos fazer para a compreensão da obra, e o como devemos agir antes de concordar, discordar ou criticar o autor. Mas estou em uma parte do livro que é puramente filosofia (dos 30 aos 42% do livro) espero que saia um pouco dessa área, eu não curto muito.
Sua resenha me estimulou nessa leitura, já que não posso falar diretamente com o autor falo pra vc kkkk me desculpe.
Vou terminar de ler o livro, vi que ele tem muito a agregar mas essa prolixidade em explicar com diversos textos filosóficos está me fatigando bastante, espero que ele de uma maneirada nisso nas próximas páginas. :/

Diana Helena 23/03/2020minha estante
Oi, Jonathan! Hahah ele sai disso sim. Mas uma dica já que você não gosta: pula essa parte e vai para a parte mais prática. Se você não gosta, pode te passar uma impressão errada, já que tem muita coisa objetiva e prática dentro do livro.

Paizinha 24/03/2020minha estante
Foi o que eu fiz, Diana, otimizei minha leitura indo direto ao que me interessa

Jonathan.Ferreira 24/03/2020minha estante
Pois é, meninas. Eu não me permito pular páginas, embora ele esteja a todo momento falando de filosofia, entre um exemplo e outro acaba falando algo interessante, e apesar de não gostar do assunto que ele usa pra exemplificar eu tento entender. Mas tem horas que me pego brincando com o autor, pensando, aaah de novo isso? Fala sério !.
Tem horas que dá vontade de rasgar a página do livro ou tacar ele na parede, mas espero ansiosamente que ele pare de citar as obras de filosofia.
Lendo tenho a impressão que ele só quer mostrar que leu as obras e entendeu coisas que outros leitores não entenderam, quer mostrar que é erudito, sei lá, mas eu vou finalizar esse livro ainda essa semana.

Diana Helena 24/03/2020minha estante
Olha... ele vai continuar citando... ele era um estudioso assíduo de filosofia, acredito que todos os livros dele têm muito disso.
Eu penso que se for para ler dessa forma (se irritando constantemente heheh) nem vale a pena ler ele todo, a não ser que seja paga pular essas partes. Essa é a recomendação que ele mesmo daria, acredito heheh :)
Eu amo filosofia, então curti cada parte do livro, para mim foi uma leitura bem fluida.

Matheus 26/03/2020minha estante
Ótima resenha, Diana! Me instigou ainda mais para lê-lo.

Jonathan.Ferreira 26/03/2020minha estante
A resenha dela foi perfeita, me instigou tmb kkk
Eu to lendo meio aos trancos, mas depois dos 70% do livro sai um pouco da filosofia e fica mais didático ao tema proposto, pra quem gosta de filosofia é um prato cheio. Eu não curto, mas não nego o fato de ser um ótimo livro.

Diana Helena 26/03/2020minha estante
Aeee, Jonathan, está em 70%, então já foi hahaha
O melhor desse livro é que ele te coloca para revisar o que ensinou nos exercícios :)

Jonathan.Ferreira 26/03/2020minha estante
Sim estou em 79%, não atualizei a leitura ainda, mas a parte que fala da leitura sintopica a leitura flui muito melhor. Vou chegar nos exercícios logo mais, estou até meio ansioso. :)

Diana Helena 26/03/2020minha estante
Eu achei excelente para fixar!

Diogo Maciel 29/02/2020minha estante
O livro é bom mesmo! Também recomendo.

Isabel Verena 25/02/2020

Leitura interessante, faz você conhecer os tipos de leituras, para você tem uma ideia de como deve ler cada estilo de livro. É bem explicativo.
Recomendo.

Diogo Maciel 23/02/2020

Um livro que ensina a como realmente ler livros
Um livro que ensina a como ler livros, porém não da mesma forma que infelizmente nos é ensinada nas escolas. Aqui o autor aborda os quatro níveis da leitura (elementar, inspecional, analítica e sintópica) e elabora algumas regras para a leitura de acordo com cada nível/objetivo, a fim de ajudar o leitor a ter uma maior compreensão do que se está lendo.
A parte 1 do livro foca na leitura básica: Elementar e Inspecional. Contém algumas dicas para um maior proveito na leitura desses níveis, visto que são níveis utilizados quando não se tem muito tempo para a leitura ou quando se precisa pegar só o essencial do que se está lendo.
A segunda parte aborda a Leitura Analítica, o nível da leitura mais complexo. Cada capítulo desta parte aborda uma técnica e alguns exemplos, assim como orientações do tipo "Como descobrir as intenções do autor", "Como encontrar as frases-chave", "Como encontrar os argumentos" etc. Ao final desta parte, é apresentado o capítulo sobre a crítica, que justamente é apresentado só depois de se ensinar a ler analiticamente.
Antes da última parte do livro, que aborda sobre a Leitura Sintópica (uma "leitura analítica" de vários livros [ao mesmo tempo] focada no assunto das obras estudadas), a terceira parte traz um auxílio na leitura de alguns assuntos, como poesia, literatura imaginativa, narrativas, peças, filosofia, matemática, ciências sociais etc.

As regras são boas e úteis, porém o que achei a princípio confuso foi a organização dos capítulos. Só depois de um delineamento consegui organizá-los da minha forma, compreendendo assim melhor o propósito de cada capítulo e realizando suas devidas conexões. Apesar que isso pode ter sido uma jogada do próprio autor, visto que uma das ações dentro da Leitura Analítica é fazer este delineamento do livro e, se preciso, organizá-lo da sua maneira, sem precisar obedecer a organização do autor.

Para quem já lê livros analiticamente ou conheça algumas das técnicas de leitura, recomendo o livro como um complemento; uma organização das técnicas que já se vêm utilizando. Para quem ainda não consegue sair do nível básico da leitura, este livro é essencial.

Wilza.Mary 28/01/2020

Necessário
? ? São 3 as regras mais necessárias para a leitura: saber o que se deve ler, em que ordem se deve ler, como se deve ler. ?
E assim vamos dando início a esse estudo. Isso mesmo caro viajante literário, hoje essa resenha terá uma abordagem diferente. Esse livro que não terá apenas uma leitura, ele terá várias, me mostrou o quanto eu não sabia ler.
Acreditem... são inúmeras coisas que nos passam despercebidos. Uma simples leitura no sumário, prefácio, faz toda a diferencia para você ter uma noção do que o autor irá nos apresentar. Irei colocar aqui alguns pontos para vocês terem noção do quão esse livro é rico e importante.
? ?São três as regras mais necessárias para leitura: saber o que se deve ler, em que ordem se deve ler, como se deve ler.?
Essa tríade resume as três grandes esferas da arte de ler.
? ?Ler, assim como uma descoberta, é aprender com um professor que esta ausente. Só conseguiremos realmente aprender se soubermos como empreender tal leitura.?
?Quantas vezes você já leu páginas e mais páginas de maneira desatenta e "sonhadora", só para descobrir mais tarde que não faz a menor ideia do terreno que está pisando??
? "Todos nós já passamos pela experiência de ler um livro difícil e altamente promissor sem êxito. É muito natural que, nesse estado, cheguemos à conclusão de que foi um erro ter tentado lê-lo. Ora, não foi esse o erro. O erro foi ter depositado esperança demais na primeira leitura de um livro difícil.?
? "No entanto, qual é a abordagem correta? Há uma regra de leitura muito importante e útil, por vezes desprezada. A regra é esta: ao encarar um livro difícil pela primeira vez, leia-o sem parar; isto é, leia-o sem se deter nos trechos mais espinhosos e sem refletir os pontos que ainda permanecem incompreensíveis para você.
Preste atenção àquilo que for capaz de entender e não se deixe intimidar pelos trechos que não consiga entender de imediato. Passe batido pelos parágrafos difíceis e logo chegará aos parágrafos que consegue entender. Concentre-se nestes. Continue nesse ritmo. Leia o livro continuamente, sem se deixar paralisar pelos parágrafos, notas de rodapé, comentários e referências que lhe escaparem. Se você atolar, se parar diante das barreiras, você estará perdido.?

Negres 25/11/2019

Como Ler Livros - A forma de ler também é uma cultura.
O prefácio deste livro tem um caráter facilitador e introdutório muito bom feito pelo professor José Monir Nasser. Esta obra literária, é uma de uma riqueza cultural sem igual, além de apresentar caminhos detalhados e muito bem explicado de como ser ler livros, o livro inteiro te enriquece culturalmente com as obras que fazem referência com cada técnica de leitura.
O Livro apresenta incríveis dicas que vão de Níveis de Leitura, de como radiografar um livro e até como aumentar sua velocidade de leitura através do modo de fixação.
Algo bem interessante no livro é o incentivo de leituras de livros de complexidade maior de entendimento pois estes livros podem melhorar nossa capacidade de compreensão de leitura, e nesta questão, há no livro uma lista de mais de 100 livros importantes para enriquecimento técnico de leitura e intelectual.
Um livro fundamental para quem é apaixonado por leituras, que tem interesse em melhorar sua capacidade de compreensão de livros além de ser uma oportunidade de conhecer muitos dos principais escritores da história.
Boa Leitura
Sinopse por Ricardo Maia
24/11/2019

Yuri 24/08/2019

Bom mas um tanto prolixo em algumas partes
O livro no geral é bom mas em vários trechos acaba prolongando assuntos sem necessidade, talvez reflexo da época quando foi escrito.
Jonathan.Ferreira 23/03/2020minha estante
Concordo, e quanto o autor começa a usar exemplo de filósofos então, é um saco, páginas e mais páginas falando de obras filosóficas, coisas que conseguimos entender sem ele sequer dar um exemplo

Joao.Marcelo 20/09/2020minha estante
Concordo. Foquei nas partes mais "
práticas."